GRADUAÇÃO

FARMÁCIA

O Farmacêutico é um profissional capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Apto ao exercício de atividades envolvendo o medicamento, as análises clínicas e toxicológicas, o controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica da comunidade a que assiste, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

  • Duração (mínima/máxima): 05 a 08 anos
  • Situação legal: Autorizado pela Portaria n 4.337, do Ministério da Educação, publicada em 13/12/05. Reconhecido através da Portaria nº 1.150, do MEC/SESu, publicada em 30/07/09.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria n° 109, publicada em 04/02/21.
  • Regime escolar: Seriado semestral. Turno: Manhã (1ª entrada) / Noite (2ª entrada).

Qualidade e Tradição

DIFERENCIAIS

Dinâmica curricular flexível, possibilitando ao aluno direcionar o seu perfil profissional de acordo com a sua vocação e interesse, através do oferecimento de disciplinas eletivas, bem como possibilita ao aluno exercer as suas atividades, nos três eixos propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, tais como: medicamentos, análises clínicas e toxicológicas e alimentos.

SOBRE O CURSO

Farmácia é a ciência que estuda a manipulação de fármacos, criação e aplicação de métodos de controle de qualidade, estudo de formas de aplicação de orientação ao usuário quanto ao uso racional do medicamento, criação e aplicação de métodos de identificação e dosagem de tóxicos. Estão também como atividades da profissão farmacêutica a pesquisa, desenvolvimento e produção de novas drogas, utilizando-se como fonte plantas, animais e minerais.

Conforme o ramo de atuação, a farmácia se alia a outras ciências para o desenvolvimento de métodos de identificação e quantificação de indicadores biológicos de patologias humanas e animais, desenvolvimento e aplicação de métodos de diagnósticos genéticos, microbiológicos e parasitários. Ainda se aliando a outras ciências, estuda os alimentos e desenvolve e aplica métodos de manipulação e controle de qualidade dos mesmos.

Seu símbolo, a cobra enrolada na taça tem origem na antigüidade grega. Segundo as literaturas antigas, o símbolo da farmácia ilustra o poder (cobra) da cura (taça). Existe a lenda que conta que uma cobra enrolou-se no cajado de Hipócrates e quando estava para picá-lo, ele olhou para a serpente e disse: “se queres me fazer mal, de nada adiantará que me firas, pois tenho no corpo o antídoto contra tua peçonha. Se estás com fome, te alimentarei”. Então ele pegou a taça onde fazia misturas de ervas medicinais, colocou leite e ofereceu à serpente, esta desceu do cajado, enrolou-se na taça e bebeu o leite. Desta forma criou-se o símbolo da medicina (a cobra envolvendo o cajado) e o símbolo da farmácia (a cobra envolvendo a taça).

A profissão tem sua norma regulamentadora através da Lei nº 3.820, de 11 de novembro de 1960, quando foi criado o Conselho Federal e os Conselhos regionais de Farmácia. A Asces, mantenedora da Faculdade do Agreste de Pernambuco, foi a primeira Instituição de Ensino Superior do interior do Estado a instalar o curso de Farmácia, autorizado pelo MEC através da Portaria nº 4.337, publicada em 14/12/2005. As primeiras turmas começaram a funcionar no ano de 2006.

Campo de Atuação
Muito amplo e promissor, o farmacêutico pode desempenhar suas funções em farmácias comunitárias, drogarias, farmácias de manipulação e hospitalar, em indústrias de medicamentos, cosméticos e alimentos (tanto na produção, quanto no controle de qualidade), assistência farmacêutica, fiscalização de produtos terapêuticos, farmacoepidemiologia, laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, assim como físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente, incluídas as análises de água, ar e esgoto, dispensação e administração de nutracêuticos, na vigilância sanitária, hemocentros, perícia criminal, centros de oncologia, biotecnologia, homeopatia, fitoterapia, radiofármacos, forças armadas (aeronáutica, marinha e exército), laboratórios de ensino e pesquisa e atenção integral da saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), dentre outros locais.

São oferecidas 100 vagas por ano, divididas em duas entradas:

1º semestre
50 vagas (Manhã)
2º semestre
50 vagas (Noite)

O Centro Universitário Tabosa de Almeida – Asces/Unita sempre foi uma referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca foi construída com muito trabalho em seis décadas de ensino, atravessando diversos momentos e tendências pedagógicas com excelência, compromisso e responsabilidade com a formação de seus estudantes.

Para tanto, a formação permanente de seus professores e a preparação para as necessidades da sociedade de profissionais habilidosos e competentes em suas áreas sempre caminharam juntas e isso se reflete nos destaques de egressos nas mais diversas profissões e áreas de atuações, sucesso reconhecido e que sempre nos tornou referência em qualidade de ensino.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces/Unita experiências com o ensino digital, na busca de ofertar e incrementar, nos perfis de egressos, competências e habilidades ligadas ao mundo digital na atuação profissional ou ainda na socialização do conhecimento por parte de estudantes e egressos.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar, a Asces/Unita procurou personalizar sua prática de ensino online, resultado de anos de experiências acumuladas desde 2007.

Assim, as disciplinas e conteúdos ofertados na experiência online da Asces/Unita são produzidos e possuem curadoria de seus professores, formados continuamente para ensinarem atentos às especificidades do ensino a distância.

Os professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Esses mesmos professores são também os tutores de suas respectivas disciplinas: não há, na instituição, a figura do professor que ministra a aula e a de um tutor que tira dúvidas. Aqui na Asces/Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e permitindo a adequação de conteúdos e atividades adequadas aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

Na Asces/Unita, o ensino online é fundamentado no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que adquire os saberes, competências e habilidades exigidas pelas diretrizes da sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho atual. Assim, as metodologias ativas aplicadas no ensino online da Asces/Unita permitem ao estudante aprender a fazer e fazer para aprender.

A avaliação do desempenho dos estudantes nas disciplinas online segue a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. No ambiente virtual, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado constantemente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento do conhecimento e de sua performance, além das avaliações finais que permitem ao estudante a percepção de seu desempenho global ao final de cada ciclo letivo.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no ensino, pacote completo de aplicativos da Microsoft e todas as ferramentas educacionais do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces/Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

 

Toda essa experiência é acompanhada e avaliada continuamente pelos nossos professores, que orientam trilhas de aprendizagens adequadas ao mais completo domínio do conhecimento por parte do estudante, estando presentes em todos os momentos de sua formação seja em sala de aula,  nos laboratórios, no seu smartphone e/ou computador e em momentos de estudos em sua casa.

A experiência de ensino online da Asces/Unita acompanha o estudante em seu dia a dia, em qualquer lugar, permitindo a construção do conhecimento em uma sala de aula sem fronteiras físicas, compreendida entre os momentos em que o estudante está fisicamente nos Campi da Instituição ou em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar.

O jeito Asces/Unita de ensinar engloba as mais diferentes e eficientes metodologias de ensino e oferece ao estudante uma experiência significativa de aprendizagem, seja qual for a modalidade e em qualquer lugar.

Bem-vindos!

 

Asces-Unita possui laboratórios adequados às práticas acadêmicas dos alunos de Biomedicina, tais como: Anatomia, Biofísica, Bioquímica, Citologia, Parasitologia e Preparações Histológicas. Além do Laboratório-Escola que oferece serviços clínicos à população, servindo também de espaço para as práticas acadêmicas e de estágios supervisionados.

A criação de novos convênios com laboratórios particulares e órgãos de saúde públicos do município de Caruaru também permite o maior intercâmbio entre a teoria e a prática profissionais. Entre os nossos parceiros está a Secretaria de Saúde de Pernambuco.

RELAÇÃO DOS PROFESSORES E DISCIPLINAS DO CURSO DE FARMÁCIA        
  Coordenação do Curso: Profº Rosiel Santos

 

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASTEMPO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (Tempo em Anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Agenor Tavares Jácome Júnior http://lattes.cnpq.br/3765760153191048Doutor em Química Mestre em Biotecnologia de Produtos Bioativos Graduado em Ciências MédicasHoristaProjeto de Extençao Águas do Agreste.13 anosTem experiência nas áreas de Microbiologia de Alimentos, Biotecnologia Industrial, Nanotecnologia Farmacêutica, Química, Desenvolvimento de sondas moleculares, Análises Clínicas, Microbiologia com ênfase em Microbiologia Industrial e de Fermentação, Bromatologia e Análise de Água atuando principalmente nos seguintes temas: análises bromatológicas, lipossomas, microesferas, polissacarídeos, levana, imunomodulador, lectinas, esteres de acridina, saúde coletiva, controle de qualidade e análises clínicas.
Ana Catarina Simonetti Monteiro http://lattes.cnpq.br/6031299412719132Doutora em Ciências Biológicas Mestre em Bioquímica e Fisiologia Aperfeiçoamento em Habilitação Em Bioquímica Graduado em FarmáciaHoristaIntrodução às Ciências Farmacêuticas; Biofísica Aplicada às Ciências Farmacêuticas; Bioquímica Geral ; Bioquímica dos Alimentos; Bromatologia; Estágio VII (Análises Clínicas e Toxicologicas)17 anosExperiência em capacitações de profissionais da área laboratorial, nas subáreas de Controle de Qualidade em Análises Clínicas (RDC/Anvisa 302 e 306) e Biossegurança. Experiência Acadêmico-Pedagógica: participante de processos de autorização e reconhecimentos dos cursos de Nutrição e Enfermagem da UniFavip/WYDEN e de Farmácia e Biomedicina da Asces-Unita, além da construção dos Projetos dos Cursos Técnicos dos Cursos de Farmácia e Estética da Asces-Unita (2013), pelo Pronatec. Experiência como parecerista nas áreas de Farmácia e Fisioterapia, da avaliação dos Cursos Superiores realizada pelo Guia do Estudante (2013). Experiência nas Comissões de Ensino e de Análises Clínicas no Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE)(2012).
Ana Claúdia Florêncio Neves http://lattes.cnpq.br/9532292379728303Mestre em Inovação Terapêutica Especialização EM GESTAO DA CLINICA NAS REGIOES, em saude Coletiva e Aperfeiçoamento em bioquimica Graduada em FARMÁCIAHoristaEpidemiologia e Saúde Coletiva; Assistência Farmacêutica; Metodologia Científica; Estágio supervisionado II (Assistência e Atenção Farmacêutica); Terapêutica e Práticas Farmacêuticas no SUS; Opt II - Farmacoterapia9 anosAtualmente é Gestora da Farmácia de Pernambuco- Unidade Agreste, Membro do Grupo de trabalho da Assistência Farmacêutica no Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Gestão em Assistência Farmacêutica, atuando principalmente no seguinte tema: Assistência Farmacêutica/ Farmácia Hospitalar.
Analúcia Guedes Silveira Cabral http://lattes.cnpq.br/5388450042450514Doutora em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos Mestre em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos Graduada em FarmáciaParcialQuímica geral e inorgânica; Biofarmácia; Planejamento de Fármacos; Farmacognosia; Química Farmacêutica e Medicinal I; Farmácia Oncológica e Cuidados Farmacêuticos; Farmácia Clínica; Opt II - Farmacoterapia; Optativa III (Quimioterápicos Oncológicos)10 anosTem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: Farmacoquímica, Química Farmacêutica, Química Orgânica, Farmacognosia e Produtos Naturais.
Bruna Rios Larrazabal Hadj-Idris http://lattes.cnpq.br/8714688732680954Mestre em Ciências da Saúde Graduada em BiomedicinaParcialCitologia-Histologia-Embriologia; Hematologia.7 anosFaz parte da presidência do Comitê de Biossegurança ASCES-UNITA. Tutora de Biomedicina e docente da Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer e Cuidados Paliativos, ASCES-UNITA.
Clayton Anderson Azevedo Filho http://lattes.cnpq.br/1668733219363561Doutor em Ciências Farmacêuticas Mestre em Ciências Farmacêuticas
Graduado em Farmácia
ParcialFisico-quimica aplicada; Fisiologia e Farmacologia I; Química Analítica Aplicada; Fisiologia e Farmacologia I; Fisiologia e farmacologia III; Nutrição Clínica e Parenteral10 anosParticipou da elaboração do projeto para Implantação da Central de Caracterização de Alimentos, Medicamentos e Suplementos financiado pela FACEPE (Edital 10/2008 de apoio à disponibilização de estrutura multiusuários e acervos de interesse científico para a pesquisa) e é Membro Externo do Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário Central de Caracterização de Alimentos, Medicamentos e Suplementos do Departamento de Nutrição da UFPE. É o coordenador do Laboratório de Análises Farmacêuticas, Biociências e Saúde da Asces-Unita. É Diretor-Presidente da Associação Farmacêutica de Pernambuco (AFP) desde 2007 até a presente data.
Ellison Neves de Lima http://lattes.cnpq.br/6834752040793862Doutor em Ciências Farmacêuticas Mestre em Ciências Farmacêuticas Especialização em Inovação Tecnológica e Farma-biotec (Uninovartis) e em Cosmetologia Graduado em Ciências FarmacêuticasParcialMatemática Aplicada às Ciências Farmacêuticas; Farmacotécnica; Optativa- Monitoramento de Resíduos em Serviços de Saúde; Tecnologia Farmacêutica; Tecnologia dos Alimentos; Controle de Qualidade Físico-Químico de Medicamentos; Garantia de Qualidade; Cosmetologia; Estágio supervisionado VI- Ind. De Medicamentos e/ ou Alimentos.6 anosTem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacotécnica e tecnologia farmacêutica.
Franklin B. Magalhães http://lattes.cnpq.br/2141907570683797Pós-Doutorado Doutor em Imunologia Mestre em Imunologia Graduado em Ciências BiológicasIntegralCoordenação do Laboratório de Análises Clínicas.13 anosTem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunodiagnóstico, Biologia Molecular e Bioquímica. Atua principalmente nos seguintes temas: avaliação de antígenos recombinantes para o desenvolvimento de vacinas contra doenças causadas por patógenos intracelulares e desenvolvimento de antígenos recombinantes para imunodiagnóstico.
Gêssyca Adryene Menezes http://lattes.cnpq.br/7703567589567885Mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento Graduada em FisioterapiaHoristaAnatomia Humana6 anosFisioterapeuta, docente, anatomista, massoterapeuta, auriculoacupunturista e reikiana (Reiki nível III). Atualmente é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA) e por ser anatomista tem experiência em diversas áreas que envolvam anatomia, como: anatomia humana, anatomia palpatória, anatomia clínica, anatomia do aparelho locomotor, neuroanatomia e anatomia radiológica. Tem experiência nas diversas áreas da Fisioterapia, atuando desde as áreas de Fisioterapia Traumato-ortopédica, Reumatológica, Geriátrica, Dermatofuncional, Neurofuncional (Adulto e Pediátrica) e até a Uroginecológica. Realiza pesquisas que envolvam os seguintes temas: cefaleia, crianças e adolescentes, qualidade de vida, anatomia, fisiologia, acupuntura e reiki.
José Armando de Andrade http://lattes.cnpq.br/4101389437733962Mestre em Letras Graduado em LETRASParcialMedotologia do Trabalho Acadêmico15 anosTem pesquisas e interesse principalmente nos seguintes temas:linguagem, direito e filosofia; construção de categorias em textos jurídicos, relações entre a fala e a escrita, livro didático, gêneros textuais, redação escolar, aspectos lingüístico-cognitivos nas relações de ensino aprendizagem e sobre a cognição lingüística nos processos de aquisição ou desenvolvimento e suas relações com a sintaxe.
Lucas Tavares Galindo Filho http://lattes.cnpq.br/6532385332965132Mestre em Sociologia com ênfase em Metodologia da Pesquisa Científica Graduado em Ciências: Licenciatura PlenaParcialFilosofia e Sócio-antropologia12 anosRealizou pesquisas cientificas, com ênfase em Sociologia e Etnologia, pela Universidade de Florença e pela ONG New Humanity - partner oficial da UNESCO e membro integrante do ECOSOC (Conselho Econômico e Social das Nações Unidas), elevada ao mais alto grau de status consultivo da ONU - da qual é Colaborador permanente. Sua produção cientifica junto à Comunidade Acadêmica florentina, alcançou excelente nota na seção de discussão, com conselho unânime de publicação da produção cientifica. Coordenou o Programa de Iniciação Científica, a Revista Acadêmica e o Núcleo de Estudos de Ciência Política, Relações Internacionais e Direitos Humanos no Centro Universitário AESO - FIBAM. Exerceu, por dois mandatos, o cargo de Secretário Nacional de CIVITAS - Associação Cultural e de Cidadania, e foi Membro do Conselho Editorial da Revista Científica da Faculdade de Filosofia e Letras de Caruaru-PE.
Risonildo Pereira Cordeiro http://lattes.cnpq.br/5101464809103899Mestre em Ciências Farmacêuticas Especialização em Analises Clinicas
Graduado em Farmácia
IntegralBiossegurança; Optativa- Monitoramento de Resíduos em Serviços de Saúde; Microbiologia dos Alimentos; Bioquímica dos Alimentos; Homeopatia e Fitoterapia; Enzimologia e Tecnologia das Fermentações; Semiologia Farmacêutica; Estágio supervisionado VI (Análises clínicas e toxicológicas); Controle de Qualidade Biológico e Microbiológico de Medicamentos; Tópicos avançados em ciências farmacêuticas14 anosTem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Analise Biológica e Microbiológica, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde humana, Staphylococcus, resistência bacteriana, aureus e plantas medicinais.
Rosiel José dos Santos http://lattes.cnpq.br/7457842435072893Mestre em Ciências Farmacêuticas Especialização em Vigilância Sanitária
Graduado em Farmácia
ParcialQuímica geral e inorgânica; Química Orgânica I; Química Orgânica II; Farmácia Hospitalar; Estágio III (Manipulação de Medicamentos); Legislaçoa Farmacêutica e Ética Profissional; Tópicos avançados em ciências farmacêuticas15 anosAtualmente é Analista em Saúde - Farmacêutico Hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco-SES/PE, atuando no Hospital Barão de Lucena-HBL-Recife e no Hospital Regional do Agreste-HRA-Caruaru-PE. Tem experiência nas áreas de Química Medicinal; Farmácia Hospitalar e Comunitária; Assistência Farmacêutica; Vigilância Sanitária, com ênfase em Legislação Farmacêutica. Atua principalmente nos seguintes temas: Saúde Pública, Assistência Farmacêutica, Farmácia Hospitalar e Quimioterapia em Oncologia.
Sibele Ribeiro de Oliveira http://lattes.cnpq.br/2455215127706494Doutor em Ciências Biológicas
Mestre em Biotecnologia de Produtos Bioativos Especializações em Educação na Saúde e em Citopatologia Mamária e do Trato Genital Feminino
Graduada em Bacharelado Ciências Biólógicas Modalidade Médica
ParcialProjetos de Pesquisa;17 anosExperiência administrativa na coordenação de curso de graduação em Biomedicina. Está atualmente na coordenação do curso de pós-graduação (especialização) em Microbiologia Laboratorial da ASCES UNITA e coordena o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da mesma instituição. É docente membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis/MEC).
Tamara de Carli da C. Lima http://lattes.cnpq.br/5368808460177920Doutor em Genética Mestre em Genética Graduada em Farmácia e em Ciências BiomédicasParcialCitologia, histologia e embriologia; Genética Humana8 anosTem experiência na áreas de microbiologia, bioquímica e principalmente na área de Genética, com ênfase em Biologia molecular , atuando principalmente nos seguintes temas: expressão gênica em tripanossomatideos, proteína de ligaçãoo a cauda poli-A (PABP), interaçao proteína-Proteína.

Atualizado em 27/01/2021

VALOR DO SEMESTRE
(R$)
Nº DE PARCELAS MENSAIS  PARCELA MENSAL
(R$)
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 25 desc. de 5%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado
até o dia 15
desc. de 10%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15%
R$ 9.173,62  06R$1.528,94R$ 1.452,49R$ 1.376,04R$ 1.299,60

* Na matrí­cula do Curso de Farmácia incluir R$ 11,00 do Diretório Acadêmico

Formas de reajuste
De acordo com a Medida Provisória nº 1.890/99

 

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