GRADUAÇÃO

FISIOTERAPIA

O fisioterapeuta é um profissional da área de saúde capacitado para avaliação, prescrição e supervisão no uso de recursos físicos buscando preservar, manter, desenvolver ou restaurar o equilíbrio e a integridade dos órgãos, sistemas e funções do corpo humano. Tem como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinéticofuncionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas.

Campo de Atuação
Atua em hospitais, clínicas, centros de reabilitação, creches, centros de pesquisa, clubes esportivos e empresas públicas e privadas, na assistência e gestão da saúde. Trabalha, também, em ambulatórios, consultórios, clínicas, em ações básicas de saúde, na vigilância sanitária, no ensino superior, bem como na indústria de equipamentos de uso fisioterapêutico, área esportiva, entre outros.

  • Duração (mínima/máxima): 05 a 08 anos
  • Situação Legal: Autorizado pela Portaria nº 3.172, do Ministério da Educação, publicada em 05/11/03.
  • Reconhecido através da Portaria nº 480, do MEC/SESu, publicada em 07/07/08.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria n° 109, publicada em 04/02/21.
  • Regime Escolar: Seriado semestral. Turno: Tarde (1ª entrada) / Noite (2ª entrada).

Pioneirismo

DIFERENCIAIS

Curso pioneiro no interior de Pernambuco, atendendo desta forma a demanda de fisioterapeutas nas comunidades distantes da capital, possui uma dinâmica curricular com cerca de 50% da carga horária em estágio e atividades práticas.

SOBRE O CURSO

O Curso de Fisioterapia visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, formando profissionais éticos e competentes para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrados à realidade da comunidade local e regional.

O Fisioterapeuta é um profissional com formação generalista, humanista e crítica, capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde com o objetivo de preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções dos indivíduos. Tem como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas.

É um profissional da área de saúde e também pode atuar nas áreas educacional, administrativa e de pesquisa científica. Utiliza na sua prática específica diferentes recursos físicos e naturais os quais se constituem meios para o atendimento ao indivíduo, não se restringindo apenas a recuperá-lo fisicamente, mas objetivando sua inserção ou reinserção no contexto social.

As possibilidades de intervir em todos os níveis de atenção à saúde e de interagir com outros profissionais permitem ao Fisioterapeuta atuar em escolas, comunidades, domicílios, consultórios, clínicas, centros de reabilitação, instituições de longa permanência, clubes esportivos, hospitais, empresas, centros de pesquisa, entre outros.

A Fisioterapia foi regulamentada oficialmente no Brasil pelo Decreto-Lei nº 938/1969 e pela Lei Federal nº 6.316 em 1975.

O curso de Fisioterapia da Asces-Unita foi autorizado pelo MEC através da Portaria n.º 3.172, publicada em 31/10/2003 e reconhecido pela portaria n.o 480, publicada em 07/07/2008.
O curso funciona nos turnos tarde e noite, sendo ofertadas 120 vagas por ano, assim distribuídas:

1º semestre

60 vagas

2º semestre

60 vagas

O Centro Universitário Tabosa de Almeida – Asces/Unita sempre foi uma referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca foi construída com muito trabalho em seis décadas de ensino, atravessando diversos momentos e tendências pedagógicas com excelência, compromisso e responsabilidade com a formação de seus estudantes.

Para tanto, a formação permanente de seus professores e a preparação para as necessidades da sociedade de profissionais habilidosos e competentes em suas áreas sempre caminharam juntas e isso se reflete nos destaques de egressos nas mais diversas profissões e áreas de atuações, sucesso reconhecido e que sempre nos tornou referência em qualidade de ensino.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces/Unita experiências com o ensino digital, na busca de ofertar e incrementar, nos perfis de egressos, competências e habilidades ligadas ao mundo digital na atuação profissional ou ainda na socialização do conhecimento por parte de estudantes e egressos.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar, a Asces/Unita procurou personalizar sua prática de ensino online, resultado de anos de experiências acumuladas desde 2007.

Assim, as disciplinas e conteúdos ofertados na experiência online da Asces/Unita são produzidos e possuem curadoria de seus professores, formados continuamente para ensinarem atentos às especificidades do ensino a distância.

Os professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Esses mesmos professores são também os tutores de suas respectivas disciplinas: não há, na instituição, a figura do professor que ministra a aula e a de um tutor que tira dúvidas. Aqui na Asces/Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e permitindo a adequação de conteúdos e atividades adequadas aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

Na Asces/Unita, o ensino online é fundamentado no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que adquire os saberes, competências e habilidades exigidas pelas diretrizes da sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho atual. Assim, as metodologias ativas aplicadas no ensino online da Asces/Unita permitem ao estudante aprender a fazer e fazer para aprender.

A avaliação do desempenho dos estudantes nas disciplinas online segue a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. No ambiente virtual, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado constantemente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento do conhecimento e de sua performance, além das avaliações finais que permitem ao estudante a percepção de seu desempenho global ao final de cada ciclo letivo.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no ensino, pacote completo de aplicativos da Microsoft e todas as ferramentas educacionais do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces/Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

 

Toda essa experiência é acompanhada e avaliada continuamente pelos nossos professores, que orientam trilhas de aprendizagens adequadas ao mais completo domínio do conhecimento por parte do estudante, estando presentes em todos os momentos de sua formação seja em sala de aula,  nos laboratórios, no seu smartphone e/ou computador e em momentos de estudos em sua casa.

A experiência de ensino online da Asces/Unita acompanha o estudante em seu dia a dia, em qualquer lugar, permitindo a construção do conhecimento em uma sala de aula sem fronteiras físicas, compreendida entre os momentos em que o estudante está fisicamente nos Campi da Instituição ou em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar.

O jeito Asces/Unita de ensinar engloba as mais diferentes e eficientes metodologias de ensino e oferece ao estudante uma experiência significativa de aprendizagem, seja qual for a modalidade e em qualquer lugar.

Bem-vindos!

 

Com o objetivo de formar fisioterapeutas com qualificação técnico-científica e humanística necessária ao desempenho de atividades em todos os espaços que requeiram a sua contribuição à saúde da população, o curso de Fisioterapia da Asces-Unita dispõe de uma infraestrutura que garante o desenvolvimento de estreita e permanente relação entre teoria e prática, constituída pelos seguintes ambientes:

· Salas de aula;
· Biblioteca;
· Laboratório de Informática;
· Laboratório Interdisciplinar de Anatomia / Fisiologia;
· Laboratório Interdisciplinar de Bioquímica / Biofísica;
· Laboratório Interdisciplinar de Microscopia;
· Laboratório Interdisciplinar de Citologia / Histologia;
· Laboratório de Preparo de reagentes;
· Laboratório de Lavagem de material e desinfecção;
· Biotério;
· Laboratório de Eletrotermofototerapia;
·Laboratório Interdisciplinar de Fisiologia do Esforço, Cineantropometria, Comportamento Humano e Fisioterapia Cardiorrespiratória;
· Laboratório Interdisciplinar de Cinesiologia e Biomecânica, Cinesioterapia, Métodos e Técnicas de Avaliação em Fisioterapia e de Recursos Terapêuticos Manuais;
· Clínica-Escola de Fisioterapia.

Na Clínica-escola de Fisioterapia, o estudante vivencia a prática da assistência à comunidade, nas diversas áreas de intervenção da Fisioterapia, realizando avaliações fisioterapêuticas, traçando condutas e utilizando métodos de intervenção e recursos tecnológicos atualizados, em um ambiente de discussão acadêmica.

Estas vivências teórico-práticas proporcionam a formação de profissionais críticos e reflexivos diante da realidade do contexto social local e regional.

  • Estrutura Curricular

PROFESSORES, DISCIPLINAS E LATTES DO CURSO DE FISIOTERAPIA 

Coordenação do Curso: Prof. Belisa Duarte Ribeiro de Oliveira

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Adriana Siqueira de Oliveira Lopes http://lattes.cnpq.br/5722763977305416Mestre em Medicina (Pneumologia)
Especializações em Fisioterapia Respiratoria e em Especialização em Recursos Terapêuticos Manuais Graduação em Fisioterapi
ParcialFisioterapia Respiratória Fisioterapia em UTI e Fisioterapia cardiovascular14 anosHá 23 anos trabalho no Huoc, area hospitalar,home care, fisioterapeuta respiratória e motora, uti e enfermaria, também trabalhei na Beneficência Portuguesa em SP
Agenor Tavares Jácome Júnior http://lattes.cnpq.br/3765760153191048Doutor em Química Mestre em Biotecnologia de Produtos Bioativos Graduado em Ciências MédicasHoristaEpidemiologia e Bioestatística13 anosArtigos publicados, capítulos de livros, 26 INICIAS, 198 TCCs, 13 anos de Projeto Águas do Agreste, 4 turmas de residência em atenção básica e 5 anos de laboratório de análise ambiental
Belisa Duarte Ribeiro de Oliveira http://lattes.cnpq.br/8452160132871949Doutora em Biociência Animal Mestre em Fisiologia Especialização em Fisioterapia Neurofuncional Graduada em FisioterapiaParcialAnatomia e Movimento; Cinesioterapia e Fisioterapia Aquática Fisioterapia na Saúde da Mulher e do Homem13 anosÉ fisioterapeuta especialista na área de Saúde da Mulher, Representante da Associação Brasileira de Fisioterapia na Saúde da Mulher na região Nordeste e desenvolve atividades voltadas a temáticas relacionadas à Saúde da Mulher e pélvica na Clínica escola de Fisioterapia, que é Centro de referência da área no Serviço Municipal de Saúde
Cinara Karina Bezerra e Silva http://lattes.cnpq.br/1568983562778432Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Aperfeiçoamento em Reeducação Postural Globa Graduada em FisioterapiaParcialIntrodução à Prática Fisioterapêutica, Saúde Funcional, Saúde Coletiva Fisioterapia na Saúde do Idoso, Fisioterapia Esportiva, Recursos terapêuticos manuais10 anosÉ especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica. Atualmente, é mestranda em Educação em Saúde e docente do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Reabilitação Postural Global (RPG), terapias manuais, e atuação nas áreas de gerontologia e fisioterapia esportiva.
Eurico Solian Torres Liberalino http://lattes.cnpq.br/4425679163491302Mestre profissional em Educação para o Ensino de Graduação na Área de Saúde Especializações em Fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva, em Ciências da Educação, Desenvolvimento e Políticas e em Ergonomia Graduado em Bacharelado em FisioterapiaHoristaBiomecânica, Biofísica Aplicada à Fisioterapia, Métodos e técnicas de Avaliação em fisioterapia, Fisioterapia Traumato-ortopédica, Fisioterapia Esportiva, Fisioterapia nas Disfunções Temporomandibulares, Estudos Avançados em Exames Complementares12 anosFisioterapeuta especialista em ergonomia, osteopatia e educação. Com formação em Quiropraxia, Pilates e várias outras técnicas das terapias manuais. Possui consultório há 9 anos de Osteopatia, atende na clínica-escola de fisioterapia do Centro Universitário ASCES-UNITA; atua como docente nas pós-graduação da área de osteopatia, traumato-ortopedia e esportes.
Fernanda de Oliveira Soares http://lattes.cnpq.br/8958331323025499Mestre em Ciências Biológicas (Fisiologia) Graduada em FisioterapiaHoristaSocorros de urgência, Fisiologia Humana, Fisioterapia cardiovascular, Fisioterapia Respiratória, Clinica Integrada em Fisioterapia14 anosGraduada em Fisioterapia pela UFPE, Especialista em Fisiologia Humana e Mestre em Fisiologia e Farmacologia pela UFPE. Fisioterapeuta há 20 anos com Atuação em Fisioterapia Motora e Cardiorrespiratória no Real Hospital Português de Beneficência (Enfermaria e UTI pós operatório de Cirurgia Cardíaca), Unineuro Caxangá (UTI Neurológica), Unicordis -Hospital do Coração ( Enfermaria e UTI Cardiológica), Hospital Memorial São José (Enfermaria e UTI Geral), Hospital Santa Joana (Enfermaria, UTI pediátrica, UTI Geral e Cardiológica), Serviços de Home Care ( Interne, HS-Recife, Hospital Residencial, Hospital Especial). Clínica Escola da FAPE (Fisioterapia Cardiovascular e Fisioterapia Preventiva), Clínica Escola Comunitária - UniFG (Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular), e Clínica Escola de Fisioterapia Asces Uinta (Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Cardiovascular e Fisioterapia Integrada). Pesquisadora do Grupo de pesquisa em Saúde Materno Infantil- GMAI. TuTora do Programa de Residência em Atenção ao Câncer e Cuidados Paliativos da Asces-Uinta.
Francisco de Assis da Silva Santos http://lattes.cnpq.br/4202239207519242Doutor em Saúde Pública Mestre em Saúde Pública Especializações em Saude Publica, em acupuntura e em sáude pública Graduado em FisioterapiaParcialGestão em Saúde e Práticas integrativas e complementares11 anosMembro do centro nacional de governança em sistemas e serviços de saúde (FIOCRUZ), consultor em saúde pública e pesquisador nas áreas de gestão e desempenho em saúde.
José Armando de Andrade http://lattes.cnpq.br/4101389437733962Mestre em Letras Graduado em LETRASParcialPortuguês Instrumental e Metodologia do Trabalho acadêmico15 anosProfessor há 20 anos, também atuou no Ensino Público
Lícia Vasconcelos Carvalho da Silva http://lattes.cnpq.br/9634764714260061Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente Mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento Especialização em Fisioterapia Neurofunciona Graduada em FisioterapiaIntegralCinesioterapia e Fisioterapia Aquática, Fisioterapia Neurofuncional, Pesquisa Aplicada à Fisioterapia15 anosTem experiência profissional e acadêmica em Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia Pediátrica, Saúde Funcional, Fisioterapia Aquática, Anatomia e Movimento e em Gestão Acadêmica de curso de graduação.
Lucielma Karla de Vasconcelos Rego http://lattes.cnpq.br/5338400642919824Especializações em Lingua Brasileira de Sinais e Educação Especial e em Saúde Pública Graduada em Letras Libras da UFPB Virtual e em Licenciatura em Ciências - BiologiaHoristaLibras10 anosEspecialista em Língua Brasileira de Sinais e Educação Especial, professora Instrutora de Libras com experiência no ensino da Libras em vários cursos de ensino superior e escolas públicas.
Natalia Ferraz de Araujo Malkes http://lattes.cnpq.br/8211831707459774Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente Especialização em Pneumofuncional
Graduada em Fisioterapia
ParcialMotricidade e Desenvolvimento Humana, Fisioterapia na Saúde da Criança e do Adolescente, Fisioterapia em neonatologia15 anosGraduada em Fisioterapia pela UFPE, Especialista em Fisioterapia Pneumofuncional e Mestre em Sáude da Criança e do Adolescente. Fisioterapeuta com experiência na área da Saúde Materno-Infantil há 23 anos. Ao longo dos anos atuação na assistência de alta, média e baixa complexidade.
Natalia Tarcila Santos Amorim http://lattes.cnpq.br/9396568321833532Especializações em Educação na Saúde para Preceptores do SUS e em Fisioterapia em UTI
Graduada em Bacharelado em Fisioterapia
HoristaFisioterapia Respiratória e Fisioterapia em U.T.I3 anosFisioterapeuta há 10 anos, mestranda em Fisioterapia pela UFPE, membro do grupo de pesquisa em Avaliação e Intervenção Fisioterapêutica em Doença Renal Crônica da UFPE. Especialista em Fisioterapia em Terapia intensiva e em Educação na Saúde para preceptores do SUS (Sírio-Libanês), preceptora de estágio por 8 anos, com atuação em terapia intensiva, reabilitação cardiovascular e respiratória, nos contextos hospitalar, ambulatorial e domiciliar. Coordenadora e professora da pós-graduação de fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto. Fisioterapeuta da Secretaria de Saúde de Pernambuco, no Hospital Regional do Agreste.
Paula Drielly de Melo Ribeiro http://lattes.cnpq.br/9870335259157118Mestre em Fisioterapia
Especialização em Fisioterapia Neurofuncional Graduada em Fisioterapia
ParcialAnatomia Humana, Anatomia e Movimento, Promoção de Saúde, Fisioterapia Reumatológica, Fisioterapia Neurofuncional7 anosMestre em Fisioterapia pela UFPE. Experiência profissional na área de Fisioterapia Neurofuncional com base no Conceito Bobath, Pilates bola e aparelhos, tutora da residência mutiprofissional em atenção básica ASCES-UNITA.
Rosangela de Melo Cabral http://lattes.cnpq.br/2994579467562962Mestre em Ciencias da Saude Especializações em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde e em Eletrotermofototerapia
Graduada em fisioterapia
IntegralEletrotermofototerapia, Metodologia Científica, Fisioterapia Reumatológica, Fisioterapia na Saúde do Idoso19 anosFisioterapeuta (27 anos), especialista em eletrotermofoterapia e Gestão da Clínica no SUS pelo Instituto de Ensino Sírio-Libânes. Mestre em Ciências da Saúde. Experiência profissional e docente na área de Gerontologia, fisioterapia reumatológica e eletrotermofoterapia
Simone Monte Bandeira de Mello http://lattes.cnpq.br/9739327278152094Doutora em Biociência Animal Mestre em Ciencias da Saude Especializações em FORMAÇÃO DE EDUCADORES e em Fisioterapia Dermato Funcional
Graduada em Fisioterapia
HoristaFisioterapia Dermatofuncional, Administração e Empreendedorismo, Citologia-Histologia e Embriologia15 anosAtuação na área de Dermato Funcional com prática clínica em consultório privado
Soraya Santos Alves Barbosa http://lattes.cnpq.br/8064118892392227Mestre profissional em em educação para o ensino em graduação na área da Saúde Especializações em Didática do Ensino Superior e em FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL E COSMETOLOGIA Graduada em FisioterapiaIntegralFisioterapia Dermatofuncional, Fisioterapia Comunitária, Clinica Integrada em Fisioterapia10 anosGraduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Pernambuco (2009). Especialista em Fisioterapia na Saúde da Mulher pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional(COFFITO), Pós-graduação em Fisioterapia Dermato-Funcional e Cosmetologia pela Faculdade do Redentor (2011); Especialista em Didática do Ensino Superior pela Asces-Unita(2015); Pós graduação em andamento de Saúde Pública pela UPE (2020). Mestre em Educação para o Ensino de Graduação na Área de Saúde pela FPS - Faculdade Pernambucana de Saúde (2018). Atualmente exerce a função de coordenadora do núcleo de extensão do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA), onde também é Docente do curso de Fisioterapia, Membro do Conselho de Ensino/ Pesquisa e Extensão e Tutora da Residência Multiprofissional em atenção básica. Tem experiência profissional e acadêmica em Fisioterapia, com ênfase em Saúde Pública; Atenção Básica; Saúde da Mulher; Dermato-Funcional e Cosmetologia; Clínica Integrada.

Atualizado em 23/08/2021

VALOR DO SEMESTRE
(R$)
Nº DE PARCELAS MENSAIS  PARCELA MENSAL
(R$)
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 25
desc. de 5%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado
até o dia 15
desc. de 10%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 05
desc. de15%
R$ 9.739,96  06R$ 1.623,33R$ 1.542,16R$ 1.460,99R$ 1.379,83

* Na matrí­cula do Curso de Fisioterapia incluir R$ 16,00 do Diretório Acadêmico.

Formas de reajuste
De acordo com a Medida Provisória nº 1.890/99

 

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support