GRADUAÇÃO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

O Curso de Graduação em Ciências Contábeis tem como escopo formar profissionais habilitados a compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização, capazes de elaborar e analisar apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas e capacidade crítico-analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação.

  • Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos.
  • Situação legal: Autorizado pela Portaria n.º 603, de 28/09/18, da Reitoria do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).
  • Regime Escolar: Seriado semestral.
  • Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada)

Valores Humanos

DIFERENCIAIS

Formação caracterizada por tradição humanística e comprometida com a ética profissional, com a busca de soluções inovadoras e com a constante atualização profissional.

SOBRE O CURSO

Em atualizações...

Em atualizações...

Coordenação Professora Ana Rosa Cunha

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Ana Paula Cavalcante Luna de Andrade http://lattes.cnpq.br/3854663999488200Doutora em Ciências da Religião Mestre em Filosofia Especialização em coordenação pedagógica
Graduada em pedagogia
Integral-18 anosProfessora assistente II e coordenadora pedagógica na ASCES/UNITA. Tem experiência na área de
Educação e Filosofia, com ênfase em Filosofia Política.
Ana Rosa Gomes Cunha http://lattes.cnpq.br/4355772220145131Mestre em Ciências Contábeis Especialização em Contabilidade e Controladoria Graduada em Ciências ContábeisParcialContabilidade de Custos; Contabilidade Societária.10 anos de experiência no ensino superior em Graduações e Pós-Graduações.5 anos de experiência na área de Auditoria Interna e em Perícias Contábeis, envolvendo cálculos trabalhistas, previdenciárias e contábeis.
Benedito Severiano dos Santos http://lattes.cnpq.br/9008883708184464Especialização Latu Sensu em Direito Processual Graduado em Bacharel em DireitoHorista-20 anos experiência docente32 anos de experiência profissional como Auditor da Secretaria da Fazenda Estadual de Pernambuco
Célio Beserra de Sá http://lattes.cnpq.br/6888162932135358Mestrado em Controladoria Especialização em Planejamento Tributário Especialização em Planejamento TributárioParcialContabilidade do Setor Pessoal; Planejamento Tributário1 ano e 5 mesesMestre em Controladoria pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2021), Especialista em Planejamento Tributário pela Universidade Federal de Pernambuco (2019) e Bacharel em Ciências Contábeis pela Uninassau (2017). Atua como Professor universitário, Professor de cursos preparatórios para o exame de suficiência do CFC, Professor de cursos de capacitação e também como Contador. Adicionalmente, também já atuou como Coordenador de curso de graduação, no âmbito do curso de Ciências Contábeis. Possui experiência nas áreas de Contabilidade Geral e Tributária, Controladoria, Gestão de Custos e Direito Tributário.
Fernando Cesar de Lima http://lattes.cnpq.br/6418632005847020Mestre em Ciências Sociais, Especialização em Gestão de Cidade Graduado em Administração PúblicaParcialAdministração Financeira3 anos experiência docenteProfessor do Centro Universitário Tabosa de Almeida- ASCES UNITA e Consultor de Estratégia Política. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2019). Especialista em gestão de cidades - ASCES UNITA (2018). Possui graduação em Administração Pública pela ASCES UNITA (2013). Tem experiência na área de planejamento estratégico em Órgãos públicos(2013), e em análise espacial de dados (2014), orientação e produção de artigos (2015-2018).7 anos de experiência profissional
João Gabriel Nascimento de Araújo http://lattes.cnpq.br/6794400072821925Mestre em Ciências Contábeis Graduado em Ciências ContábeisHoristaSistema de Informações Contábeis e Gerenciais; Auditoria Contábil7 anos experiência docenteBacharel (2012), Mestre (2015) e Doutorando em Ciências Contábeis pela UFPE. Professor com experiência de ensino a nível técnico, de graduação e de pós-graduação lato sensu em cursos de Ciências Contábeis, Administração, Hotelaria e Turismo em diversas Instituições no Estado de Pernambuco (GETEC, Faculdade Duarte Coelho, FAJOLCA, Faculdade Santa Helena, FAREC/IPESU/FACCOR , UniNassau e UFPE). Experiente em orientação de trabalhos a nível de graduação e pós-graduação lato sensu em Contabilidade.. Revisor de periódicos e congressos na temática de Contabilidade. Coautor de capítulo de livro e de diversos artigos nos principais congressos e periódicos nacionais de contabilidade e áreas afins. Pesquisador com interesse em: Perícia Contábil, Sistemas de Informação Contábil e Gerencial, Evidenciação Contábil (em entidades privadas e públicas), Educação em Contabilidade e Perspectiva Crítica em Contabilidade.
Leonardo Augusto de Lemos Batista http://lattes.cnpq.br/5155108682802616Mestre em Educação em Ciências e Matemática Especialização em Ensino de Matemática e Novas Tecnologias Graduado em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em MatemáticaParcialContabilometria12 anos experiência docente17 anos de experiência profissional, sendo 5 anos de Serviço Público na Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco-SEE-PE (atual); e 10 anos como Pesquisador e Formador de Professores de Matemática do Agreste Centro-Norte (atual)
Marco Aurélio da Silva Freire http://lattes.cnpq.br/0230196455794010Mestre em Direitos Humanos
Especialização em Especialização em Direito Constitucional Graduada em Ciências Contábeis e Direito
HoristaDireito Trabalhista e Legislação Social17 anos experiência docenteProfessor assistente II e Coordenador do Projeto de Extensão de Simulação de Organizações Internacionais da ASCES/UNITA. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Hermenêutica Jurídica e Direitos Humanos.17 anos de experiência profissional
Wilmar Pires Bezerra http://lattes.cnpq.br/1328173801648747Especialização em Contabilidade e Controladoria Graduação em Ciências Contábeis Graduação em Ciências SociaisHoristaContabilidade Aplicada ao Setor Público13 anosPossui Graduação pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru: Ciências Sociais (1995) e Ciências Contábeis (2003). Especialização pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE em Contabilidade e Controladoria (2004) e Mestre em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste da UFPE (2006). Professor: FAFICA - Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Caruaru e ESAF - Escola de Administração Fazendária; Sócio das Empresas: CESPAM ? Centro de Estudos, Pesquisa e Assessoria em Administração Municipal, GGGALVÃO - Administração, Contabilidade, Consultoria em Finanças Pública e CGPM ? Consultoria, Controle e Capacitação em Gestão Pública Municipal e colaborador do grupo de estudo do STN para elaboração do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público e Instruções de Procedimentos Contábeis.

Atualizado em 03/08/2022

 

VALOR DO SEMESTRE (R$)R$ 5.712,87
Nº DE PARCELAS  06
PARCELA MENSAL (R$)R$ 952,14
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 25 desc. de 5%R$ 904,54
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10%R$ 856,93
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15%R$ 809,32

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.