GRADUAÇÃO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
O Curso de Graduação em Ciências Contábeis tem como escopo formar profissionais habilitados a compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização, capazes de elaborar e analisar apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas e capacidade crítico-analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação.
- Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos.
- Situação legal: Autorizado pela Portaria n.º 603, de 28/09/18, da Reitoria do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).
- Regime Escolar: Seriado semestral.
- Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada)
Valores Humanos
DIFERENCIAIS
Formação caracterizada por tradição humanística e comprometida com a ética profissional, com a busca de soluções inovadoras e com a constante atualização profissional.
SOBRE O CURSO
Em atualizações...
Em atualizações...
Coordenação Professora: Msc. Maria Ivania Almeida Gomes Porto
DOCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS | |||||
NOME | TITULAÇÃO | REGIME | DISCIPLINAS | EXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos) | EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL |
Ana Paula Cavalcante Luna de Andrade http://lattes.cnpq.br/3854663999488200 | Doutora em Ciências da Religião Mestre em Filosofia Especialização em coordenação pedagógica Graduada em pedagogia | Integral | Socioantropologia | 20 anos | Professora assistente II e coordenadora pedagógica na ASCES/UNITA. Tem experiência na área de Educação e Filosofia, com ênfase em Filosofia Política. |
Ana Rosa Gomes Cunha http://lattes.cnpq.br/4355772220145131 | Mestre em Ciências Contábeis Especialização em Contabilidade e Controladoria Graduada em Ciências Contábeis | Parcial | Contabilidade de Custos; Contabilidade Societária. | 13 anos | Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atualmente é professora assistente I do curso de Ciências Contábeis da Associação Caruaruense de Ensino Superior dos cursos de Ciências Contábeis e Administração. Tem experiência na área de Contabilidade, tendo atuado como Gerente de Controles Internos, e na área de Perícia Contábil, atuando em perícia extrajudiciais. |
Célio Beserra de Sá http://lattes.cnpq.br/6888162932135358 | Mestrado em Controladoria Especialização em Planejamento Tributário Especialização em Planejamento Tributário Graduação em Ciências Contábeis | Parcial | Contabilidade do Setor Pessoal; Planejamento Tributário | 1 ano e 5 meses | Mestre em Controladoria pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2021), Especialista em Planejamento Tributário pela Universidade Federal de Pernambuco (2019) e Bacharel em Ciências Contábeis pela Uninassau (2017). Atua como Professor universitário, Professor de cursos preparatórios para o exame de suficiência do CFC, Professor de cursos de capacitação e também como Contador. Adicionalmente, também já atuou como Coordenador de curso de graduação, no âmbito do curso de Ciências Contábeis. Possui experiência nas áreas de Contabilidade Geral e Tributária, Controladoria, Gestão de Custos e Direito Tributário. |
Fernando Cesar de Lima http://lattes.cnpq.br/6418632005847020 | Mestre em Ciências Sociais, Especialização em Gestão de Cidade Graduado em Administração Pública | Parcial | Introdução à Economia; microeconomia; macroeconomia; administração financeira e administração orçamentária | 5 anos | Professor do Centro Universitário Tabosa de Almeida- ASCES UNITA e Consultor de Estratégia Política. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2019). Especialista em gestão de cidades - ASCES UNITA (2018). Possui graduação em Administração Pública pela ASCES UNITA (2013). Tem experiência na área de planejamento estratégico em Órgãos públicos(2013), e em análise espacial de dados (2014), orientação e produção de artigos (2015-atual). |
Hannah Miranda Morais http://lattes.cnpq.br/3684640256536006 | Doutorado em andamento em Administração Mestre em Administração Graduada em Design e Administração com ênfase em marketing de moda | Parcial | Teoria Geral da Administração; Empreendedorismo | 8 anos | Doutoranda na linha de pesquisa em organização e sociedade, no programa da Pós-Graduação em Administração (PROPAD), da Universidade Federal de Pernambuco. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD), da Universidade Federal de Pernambuco, na linha de MTI I em Marketing. Graduada em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Graduada em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente no Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES - UNITA. |
Karlla Lacerda Rodrigues da Silva http://lattes.cnpq.br/3826217810889133 | Mestre Profissional em Gestão Empresarial Especialização em Pós Graduação em Direito Público: processual civil Graduado em DIREITO | Horista | instituições de direito público e privado | 12 anos | Professora assistente I da ASCES/UNITA. Mestre em Gestão Empresarial pela Faculdade de Boa Viagem - FBV/ DeVry Brasil. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual, Direito Civil, Direito Empresarial, Direito Tributário e Direito do Consumidor. É servidora do Tribunal de Justiça de Pernambuco. |
Leonardo Augusto de Lemos Batista http://lattes.cnpq.br/5155108682802616 | Mestre em Educação em Ciências e Matemática Especialização em Ensino de Matemática e Novas Tecnologias Graduado em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Matemática | Horista | Contabilometria / Matemática básica | 15 anos | 17 anos de experiência profissional, sendo 5 anos de Serviço Público na Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco-SEE-PE (atual); e 10 anos como Pesquisador e Formador de Professores de Matemática do Agreste Centro-Norte (atual) |
Wilmar Pires Bezerra http://lattes.cnpq.br/1328173801648747 | Especialização em Contabilidade e Controladoria Graduação em Ciências Contábeis Graduação em Ciências Sociais | Horista | Contabilidade Aplicada ao Setor Público | 13 anos | Possui Graduação pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru: Ciências Sociais (1995) e Ciências Contábeis (2003). Especialização pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE em Contabilidade e Controladoria (2004) e Mestre em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste da UFPE (2006). Professor: FAFICA - Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Caruaru e ESAF - Escola de Administração Fazendária; Sócio das Empresas: CESPAM ? Centro de Estudos, Pesquisa e Assessoria em Administração Municipal, GGGALVÃO - Administração, Contabilidade, Consultoria em Finanças Pública e CGPM ? Consultoria, Controle e Capacitação em Gestão Pública Municipal e colaborador do grupo de estudo do STN para elaboração do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público e Instruções de Procedimentos Contábeis. |
Wilson Rufino da Silva http://lattes.cnpq.br/9747035544690544 | Mestre em Educação Especialização em Pós-graduação lato sensu Gestão Escolar Graduação em Pedagogia, Ciências sociais e Teologia | Parcial | Filosofia | 24 anos | Experiência em docência na educação básica e em cursos de pós-graduação; desenvolvimento em atividades de orientação de TCC, supervisão de estágio. Experiência, também, na gestão de Ensino Superior como procurador institucional, coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e coordenação pedagógica geral. |
Atualizado em 05/09/2024
PARCELA MENSAL (R$) | R$ 1.117,41 |
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15% | R$ 949,80 |
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10% | R$ 1.005,67 |
O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região.
Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade.
Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação.
Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.
O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.
Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.
Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.
Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.
As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho.
A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.
O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.
O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar.
Bem-vindos!
Notícias
Fique antenado nas novidades do curso de Ciências Contábeis da Asces-Unita
- Inscrições abertas para monitoria durante o II Congresso Multidisciplinar de Ciências Humanas e Aplicadas
março 25, 2024
- Estudante de Ciências Contábeis recebe homenagem do CRC
novembro 29, 2023
- Em outubro acontece a Convenção de Contabilidade, participe!
setembro 11, 2023
- Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) Asces-Unita inicia atendimentos gratuitos aos contribuintes de Caruaru (PE)
março 9, 2023
- Ciências Contábeis é nota máxima, segundo MEC.
novembro 11, 2022
Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.