LICENCIATURA

HISTÓRIA

O Curso de Licenciatura em História busca formar professores do ensino fundamental e médio comprometidos com uma formação humanística e madura da história e seu impacto na vida das pessoas, mediante uma permanente atualização e revisão dos seus conteúdos.

  • Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos.
  • Situação legal: Autorizado pela Portaria n.º 603, de 28/09/18, da Reitoria do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).
  • Regime Escolar: Seriado semestral.
  • Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada).

DIFERENCIAIS

Foco na formação de alta qualidade, inovador, comprometido com a cultura e história local e regional, além de estabelecer um diálogo permanente com a sociedade para a promoção de políticas públicas de valorização do patrimônio histórico e cultural.

SOBRE O CURSO

Campo de Atuação
O profissional licenciado em História pode exercer a docência nos níveis fundamental e médio, podendo também atuar na consultoria, assessoria e gestão de patrimônio histórico e cultural, em entidades públicas e privadas.

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

Coordenação: Professor M.e. Wilson Rufino

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Ana Paula Cavalcante Luna de Andrade http://lattes.cnpq.br/3854663999488200Doutora em Ciências da Religião Mestre em Filosofia Especialização em Coordenação Pedagógica Graduada em PedagogiaIntegralMetodologia da Pesquisa em Educação18 anosDocente no ensino superior atuando na Asces-Unita e Universidade de Peranmbuco -UPE. Atua, também, como coordenadora pedagógica da Asces-Unita.
Jefferson Abraao do Nascimento Silva http://lattes.cnpq.br/9029184888066421Mestre em História
Graduado em História
HoristaHistoriografia Brasileira; História da América, Metodologia da Pesquisa em História e História e Mídias05 anosProfessor de História na educação básica da rede pública estadual. Possui experiência, também, em cursos de pós graduação e pesquisa nos temas relacionadas a História Política, Ditadura Militar e uso de novas tecnologias da educação.
José Daniel da Silva http://lattes.cnpq.br/4740910677068458Mestre em História Especialização em Formação de Ensino de História do Brasil Graduado Licenciatura Plena em HistóriaParcialTópicos de História Antiga Oriental e Asiática; História do Brasil República19 anosAtua como professor de História na Educação básica da rede particular de ensino desde 1998. Atuou, também, no projeto de apoio aos discentes ingressantes em diversas áreas (Projap) da Asces Unita.
José Romildo Souza Lemos Júnior http://lattes.cnpq.br/1237923379280684Mestre em História Especialização em História do Brasil Graduado em HistóriaHoristaTeoria da História II; Metodologia do Ensino da História4 anos e 6 mesesProfessor da rede municipal de caruaru e da rede estadual em Pernambuco. Atuando nas disciplinas de História, Filosofia e Sociologia.
José Veridiano dos Santos http://lattes.cnpq.br/0037904542742074Mestre em História Especialização em Sociologia Graduado em Ciências SociaisParcialHistória do Brasil I (colônia); Tópicos de História da África; História Social e Culural; Supervisor de Estágio17 anosProfessor de História e Filosofia e Coordenador de Ciências Humanas da educação básica na rede particular de Caruaru. Experiência no desenvolvimento de projetos com foco em aprendizagens significativas para a construção de competências e habilidades educacionais no Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Atua, também, como professor nos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Farmácia nas disciplinas de Antropologia, História e sociologia da Saúde.
Lucas Tavares Galindo Filho http://lattes.cnpq.br/6532385332965132Mestre em Sociologia com ênfase em Metodologia da Pesquisa Científica Graduado em Ciências: Licenciatura PlenaParcial-13 anosÉ membro do Corpo Editorial da REALIS Revista de Estudos AntiUtilitaristas e PosColoniais no CFCH Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE Universidade Federal de Pernambuco, publicou em 2018 uma obra autoral pela Editora Universitária da UFPE. É membro do Instituto de Estudos Avançados IEA do Centro Universitário ASCES UNITA e da NetWork Mundial Social-ONE de Sociologia e Ciências Sociais, e contemporaneamente é Colaborador Permanente de New Humanity, ONG com Status Consultivo Geral no ECOSOC / ONU e partner oficial das Nações Unidas e da UNESCO.
Marco Luppi http://lattes.cnpq.br/4814638544524220Doutor em Storia moderna e contemporanea Graduado em Letras modernas - endereço histórico-geográficoParcialTópicos de História Antiga Ocidental,
História Medieval II e História Moderna II
13 anos e 6 mesesTem experiência na direção da Escola de Doutorado do Instituto Universitário Sophia, Florença, Itália; Professor e organizador do Curso em dois módulos: Global Transformations and Europe, organizado pelo Sophia Global Studies Research and Training Centre, Loppiano - Figline e Incisa em Val d'Arno (FI - Itália), intitulada: "Mapas do futuro. Quando, como, onde começa o amanhã"? (19-25 de julho de 2015); organizador de seminários e conferências internacionais e Colaborador na redação dos painéis temáticos do projeto de pesquisa e da exposição documental "Florença e China: o caminho aberto por Giorgio La Pira". É Membro fundador da Fundação Giorgio La Pira, localizada em Florença - Itália. Membro do Instituto de Estudos Avançados da Asces-Unita.
Rosineide Maria Gonçalves http://lattes.cnpq.br/8616799828970787Mestre em Serviço Social Especialização em Associativismo e Cooperativismo
Graduada em Licenciatura Plena em Estudos Sociais - habilitação História
ParcialPrática de Ensino III; Prática de Ensino V e Supervisora de Estágio9 anos e 6 mesesExperiência em desenvolvimento e coordenação de projetos sociais em ONGs. Experiência na gestão pública em Assistência Técnica e Extensão Rural e Planejamento de Políticas de desenvolviemnto rural sustentável no Governo de Pernambuco. Na Asces-Unita coordenou o CapacitaSUAS - programa de educação permanente da política de Assistência Social. Atua na Asces, também, como membro do Comitê Científico e da coordenação colegiada do Núcleo de Gênero e, atualmente, responde pela coordenação do curso de Licenciatura em História.
Wilson Rufino da Silva http://lattes.cnpq.br/9747035544690544Mestre em Educação Especialização em Pós-graduação lato sensu Gestão Escolar Graduação em Pedagogia, Ciências sociais e TeologiaParcialPrática de Ensino I21 anos e 6 mesesExperiência em docência na educação básica e em cursos de pós-graduação; desenvolvimento em atividades de orientação de TCC, supervisão de estágio. Experiência, também, na gestão de Ensino Superior como procurador institucional, coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e coordenação pedagógica geral.

Horário de aula - 2024.1  

Atualizado em 09/02/2024

 

PARCELA MENSAL (R$)R$ 917,29
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15%R$ 779,70
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10%R$ 825,56

 

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