GRADUAÇÃO

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

O Engenheiro de Produção é competente para trabalhar desde o projeto do produto, dos processos de fabricação e das instalações necessárias para tanto, bem como nos aspectos estratégicos, tais como o planejamento de investimentos, análise de negócios e a gestão de tecnologias. Participam da integração dos diferentes elos de uma cadeia produtiva, buscando um planejamento cooperativo entre empresas, clientes e fornecedores, visando oferecer produtos com alta qualidade, baixos custos e inovadores, sempre atentos aos diferentes mercados. É, ainda, capaz de promover a transposição dos conceitos originários da manufatura para as empresas de serviços.

  • Duração (mínima/máxima): 05 a 08 anos.
  • Situação Legal: Autorizado pela Portaria nº 119, do Ministério da Educação, publicada em 15/03/13.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria nº109, publicada em 04/02/2021.
  • Regime Escolar: Seriado semestral Turno: Noite (1ª. entrada) / Manhã (2ª. entrada).

DIFERENCIAIS

Apresenta uma dinâmica curricular que proporciona o desenvolvimento de competências e habilidades para atuação profissional no campo da Gestão de Petróleo e Gás, na Gestão Industrial da Produção, bem como na Gestão de Serviços.

Possui laboratórios com sistema de aquisição de dados nas áreas de formação básica: Físicas 1, 2 e 3, Mecânica, Fenômenos de Transporte, Resistência dos Materiais, Ciência e Engenharia dos Materiais, Eletrotécnica; nas áreas de formação profissional: Segurança do Trabalho, Linha de Produção, Engenharia do Produto, Metrologia, Controle de Qualidade, Simulação.

SOBRE O CURSO

Utiliza softwares próprios para os trabalhos de Engenharia com instalação em vinte computadores em cada sala de informática com um computador para cada aluno: MS PROJECT, AUTOCAD, MATLAB, PROMODEL. Desde o terceiro período enseja projeto de extensão na área de energia solar fotovoltaica, projetos interdisciplinares outros cursos de Engenharia e das áreas de Ciências Humanas e Sociais, com interação com várias empresas regionais.

Utiliza “Pedagogias Ativas” em que o aluno sai do papel tradicional de espectador nas aulas e passa a protagonista com aulas de debates, sabatinas, tecnologia problemas e perguntas além de enfrentar desafios nas atividades experimentais. Ofertamos cursos de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e MBA em Engenharia de Produção.

O programa Empresa Escola que enseja a participação em atividades profissionais relacionadas a atuação em empresas desde o quinto período e compreenderá a montagem de uma linha de produção para fabricação de dispositivos desenvolvidos pelos alunos e professores em projetos de pesquisa.

O grupo de pesquisa “Energia, Produção e Sustentabilidade” que conta com um projeto de Extensão e três de Iniciação Científica.

Realizamos palestras com profissionais que atuam em empresas regionais e nacionais desde o primeiro período no ritmo de duas por semestre.

Nos vários projetos de pesquisa e em procedimentos pedagógicos disciplinares realizamos visitas técnicas desde o primeiro período e no ritmo de duas por semestre. Estas visitas têm roteiro previamente discutido e sua participação é objeto de avaliação.

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

Coordenador: Deivid Figueiroa

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (Anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Deivid Sousa de Figueiroa http://lattes.cnpq.br/5534589644323777Doutor em Engenharia Química Mestre em Engenharia Química Graduado em Química IndustrialParcialCiência e Engenharia dos Materiais; Fenômenos de Transporte e Hidráulica7 anosExperiência industrial na área de controle de qualidade e processos químicos; Vivência acadêmica relacionada aos seguintes temas: Biocombustíveis líquidos, Catálise Heterogênea, Biotecnologia, Processos Oxidativos Avançados e Tecnologias Ambientais. Orientador de trabalhos de de Conclusão de Curso, Projetos de Iniciação Cienttífica e Extensão, na área de ciências exatas e da natureza.
Hannah Miranda Morais http://lattes.cnpq.br/3684640256536006Mestre em Administração Graduada em Design e Administração com ênfase em marketing de modaParcialEmpreendedorismo e Marketing; Gestão de Pessoas5 anosExperiência profissional em gestão de marketing, gestão de marca de moda, treinamento de equipes. Atualmente atua como instrutora convidado para treinamento e palestrante em consultorias.
Hiuquem Monteiro Lopes http://lattes.cnpq.br/8308546654941702Mestre em Engenharia Química Graduado em engenharia químicaParcialHigiene e Segurança do Trabalho I; Resistência dos Materiais2 anosVivência industrial em Controle de Qualidade, buscando a melhoria contínua dos processos produtivos. Experiência com consultoria industrial utilizando técnicas de modelagem e imulação, eficiência energética e otimização de processos químicos.
Jeferson Mendonça Pereira Filho http://lattes.cnpq.br/7748911814071877Especialização em Direito Ambiental e Sustentabilidade
Graduado em Engenharia de Produção e em ADMINISTRAÇÃO
ParcialOpt. I – Gestão da Manutenção; Economia; Comportamento Organizacional; Estágio Curricular LPCE 3; Opt. III – Gestão da Manutenção; Estágio Curricular LPCE 4; Análise e Gestão de Custos; Planejamento Estratégico da Empresa; Estágio Curricular 23 anosExperiência profissional nos setores de logística, gestão da produção, gestão da qualidade e compras/licitações. Atualmente, trabalha como consultor empresarial com foco nas micro e pequenas empresas.
Luiz José Rodrigues dos Santos http://lattes.cnpq.br/3239051871599064Mestre em Biometria e Estatística Aplicada Graduado em Licenciatura Plena Em FísicaHoristaExpressão Gráfica; Física 3; Cálculo Diferencial e Integral 4; Cálculo Numérico Computacional14 anos5 anos de experiência como Gerente Diretoria de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (DPMA) na Secretaria Municipal de Educação do Ipojuca/PE
Luiza Feitosa Cordeiro de Souza http://lattes.cnpq.br/9173881850119177Pós-Doutora Doutor em Engenharia Civil Mestre em Engenharia Civil
Graduada em Farmácia
HoristaQuímica Orgânica Aplicada; Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 27 anosExperiência de 20 anos em laboratório ambiental. Desde 2000 comecei a estagiar como apoio técnico em laboratório de analises de água e esgoto, com a realização de técnicas analiticas, físicas, quimicas, microbiologicas e toxicologicas. Trabalhei com a validação de técnicas cromatograficas, monitoramento de estações de tratamento de efluentes. Realizei estágios em laboratório de toxicologia com o professor Arquimedes Melo. Trabalhei por 3 anos em farmácias comerciais.

Atualizado em 27/01/2021

VALOR DO SEMESTRE
(R$)
Nº DE PARCELAS MENSAIS  PARCELA MENSAL
(R$)
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 25 desc. de 5%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado
até o dia 15
desc. de 10%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 05
desc. de 15%
R$ 8.961,83  06R$1.493,64R$ 1.418,96R$ 1.344,27R$ 1.269,59

*Na matrícula do Curso de Engenharia de Produção incluir R$ 15,00 do Diretório Acadêmico

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support