GRADUAÇÃO

FARMÁCIA

O Farmacêutico é um profissional capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Apto ao exercício de atividades envolvendo o medicamento, as análises clínicas e toxicológicas, o controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica da comunidade a que assiste, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

  • Duração (mínima/máxima): 05 a 08 anos
  • Situação legal: Autorizado pela Portaria n 4.337, do Ministério da Educação, publicada em 13/12/05. Reconhecido através da Portaria nº 1.150, do MEC/SESu, publicada em 30/07/09.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria n° 109, publicada em 04/02/21.
  • Regime escolar: Seriado semestral. Turno: Manhã (1ª entrada) / Noite (2ª entrada).

Qualidade e Tradição

DIFERENCIAIS

Dinâmica curricular flexível, possibilitando ao aluno direcionar o seu perfil profissional de acordo com a sua vocação e interesse, através do oferecimento de disciplinas eletivas, bem como possibilita ao aluno exercer as suas atividades, nos três eixos propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, tais como: medicamentos, análises clínicas e toxicológicas e alimentos.

SOBRE O CURSO

Farmácia é a ciência que estuda a manipulação de fármacos, criação e aplicação de métodos de controle de qualidade, estudo de formas de aplicação de orientação ao usuário quanto ao uso racional do medicamento, criação e aplicação de métodos de identificação e dosagem de tóxicos. Estão também como atividades da profissão farmacêutica a pesquisa, desenvolvimento e produção de novas drogas, utilizando-se como fonte plantas, animais e minerais.

Conforme o ramo de atuação, a farmácia se alia a outras ciências para o desenvolvimento de métodos de identificação e quantificação de indicadores biológicos de patologias humanas e animais, desenvolvimento e aplicação de métodos de diagnósticos genéticos, microbiológicos e parasitários. Ainda se aliando a outras ciências, estuda os alimentos e desenvolve e aplica métodos de manipulação e controle de qualidade dos mesmos.

Seu símbolo, a cobra enrolada na taça tem origem na antigüidade grega. Segundo as literaturas antigas, o símbolo da farmácia ilustra o poder (cobra) da cura (taça). Existe a lenda que conta que uma cobra enrolou-se no cajado de Hipócrates e quando estava para picá-lo, ele olhou para a serpente e disse: “se queres me fazer mal, de nada adiantará que me firas, pois tenho no corpo o antídoto contra tua peçonha. Se estás com fome, te alimentarei”. Então ele pegou a taça onde fazia misturas de ervas medicinais, colocou leite e ofereceu à serpente, esta desceu do cajado, enrolou-se na taça e bebeu o leite. Desta forma criou-se o símbolo da medicina (a cobra envolvendo o cajado) e o símbolo da farmácia (a cobra envolvendo a taça).

A profissão tem sua norma regulamentadora através da Lei nº 3.820, de 11 de novembro de 1960, quando foi criado o Conselho Federal e os Conselhos regionais de Farmácia. A Asces, mantenedora da Faculdade do Agreste de Pernambuco, foi a primeira Instituição de Ensino Superior do interior do Estado a instalar o curso de Farmácia, autorizado pelo MEC através da Portaria nº 4.337, publicada em 14/12/2005. As primeiras turmas começaram a funcionar no ano de 2006.

Campo de Atuação
Muito amplo e promissor, o farmacêutico pode desempenhar suas funções em farmácias comunitárias, drogarias, farmácias de manipulação e hospitalar, em indústrias de medicamentos, cosméticos e alimentos (tanto na produção, quanto no controle de qualidade), assistência farmacêutica, fiscalização de produtos terapêuticos, farmacoepidemiologia, laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, assim como físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente, incluídas as análises de água, ar e esgoto, dispensação e administração de nutracêuticos, na vigilância sanitária, hemocentros, perícia criminal, centros de oncologia, biotecnologia, homeopatia, fitoterapia, radiofármacos, forças armadas (aeronáutica, marinha e exército), laboratórios de ensino e pesquisa e atenção integral da saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), dentre outros locais.

São oferecidas 100 vagas por ano, divididas em duas entradas:

1º semestre
50 vagas (Manhã)
2º semestre
50 vagas (Noite)

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

Asces-Unita possui laboratórios adequados às práticas acadêmicas dos alunos de Biomedicina, tais como: Anatomia, Biofísica, Bioquímica, Citologia, Parasitologia e Preparações Histológicas. Além do Laboratório-Escola que oferece serviços clínicos à população, servindo também de espaço para as práticas acadêmicas e de estágios supervisionados.

A criação de novos convênios com laboratórios particulares e órgãos de saúde públicos do município de Caruaru também permite o maior intercâmbio entre a teoria e a prática profissionais. Entre os nossos parceiros está a Secretaria de Saúde de Pernambuco.

RELAÇÃO DOS PROFESSORES E DISCIPLINAS DO CURSO DE FARMÁCIA        
  Coordenação do Curso: Profº Rosiel Santos

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASTEMPO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (Tempo em Anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Adrya Lúcia Peres Bezerra Medeiros http://lattes.cnpq.br/8472967340925549Doutora em Biologia Aplicada à Saúde Mestre em Patologia Especializações em Patologia Clínica, Morfologia e Citologia Clínica Graduada em Ciências BiomédicasParcialCitopatologia Clínica18 anos21anos - Laboratório próprio-Biomédica
Ana Catarina Simonetti Monteiro http://lattes.cnpq.br/6031299412719132Doutora em Ciências Biológicas Mestre em Bioquímica e Fisiologia Aperfeiçoamento em Habilitação Em Bioquímica Graduado em FarmáciaHoristaBioquímica Geral, Imunologia Básica, Bioquímica dos Alimentos; Bioquímica Clínica e Fuídos Corporais; Parasitologia Clínica; Hematologia e Imulogia Clínicas18 anosExperiência em capacitações de profissionais da área laboratorial, nas subáreas de Controle de Qualidade em Análises Clínicas (RDC/Anvisa 302 e 306) e Biossegurança. Experiência Acadêmico-Pedagógica: participante de processos de autorização e reconhecimentos dos cursos de Nutrição e Enfermagem da UniFavip/WYDEN e de Farmácia e Biomedicina da Asces-Unita, além da construção dos Projetos dos Cursos Técnicos dos Cursos de Farmácia e Estética da Asces-Unita (2013), pelo Pronatec. Experiência como parecerista nas áreas de Farmácia e Fisioterapia, da avaliação dos Cursos Superiores realizada pelo Guia do Estudante (2013). Experiência nas Comissões de Ensino e de Análises Clínicas no Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE)(2012).
Ana Cecília Cavalcanti Albuquerque http://lattes.cnpq.br/5836815381106881Doutora em Medicina Tropical Mestre em Medicina Tropical Especialização em Virologia Graduada em Ciências BiomédicasParcialMicrobiologia Clínica18 anosTécnica de nível superior - Banco de Sangue Santa Ana - 1 ano
Técnica de nível superior - Divisão de Virologia do Lacen-PE - 5 anos
Ana Claúdia Florêncio Neves http://lattes.cnpq.br/9532292379728303Mestre em Inovação Terapêutica Especialização EM GESTAO DA CLINICA NAS REGIOES, em saude Coletiva e Aperfeiçoamento em bioquimica Graduada em FARMÁCIAParcialEpidemiologia e Saúde Coletiva; Assistência Farmacêutica; Metodologia Aplicada às Ciências Farmacêuticas; Terapêutica e Práticas Farmacêuticas no SUS10 anosAtualmente é Gestora da Farmácia de Pernambuco- Unidade Agreste, Membro do Grupo de trabalho da Assistência Farmacêutica no Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Gestão em Assistência Farmacêutica, atuando principalmente no seguinte tema: Assistência Farmacêutica/ Farmácia Hospitalar.
Analúcia Guedes Silveira Cabral http://lattes.cnpq.br/5388450042450514Doutora em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos Mestre em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos Graduada em FarmáciaParcialFarmacobotânica; Metodologia Cientifica; Quimica Farmacêutica e Medicinal I; Farmácia Oncológica e Cuidados Farmacêuticos e Homeopatia e Fitoterapia; Farmácia Clínica; Tópicos Avançados em Ciências Farmacêuticas; Administração e Empreendedorismo Farmacêuticos10 anosTem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: Farmacoquímica, Química Farmacêutica, Química Orgânica, Farmacognosia e Produtos Naturais.
Bruna Rios Larrazabal Hadj-Idris http://lattes.cnpq.br/8714688732680954Mestre em Ciências da Saúde Graduada em BiomedicinaHoristaHematologia e Imunologia Clínicas.8 anosFaz parte da presidência do Comitê de Biossegurança ASCES-UNITA. Tutora de Biomedicina e docente da Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer e Cuidados Paliativos, ASCES-UNITA.
Clayton Anderson Azevedo Filho http://lattes.cnpq.br/1668733219363561Doutor em Ciências Farmacêuticas Mestre em Ciências Farmacêuticas
Graduado em Farmácia
ParcialFisico-quimica aplicada; Fisiologia e Farmacologia I; Fisiologia e farmacologia III; Nutrição Clínica e Parenteral11 anosParticipou da elaboração do projeto para Implantação da Central de Caracterização de Alimentos, Medicamentos e Suplementos financiado pela FACEPE (Edital 10/2008 de apoio à disponibilização de estrutura multiusuários e acervos de interesse científico para a pesquisa) e é Membro Externo do Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário Central de Caracterização de Alimentos, Medicamentos e Suplementos do Departamento de Nutrição da UFPE. É o coordenador do Laboratório de Análises Farmacêuticas, Biociências e Saúde da Asces-Unita. É Diretor-Presidente da Associação Farmacêutica de Pernambuco (AFP) desde 2007 até a presente data.
Ellison Neves de Lima http://lattes.cnpq.br/6834752040793862Doutor em Ciências Farmacêuticas Mestre em Ciências Farmacêuticas Especialização em Inovação Tecnológica e Farma-biotec (Uninovartis) e em Cosmetologia Graduado em Ciências FarmacêuticasParcialBioestatística; Operações Unitárias; Farmacotécnica; Optatica - Monitoramento de Resíduos em Serviços de Saúde; Tecnologia Farmacêutica; Enzimologia e Tecnologia das Fermetações; Optativa III - Farmácia Estética; Controle de qualidade Físico - Químico de Medicamentos7 anosTem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacotécnica e tecnologia farmacêutica.
José Veridiano dos Santos http://lattes.cnpq.br/0037904542742074Mestrado em História Especialização em Sociologia Graduação em Ciências SociaisParcialFilosofia e socioantropologia da saúde.16 anosCoordenador de Ciências Humanas no Colégio Diocesano de Caruaru
Juliana Lúcia de Albuquerque Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/2309690201995834Doutor em Inovação Terapêutica Mestre em Inovação Terapêutica Especialização em Gestão em Saúde Graduada em BiomedicinaParcialPatologia Geral10 anosTem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: eosina, hematoxilina, fibroadenoma, európio e lectinas.
Risonildo Pereira Cordeiro http://lattes.cnpq.br/5101464809103899Mestre em Ciências Farmacêuticas Especialização em Analises Clinicas
Graduado em Farmácia
IntegralMicrobiologia e Parasitologia; Microbiologia dos Alimentos; Bioquímica dos Alimentos; Microbiologia Clínica; Bioquímica Clínica e Fluidos Corporais; Semiologia Farmacêutica; Tópicos Avançados em ciências Farmacêuticas15 anosTem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Analise Biológica e Microbiológica, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde humana, Staphylococcus, resistência bacteriana, aureus e plantas medicinais.
Rosiel José dos Santos http://lattes.cnpq.br/7457842435072893Mestre em Ciências Farmacêuticas Especialização em Vigilância Sanitária
Graduado em Farmácia
ParcialQuímica Orgânica I; Química Orgânica II; Farmácia Hospitalar; Ética Profissional e Legislação; Tópicos Avançados em Ciências Farmacêuticas15 anosAtualmente é Analista em Saúde - Farmacêutico Hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco-SES/PE, atuando no Hospital Barão de Lucena-HBL-Recife e no Hospital Regional do Agreste-HRA-Caruaru-PE. Tem experiência nas áreas de Química Medicinal; Farmácia Hospitalar e Comunitária; Assistência Farmacêutica; Vigilância Sanitária, com ênfase em Legislação Farmacêutica. Atua principalmente nos seguintes temas: Saúde Pública, Assistência Farmacêutica, Farmácia Hospitalar e Quimioterapia em Oncologia.
Tamara de Carli da C. Lima http://lattes.cnpq.br/5368808460177920Doutor em Genética Mestre em Genética Graduada em Farmácia e em Ciências BiomédicasParcialGenética Básica9 anosTem experiência na áreas de microbiologia, bioquímica e principalmente na área de Genética, com ênfase em Biologia molecular , atuando principalmente nos seguintes temas: expressão gênica em tripanossomatideos, proteína de ligaçãoo a cauda poli-A (PABP), interaçao proteína-Proteína.

Atualizado em 02/01/2024

PARCELA MENSAL (R$)R$ 1.952,16
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15%R$ 1.659,34
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10%R$ 1.756,94

* Na matrí­cula do Curso de Farmácia incluir R$ 11,00 do Diretório Acadêmico

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