Estudantes 6º período do curso de Biomedicina da Faculdade Asces, dentro da disciplina de Biotecnologia, participaram de visita técnica ao Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM/FIOCRUZ) e ao Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), em Recife. A atividade aconteceu na quinta-feira (1º/09) e foi supervisionada pelo professor Franklin Barbalho Magalhães.

Na visita ao CPqAM, os discentes puderam conhecer o Departamento de Microbiologia, onde são realizadas atividades em pesquisa básica e aplicada voltada ao estudo de diferentes microorganismos patogênicos, entre bactérias e protozoários, e orienta projetos em nível de iniciação científica e pós-graduação, com convênios com outras instituições.

O setor é sede do Serviço Nacional de Referência em Peste Bubônica, contribuindo com o controle da peste no Brasil, pesquisando novos métodos diagnósticos, capacitando profissionais, supervisionando atividades, elaborando e atualizando normas para aumento da eficácia do Programa de Controle da Peste.

No local, os estudantes puderam conhecer a atuação do egresso do curso de Biomedicina da Faculdade Asces, Arthur Leonel, que desde sua graduação, ele desenvolve pesquisas sob a orientação do Prof. Franklin e se prepara para seleção de mestrado.

No CETENE, o grupo pode participar de algumas vivências. O espaço tem como uma das principais áreas de atuação a Biotecnologia, que vem sendo fortemente influenciada pelo fenômeno da globalização e pelas mudanças do ambiente institucional em função de novas leis de propriedade industrial e de biossegurança,

No Brasil, a biotecnologia integra a base produtiva de diversos setores da economia, os quais representam parte considerável das exportações nacionais, influenciando a demanda por inovações tecnológicas nos principais setores usuários de biotecnologia no País, explicou o docente.

O CETENE atua dando sustentação a projetos de desenvolvimento, auxiliando a produção e de insumos básicos essenciais, os quais farão com que o Nordeste possa crescer sem a dependência de outras regiões, sendo desta forma de importância estratégica para o desenvolvimento.

Ainda no CETENE, a vista se estendeu à Biofábrica Governador Miguel Arraes e ao Núcleo de Biocombustíveis do CETENE, que atuam desenvolvendo pesquisas e tecnologias em biotecnologia que contribuem para o crescimento sócio-econômico da região Nordeste.

“A visita permitiu vivenciar alguns conteúdos abordados ao longo da disciplina e foi de grande importância para nossos discentes”, concluiu o docente.