GRADUAÇÃO

BIOMEDICINA

O Biomédico é o profissional da área de saúde habilitado para fazer análises clínicas, citologia oncótica, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, engenharia biomédica, análises bromatológicas e ambientais, bem como atuar na área de estética. A excelência nas análises clínicas destaca o profissional, estando o biomédico inserido no dia-a-dia das universidades, laboratórios, hospitais, bancos de sangue, clínicas, empresas, institutos de pesquisa e indústrias.

Campo de atuação
Atua em diversos locais: clínicas especializadas, laboratórios de análises clínicas, bromatológicas e ambientais, banco de sangue e em instituições públicas e privadas no planejamento e execução de pesquisas básicas e aplicadas. O profissional biomédico atua em várias áreas, existindo mais de 30 habilitações regulamentadas pelo Conselho Federal de Biomedicina. Para a abrangência de novos campos de atuação, o estudante da Asces-Unita conta com disciplinas como Análise Ambiental, Biotecnologia, Imagenologia, Acupuntura, entre outras.

  • Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos
  • Situação Legal: Autorizado pela Portaria nº 3.292, do Ministério da Educação, publicada em 11/11/03. . Reconhecido através da Portaria nº 480, do MEC/SESu, publicada em 07/07/08.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria n° 109, publicada em 04/02/21.
  • Regime Escolar: Seriado semestral.
  • Turno: Manhã (1ª entrada) / Noite (2ª entrada).

Praticidade e Eficiência

DIFERENCIAIS

Com um grande percentual de aulas práticas, o último ano do curso é dedicado exclusivamente para os estágios supervisionados em áreas como análises clínicas, citologia oncótica, banco de sangue e hemoderivados, possuindo um Laboratório Escola em pleno funcionamento e com atendimento à comunidade. A articulação teórico-prática em cenários reais de aprendizagem acontece também através de parcerias com hospitais, maternidades, clínicas e centros de pesquisa localizados em Caruaru e em outras cidades, possibilitando o intercâmbio de estagiários.

SOBRE O CURSO

A Biomedicina é uma das profissões mais novas da área da saúde. A Asces-Unita implantou, em 2004, o primeiro curso de Biomedicina do Agreste de Pernambuco. Com enfoque no diagnóstico laboratorial de excelência, na pesquisa científica e nas mais diversas análises biológicas, tem como objetivo formar profissionais que sejam capazes de contribuir, dentro de suas competências, para uma melhor qualidade de vida da sociedade. O biomédico atua em várias áreas, havendo mais de trinta habilitações devidamente estabelecidas e regulamentadas pelo Conselho Federal de Biomedicina.

O curso de Biomedicina da Asces-Unita possui um grande percentual de aulas práticas, dedicando o último ano apenas para estágios supervisionados em áreas como Análises Clínicas, Citologia Oncótica, Imagenologia, Bromatologia, Banco de Sangue e Hemoderivados, dentre outras, contabilizando 1000 horas de estágio curricular. Conta com um Laboratório Escola na própria instituição, em pleno funcionamento com atendimento à comunidade em geral, inclusive ao SUS. A articulação teórico-prática em cenários reais de aprendizagem acontece também através de parcerias com hospitais, maternidades, clínicas e centros de pesquisa na cidade de Caruaru e outros locais, inclusive com outros estados e países, possibilitando o intercâmbio de estagiários do curso de Biomedicina da Asces-Unita para esses locais, bem como a vinda de estudantes de outras faculdades para a Asces-Unita.

A vivência da interdisciplinaridade, correlacionando e interpretando os diferentes achados laboratoriais, acontece com a existência de disciplinas exclusivas em sua dinâmica curricular, como, por exemplo, os Laboratórios Integrados I, II e III. A prestação de serviços de saúde à comunidade, através do envolvimento dos discentes em projetos de extensão, é uma prática desde o início do curso. A Biomedicina teve, desde sua criação, suas atividades diversificadas e ampliadas. Com o perfil generalista, o biomédico deverá ser dotado de conhecimentos e habilidades que lhe possibilitam comunicação, liderança, gestão administrativa, e tomada de decisões, estando em constante sintonia com as mudanças ocorridas na área da saúde.

O mercado de trabalho na área de Biomedicina é amplo e bastante promissor. A excelência nas análises clínicas destaca o profissional, estando o biomédico inserido no dia-a-dia das universidades, laboratórios, hospitais, bancos de sangue, clínicas, empresas, institutos de pesquisa e indústrias. Algumas das áreas de atuação legalmente atribuídas ao biomédico: acupuntura, análises clínicas e banco de sangue, análises ambientais, análises bromatológicas, bioindústria e bioempresa, biologia molecular, citologia oncótica, estética, imagenologia e radiologia, informática em Saúde, reprodução humana assistida, saúde pública, dentre outras.

Para atuarem, os profissionais desta área devem estar inscritos em seus conselhos regionais de biomedicina para recebimento de sua inscrição profissional (CRBM). Os biomédicos são supervisionados pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM).

A profissão de biomédico se encontra regulamentada pela Lei Federal n° 6.684, de três de setembro de 1979 e Decreto Federal n° 88.439, de 28 de junho de 1983. A mesma lei federal criou o Conselho Federal de Biomedicina e os Conselhos Regionais de Biomedicina. A Asces-Unita foi a primeira, entre as Instituições de Ensino Superior privadas em Pernambuco, a ser autorizado pelo MEC, através da portaria nº 3.292, publicada em 07/11/2003, tendo formado a primeira turma de bacharéis do interior do Estado, em julho de 2008.

São oferecidas 90 vagas por ano, distribuídas da seguinte forma:

  • 1º semestre 45 vagas (manhã)
  • 2º semestre 45 vagas (noite)

O Centro Universitário Tabosa de Almeida – Asces/Unita sempre foi uma referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca foi construída com muito trabalho em seis décadas de ensino, atravessando diversos momentos e tendências pedagógicas com excelência, compromisso e responsabilidade com a formação de seus estudantes.

Para tanto, a formação permanente de seus professores e a preparação para as necessidades da sociedade de profissionais habilidosos e competentes em suas áreas sempre caminharam juntas e isso se reflete nos destaques de egressos nas mais diversas profissões e áreas de atuações, sucesso reconhecido e que sempre nos tornou referência em qualidade de ensino.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces/Unita experiências com o ensino digital, na busca de ofertar e incrementar, nos perfis de egressos, competências e habilidades ligadas ao mundo digital na atuação profissional ou ainda na socialização do conhecimento por parte de estudantes e egressos.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar, a Asces/Unita procurou personalizar sua prática de ensino online, resultado de anos de experiências acumuladas desde 2007.

Assim, as disciplinas e conteúdos ofertados na experiência online da Asces/Unita são produzidos e possuem curadoria de seus professores, formados continuamente para ensinarem atentos às especificidades do ensino a distância.

Os professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Esses mesmos professores são também os tutores de suas respectivas disciplinas: não há, na instituição, a figura do professor que ministra a aula e a de um tutor que tira dúvidas. Aqui na Asces/Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e permitindo a adequação de conteúdos e atividades adequadas aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

Na Asces/Unita, o ensino online é fundamentado no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que adquire os saberes, competências e habilidades exigidas pelas diretrizes da sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho atual. Assim, as metodologias ativas aplicadas no ensino online da Asces/Unita permitem ao estudante aprender a fazer e fazer para aprender.

A avaliação do desempenho dos estudantes nas disciplinas online segue a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. No ambiente virtual, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado constantemente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento do conhecimento e de sua performance, além das avaliações finais que permitem ao estudante a percepção de seu desempenho global ao final de cada ciclo letivo.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no ensino, pacote completo de aplicativos da Microsoft e todas as ferramentas educacionais do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces/Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

 

Toda essa experiência é acompanhada e avaliada continuamente pelos nossos professores, que orientam trilhas de aprendizagens adequadas ao mais completo domínio do conhecimento por parte do estudante, estando presentes em todos os momentos de sua formação seja em sala de aula,  nos laboratórios, no seu smartphone e/ou computador e em momentos de estudos em sua casa.

A experiência de ensino online da Asces/Unita acompanha o estudante em seu dia a dia, em qualquer lugar, permitindo a construção do conhecimento em uma sala de aula sem fronteiras físicas, compreendida entre os momentos em que o estudante está fisicamente nos Campi da Instituição ou em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar.

O jeito Asces/Unita de ensinar engloba as mais diferentes e eficientes metodologias de ensino e oferece ao estudante uma experiência significativa de aprendizagem, seja qual for a modalidade e em qualquer lugar.

Bem-vindos!

 

A Asces-Unita possui laboratórios adequados às práticas acadêmicas dos alunos de Biomedicina, tais como: Anatomia, Biofísica, Bioquímica, Citologia, Parasitologia e Preparações Histológicas. Além do Laboratório-Escola que oferece serviços clínicos à população, servindo também de espaço para as práticas acadêmicas e de estágios supervisionados.

A criação de novos convênios com laboratórios particulares e órgãos de saúde públicos do município de Caruaru também permite o maior intercâmbio entre a teoria e a prática profissionais. Entre os nossos parceiros está a Secretaria de Saúde de Pernambuco.

Coordenador do curso: Franklin Barbalho Magalhães

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Adrya Lúcia Peres Bezerra Medeiros http://lattes.cnpq.br/8472967340925549Doutora em Biologia Aplicada à Saúde Mestre em Patologia Especializações em Patologia Clínica, Morfologia e Citologia Clínica Graduada em Ciências BiomédicasParcialCitopatologia; Estágio Supervisionado II (Citologia clínica)17 anos21anos - Laboratório próprio-Biomédica
Agenor Tavares Jácome Júnior http://lattes.cnpq.br/3765760153191048Doutor em Química Mestre em Biotecnologia de Produtos Bioativos Graduado em Ciências MédicasHoristaBioestatistica; Bromatologia ;Análise Ambiental;13 Anos5 anos - Laboratório Biotech - Sócio Diretor - Responsável Técnico
Ana Cecília Cavalcanti Albuquerque http://lattes.cnpq.br/5836815381106881Doutora em Medicina Tropical Mestre em Medicina Tropical Especialização em Virologia Graduada em Ciências BiomédicasParcialVivências Integradas 6; Orientação ao TCC 117 anosTécnica de nível superior - Banco de Sangue Santa Ana - 1 ano
Técnica de nível superior - Divisão de Virologia do Lacen-PE - 5 anos
Bruna Rios Larrazabal Hadj-Idris http://lattes.cnpq.br/8714688732680954Mestre em Ciências da Saúde Graduada em BiomedicinaParcialVivências Integradas 2; Opt 1 - Imunohistoquímica; Estágio Supervisionado II
(Hematologia e banco de sangue)
7 anos5 anos, Real Hospital Português (Recife-PE), Biomédica
4 anos, Rede D'or (Recife-PE), Biomédica
4 anos, Hemope (Recife-PE), mestranda e biomédica
Danielle Lago Bruno de Faria http://lattes.cnpq.br/1546630275250868Doutora em Odontologia Mestre Profissional em Odontologia - Radiologia Especilizações em Estomatologia, Clínica Interada, Odontologia Legal e Radiologia Buco-Maxilo-Facial Graduada em OdontologiaHoristaImaginologia16 anosExperiência clínica em serviço público. Atualmente atua em clínica de Radiologia Odontológica a função de Radiologista. Professora do Curso de Odontologia e Biomedicina da ASCES-UNITA, Coordenadora do Projeto de extensão Asa Branca, tutora da Residência Multiprofissinal em Atenção ao Câncer e Cuidados Paliativos, Membro do Comitê de ética e Ciêntífico da ASCES-UNITA.
Djair de Limea Ferreira Junior http://lattes.cnpq.br/7380735002380134Doutor em Rede Nordeste de Biotecnologia Mestrado em Ciências Biológicas Especialização em Citologia clínica do trato genital feminino Graduado em BiomedicinaHoristaVivências Integradas 4; Parasitologia Clínica; Estágio Supervisionado II
(Saúde pública )
18 anosAtualmente é servidor por mandato do Conselho Federal de Biomedicina e ocupa a presidência do Conselho Regional de Biomédicina e é conselheiro titular do conselho Federal de Biomedicina , também é tutor do programa de residência multiprofissional em atenção básica da Associação Caruaruense de Ensino Superior. Tem experiência na área de Saúde Coletiva sendo diretor da IV GERES de Pernambuco por 08 anos, Empreendedor na Clínica de vacinas Leven.
Fabrício Andrade Martins Esteves http://lattes.cnpq.br/4226021213549098Doutor em Biologia Aplicada a Saúde
Mestre em Bioquímica e Fisiologia Graduada em Biomedicina
ParcialBioquímica Geral; Empreendedorismo em Saúde; Engenharia Biomédica16 anosExperiência em gestão de laboratório público municipal (Prefeitura do Recife, Laboratório Municipal de Saúde Pública, Diretor).
Experiência Clínica em Banco de sangue e agência transfusional (Universidade de Pernambuco- CISAM, 13 anos, Biomédico), Experiência em análises bioquímicas, hematológicas, uroanálises (Laboratório Municipal de Saúde Pública da Prefeitura de Olinda, Biomédico, 12 anos), Experiência profissional em diagnóstico molecular de doenças virais e biologia molecular de vírus respiratórios (Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Pernambuco - LACEN/PE - 1 ano). Experiência em programas de pós-graduação lato sensu (CCE cursos, ICOM cursos).
Franklin B. Magalhães http://lattes.cnpq.br/2141907570683797Pós-Doutorado Biotecnologia Doutor em Imunologia Mestre em Imunologia Graduado em Ciências BiológicasIntegralSocorros de Urgência; Bioquímica Clínica20 anosPesquisador visitante da Fundação Osvaldo Cruz por 3 anos no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães; Pesquisador DTI1A do CNPq; Pesquisador colaborador do grupo de pesquisa BIOMOLTRYP CPqAM/FIOCRUZ, Pesquisador do grupo de pesquisa GBIOTEC da ASCES-UNITA; Coordenador do curso de Biomedicina da ASCES-UNITA; Coordenador e Responsável Tecnico do Laboratório Escola da ASCES-UNITA.
Juliana Lúcia de Albuquerque Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/2309690201995834Doutor em Inovação Terapêutica Mestre em Inovação Terapêutica Especialização em Gestão em Saúde Graduada em BiomedicinaParcialSem disicplina nesse semestre09 anosTem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: eosina, hematoxilina, fibroadenoma, európio e lectinas.
Lucas Tavares Galindo Filho http://lattes.cnpq.br/6532385332965132Mestre em Sociologia com ênfase em Metodologia da Pesquisa Científica Graduado em Ciências: Licenciatura PlenaParcialFilosofia e Sócio-antropologia12 anosÉ membro do Corpo Editorial da REALIS Revista de Estudos AntiUtilitaristas e PosColoniais no CFCH Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE Universidade Federal de Pernambuco, publicou em 2018 uma obra autoral pela Editora Universitária da UFPE. É membro do Instituto de Estudos Avançados IEA do Centro Universitário ASCES UNITA e da NetWork Mundial Social-ONE de Sociologia e Ciências Sociais, e contemporaneamente é Colaborador Permanente de New Humanity, ONG com Status Consultivo Geral no ECOSOC / ONU e partner oficial das Nações Unidas e da UNESCO.
Lucielma Karla de Vasconcelos Rego http://lattes.cnpq.br/5338400642919824Especializações em Lingua Brasileira de Sinais e Educação Especial e em Saúde Pública Graduada em Letras Libras da UFPB Virtual e em Licenciatura em Ciências - BiologiaHoristaOpt. 2 - Libras9 anosAtua há 7 anos como interprete e como instrutora de Libras, é integrante do NACE, (núcleo de acessibilidade da ASCES) e professora de Libras .
Risonildo Pereira Cordeiro http://lattes.cnpq.br/5101464809103899Mestre em Ciências Farmacêuticas Especialização em Analises Clinicas Graduada em FarmáciaIntegralFarmacologia14 anosTem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Analise Biológica e Microbiológica, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde humana, Staphylococcus, resistência bacteriana, aureus e plantas medicinais.
Sibele Ribeiro de Oliveira http://lattes.cnpq.br/2455215127706494Doutor em Ciências Biológicas
Mestre em Biotecnologia de Produtos Bioativos Especializações em Educação na Saúde e em Citopatologia Mamária e do Trato Genital Feminino
Graduada em Bacharelado Ciências Biólógicas Modalidade Médica
ParcialMicrobiologia Geral; Metodologia Científica; Bacteriologia Clínica; Estágio Supervisionado II
(Regência de estágio)
18 anos18 anos - Biomédica do Laboratório Municipal de Análises Clínicas de Bezerros/PE
Tamara de Carli da C. Lima http://lattes.cnpq.br/5368808460177920Doutor em Genética Mestre em Genética Graduada em Farmácia e em Ciências BiomédicasParcialGenética Humana; Toxicologia Aplicada; Biologia Molecular Aplicada; Bioinformática; Biotecnologia; Estágio Supervisionado II (Biologia molecular e banco de sangue)11 anosPesquisadora Visitante do Instituto Aggeu Magalhães Fiocruz/PE, Pesquisadora Lider do grupo de Pesquisa em Biotecnologia da Asces Unita, Pesquisadora Colaboradora do Grupo de Pesquisas em Plantas Medicinais da Asces Unita, Supervisora de estágio em Análises Clínicas, Banco de Sangue e Biotecnologia

Atualizado em 28/07/2021

VALOR DO SEMESTRE
(R$)
Nº DE PARCELAS MENSAISPARCELA MENSAL
(R$)
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 25
desc. de 5%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado
até o dia 15
desc. de 10%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 05
desc. de15%
R$ 9.173,62  06R$ 1.528,94R$ 1.452,49R$ 1.376,04R$ 1.299,60

* Na matrí­cula do Curso de Biomedicina incluir R$ 19,00 do Diretório Acadêmico

Formas de reajuste

De acordo com a Medida Provisória nº 1.890/99

 

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support