GRADUAÇÃO

ENFERMAGEM

O Enfermeiro é cidadão e profissional da saúde que desenvolve ações de enfermagem, desde o nível preventivo até a reabilitação da saúde, com competências para educar, cuidar, gerir e pesquisar nos níveis individual e coletivo, respeitando as necessidades integrais dos indivíduos nas diferentes fases do ciclo vital e para  intervir no processo saúde-doença, em seus determinantes bio-psico-sociais e no perfil epidemiológico regional e nacional, contribuindo efetivamente para a elevação dos indicadores de saúde e qualidade de vida da população.

  • Duração (mínima e máxima): 04 anos e meio a 08 anos.
  • Situação legal: Autorizado pela Portaria n 4.336, do Ministério da Educação, publicada em 13/12/05.
  • Reconhecido através da Portaria nº 475, do MEC/SESu, publicada em 01/04/09.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria n° 820, publicada em 30/12/14.
  • Regime Escolar: Seriado Semestral. Turnos: Manhã e Noite (1a. entrada) / Manhã (2a. entrada).
  • Organização Curricular: Por módulos e unidades temáticas (Currículo Integrado).

Qualidade e Tradição

DIFERENCIAIS

Estrutura curricular inovadora - o currículo integrado - organizado em módulos e unidades temáticas, com atividades de ensino-aprendizagem interdisciplinares, abordando conhecimentos das ciências humanas, sociais, exatas e biológicas em articulação com as ciências da saúde e da enfermagem. Além disso, o aluno vivencia atividades  teórico-práticas desde o primeiro módulo do curso em diferentes cenários de aprendizagem tais como: indústrias, SAMU, comunidade, unidades básicas de saúde, escolas, creches, policlínicas, hospitais, como também nos modernos laboratórios da Asces-Unita.

SOBRE O CURSO

O Curso de Bacharelado em Enfermagem da Asces-Unita foi criado em março de 2006, como parte integrante da Associação Caruaruense de Ensino Superior. Tem por missão formar enfermeiras e enfermeiros nos níveis de graduação e pós-graduação; preparar docentes, pesquisadores e especialistas em áreas afins da enfermagem, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da profissão em âmbito local, regional e nacional; promover, realizar e participar de estudos, pesquisas, cursos e outras atividades voltadas para a melhoria do ensino e da prática de enfermagem, prestar serviços à coletividade, tendo em vista a transformação das condições de vida e saúde da população. E teve seu reconhecimento renovado pelo sob o Decreto/Portaria Nº 820 de 06/01/2012, publicado em DOU em 30/12/2014.

Entre 2006 e 2019 a Asces-Unita formou diversos enfermeiras(os) comprometidos com a melhoria dos serviços de saúde em nossa região e líderes nas áreas em que atuam.

Estrutura Curricular do Curso de Bacharelado em Enfermagem

Implantando em 2006, o currículo do curso de Bacharelado em Enfermagem é integrado, pois os Módulos que compõem a estrutura curricular são oferecidos de forma articulada entre si. O Eixo Central do currículo é O Cuidado de Enfermagem, em seus diferentes sentidos, significados e dimensões.

Neste sentido, as diretrizes didático-pedagógicas da concepção do currículo consideram os seguintes eixos norteadores:

  • A organização do currículo por eixos, módulos, unidades temáticas e referenciais temáticos, com ênfase no modelo sanitário proposto pelo Sistema Único de Saúde;
  • A pedagogia da problematização como referencial metodológico das práticas curriculares;
  • Inclusão dos enfermeiros e outros atores dos serviços de saúde no processo de planejamento do ensino e construção dos conhecimentos teórico-práticos;
  • Sistematização do planejamento de ensino das unidades temáticas com base na elaboração dos saberes inter-relacionados;
  • Fortalecimento do processo de articulação ensino-trabalho com vistas à melhoria das condições de oferta dos estágios curriculares;
  • Contribuição efetiva da Enfermagem no avanço da qualidade da assistência à saúde local.

Cada módulo está articulado em torno de eixos integrativos, organizados em semestres compostos por unidades educacionais, as quais denominamos de unidades temáticas, com forte ênfase na relação teoria-prática, permitindo ao estudante maior integração dos conhecimentos, mediante sua inserção em atividades práticas sob tutoria docente. Além disso, permite desenvolver a autonomia do estudante por meio da preparação de projetos de ação justapostos à realidade de saúde sob análise. Para tanto, prioriza estratégias que induzem ao desenvolvimento integral do estudante em suas competências cognitivas, afetivas e psico-motoras, com vistas à aprendizagem significativa e contínua, articulada a sua ideação de vida e de formação.

A edificação curricular em torno de eixos integrativos e em Módulos constitui iniciativa pioneira na Asces-Unita, ao aglutinar os conteúdos essenciais das distintas áreas de conhecimento, na articulação dos saberes necessários para o arranjo do Módulo, o que corrobora a contextura do currículo em matriz integrada.

Essa contextura compõe o amplo progresso da proposta curricular explicitada nas Unidades Educacionais, ainda que os conteúdos ministrados pelas Instituições parceiras no ensino de Enfermagem sejam apresentados sob a forma de disciplinas em separado, por ser esta a arranjo politicamente escolhido pela Instituição. Outrossim, para permitir a articulação do conjunto de saberes no Módulo, é realizado o acompanhamento sistematizado do currículo e dos projetos de ação que são desenvolvidos pelos estudantes por meio das práticas integradas.

Clique aqui para conhecer a estrutura curricular do curso de Bacharelado em Enfermagem da Asces-Unita.

O Projeto Pedagógico do Bacharelado em Enfermagem

O curso do Bacharelado em Enfermagem tem como finalidade formar a(o) enfermeira(o) generalista. Tem duração de quatro anos e meio, com carga horária total de 4.030 horas, distribuídas em nove semestres, oferecidos nos turnos matutino e noturno, mas que em seus níveis crescentes de complexidade avançam para a oferta de atividades em suas unidades educacionais para o contra turno vespertino, sejam elas práticas clínicas assistidas e Ensino Semi Presencial na modalidade de tutorias. O curso está norteado pelos seguintes princípios:

Geral

Formar enfermeiros com competências para o desenvolvimento intelectual/profissional autônomo, com compromisso social e ético, de modo a assegurar a integralidade da atenção à saúde, a qualidade e a humanização do atendimento prestado ao indivíduo, à família e à comunidade.

Específicos

  • Desenvolver competências e habilidades do processo de gerir, cuidar, pesquisar e educar, no nível individual e coletivo, da atenção primária, secundária e terciária, respeitando as necessidades integrais dos indivíduos nos diferentes ciclos da vida humana;
  • Realizar pesquisas com vistas a contribuir para possíveis transformações do perfil sócio-epidemiológico da região;
  • Vivenciar situações de aprendizagem coletivas, visando desenvolver a capacidade de trabalho em equipe multiprofissional nos diferentes contextos de atuação da Enfermagem;
  • Diversificar os cenários de ensino-aprendizagem através de intensa articulação ensino-serviço-comunidade, privilegiando o diálogo entre os princípios e paradigmas científicos da atualidade, o saber popular e saberes da experiência para a construção do conhecimento;
  • Inserir valores ético-legais, humanísticos e políticos da profissão nas ações de articulação entre planejamento, implementação e avaliação das práticas de Enfermagem nos diversos cenários sócio-políticos de inserção da Enfermagem profissional;
  • Articular a prática de Enfermagem ao compromisso com as entidades de classe e associativas da categoria;
  • Empreender ações para o desenvolvimento de espaços de trabalho para a Enfermagem, buscando a transformação do contexto de saúde e educação da coletividade local.

O currículo vigente, compreendendo a carga horária total de 4.030 horas, é composto por 27 unidades educacionais obrigatórias e 04 optativas livres, compostas pela oferta de 13 componentes curriculares distintos, mas que dialogam com os respectivos eixos de aprendizagem dos módulos.

Trabalho de Conclusão de Curso

Atendendo as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, é exigida a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de todos os estudantes como um requisito básico para a formação.

No curso, o TCC assume a modalidade de iniciação científica, realizado sob orientação docente. Entende-se que a atividade de pesquisa possibilita o desenvolvimento de atitude investigativa em relação à realidade que, por sua vez, contribui para a formação do sujeito crítico, reflexivo e criativo. Propicia o desenvolvimento de autonomia para a busca e construção do conhecimento, bem como a produção científica que fundamenta e qualifica a prática profissional. Além disso, qualifica o profissional em formação para o alcance do perfil profissiográfico pretendido.

É desenvolvido a partir do quinto semestre do curso de forma contínua até sua finalização. À sua finalização, são creditadas 120 horas ao estudante.

São oferecidas 100 vagas por ano, sendo 50 vagas na primeira entrada no turno da noite, com aulas aos sábados pela manhã. As outras 50 vagas são oferecidas na segunda entrada, no turno da manhã.

1º semestre50 vagas (noite)
2º semestre50 vagas (manhã)

O Centro Universitário Tabosa de Almeida – Asces/Unita sempre foi uma referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca foi construída com muito trabalho em seis décadas de ensino, atravessando diversos momentos e tendências pedagógicas com excelência, compromisso e responsabilidade com a formação de seus estudantes.

Para tanto, a formação permanente de seus professores e a preparação para as necessidades da sociedade de profissionais habilidosos e competentes em suas áreas sempre caminharam juntas e isso se reflete nos destaques de egressos nas mais diversas profissões e áreas de atuações, sucesso reconhecido e que sempre nos tornou referência em qualidade de ensino.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces/Unita experiências com o ensino digital, na busca de ofertar e incrementar, nos perfis de egressos, competências e habilidades ligadas ao mundo digital na atuação profissional ou ainda na socialização do conhecimento por parte de estudantes e egressos.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar, a Asces/Unita procurou personalizar sua prática de ensino online, resultado de anos de experiências acumuladas desde 2007.

Assim, as disciplinas e conteúdos ofertados na experiência online da Asces/Unita são produzidos e possuem curadoria de seus professores, formados continuamente para ensinarem atentos às especificidades do ensino a distância.

Os professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Esses mesmos professores são também os tutores de suas respectivas disciplinas: não há, na instituição, a figura do professor que ministra a aula e a de um tutor que tira dúvidas. Aqui na Asces/Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e permitindo a adequação de conteúdos e atividades adequadas aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

Na Asces/Unita, o ensino online é fundamentado no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que adquire os saberes, competências e habilidades exigidas pelas diretrizes da sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho atual. Assim, as metodologias ativas aplicadas no ensino online da Asces/Unita permitem ao estudante aprender a fazer e fazer para aprender.

A avaliação do desempenho dos estudantes nas disciplinas online segue a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. No ambiente virtual, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado constantemente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento do conhecimento e de sua performance, além das avaliações finais que permitem ao estudante a percepção de seu desempenho global ao final de cada ciclo letivo.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no ensino, pacote completo de aplicativos da Microsoft e todas as ferramentas educacionais do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces/Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

 

Toda essa experiência é acompanhada e avaliada continuamente pelos nossos professores, que orientam trilhas de aprendizagens adequadas ao mais completo domínio do conhecimento por parte do estudante, estando presentes em todos os momentos de sua formação seja em sala de aula,  nos laboratórios, no seu smartphone e/ou computador e em momentos de estudos em sua casa.

A experiência de ensino online da Asces/Unita acompanha o estudante em seu dia a dia, em qualquer lugar, permitindo a construção do conhecimento em uma sala de aula sem fronteiras físicas, compreendida entre os momentos em que o estudante está fisicamente nos Campi da Instituição ou em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar.

O jeito Asces/Unita de ensinar engloba as mais diferentes e eficientes metodologias de ensino e oferece ao estudante uma experiência significativa de aprendizagem, seja qual for a modalidade e em qualquer lugar.

Bem-vindos!

 

Asces Unita possui modernos laboratórios aparelhados com equipamentos de última geração destinados ao curso de Enfermagem, para aulas práticas de Anatomia, Fisiologia, Biofísica, Bioquímica, Citologia, Histologia, Parasitologia, Microbiologia e Imunologia. O laboratório de procedimentos de enfermagem está equipado com manequins para procedimentos de enfermagem adulto e infantil, manequim de reanimação cardiopulmonar, manequim para treinamento de punções e infusões venosas, entre outros, que permitirão aos professores e alunos simular situações da prática profissional que permitam o desenvolvimento de habilidades e competências técnicas do enfermeiro(a).

As atividades teórico-práticas serão realizadas nos laboratórios e salas da Asces-Unita, além de convênios de cooperação técnica-educacional, nos hospitais da rede estadual de saúde (Hospital Regional do Agreste, Hospital Maternidade Jesus Nazareno, entre outros), SAMU, unidades de saúde da família, centros de saúde e policlínicas da rede municipal de saúde, e ainda instituições da rede complementar e privada de saúde como a Casa de Saúde Santa Efigênia.

Coordenação do Curso: Profª Maria Valéria Gorayeb de Carvalho

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (Anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Alecsandra Gomes de Lucena Oliveira http://lattes.cnpq.br/1761859718136294Especializações em Educação Profissional na Área de Saúde Enfermagem
e em saúde da familia Graduada em Enfermagem
HoristaUT16 - Enfermagem no Cuidado Básico à Saúde da Criança e do Adolescente14 AnosEnfermeira da Hospital Jesus Nazareno - SESPE
Eline Ferreira Mendonça http://lattes.cnpq.br/2505167056229152Mestre em Avaliação em Saúde Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família
Graduada em Enfermagem
ParcialUT 4 - Relação entre a Realidade Social e Práticas Sanitárias; UT 5 - Relação entre a Realidade Social e Práticas Sanitárias; UT 7 – Bases para o cuidado à saúde do adulto e do idoso I; UT 12- Gerenciamento de serviços básicos de saúde; UT 14- Enfermagem no cuidado básico à saúde da mulher no ciclo gravídico puerperal e climatério; UT 18 - Práticas de Educação Continuada em Saúde; UT 29 - Estágio Curricular na Atenção Primária de Saúde6 anosEnferrmeira da APS - São Vicente Férrer/ Apoiadora Institucional da SES-PE na área de Vigilância em Saúde/ Consultora de Projetos da NHR- Brasil em Doenças Negligenciadas
Gêssyca Adryene Menezes http://lattes.cnpq.br/7703567589567885Mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento Graduada em FisioterapiaHoristaUT 13- Bases para o cuidado à saúde da mulher no ciclo gravídico puerperal e climatério; UT 15 - Optativa 1 - Práticas integrativas e complementares; UT 19 - Optativa 2 - Acupuntura8 AnosDocente do curso técnico em Massoterapia, Preceptora do curso técnico em Massoterapia nas Práticas Profissionais Supervisionadas
José Veridiano dos Santos http://lattes.cnpq.br/0037904542742074Mestre em História Especialização em Sociologia Graduado em Ciências SociaisParcialUT 4 - Relação entre a Realidade Social e Práticas Sanitárias; UT 5 - Vivências Comunitárias15 AnosCoordenador de Ciências Humanas no Colégio Diocesano de Caruaru
Juliana Lúcia de Albuquerque Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/2309690201995834Doutor em Inovação Terapêutica Mestre em Inovação Terapêutica Especialização em Gestão em Saúde Graduada em BiomedicinaParcialUT7 - Bases para o Cuidado à Saúde do Adulto e do Idoso I; UT13 - Bases para o Cuidado à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal e Climatério ; UT16 - Enfermagem no Cuidado Básico à Saúde da Criança e do Adolescente ; UT21 - Enfermagem no Cuidado Sistematizado em Situações Clínicas e Cirúrgicas ; UT23 - Enfermagem no Cuidado Sistematizado em Centro de Terapia Intensiva e Unidade de Cuidados Intermediários9 AnosHospital Geral da Mirueira, HGM;
Nuclear Laser Medicine, Comércio, Importação e Exportação de Kits.;
Grupo Saúde e Vida.
Lidiane Marinho da Silva Barbosa http://lattes.cnpq.br/3190684798919886Mestre em Programa Pós Graduação em Ciências da Saúde Especialização em terapia intensiva, em Saúde Púlblica e em Enfermagem Clínico-Cirurgica na área Hematologia Graduada em EnfermagemHoristaUT 21 - Enfermagem no Cuidado Sistematizado em Situações Clínicas e Cirúrgicas; UT 23 - Enfermagem no Cuidado Sistematizado em Centro de Terapia Intensiva e Unidade de Cuidados Intermediários; UT 24 - Seminário Integrado de Curso II12 AnosHospital Regional do Agreste - HRA; Fundação de Saúde Amaury de Medeiros – FUSAM.
Lígia Maria de Oliveira Lima Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/2203297432855257Mestre em Ciências da Saúde Especializações em Ciências do Alimentos e Fisiologia Humana, em Nutrição Clínica Funcional e em Clínica e Terapêutica Nutricional Graduada em odontologia e em NutriçãoParcialUT 13 - Bases para a cuidado à saúde da mulher no ciclo gravídico puerperal e climatério; Unidade Temática 16. Enfermagem no Cuidado Básico à Saúde da Criança e do Adolescente; UT 21 - Enfermagem no Cuidado Sistematizado em Situações Clínicas e Cirúrgicas14 AnosNutricionista da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco
Maria Valéria Gorayeb de Carvalho http://lattes.cnpq.br/6879231725172992Mestre em Avaliação em serviços de Saúde Especialização em Regulação em Saúde no Sistema Único de Saúde, em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde e em Saúde Púlblica Graduada em EnfermagemIntegralUT 4 - Indicadores da Realidade Sócio-Político-Econômica e Cultural sobre a Saúde e a Doença II; UT 12- Gerenciamento de serviços básicos de saúde; UT 14- Enfermagem no cuidado básico à saúde da mulher no ciclo gravídico puerperal e climatério; UT 18 - Práticas de Educação Continuada em Saúde; UT 29 - Estágio Curricular na Atenção Primária de Saúde16 AnosEnfermeira da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco;
Secretaria Muncipal de Saúde de Caruaru;
Secretaria Muncipal de Saúde de Sairé;
Secretaria Muncipal de Saúde de Agrestina.
Marília Cruz Câmara Guerra http://lattes.cnpq.br/7384786163560121Mestre em Enfermagem Especialização - Residência médica Graduada em Licenciatura EnfermagemParcialUT16 - Enfermagem no Cuidado Básico à Saúde da Criança e do Adolescente; UT 21 - Enfermagem no Cuidado Sistematizado em Situações Clínicas e Cirúrgicas; UT 22 - Atendimento de Enfermagem nas Urgências e Emergências; UT31 - Estágio Curricular na Atenção Secundária e Terciária;8 AnosEnfermeira da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco;
Hospital Esperança; Instituto de Medicina Integrada Prof. Fernando Figeuira - IMIP
Michel Gomes de Melo http://lattes.cnpq.br/4492098003238266Mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento Especialização em Gestão em Enfermagem Graduado em Bacharelado em EnfermagemParcialUT 4 - Indicadores da Realidade Sócio-Político-Econômica e Cultural sobre a Saúde e a Doença II; UT 7 - Indicadores da Realidade Sócio-Político-Econômica e Cultural sobre a Saúde e a Doença II; UT 8 - Bases para o Cuidado à Saúde do Adulto e do Idoso II; UT 13- Bases para a cuidado à saúde da mulher no ciclo gravídico puerperal e climatério; UT 20 - Processo de Trabalho da Enfermagem nos Níveis Secundário e Terciário de Saúde e Práticas Empreendedoras; UT 21- Enfermagem no Cuidado Sistematizado em Situações Clínicas e Cirúrgicas7 AnosExperiência hospitalar por meio da Residência
Nayale Lucinda Andrade http://lattes.cnpq.br/764560369777208Mestre em Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde Especialização - Residência médica e
Aperfeiçoamento em Capacitação em Parteria Urbana
Graduada Licenciatura em Enfermagem
ParcialUT 14 - Enfermagem no Cuidado Básico à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal e Climatério; UT 30- Trabalho de Conclusão de Curso de Enfermagem II13 anosInstituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira – IMIP;
Hospital Universitário Oswaldo Cruz - Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, SES-PE
Niedja Pereira da Silva http://lattes.cnpq.br/7844241590360821Mestre em Psicologia Especialização em Atendimento Educacional Especializado Graduada em Pedagogia e em PsicologiaParcialUT 13 - Bases para o cuidado à saúde da mulher no ciclo gravídico puerperal e climatério; UT 16 - Enfermagem no Cuidado Básico à Saúde da Criança e do Adolescente; UT 22 - Atendimento de Enfermagem nas Urgências e Emergências20 AnosPrefeitura Muniicipal de Saúde de Caruaru;
Instituto de Teologia de Caruaru.
Raquel Bezerra dos Santos http://lattes.cnpq.br/0595515729487412Mestre em Programa de Ciências da Saúde
Especialização em Residência em Enfermagem em Saúde da Mulher Graduada em Enfermagem
ParcialUT 13 - Bases para a cuidado à saúde da mulher no ciclo gravídico puerperal e climatério; UT 14 - Enfermagem no cuidado básico à saúde da mulher no ciclo gravídico puerperal e climatério; UT 31- Estágio Curricular na Atenção Secundária e Terciária12 AnosHospital Jesus Nazareno - SESPE
Rosa Régia de Medeiros http://lattes.cnpq.br/3831191064706212Especialização em curso de especialização internacional de qualidade em saúde e segurança do e em AUDITORIA EM SERVIÇO DE SAÚDE Graduada em Licenciatura em Enfermagem e em EnfermagemParcialUT 20 - Processo de Trabalho da Enfermagem nos Níveis Secundário e Terciário de Saúde e Práticas Empreendedoras; UT 21 - Enfermagem no Cuidado Sistematizado em Situações Clínicas e Cirúrgicas; UT 22 – Atendimento de enfermagem nas urgências e emergências; UT 31 – Estágio Curricular na Atenção Secundária e Terciária de Saúde12 AnosFundação Altino Ventura;
Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco – Hospital Regional do Agreste.
Thyago da Costa Wanderley http://lattes.cnpq.br/6188804925623363Mestre em Saúde Pública Especialização em Saúde Mental Graduado em ENFERMAGEMParcialUT 13 – Bases para cuidado à saúde da mulher no ciclo gravídico puerperal e climatério; UT 16 - Enfermagem no Cuidado Básico à Saúde da Criança e do Adolescente; UT 21 - Enfermagem no Cuidado Sistematizado em Situações Clínicas e Cirúrgicas; UT 22 - Atendimento de Enfermagem nas Urgências e Emergências; UT 24 - Seminário Integrado de Curso II10 AnosEscola do Governo em Saúde Pública de Pernambuco – ESPPE;
Prefeitura Municipal de Soledade;
Instituto de Psiquiatria da Paraíba;
Prefeitura Municipal de Caruaru
Vanessa Juvino de Sousa http://lattes.cnpq.br/6996074218179971Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Pública Graduada em EnfermagemParcialUT 6 - Bases para Prática do Trabalho Acadêmico ; UT 11 – Bases para prática do trabalho de pesquisa I; UT 14 - Enfermagem no cuidado Básico à saúde da mulher no ciclo gravídico e climatério; UT16 - Enfermagem no Cuidado Básico à Saúde da Criança e do Adolescente; UT 17 - Bases para Prática do Trabalho de Pesquisa II; UT 28 - Trabalho de Conclusão de Curso de Enfermagem I; UT 29 - Estágio Curricular na Atenção Primária de Saúde14 AnosSecretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, SESP;
Casa de Saúde Santa Efigência, CSSE;
Prefeitura Municipal de Agrestina;
Hospital Procárdio, PROCÁRDI
VALOR DO SEMESTRE
(R$)
Nº DE PARCELAS MENSAIS  PARCELA MENSAL
(R$)
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 25 desc. de 5%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado
até o dia 15
desc. de 10%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 05
desc. de 15%
R$ 7.690,3506R$ 1.281,73R$ 1.217,64R$ 1.153,55R$ 1.089,47

* Na matrícula do Curso de Enfermagem incluir R$ 15,00 do Diretório Acadêmico

Formas de reajuste

De acordo com a Medida Provisória nº 1.890/99

 

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