GRADUAÇÃO

ENFERMAGEM

O Enfermeiro é cidadão e profissional da saúde que desenvolve ações de enfermagem, desde o nível preventivo até a reabilitação da saúde, com competências para educar, cuidar, gerir e pesquisar nos níveis individual e coletivo, respeitando as necessidades integrais dos indivíduos nas diferentes fases do ciclo vital e para  intervir no processo saúde-doença, em seus determinantes bio-psico-sociais e no perfil epidemiológico regional e nacional, contribuindo efetivamente para a elevação dos indicadores de saúde e qualidade de vida da população.

  • Duração (mínima e máxima): 04 anos e meio a 08 anos.
  • Situação legal: Autorizado pela Portaria n 4.336, do Ministério da Educação, publicada em 13/12/05.
  • Reconhecido através da Portaria nº 475, do MEC/SESu, publicada em 01/04/09.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria n° 820, publicada em 30/12/14.
  • Regime Escolar: Seriado Semestral. Turnos: Manhã e Noite (1a. entrada) / Manhã (2a. entrada).
  • Organização Curricular: Por módulos e unidades temáticas (Currículo Integrado).

Qualidade e Tradição

DIFERENCIAIS

Estrutura curricular inovadora - o currículo integrado - organizado em módulos e unidades temáticas, com atividades de ensino-aprendizagem interdisciplinares, abordando conhecimentos das ciências humanas, sociais, exatas e biológicas em articulação com as ciências da saúde e da enfermagem. Além disso, o aluno vivencia atividades  teórico-práticas desde o primeiro módulo do curso em diferentes cenários de aprendizagem tais como: indústrias, SAMU, comunidade, unidades básicas de saúde, escolas, creches, policlínicas, hospitais, como também nos modernos laboratórios da Asces-Unita.

SOBRE O CURSO

O Curso de Bacharelado em Enfermagem da Asces-Unita foi criado em março de 2006, como parte integrante da Associação Caruaruense de Ensino Superior. Tem por missão formar enfermeiras e enfermeiros nos níveis de graduação e pós-graduação; preparar docentes, pesquisadores e especialistas em áreas afins da enfermagem, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da profissão em âmbito local, regional e nacional; promover, realizar e participar de estudos, pesquisas, cursos e outras atividades voltadas para a melhoria do ensino e da prática de enfermagem, prestar serviços à coletividade, tendo em vista a transformação das condições de vida e saúde da população. E teve seu reconhecimento renovado pelo sob o Decreto/Portaria Nº 820 de 06/01/2012, publicado em DOU em 30/12/2014.

Entre 2006 e 2019 a Asces-Unita formou diversos enfermeiras(os) comprometidos com a melhoria dos serviços de saúde em nossa região e líderes nas áreas em que atuam.

Estrutura Curricular do Curso de Bacharelado em Enfermagem

Implantando em 2006, o currículo do curso de Bacharelado em Enfermagem é integrado, pois os Módulos que compõem a estrutura curricular são oferecidos de forma articulada entre si. O Eixo Central do currículo é O Cuidado de Enfermagem, em seus diferentes sentidos, significados e dimensões.

Neste sentido, as diretrizes didático-pedagógicas da concepção do currículo consideram os seguintes eixos norteadores:

  • A organização do currículo por eixos, módulos, unidades temáticas e referenciais temáticos, com ênfase no modelo sanitário proposto pelo Sistema Único de Saúde;
  • A pedagogia da problematização como referencial metodológico das práticas curriculares;
  • Inclusão dos enfermeiros e outros atores dos serviços de saúde no processo de planejamento do ensino e construção dos conhecimentos teórico-práticos;
  • Sistematização do planejamento de ensino das unidades temáticas com base na elaboração dos saberes inter-relacionados;
  • Fortalecimento do processo de articulação ensino-trabalho com vistas à melhoria das condições de oferta dos estágios curriculares;
  • Contribuição efetiva da Enfermagem no avanço da qualidade da assistência à saúde local.

Cada módulo está articulado em torno de eixos integrativos, organizados em semestres compostos por unidades educacionais, as quais denominamos de unidades temáticas, com forte ênfase na relação teoria-prática, permitindo ao estudante maior integração dos conhecimentos, mediante sua inserção em atividades práticas sob tutoria docente. Além disso, permite desenvolver a autonomia do estudante por meio da preparação de projetos de ação justapostos à realidade de saúde sob análise. Para tanto, prioriza estratégias que induzem ao desenvolvimento integral do estudante em suas competências cognitivas, afetivas e psico-motoras, com vistas à aprendizagem significativa e contínua, articulada a sua ideação de vida e de formação.

A edificação curricular em torno de eixos integrativos e em Módulos constitui iniciativa pioneira na Asces-Unita, ao aglutinar os conteúdos essenciais das distintas áreas de conhecimento, na articulação dos saberes necessários para o arranjo do Módulo, o que corrobora a contextura do currículo em matriz integrada.

Essa contextura compõe o amplo progresso da proposta curricular explicitada nas Unidades Educacionais, ainda que os conteúdos ministrados pelas Instituições parceiras no ensino de Enfermagem sejam apresentados sob a forma de disciplinas em separado, por ser esta a arranjo politicamente escolhido pela Instituição. Outrossim, para permitir a articulação do conjunto de saberes no Módulo, é realizado o acompanhamento sistematizado do currículo e dos projetos de ação que são desenvolvidos pelos estudantes por meio das práticas integradas.

Clique aqui para conhecer a estrutura curricular do curso de Bacharelado em Enfermagem da Asces-Unita.

O Projeto Pedagógico do Bacharelado em Enfermagem

O curso do Bacharelado em Enfermagem tem como finalidade formar a(o) enfermeira(o) generalista. Tem duração de quatro anos e meio, com carga horária total de 4.030 horas, distribuídas em nove semestres, oferecidos nos turnos matutino e noturno, mas que em seus níveis crescentes de complexidade avançam para a oferta de atividades em suas unidades educacionais para o contra turno vespertino, sejam elas práticas clínicas assistidas e Ensino Semi Presencial na modalidade de tutorias. O curso está norteado pelos seguintes princípios:

Geral

Formar enfermeiros com competências para o desenvolvimento intelectual/profissional autônomo, com compromisso social e ético, de modo a assegurar a integralidade da atenção à saúde, a qualidade e a humanização do atendimento prestado ao indivíduo, à família e à comunidade.

Específicos

  • Desenvolver competências e habilidades do processo de gerir, cuidar, pesquisar e educar, no nível individual e coletivo, da atenção primária, secundária e terciária, respeitando as necessidades integrais dos indivíduos nos diferentes ciclos da vida humana;
  • Realizar pesquisas com vistas a contribuir para possíveis transformações do perfil sócio-epidemiológico da região;
  • Vivenciar situações de aprendizagem coletivas, visando desenvolver a capacidade de trabalho em equipe multiprofissional nos diferentes contextos de atuação da Enfermagem;
  • Diversificar os cenários de ensino-aprendizagem através de intensa articulação ensino-serviço-comunidade, privilegiando o diálogo entre os princípios e paradigmas científicos da atualidade, o saber popular e saberes da experiência para a construção do conhecimento;
  • Inserir valores ético-legais, humanísticos e políticos da profissão nas ações de articulação entre planejamento, implementação e avaliação das práticas de Enfermagem nos diversos cenários sócio-políticos de inserção da Enfermagem profissional;
  • Articular a prática de Enfermagem ao compromisso com as entidades de classe e associativas da categoria;
  • Empreender ações para o desenvolvimento de espaços de trabalho para a Enfermagem, buscando a transformação do contexto de saúde e educação da coletividade local.

O currículo vigente, compreendendo a carga horária total de 4.030 horas, é composto por 27 unidades educacionais obrigatórias e 04 optativas livres, compostas pela oferta de 13 componentes curriculares distintos, mas que dialogam com os respectivos eixos de aprendizagem dos módulos.

Trabalho de Conclusão de Curso

Atendendo as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, é exigida a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de todos os estudantes como um requisito básico para a formação.

No curso, o TCC assume a modalidade de iniciação científica, realizado sob orientação docente. Entende-se que a atividade de pesquisa possibilita o desenvolvimento de atitude investigativa em relação à realidade que, por sua vez, contribui para a formação do sujeito crítico, reflexivo e criativo. Propicia o desenvolvimento de autonomia para a busca e construção do conhecimento, bem como a produção científica que fundamenta e qualifica a prática profissional. Além disso, qualifica o profissional em formação para o alcance do perfil profissiográfico pretendido.

É desenvolvido a partir do quinto semestre do curso de forma contínua até sua finalização. À sua finalização, são creditadas 120 horas ao estudante.

São oferecidas 100 vagas por ano, sendo 50 vagas na primeira entrada no turno da noite, com aulas aos sábados pela manhã. As outras 50 vagas são oferecidas na segunda entrada, no turno da manhã.

1º semestre50 vagas (noite)
2º semestre50 vagas (manhã)

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

Asces Unita possui modernos laboratórios aparelhados com equipamentos de última geração destinados ao curso de Enfermagem, para aulas práticas de Anatomia, Fisiologia, Biofísica, Bioquímica, Citologia, Histologia, Parasitologia, Microbiologia e Imunologia. O laboratório de procedimentos de enfermagem está equipado com manequins para procedimentos de enfermagem adulto e infantil, manequim de reanimação cardiopulmonar, manequim para treinamento de punções e infusões venosas, entre outros, que permitirão aos professores e alunos simular situações da prática profissional que permitam o desenvolvimento de habilidades e competências técnicas do enfermeiro(a).

As atividades teórico-práticas serão realizadas nos laboratórios e salas da Asces-Unita, além de convênios de cooperação técnica-educacional, nos hospitais da rede estadual de saúde (Hospital Regional do Agreste, Hospital Maternidade Jesus Nazareno, entre outros), SAMU, unidades de saúde da família, centros de saúde e policlínicas da rede municipal de saúde, e ainda instituições da rede complementar e privada de saúde como a Casa de Saúde Santa Efigênia.

Coordenação do Curso: Profª Vanessa Juvino de Sousa

DOCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM
NOMETITULAÇÃOREGIMEREFERENCIAIS TEÓRICOSEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (Anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Alecsandra Gomes de Lucena Oliveira http://lattes.cnpq.br/1761859718136294Especializações em Enfermagem em UTI neonatal e pediátrica e em Educação Profissional na Área de Saúde Enfermagem
e em saúde da familia Graduada em Enfermagem
HoristaEnfermagem no Cuidado Básico à Saúde da Criança e do Adolescente
(Semiologia e Semiotécnica; Políticas Públicas); Enfermagem no Cuidado Sistematizado ao Neonato, Lactente, Criança e Adolescente
(Semiologia e Semiotécnica); Trabalho de Conclusão de Curso de Enfermagem
(Bases para a Prática da Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso)
20 AnosEnfermeira do Hospital Jesus Nazareno - SESPE
Fabrício Andrade Martins Esteves http://lattes.cnpq.br/4226021213549098Doutor em Biologia Aplicada a Saúde
Mestre em Bioquímica e Fisiologia Graduado em Biomedicina
ParcialBases para o Cuidado Básico à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal e Climatério (Bioquímica); Enfermagem no Cuidado Básico à Saúde da Criança e do Adolescente (Parasitologia)19 Anos- Atuação em laboratórios clínicos e serviços de hemoterapia: 15 anos;
- Membro do serviço de biologia molecular de vírus respiratórios do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Pernambuco
- Vivência em gestão pública (2021-2023): Direção geral do Laboratório Municipal de Saúde Pública da Prefeitura do Recife
- Vice- coordenador do Instituto de Estudos Avançados ASCES-UNITA
- Coordenador da Pós graduação em Hematologia e Hemoterapia da ASCES-UNITA
- Gestão acadêmica: implantação e coordenação do Núcleo de Monitorias da ASCES-UNITA (2008-2017)
Gêssyca Adryene Menezes http://lattes.cnpq.br/7703567589567885Mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento Especialização em andamento em Acupuntura Tradicional Chinesa Graduada em FisioterapiaHoristaAtendimento Pré-Hospitalar nas Urgências e Emergências
(Anatomia); Bases para o Cuidado à Saúde do Adulto e do Idoso II (anatomia); Bases para o Cuidado à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal e Climatério (Anatomia Humana); Optativa 2 –Acupuntura (Acupuntura)
9 AnosMestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento Especialização em andamento em Acupuntura Tradicional Chinesa Graduada em Fisioterapia
José Veridiano dos Santos http://lattes.cnpq.br/0037904542742074Mestre em História Especialização em Sociologia Graduado em Ciências SociaisHoristaSaúde do Trabalhador sob a Ótica das Ciências Humanas
(Sócio antropologia); Saúde do Trabalhador sob a Ótica das Ciências Humanas
(Filosofia); Contexto Histórico Social e Ético do Processo de Trabalho em Saúde
(Evolução Histórica da Saúde)
16 AnosCoordenador de Ciências Humanas no Colégio Diocesano de Caruaru
Juliana Lúcia de Albuquerque Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/2309690201995834Doutor em Inovação Terapêutica Mestre em Inovação Terapêutica Especialização em Gestão em Saúde em Citologia Clínica Graduada em BiomedicinaParcialBases para o cuidado à saúde do adulto e do idoso II (Bioquímica); Bases para o cuidado à saúde do adulto e do idoso II (bioquímica) ; Bases para o cuidado básico à saúde da mulher no ciclo gravídico puerperal e climatério (citologia e histologia); Bases para o cuidado básico à saúde da mulher no ciclo gravídico puerperal e climatério (Bioquímica); Optativa - Tópicos avançados em exames complementares; Enfermagem no cuidado sistematizado em centro de terapia intensiva e unidade de cuidados intermediários (Bioquímica); Enfermagem no cuidado em ginecologia e obstetrícia (genética).10 AnosExperiência profissional: Hospital Geral da Mirueira, HGM;
Nuclear Laser Medicine, Comércio, Importação e Exportação de Kits.;
Grupo Saúde e Vida.
Lidiane Marinho da Silva Barbosa http://lattes.cnpq.br/3190684798919886Mestre em Programa Pós Graduação em Ciências da Saúde Especialização em terapia intensiva, em Saúde Púlblica e em Enfermagem Clínico-Cirurgica na área Hematologia Graduada em EnfermagemHoristaEnfermagem no Cuidado Sistematizado em Centro de Terapia Intensiva e Unidade de Cuidados Intermediários;Seminário integrado de curso II; Enfermagem no Cuidado Sistematizado ao Neonato Lactente Criança e Adolescente; Práticas de Saúde na Assistência Domiciliar;13 AnosHospital Regional do Agreste - HRA; Fundação de Saúde Amaury de Medeiros – FUSAM.
Lígia Maria de Oliveira Lima Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/2203297432855257Mestre em Ciências da Saúde Especializações em Ciências do Alimentos e Fisiologia Humana, em Nutrição Clínica Funcional e em Clínica e Terapêutica Nutricional Graduada em odontologia e em NutriçãoHoristaBases para o Cuidado à Saúde do Adulto e do Idoso II (nutrição); Bases para o cuidado básico à saúde da mulher no ciclo gravídico puerperal e climatério (Nutrição); Enfermagem no Cuidado Básico à Saúde da Criança e do Adolescente
(Nutrição) Enfermagem no Cuidado Sistematizado em Situações Clínicas e Cirúrgicas (dietoterapia)
15 AnosNutricionista da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco
Maria Valéria Gorayeb de Carvalho http://lattes.cnpq.br/6879231725172992Mestre em Avaliação em serviços de Saúde Especialização em Regulação em Saúde no Sistema Único de Saúde, em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde e em Saúde Púlblica Graduada em EnfermagemIntegralRelação entre a realidade social e práticas sanitárias (bases sobre a realidade política social); Enfermagem no cuidado básico à saúde do adulto e do idoso (Gerontologia); Gerenciamento de serviços básicos de saúde (noções gerais em serviços de saúde); Enfermagem no cuidado básico à saúde da mulher no ciclo gravídico puerperal e climatério (políticas e ações da enfermagem na atenção à saúde da mulher); Práticas de saúde na assistência domiciliar (Cuidados Paliativos).16 AnosEnfermeira da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco;
Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru; Secretaria Municipal de Saúde de Sairé; Secretaria Municipal de Saúde de Agrestina.
Marília Cruz Câmara Guerra http://lattes.cnpq.br/7384786163560121Mestre em Enfermagem Especialização - Residência médica Aperfeiçoamento em CAPACITAÇÃO DE REGISTRO FORMATIVO DE AVALIAÇÃO PLATAFORMA MOODLE Graduada em Licenciatura EnfermagemParcialEnfermagem no cuidado à saúde do adulto e do idoso I (Fisiopatologia); Bases para o cuidado à saúde do adulto e do idoso II ( Fisiopatologia); Enfermagem no cuidado sistematizado ao neonato lactente criança e adolescente (sitematização da assistência de enfermagem ao neonato); Enfermagem no cuidado sistematizado ao neonato lactente criança e adolescente (Sistematização da assist. de enfer. ao cliente em unidade pediátrica e hebriática).13 AnosEnfermeira da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco;
Hospital Esperança; Instituto de Medicina Integrada Prof. Fernando Figeuira - IMIP
Michel Gomes de Melo http://lattes.cnpq.br/4492098003238266Doutor em Ciências Biológicas Mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento Especialização em andamento em Saúde Mental e Desenvolvimento Humano e Especialização em Gestão em Enfermagem Graduado em Bacharelado em EnfermagemHoristaRelação entre a realidade social e práticas sanitárias (Bioestatística); Bases para o cuidado à saúde do adulto e do idoso (Processos Patológicos); Bases para o cuidado à saúde do adulto e do idoso (Citologia/Histologia); Bases para o Cuidado à Saúde do Adulto e do Idoso II (Bioestatística); Bases para o Cuidado à Saúde do Adulto e do Idoso II (Farmacologia e terapêutica); Enfermagem no Cuidado Básico à Saúde do Adulto e do Idoso (semiologia e semiotecnica); Bases para o cuidado básico à saúde da mulher no ciclo gravídico puerperal e climatério (Farmacologia); Enfermagem no cuidado sistematizado em situações clínicas e cirúrgicas (farmacologia e terpêutica); Enfermagem no cuidado sistematizado em situações clínicas e cirúrgicas (Processos patológicos gerais); Enfermagem no cuidado sistematizado em situações clínicas e cirúrgicas (microbiologia e imunologia).7 AnosExperiência hospitalar por meio da Residência
Nayale Lucinda Andrade http://lattes.cnpq.br/7645603697772081Doutora em Doutorado em Saúde Integral Mestre em Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde Especialização - Residência médica e
Aperfeiçoamento em Capacitação em Parteria Urbana
Graduada Licenciatura em Enfermagem
ParcialEnfermagem no cuidado básico à saúde da mulher no ciclo gravídico puerperal e climatério (semiologia e semiotécnica); Enfermagem no cuidado básico à saúde da mulher no ciclo gravídico puerperal e climatério (políticas e ações da enfermagem na atenção à saúde da mulher); Enfermagem no cuidado sistematizado em ginecologia e obstetrícia; Trabalho de conclusão de curso de enfermagem II.13 anosInstituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira – IMIP;
Hospital Universitário Oswaldo Cruz - Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, SES-PE
Niedja Pereira da Silva http://lattes.cnpq.br/7844241590360821Mestre em Psicologia Especialização em Atendimento Educacional Especializado Graduada em Pedagogia e em PsicologiaParcialBases para o cuidado básico à saúde da mulher no ciclo gravídico puerperal e climatério (Psicologia); Atendimento de Enfermagem nas Urgências e Emergências; Enfermagem no Cuidado Sistematizado ao Neonato Lactente Criança e Adolescente25 AnosPrefeitura Muniicipal de Saúde de Caruaru;
Instituto de Teologia de Caruaru; Província Carmelitana Pernambucana.
Raquel Bezerra dos Santos http://lattes.cnpq.br/0595515729487412Mestre pelo Programa de Ciências da Saúde. Especialista em Enfermagem em Saúde da Mulher pelo programa de Residência pela SESPE. Graduada em EnfermagemParcialBases para o cuidado básico à saúde da mulher no ciclo gravídico puerperal e climatério (Fisiologia); Bases para o cuidado básico à saúde da mulher no ciclo gravpidico puerperal e climatério (Embriologia); Enfermagem no cuidado sistematizado em ginecologia e obstetrícia (fundamentos morfofisiológicos da ginecolgia e obstetrícia); Enfermagem no cuidado sistematizado em ginecologia e obstetrícia (Embriologia).13 AnosHospital Jesus Nazareno - SESPE
Rosa Régia de Medeiros http://lattes.cnpq.br/3831191064706212Especialização em curso de especialização internacional de qualidade em saúde e segurança do e em AUDITORIA EM SERVIÇO DE SAÚDE Graduada em Licenciatura em Enfermagem e em EnfermagemParcialEnfermagem no Cuidado Sistematizado em Situações Clínicas e Cirúrgicas (enfermagem em centro de material de esterilização);Enfermagem no Cuidado Sistematizado em Situações Clínicas e Cirúrgicas (Sistematização da assistencia de enfermagem em centro cirúrgico);Atendimento de enfermagem nas urgências e emergências;12 AnosFundação Altino Ventura;
Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco – Hospital Regional do Agreste; Hospital Unimed Caruaru; Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru; Hospital Regional Jesus Nazareno
Thyago da Costa Wanderley http://lattes.cnpq.br/6188804925623363Mestre em Saúde Pública Especialização em Saúde Mental Graduado em ENFERMAGEMParcialEnfermagem no Cuidado Básico à Saúde do Adulto e do Idoso (Política de saúde mental); Enfermagem no Cuidado Básico à Saúde do Adulto e do Idoso (Saúde do homem); Bases para o cuidado básico à saúde da mulher no ciclo gravídico puerperal e climatério (ética e bioética) ; Enfermagem no Cuidado Sistematizado em Situações Clínicas e Cirúrgicas; Atendimento de Enfermagem nas Urgências e Emergências; Seminário Integrado de Curso II; Enfermagem no Cuidado Sistematizado em Ginecologia e Obstetrícia; Estágio Curricular na Atenção Secundária e Terciária de Saúde10 AnosEscola do Governo em Saúde Pública de Pernambuco – ESPPE;
Prefeitura Municipal de Soledade;
Instituto de Psiquiatria da Paraíba;
Prefeitura Municipal de Caruaru
Vanessa Juvino de Sousa http://lattes.cnpq.br/6996074218179971Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Pública Graduada em EnfermagemParcialBases para Prática do Trabalho Acadêmico ; Enfermagem no Cuidado Básico à Saúde do Adulto e do Idoso; Seminário Integrado de Curso I; Bases para prática do trabalho de pesquisa I; Enfermagem no cuidado básico à saúde da mulher no ciclo gravídico puerperal e climatério.17 AnosSecretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, SESPE;
Casa de Saúde Santa Efigência, CSSE;
Prefeitura Municipal de Agrestina;
Hospital de Cardiologia Procárdio,
PARCELA MENSAL (R$)R$ 1.611,08
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15%R$ 1.369,42
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10%R$ 1.449,97

* Na matrícula do Curso de Enfermagem incluir R$ 15,00 do Diretório Acadêmico

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.




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