GRADUAÇÃO

FISIOTERAPIA

O fisioterapeuta é um profissional da área de saúde capacitado para avaliação, prescrição e supervisão no uso de recursos físicos buscando preservar, manter, desenvolver ou restaurar o equilíbrio e a integridade dos órgãos, sistemas e funções do corpo humano. Tem como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinéticofuncionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas.

Campo de Atuação
Atua em hospitais, clínicas, centros de reabilitação, creches, centros de pesquisa, clubes esportivos e empresas públicas e privadas, na assistência e gestão da saúde. Trabalha, também, em ambulatórios, consultórios, clínicas, em ações básicas de saúde, na vigilância sanitária, no ensino superior, bem como na indústria de equipamentos de uso fisioterapêutico, área esportiva, entre outros.

  • Duração (mínima/máxima): 05 a 08 anos
  • Situação Legal: Autorizado pela Portaria nº 3.172, do Ministério da Educação, publicada em 05/11/03.
  • Reconhecido através da Portaria nº 480, do MEC/SESu, publicada em 07/07/08.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria n° 109, publicada em 04/02/21.
  • Regime Escolar: Seriado semestral. Turno: Tarde (1ª entrada) / Noite (2ª entrada).

Pioneirismo

DIFERENCIAIS

Curso pioneiro no interior de Pernambuco, atendendo desta forma a demanda de fisioterapeutas nas comunidades distantes da capital, possui uma dinâmica curricular com cerca de 50% da carga horária em estágio e atividades práticas.

SOBRE O CURSO

O Curso de Fisioterapia visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, formando profissionais éticos e competentes para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrados à realidade da comunidade local e regional.

O Fisioterapeuta é um profissional com formação generalista, humanista e crítica, capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde com o objetivo de preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções dos indivíduos. Tem como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas.

É um profissional da área de saúde e também pode atuar nas áreas educacional, administrativa e de pesquisa científica. Utiliza na sua prática específica diferentes recursos físicos e naturais os quais se constituem meios para o atendimento ao indivíduo, não se restringindo apenas a recuperá-lo fisicamente, mas objetivando sua inserção ou reinserção no contexto social.

As possibilidades de intervir em todos os níveis de atenção à saúde e de interagir com outros profissionais permitem ao Fisioterapeuta atuar em escolas, comunidades, domicílios, consultórios, clínicas, centros de reabilitação, instituições de longa permanência, clubes esportivos, hospitais, empresas, centros de pesquisa, entre outros.

A Fisioterapia foi regulamentada oficialmente no Brasil pelo Decreto-Lei nº 938/1969 e pela Lei Federal nº 6.316 em 1975.

O curso de Fisioterapia da Asces-Unita foi autorizado pelo MEC através da Portaria n.º 3.172, publicada em 31/10/2003 e reconhecido pela portaria n.o 480, publicada em 07/07/2008.
O curso funciona nos turnos tarde e noite, sendo ofertadas 120 vagas por ano, assim distribuídas:

1º semestre

60 vagas

2º semestre

60 vagas

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

Com o objetivo de formar fisioterapeutas com qualificação técnico-científica e humanística necessária ao desempenho de atividades em todos os espaços que requeiram a sua contribuição à saúde da população, o curso de Fisioterapia da Asces-Unita dispõe de uma infraestrutura que garante o desenvolvimento de estreita e permanente relação entre teoria e prática, constituída pelos seguintes ambientes:

· Salas de aula;
· Biblioteca;
· Laboratório de Informática;
· Laboratório Interdisciplinar de Anatomia / Fisiologia;
· Laboratório Interdisciplinar de Bioquímica / Biofísica;
· Laboratório Interdisciplinar de Microscopia;
· Laboratório Interdisciplinar de Citologia / Histologia;
· Laboratório de Preparo de reagentes;
· Laboratório de Lavagem de material e desinfecção;
· Biotério;
· Laboratório de Eletrotermofototerapia;
·Laboratório Interdisciplinar de Fisiologia do Esforço, Cineantropometria, Comportamento Humano e Fisioterapia Cardiorrespiratória;
· Laboratório Interdisciplinar de Cinesiologia e Biomecânica, Cinesioterapia, Métodos e Técnicas de Avaliação em Fisioterapia e de Recursos Terapêuticos Manuais;
· Clínica-Escola de Fisioterapia.

Na Clínica-escola de Fisioterapia, o estudante vivencia a prática da assistência à comunidade, nas diversas áreas de intervenção da Fisioterapia, realizando avaliações fisioterapêuticas, traçando condutas e utilizando métodos de intervenção e recursos tecnológicos atualizados, em um ambiente de discussão acadêmica.

Estas vivências teórico-práticas proporcionam a formação de profissionais críticos e reflexivos diante da realidade do contexto social local e regional.

PROFESSORES, DISCIPLINAS E LATTES DO CURSO DE FISIOTERAPIA 

Coordenação do Curso: Prof. Belisa Duarte Ribeiro de Oliveira

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Adriana Siqueira de Oliveira Lopes http://lattes.cnpq.br/5722763977305416Mestre em Medicina (Pneumologia)
Especializações em Fisioterapia Respiratoria e em Especialização em Recursos Terapêuticos Manuais Graduação em Fisioterapi
ParcialFisioterapia Respiratória; Fisioterapia em UTI15 anosPossui experiência de 23 anos de trabalho no HUOC, area hospitalar e home care. É fisioterapeuta respiratória e motora, com experiência em uti e enfermaria.
Ana Cecília Cavalcanti Albuquerque http://lattes.cnpq.br/5836815381106881Doutora em Medicina Tropical Mestre em Medicina Tropical Especialização em Virologia Graduada em Ciências BiomédicasParcial-18 anosTécnica de nível superior - Banco de Sangue Santa Ana - 1 ano
Técnica de nível superior - Divisão de Virologia do Lacen-PE - 5 anos
Belisa Duarte Ribeiro de Oliveira http://lattes.cnpq.br/8452160132871949Doutora em Biociência Animal Mestre em Fisiologia Especialização em Fisioterapia Neurofuncional Graduada em FisioterapiaParcialFundamentos e História da Fisioterapia; Anatomia e Movimento; Cinesioterapia e Fisioterapia Aquática; Epidemiologia; Metodologia Científica14 anosÉ fisioterapeuta especialista na área de Saúde da Mulher, Representante da Associação Brasileira de Fisioterapia na Saúde da Mulher na região Nordeste e desenvolve atividades voltadas a temáticas relacionadas à Saúde da Mulher e pélvica na Clínica escola de Fisioterapia, que é Centro de referência da área no Serviço Municipal de Saúde
Cinara Karina Bezerra e Silva http://lattes.cnpq.br/1568983562778432Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Aperfeiçoamento em Reeducação Postural Globa Graduada em FisioterapiaHoristaIntrodução à Prática Fisioterapêutica; Saúde Coletiva; Fisioterapia na Saúde do Idoso, Optativa VI - Fisioterapia na assistência Domiciliar11 anosÉ especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica. Atualmente, é mestranda em Educação em Saúde e docente do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Reabilitação Postural Global (RPG), terapias manuais, e atuação nas áreas de gerontologia e fisioterapia esportiva.
Eurico Solian Torres Liberalino http://lattes.cnpq.br/4425679163491302Mestre profissional em Educação para o Ensino de Graduação na Área de Saúde Especializações em Fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva, em Ciências da Educação, Desenvolvimento e Políticas e em Ergonomia Graduado em Bacharelado em FisioterapiaHoristaBiomecânica Aplicada à Fisioterapia, Biofísica Aplicada à Fisioterapia, Fisioterapia Traumato-ortopédica, Optativa IV - Fisioterapia nas Disfunções Temporomandibulares12 anosFisioterapeuta especialista em ergonomia, osteopatia e educação. Com formação em Quiropraxia, Pilates e várias outras técnicas das terapias manuais. Possui consultório há 9 anos de Osteopatia, atende na clínica-escola de fisioterapia do Centro Universitário ASCES-UNITA; atua como docente nas pós-graduação da área de osteopatia, traumato-ortopedia e esportes.
Fernanda de Oliveira Soares http://lattes.cnpq.br/8958331323025499Mestre em Ciências Biológicas (Fisiologia) Graduada em FisioterapiaHoristaSocorros de urgência, Fisiologia Humana, Fisioterapia Respiratória, Clinica Integrada em Fisioterapia14 anosGraduada em Fisioterapia pela UFPE, Especialista em Fisiologia Humana e Mestre em Fisiologia e Farmacologia pela UFPE. Fisioterapeuta há 20 anos com Atuação em Fisioterapia Motora e Cardiorrespiratória no Real Hospital Português de Beneficência (Enfermaria e UTI pós operatório de Cirurgia Cardíaca), Unineuro Caxangá (UTI Neurológica), Unicordis -Hospital do Coração ( Enfermaria e UTI Cardiológica), Hospital Memorial São José (Enfermaria e UTI Geral), Hospital Santa Joana (Enfermaria, UTI pediátrica, UTI Geral e Cardiológica), Serviços de Home Care ( Interne, HS-Recife, Hospital Residencial, Hospital Especial). Clínica Escola da FAPE (Fisioterapia Cardiovascular e Fisioterapia Preventiva), Clínica Escola Comunitária - UniFG (Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular), e Clínica Escola de Fisioterapia Asces Uinta (Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Cardiovascular e Fisioterapia Integrada). Pesquisadora do Grupo de pesquisa em Saúde Materno Infantil- GMAI. TuTora do Programa de Residência em Atenção ao Câncer e Cuidados Paliativos da Asces-Uinta.
Francisco de Assis da Silva Santos http://lattes.cnpq.br/4202239207519242Doutorado em Saúde Pública Mestrado em Saúde Pública Especialização em Saude Publica Especialização em acupuntura Especialização em sáude pública Graduação em FisioterapiaParcialGetão em Saúde; Práticas Integrativas e Complementares; Gestão em Saúde15 anosFisioterapeuta (UFPE), Especialista, Mestre, Doutor e Pós-doutor em Saúde Pública (IAM/ FIOCRUZ). Especialista em Acupuntura (CITE). Professor adjunto do Curso de Medicina (UFPE-CAA), do Centro Universitário ASCES/UNITA e da Faculdade de Medicina do Sertão (FMS). Professor de cursos de pós-graduação. Coordenou o Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva e o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde. Pesquisador do Laboratório do Redes Integradas e Inteligentes em Saúde (LARIISSA - FIOCRUZ), membro titular do Centro Nacional de Governança em Sistemas e Serviços de Saúde. Tem experiência em gestão pública, em consultorias nas áreas de planejamento e gestão. Desenvolve pesquisas nas áreas: formação de redes, consórcios, parcerias público-privada e práticas integrativas. Possui como principais áreas de pesquisa: gestão de saúde, parceria público-privada, inovação tecnológica, saúde pública e saúde do trabalhador.
José Armando de Andrade http://lattes.cnpq.br/4101389437733962Mestre em Letras Graduado em LETRASParcialOptativa I - Português Instrumental e Metodologia do Trabalho acadêmico15 anosProfessor há 20 anos, também atuou no Ensino Público
Lícia Vasconcelos Carvalho da Silva http://lattes.cnpq.br/9634764714260061Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente Mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento Especialização em Fisioterapia Neurofunciona Graduada em FisioterapiaIntegralCinesioterapia e Fisioterapia Aquática16 anosTem experiência profissional e acadêmica em Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia Pediátrica, Saúde Funcional, Fisioterapia Aquática, Anatomia e Movimento e em Gestão Acadêmica de curso de graduação.
Lucielma Karla de Vasconcelos Rêgo http://lattes.cnpq.br/5338400642919824Especialização em Lingua Brasileira de Sinais e Educação Especial Especialização em Saúde Pública Graduação em Curso de Letras Libras Graduação em Licenciatura em Ciências - BiologiaHoristaOptativa III - Língua Brasileira de Sinais10 anosConcursada pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, como instrutora de Libras no EREM professor Vicente Monteiro - Caruaru-PE; Atua há 7 anos como interprete e como instrutora de Libras, é integrante do NACE, (núcleo de acessibilidade da ASCES) e professora de Libras .
Natalia Ferraz de Araujo Malkes http://lattes.cnpq.br/8211831707459774Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente Especialização em Pneumofuncional
Graduada em Fisioterapia
ParcialMotricidade e Desenvolvimento Humana, Genética Humana, Fisioterapia em neonatologia16 anosGraduada em Fisioterapia pela UFPE, Especialista em Fisioterapia Pneumofuncional e Mestre em Sáude da Criança e do Adolescente. Fisioterapeuta com experiência na área da Saúde Materno-Infantil há 23 anos. Ao longo dos anos atuação na assistência de alta, média e baixa complexidade.
Natalia Tarcila Santos Amorim http://lattes.cnpq.br/9396568321833532Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS Especialização em Fisioterapia em UTI Graduação em Bacharelado em FisioterapiaHoristaFisioterapia respiratória; Fisioterapia em UTI4 anosGraduada em Fisioterapia pela ASCES. Especializações em Fisioterapia em UTI (UniRedentor 2013) e em Educação na saúde (Sírio-Libanês 2014). Mestranda em Fisioterapia (UFPE). Fisioterapeuta da Secretaria Estadual de Saúde (Hospital Regional do Agreste). Formação Internacional em Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (Níveis 1 e 2). Experiência profissional em Fisioterapia intensiva, respiratória e cardiovascular.
Paula Drielly de Melo Ribeiro http://lattes.cnpq.br/9870335259157118Mestre em Fisioterapia
Especialização em Fisioterapia Neurofuncional Graduada em Fisioterapia
ParcialAnatomia Humana, Anatomia e Movimento, Promoção de Saúde, Fisioterapia Reumatológica8 anosMestre em Fisioterapia pela UFPE. Experiência profissional na área de Fisioterapia Neurofuncional com base no Conceito Bobath, Pilates bola e aparelhos, tutora da residência mutiprofissional em atenção básica ASCES-UNITA.
Rosangela de Melo Cabral http://lattes.cnpq.br/2994579467562962Mestre em Ciencias da Saude Especializações em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde e em Eletrotermofototerapia
Graduada em fisioterapia
IntegralEletrotermofototerapia, Fisioterapia Reumatológica, Fisioterapia na Saúde do Idoso19 anosFisioterapeuta (27 anos), especialista em eletrotermofoterapia e Gestão da Clínica no SUS pelo Instituto de Ensino Sírio-Libânes. Mestre em Ciências da Saúde. Experiência profissional e docente na área de Gerontologia, fisioterapia reumatológica e eletrotermofoterapia
Simone Monte Bandeira de Mello http://lattes.cnpq.br/9739327278152094Doutora em Biociência Animal Mestre em Ciencias da Saude Especializações em FORMAÇÃO DE EDUCADORES e em Fisioterapia Dermato Funcional
Graduada em Fisioterapia
HoristaAdministração e Empreendedorismo, Citologia-Histologia e Embriologia15 anosAtuação na área de Dermato Funcional com prática clínica em consultório privado
Soraya Santos Alves Barbosa http://lattes.cnpq.br/8064118892392227Mestre profissional em em educação para o ensino em graduação na área da Saúde Especializações em Didática do Ensino Superior e em FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL E COSMETOLOGIA Graduada em FisioterapiaIntegralFisioterapia Comunitária, Clinica Integrada em Fisioterapia10 anosGraduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Pernambuco (2009). Especialista em Fisioterapia na Saúde da Mulher pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional(COFFITO), Pós-graduação em Fisioterapia Dermato-Funcional e Cosmetologia pela Faculdade do Redentor (2011); Especialista em Didática do Ensino Superior pela Asces-Unita(2015); Pós graduação em andamento de Saúde Pública pela UPE (2020). Mestre em Educação para o Ensino de Graduação na Área de Saúde pela FPS - Faculdade Pernambucana de Saúde (2018). Atualmente exerce a função de coordenadora do núcleo de extensão do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA), onde também é Docente do curso de Fisioterapia, Membro do Conselho de Ensino/ Pesquisa e Extensão e Tutora da Residência Multiprofissional em atenção básica. Tem experiência profissional e acadêmica em Fisioterapia, com ênfase em Saúde Pública; Atenção Básica; Saúde da Mulher; Dermato-Funcional e Cosmetologia; Clínica Integrada.

Horário de Aulas 2022.2 

Atualizado em 29/07/2022

VALOR DO SEMESTRE (R$)R$ 10.445,13
Nº DE PARCELAS  06
PARCELA MENSAL (R$)R$ 1.740,85
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 25 desc. de 5%R$ 1.653,81
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10%R$ 1.566,77
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15%R$ 1.479,73

* Na matrí­cula do Curso de Fisioterapia incluir R$ 16,00 do Diretório Acadêmico.

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.