GRADUAÇÃO

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

O Engenheiro de Produção é competente para trabalhar desde o projeto do produto, dos processos de fabricação e das instalações necessárias para tanto, bem como nos aspectos estratégicos, tais como o planejamento de investimentos, análise de negócios e a gestão de tecnologias. Participam da integração dos diferentes elos de uma cadeia produtiva, buscando um planejamento cooperativo entre empresas, clientes e fornecedores, visando oferecer produtos com alta qualidade, baixos custos e inovadores, sempre atentos aos diferentes mercados. É, ainda, capaz de promover a transposição dos conceitos originários da manufatura para as empresas de serviços.

  • Duração (mínima/máxima): 05 a 08 anos.
  • Situação Legal: Autorizado pela Portaria nº 119, do Ministério da Educação, publicada em 15/03/13.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria nº109, publicada em 04/02/2021.
  • Regime Escolar: Seriado semestral Turno: Noite (1ª. entrada) / Manhã (2ª. entrada).

DIFERENCIAIS

Apresenta uma dinâmica curricular que proporciona o desenvolvimento de competências e habilidades para atuação profissional no campo da Gestão de Petróleo e Gás, na Gestão Industrial da Produção, bem como na Gestão de Serviços.

Possui laboratórios com sistema de aquisição de dados nas áreas de formação básica: Físicas 1, 2 e 3, Mecânica, Fenômenos de Transporte, Resistência dos Materiais, Ciência e Engenharia dos Materiais, Eletrotécnica; nas áreas de formação profissional: Segurança do Trabalho, Linha de Produção, Engenharia do Produto, Metrologia, Controle de Qualidade, Simulação.

SOBRE O CURSO

Utiliza softwares próprios para os trabalhos de Engenharia com instalação em vinte computadores em cada sala de informática com um computador para cada aluno: MS PROJECT, AUTOCAD, MATLAB, PROMODEL. Desde o terceiro período enseja projeto de extensão na área de energia solar fotovoltaica, projetos interdisciplinares outros cursos de Engenharia e das áreas de Ciências Humanas e Sociais, com interação com várias empresas regionais.

Utiliza “Pedagogias Ativas” em que o aluno sai do papel tradicional de espectador nas aulas e passa a protagonista com aulas de debates, sabatinas, tecnologia problemas e perguntas além de enfrentar desafios nas atividades experimentais. Ofertamos cursos de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e MBA em Engenharia de Produção.

O programa Empresa Escola que enseja a participação em atividades profissionais relacionadas a atuação em empresas desde o quinto período e compreenderá a montagem de uma linha de produção para fabricação de dispositivos desenvolvidos pelos alunos e professores em projetos de pesquisa.

O grupo de pesquisa “Energia, Produção e Sustentabilidade” que conta com um projeto de Extensão e três de Iniciação Científica.

Realizamos palestras com profissionais que atuam em empresas regionais e nacionais desde o primeiro período no ritmo de duas por semestre.

Nos vários projetos de pesquisa e em procedimentos pedagógicos disciplinares realizamos visitas técnicas desde o primeiro período e no ritmo de duas por semestre. Estas visitas têm roteiro previamente discutido e sua participação é objeto de avaliação.

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

Coordenador: Deivid Figueiroa

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (Anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Deivid Sousa de Figueiroa http://lattes.cnpq.br/5534589644323777Doutor em Engenharia Química Mestre em Engenharia Química Graduado em Química IndustrialParcialCiência e Engenharia dos Materiais; Fenômenos de Transporte e Hidráulica7 anosExperiência industrial na área de controle de qualidade e processos químicos; Vivência acadêmica relacionada aos seguintes temas: Biocombustíveis líquidos, Catálise Heterogênea, Biotecnologia, Processos Oxidativos Avançados e Tecnologias Ambientais. Orientador de trabalhos de de Conclusão de Curso, Projetos de Iniciação Cienttífica e Extensão, na área de ciências exatas e da natureza.
Hannah Miranda Morais http://lattes.cnpq.br/3684640256536006Mestre em Administração Graduada em Design e Administração com ênfase em marketing de modaParcialEmpreendedorismo e Marketing; Gestão de Pessoas5 anosExperiência profissional em gestão de marketing, gestão de marca de moda, treinamento de equipes. Atualmente atua como instrutora convidado para treinamento e palestrante em consultorias.
Hiuquem Monteiro Lopes http://lattes.cnpq.br/8308546654941702Mestre em Engenharia Química Graduado em engenharia químicaParcialHigiene e Segurança do Trabalho I; Resistência dos Materiais2 anosVivência industrial em Controle de Qualidade, buscando a melhoria contínua dos processos produtivos. Experiência com consultoria industrial utilizando técnicas de modelagem e imulação, eficiência energética e otimização de processos químicos.
Jeferson Mendonça Pereira Filho http://lattes.cnpq.br/7748911814071877Mestre em Administração Especializações em MBA em Gestão Empresarial e Direito Ambiental e Sustentabilidade
Graduado em Engenharia de Produção e em ADMINISTRAÇÃO
ParcialOpt. I – Gestão da Manutenção; Economia; Comportamento Organizacional; Estágio Curricular LPCE 3; Opt. III – Gestão da Manutenção; Estágio Curricular LPCE 4; Análise e Gestão de Custos; Planejamento Estratégico da Empresa; Estágio Curricular 23 anosExperiência profissional nos setores de logística, gestão da produção, gestão da qualidade e compras/licitações. Atualmente, trabalha como consultor empresarial com foco nas micro e pequenas empresas.
Lucas Tavares Galindo Filho http://lattes.cnpq.br/6532385332965132Mestre em Sociologia com ênfase em Metodologia da Pesquisa Científica Graduado em Ciências: Licenciatura PlenaParcialFilosofia do Direito12 anosÉ membro do Corpo Editorial da REALIS Revista de Estudos AntiUtilitaristas e PosColoniais no CFCH Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE Universidade Federal de Pernambuco, publicou em 2018 uma obra autoral pela Editora Universitária da UFPE. É membro do Instituto de Estudos Avançados IEA do Centro Universitário ASCES UNITA e da NetWork Mundial Social-ONE de Sociologia e Ciências Sociais, e contemporaneamente é Colaborador Permanente de New Humanity, ONG com Status Consultivo Geral no ECOSOC / ONU e partner oficial das Nações Unidas e da UNESCO.
Luiz José Rodrigues dos Santos http://lattes.cnpq.br/3239051871599064Mestre em Biometria e Estatística Aplicada Graduado em Licenciatura Plena Em FísicaHoristaExpressão Gráfica; Física 3; Cálculo Diferencial e Integral 4; Cálculo Numérico Computacional14 anos5 anos de experiência como Gerente Diretoria de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (DPMA) na Secretaria Municipal de Educação do Ipojuca/PE

Atualizado em 25/01/2022

VALOR DO SEMESTRE (R$)R$ 8.961,83
Nº DE PARCELAS  06
PARCELA MENSAL (R$)R$ 1.493,64
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 25 desc. de 5%R$ 1.418,96
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10%R$ 1.344,27
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15%R$ 1.269,59

*Na matrícula do Curso de Engenharia de Produção incluir R$ 15,00 do Diretório Acadêmico

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.