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GRADUAÇÃO

ENFERMAGEM

O Enfermeiro é cidadão e profissional da saúde que desenvolve ações de enfermagem, desde o nível preventivo até a reabilitação da saúde, com competências para educar, cuidar, gerir e pesquisar nos níveis individual e coletivo, respeitando as necessidades integrais dos indivíduos nas diferentes fases do ciclo vital e para  intervir no processo saúde-doença, em seus determinantes bio-psico-sociais e no perfil epidemiológico regional e nacional, contribuindo efetivamente para a elevação dos indicadores de saúde e qualidade de vida da população.

  • Duração (mínima e máxima): 04 anos e meio a 08 anos.
  • Situação legal: Autorizado pela Portaria n 4.336, do Ministério da Educação, publicada em 13/12/05.
  • Reconhecido através da Portaria nº 475, do MEC/SESu, publicada em 01/04/09.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria n° 820, publicada em 30/12/14.
  • Regime Escolar: Seriado Semestral. Turnos: Manhã e Noite (1a. entrada) / Manhã (2a. entrada).
  • Organização Curricular: Por módulos e unidades temáticas (Currículo Integrado).

Qualidade e Tradição

DIFERENCIAIS

Estrutura curricular inovadora - o currículo integrado - organizado em módulos e unidades temáticas, com atividades de ensino-aprendizagem interdisciplinares, abordando conhecimentos das ciências humanas, sociais, exatas e biológicas em articulação com as ciências da saúde e da enfermagem. Além disso, o aluno vivencia atividades  teórico-práticas desde o primeiro módulo do curso em diferentes cenários de aprendizagem tais como: indústrias, SAMU, comunidade, unidades básicas de saúde, escolas, creches, policlínicas, hospitais, como também nos modernos laboratórios da Asces-Unita.

SOBRE O CURSO

O Curso de Bacharelado em Enfermagem da Asces-Unita foi criado em março de 2006, como parte integrante da Associação Caruaruense de Ensino Superior. Tem por missão formar enfermeiras e enfermeiros nos níveis de graduação e pós-graduação; preparar docentes, pesquisadores e especialistas em áreas afins da enfermagem, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da profissão em âmbito local, regional e nacional; promover, realizar e participar de estudos, pesquisas, cursos e outras atividades voltadas para a melhoria do ensino e da prática de enfermagem, prestar serviços à coletividade, tendo em vista a transformação das condições de vida e saúde da população. E teve seu reconhecimento renovado pelo sob o Decreto/Portaria Nº 820 de 06/01/2012, publicado em DOU em 30/12/2014.

Entre 2006 e 2019 a Asces-Unita formou diversos enfermeiras(os) comprometidos com a melhoria dos serviços de saúde em nossa região e líderes nas áreas em que atuam.

O curso de Bacharelado em Enfermagem da Asces-Unita adota o modelo de currículo integrado e é composto por 31 unidades educacionais, distribuídas ao longo de quatro anos (ou oito semestres letivos). São selecionados anualmente 80 alunos, ingresso através do SISu e pelo vestibular da FUVEST. O curso é oferecido em período integral, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h. As aulas são ministradas na própria Escola de Enfermagem, em unidades parceiras do Quadrilátero Saúde/Direito (Faculdade de Medicina e Faculdade de Saúde Pública) e em unidades do campus Butantã (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Faculdade de Educação, Instituto de Química, Instituto de Ciências Biomédicas, Instituto de Biociências e Instituto de Psicologia). Além do Bacharelado, os alunos podem optar pela Licenciatura a partir do 5º semestre, cursando disciplinas específicas na EEUSP e na Faculdade de Educação da USP. Neste caso, o curso será concluído em nove semestres letivos.

Estrutura Curricular do Curso de Bacharelado em Enfermagem

Implantando em 2006, o currículo do curso de Bacharelado em Enfermagem é integrado, pois os Módulos que compõem a estrutura curricular são oferecidos de forma articulada entre si. O Eixo Central do currículo é O Cuidado de Enfermagem, em seus diferentes sentidos, significados e dimensões.

Neste sentido, as diretrizes didático-pedagógicas da concepção do currículo consideram os seguintes eixos norteadores:

  • A organização do currículo por eixos, módulos, unidades temáticas e referenciais temáticos, com ênfase no modelo sanitário proposto pelo Sistema Único de Saúde;
  • A pedagogia da problematização como referencial metodológico das práticas curriculares;
  • Inclusão dos enfermeiros e outros atores dos serviços de saúde no processo de planejamento do ensino e construção dos conhecimentos teórico-práticos;
  • Sistematização do planejamento de ensino das unidades temáticas com base na elaboração dos saberes inter-relacionados;
  • Fortalecimento do processo de articulação ensino-trabalho com vistas à melhoria das condições de oferta dos estágios curriculares;
  • Contribuição efetiva da Enfermagem no avanço da qualidade da assistência à saúde local.

Cada módulo está articulado em torno de eixos integrativos, organizados em semestres compostos por unidades educacionais, as quais denominamos de unidades temáticas, com forte ênfase na relação teoria-prática, permitindo ao estudante maior integração dos conhecimentos, mediante sua inserção em atividades práticas sob tutoria docente. Além disso, permite desenvolver a autonomia do estudante por meio da preparação de projetos de ação justapostos à realidade de saúde sob análise. Para tanto, prioriza estratégias que induzem ao desenvolvimento integral do estudante em suas competências cognitivas, afetivas e psico-motoras, com vistas à aprendizagem significativa e contínua, articulada a sua ideação de vida e de formação.

A edificação curricular em torno de eixos integrativos e em Módulos constitui iniciativa pioneira na Asces-Unita, ao aglutinar os conteúdos essenciais das distintas áreas de conhecimento, na articulação dos saberes necessários para o arranjo do Módulo, o que corrobora a contextura do currículo em matriz integrada.

Essa contextura compõe o amplo progresso da proposta curricular explicitada nas Unidades Educacionais, ainda que os conteúdos ministrados pelas Instituições parceiras no ensino de Enfermagem sejam apresentados sob a forma de disciplinas em separado, por ser esta a arranjo politicamente escolhido pela Instituição. Outrossim, para permitir a articulação do conjunto de saberes no Módulo, é realizado o acompanhamento sistematizado do currículo e dos projetos de ação que são desenvolvidos pelos estudantes por meio das práticas integradas.

Clique aqui para conhecer a estrutura curricular do curso de Bacharelado em Enfermagem da Asces-Unita.

O Projeto Pedagógico do Bacharelado em Enfermagem

O curso do Bacharelado em Enfermagem tem como finalidade formar a(o) enfermeira(o) generalista. Tem duração de quatro anos e meio, com carga horária total de 4.030 horas, distribuídas em nove semestres, oferecidos nos turnos matutino e noturno, mas que em seus níveis crescentes de complexidade avançam para a oferta de atividades em suas unidades educacionais para o contra turno vespertino, sejam elas práticas clínicas assistidas e Ensino Semi Presencial na modalidade de tutorias. O curso está norteado pelos seguintes princípios:

Geral

Formar enfermeiros com competências para o desenvolvimento intelectual/profissional autônomo, com compromisso social e ético, de modo a assegurar a integralidade da atenção à saúde, a qualidade e a humanização do atendimento prestado ao indivíduo, à família e à comunidade.

Específicos

  • Desenvolver competências e habilidades do processo de gerir, cuidar, pesquisar e educar, no nível individual e coletivo, da atenção primária, secundária e terciária, respeitando as necessidades integrais dos indivíduos nos diferentes ciclos da vida humana;
  • Realizar pesquisas com vistas a contribuir para possíveis transformações do perfil sócio-epidemiológico da região;
  • Vivenciar situações de aprendizagem coletivas, visando desenvolver a capacidade de trabalho em equipe multiprofissional nos diferentes contextos de atuação da Enfermagem;
  • Diversificar os cenários de ensino-aprendizagem através de intensa articulação ensino-serviço-comunidade, privilegiando o diálogo entre os princípios e paradigmas científicos da atualidade, o saber popular e saberes da experiência para a construção do conhecimento;
  • Inserir valores ético-legais, humanísticos e políticos da profissão nas ações de articulação entre planejamento, implementação e avaliação das práticas de Enfermagem nos diversos cenários sócio-políticos de inserção da Enfermagem profissional;
  • Articular a prática de Enfermagem ao compromisso com as entidades de classe e associativas da categoria;
  • Empreender ações para o desenvolvimento de espaços de trabalho para a Enfermagem, buscando a transformação do contexto de saúde e educação da coletividade local.

O currículo vigente, compreendendo a carga horária total de 4.030 horas, é composto por 27 unidades educacionais obrigatórias e 04 optativas livres, compostas pela oferta de 13 componentes curriculares distintos, mas que dialogam com os respectivos eixos de aprendizagem dos módulos.

Atividades de Ensino de Campo

O ensino de graduação na EEUSP é privilegiado pelos diversos cenários em que são realizadas as atividades teórico-práticas e estágios curriculares e extracurriculares. A visão da integralidade e de cuidados progressivos na rede de serviços do SUS vem sendo aprofundada com o novo currículo, o que tem promovido a intensificação de atividades práticas em unidades de atenção básica, especializada e no domicílio.
Os campos de prática são escolhidos considerando seu potencial de aprendizagem para os estudantes. São eleitos serviços que têm o profissional enfermeiro atuante e cujo trabalho está estruturado.

O graduando em Enfermagem da EEUSP terá a oportunidade de frequentar campos de prática privilegiados e de excelência, por meio da realização de estágios curriculares e extracurriculares como, por exemplo: Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Hospital Infantil Darcy Vargas, Unidades de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Instituto do Câncer Octávio Frias –ICESP, Centro Comunitário da Criança e do Adolescente, Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, Hospital Albert Einstein, Hospital Oswaldo Cruz, Rede D'Or São Luiz S/A, entre outros.

Trabalho de Conclusão de Curso

Atendendo as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, é exigida a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de todos os estudantes como um requisito básico para a formação.

No curso, o TCC assume a modalidade de iniciação científica, realizado sob orientação docente. Entende-se que a atividade de pesquisa possibilita o desenvolvimento de atitude investigativa em relação à realidade que, por sua vez, contribui para a formação do sujeito crítico, reflexivo e criativo. Propicia o desenvolvimento de autonomia para a busca e construção do conhecimento, bem como a produção científica que fundamenta e qualifica a prática profissional. Além disso, qualifica o profissional em formação para o alcance do perfil profissiográfico pretendido.

É desenvolvido a partir do quinto semestre do curso de forma contínua até sua finalização. À sua finalização, são creditadas 120 horas ao estudante.

São oferecidas 100 vagas por ano, sendo 50 vagas na primeira entrada no turno da noite, com aulas aos sábados pela manhã. As outras 50 vagas são oferecidas na segunda entrada, no turno da manhã.

1º semestre50 vagas (noite)
2º semestre50 vagas (manhã)

Asces Unita possui modernos laboratórios aparelhados com equipamentos de última geração destinados ao curso de Enfermagem, para aulas práticas de Anatomia, Fisiologia, Biofísica, Bioquímica, Citologia, Histologia, Parasitologia, Microbiologia e Imunologia. O laboratório de procedimentos de enfermagem está equipado com manequins para procedimentos de enfermagem adulto e infantil, manequim de reanimação cardiopulmonar, manequim para treinamento de punções e infusões venosas, entre outros, que permitirão aos professores e alunos simular situações da prática profissional que permitam o desenvolvimento de habilidades e competências técnicas do enfermeiro(a).

As atividades teórico-práticas serão realizadas nos laboratórios e salas da Asces-Unita, além de convênios de cooperação técnica-educacional, nos hospitais da rede estadual de saúde (Hospital Regional do Agreste, Hospital Maternidade Jesus Nazareno, entre outros), SAMU, unidades de saúde da família, centros de saúde e policlínicas da rede municipal de saúde, e ainda instituições da rede complementar e privada de saúde como a Casa de Saúde Santa Efigênia.

Coordenação do Curso: Profª Maria Valéria Gorayeb de Carvalho

VALOR DO SEMESTRE
(R$)
Nº DE PARCELAS MENSAIS  PARCELA MENSAL
(R$)
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 25 desc. de 5%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado
até o dia 15
desc. de 10%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 05
desc. de 15%
R$ 7.408,8006R$ 1.234,80R$ 1.173,06R$ 1.111,32R$ 1.049,58

* Na matrícula do Curso de Enfermagem incluir R$ 15,00 do Diretório Acadêmico

Formas de reajuste

De acordo com a Medida Provisória nº 1.890/99

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.




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