GRADUAÇÃO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

O Curso de Graduação em Ciências Contábeis tem como escopo formar profissionais habilitados a compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização, capazes de elaborar e analisar apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas e capacidade crítico-analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação.

  • Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos.
  • Situação legal: Autorizado pela Portaria n.º 603, de 28/09/18, da Reitoria do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).
  • Regime Escolar: Seriado semestral.
  • Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada)

Valores Humanos

DIFERENCIAIS

Formação caracterizada por tradição humanística e comprometida com a ética profissional, com a busca de soluções inovadoras e com a constante atualização profissional.

SOBRE O CURSO

Em atualizações...

Em atualizações...

Coordenação Professora Ana Rosa Cunha

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Ana Paula Cavalcante Luna de Andrade http://lattes.cnpq.br/3854663999488200Doutora em Ciências da Religião Mestre em Filosofia Especialização em coordenação pedagógica
Graduada em pedagogia
Integral-18 anosProfessora assistente II e coordenadora pedagógica na ASCES/UNITA. Tem experiência na área de
Educação e Filosofia, com ênfase em Filosofia Política.
Ana Rosa Gomes Cunha http://lattes.cnpq.br/4355772220145131Mestre em Ciências Contábeis Especialização em Contabilidade e Controladoria Graduada em Ciências ContábeisParcialContabilidade de Custos; Contabilidade Societária.10 anos de experiência no ensino superior em Graduações e Pós-Graduações.5 anos de experiência na área de Auditoria Interna e em Perícias Contábeis, envolvendo cálculos trabalhistas, previdenciárias e contábeis.
Benedito Severiano dos Santos http://lattes.cnpq.br/9008883708184464Especialização Latu Sensu em Direito Processual Graduado em Bacharel em DireitoHorista-20 anos experiência docente32 anos de experiência profissional como Auditor da Secretaria da Fazenda Estadual de Pernambuco
Célio Beserra de Sá http://lattes.cnpq.br/6888162932135358Mestrado em Controladoria Especialização em Planejamento Tributário Especialização em Planejamento TributárioParcialContabilidade do Setor Pessoal; Planejamento Tributário1 ano e 5 mesesMestre em Controladoria pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2021), Especialista em Planejamento Tributário pela Universidade Federal de Pernambuco (2019) e Bacharel em Ciências Contábeis pela Uninassau (2017). Atua como Professor universitário, Professor de cursos preparatórios para o exame de suficiência do CFC, Professor de cursos de capacitação e também como Contador. Adicionalmente, também já atuou como Coordenador de curso de graduação, no âmbito do curso de Ciências Contábeis. Possui experiência nas áreas de Contabilidade Geral e Tributária, Controladoria, Gestão de Custos e Direito Tributário.
Fernando Cesar de Lima http://lattes.cnpq.br/6418632005847020Mestre em Ciências Sociais, Especialização em Gestão de Cidade Graduado em Administração PúblicaParcialAdministração Financeira3 anos experiência docenteProfessor do Centro Universitário Tabosa de Almeida- ASCES UNITA e Consultor de Estratégia Política. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2019). Especialista em gestão de cidades - ASCES UNITA (2018). Possui graduação em Administração Pública pela ASCES UNITA (2013). Tem experiência na área de planejamento estratégico em Órgãos públicos(2013), e em análise espacial de dados (2014), orientação e produção de artigos (2015-2018).7 anos de experiência profissional
João Gabriel Nascimento de Araújo http://lattes.cnpq.br/6794400072821925Mestre em Ciências Contábeis Graduado em Ciências ContábeisHoristaSistema de Informações Contábeis e Gerenciais; Auditoria Contábil7 anos experiência docenteBacharel (2012), Mestre (2015) e Doutorando em Ciências Contábeis pela UFPE. Professor com experiência de ensino a nível técnico, de graduação e de pós-graduação lato sensu em cursos de Ciências Contábeis, Administração, Hotelaria e Turismo em diversas Instituições no Estado de Pernambuco (GETEC, Faculdade Duarte Coelho, FAJOLCA, Faculdade Santa Helena, FAREC/IPESU/FACCOR , UniNassau e UFPE). Experiente em orientação de trabalhos a nível de graduação e pós-graduação lato sensu em Contabilidade.. Revisor de periódicos e congressos na temática de Contabilidade. Coautor de capítulo de livro e de diversos artigos nos principais congressos e periódicos nacionais de contabilidade e áreas afins. Pesquisador com interesse em: Perícia Contábil, Sistemas de Informação Contábil e Gerencial, Evidenciação Contábil (em entidades privadas e públicas), Educação em Contabilidade e Perspectiva Crítica em Contabilidade.
Leonardo Augusto de Lemos Batista http://lattes.cnpq.br/5155108682802616Mestre em Educação em Ciências e Matemática Especialização em Ensino de Matemática e Novas Tecnologias Graduado em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em MatemáticaParcialContabilometria12 anos experiência docente17 anos de experiência profissional, sendo 5 anos de Serviço Público na Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco-SEE-PE (atual); e 10 anos como Pesquisador e Formador de Professores de Matemática do Agreste Centro-Norte (atual)
Marcela Proença Alves Florêncio http://lattes.cnpq.br/3062745216425520Mestre profissional EM GESTÃO PUBLICA
Especialização em Especialização em Direito Público
Graduado em Direito
ParcialDireito Trabalhista e Legislação Social11 anosProfessora assistente I e Coordenadora geral do Curso de Direito da ASCES/UNITA. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho, Direito Previdenciário, Direito Civil e Direito Administrativo. Habilitada pela Associação dos Analistas e Profissionais de investimento do Mercado de Capitais - APIMEC em assessoria jurídica para Regimes Próprios de Previdência Social - RPPS e Administração Pública Municipal, com Certificação de Gestora de Regimes Próprios de Previdência Social (CGRPPS). Advogada. Foi Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Caruaru
(CaruaruPrev).
Wilmar Pires Bezerra http://lattes.cnpq.br/1328173801648747Especialização em Contabilidade e Controladoria Graduação em Ciências Contábeis Graduação em Ciências SociaisHoristaContabilidade Aplicada ao Setor Público13 anosPossui Graduação pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru: Ciências Sociais (1995) e Ciências Contábeis (2003). Especialização pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE em Contabilidade e Controladoria (2004) e Mestre em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste da UFPE (2006). Professor: FAFICA - Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Caruaru e ESAF - Escola de Administração Fazendária; Sócio das Empresas: CESPAM ? Centro de Estudos, Pesquisa e Assessoria em Administração Municipal, GGGALVÃO - Administração, Contabilidade, Consultoria em Finanças Pública e CGPM ? Consultoria, Controle e Capacitação em Gestão Pública Municipal e colaborador do grupo de estudo do STN para elaboração do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público e Instruções de Procedimentos Contábeis.

Atualizado em 06/02/2023

 

PARCELA MENSAL (R$)R$ 1.023,27
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15%R$ 869,78
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10%R$ 920,94

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.