GRADUAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO

O Curso de Graduação em Administração está voltado à formação de mão de obra qualificada de gestores de empresas e organizações, capazes de reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, pensar e implementar projetos e introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão, com alta capacidade de comunicação e expressão, iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa. Campo de atuação: O Administrador pode atuar profissionalmente em empresas e organizações privadas, públicas e do Terceiro Setor. Está também apto a prestar serviços de consultoria em planejamento e projetos.

  • Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos
  • Situação legal: Autorizado pela Portaria n.º 603, de 28/09/18, da Reitoria do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).
  • Regime Escolar: Seriado semestral.
  • Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada)

Qualidade e Tradição

DIFERENCIAIS

Formação caracterizada por tradição humanística e forte compromisso social, buscando a excelência na formação profissionais inovadores e qualificados com visão estratégica voltados ao desenvolvimento regional.

SOBRE O CURSO

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

Coordenação do Curso: Msc. Maria Ivania Almeida Gomes Porto

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Ana Paula Cavalcante Luna de Andrade http://lattes.cnpq.br/3854663999488200Doutora em Ciências da Religião Mestre em Filosofia Especialização em coordenação pedagógica
Graduada em pedagogia
IntegralÉtica e Formação Cidadã17 anosPossui Graduação em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (2002) e Graduação em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco. Especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Católica de Pernambuco, Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e Doutoranda em Ciências da Religião na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora Pedagógica no Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), donde é pesquisadora efetiva do Instituto de Estudos Avançados, além de ministrar a disciplina Filosofia na mesma Instituição. Também leciona na Universidade de Pernambuco (UPE). Tem experiência na área de Educação e Filosofia , com ênfase em Filosofia Política.
Ana Rosa Gomes Cunha http://lattes.cnpq.br/4355772220145131Mestre em Ciências Contábeis Especialização em Contabilidade e Controladoria Graduada em Ciências ContábeisParcialContabilidade Geral10 anosPossui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atualmente é coordenadora e professora assistente I do curso de Ciências Contábeis da Associação Caruaruense de Ensino Superior. Tem experiência na área de Contabilidade, tendo atuado como Gerente de Controles Internos, e na área de Perícia Contábil, atuando em perícia extrajudiciais.
Elba Ravane Alves Amorim http://lattes.cnpq.br/6495544715832267Mestre em Direitos Humanos Especialização em Segurança Pública e Cidadania Graduada em DireitoParcial-7 anosProfessora assistente I da ASCES/UNITA. Tem experiência na área de Políticas Públicas. Desenvolve pesquisa com ênfase em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Igualdade, Gênero, Direitos da População LGBTs, Democracia e Feminismos, Violência Contra Mulher na Arena Política, Violência Doméstica, Direito de Família, Função Social da Propriedade. Integra a Coordenação Colegiada do Núcleo de Estudo de Gênero Elma Novaes. Foi Secretária da Mulher e Direitos Humanos de Caruaru e advogada do ProRural/Secretaria de Agricultura de Pernambuco.
Fernando Cesar de Lima http://lattes.cnpq.br/6418632005847020Especialização em Gestão de Cidade Graduado em Administração PúblicaParcialEconomia I; Gestão da Qualidade; Planejamento e Estratégia Empresarial.3 anosProfessor do Centro Universitário Tabosa de Almeida- ASCES UNITA e Consultor de Estratégia Política. Mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2019). Especialista em gestão de cidades - ASCES UNITA (2018). Possui graduação em Administração Pública pela ASCES UNITA (2013). Tem experiência na área de planejamento estratégico em Órgãos públicos(2013), e em análise espacial de dados (2014), orientação e produção de artigos (2015-2018).
Hannah Miranda Morais http://lattes.cnpq.br/3684640256536006Mestre em Administração Graduada em Design e Administração com ênfase em marketing de modaParcialAdministração de Materiais e Logística; Gestão de Micro e Pequenas Empresas; Pesquisa Mercadológica.4 anosDoutoranda na linha de pesquisa em organização e sociedade, no programa da Pós-Graduação em Administração (PROPAD), da Universidade Federal de Pernambuco. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD), da Universidade Federal de Pernambuco, na linha de MTI I em Marketing. Graduada em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Graduada em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente no Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES - UNITA.
Karlla Lacerda Rodrigues da Silva http://lattes.cnpq.br/3826217810889133Especialização em Direito Público: processual civil Graduada em DireitoHoristaDireito Empresarial9 anosServidora Pública do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco. Possui graduação em DIREITO pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (2005). Advogada OAB/PE 24.213. Especialização em Direito Público: Processual civil, Constitucional e Tributário. Mediadora com curso de formação pelo CNJ, atuou como Mediadora Voluntária da Câmara de Mediação e Arbitragem do Tribunal de Justiça de Pernambuco, na Comarca de Caruaru-PE. Exerceu a atividade de Juíza Leiga no quadro de voluntários do Tribunal de Justiça de Pernambuco - no Juizado Cível da Comarca de Caruaru-PE. Professora na área de Direito da Faculdade Maurício de Nassau Pernambuco (Grupo Ser Educacional), disciplinas de Introdução a Direito e Direito Empresarial; Professora das disciplinas de Direito Empresarial; Direito Civil e Processo Civil I e Processo Civil II no Curso de Direito da Faculdade ASCES de Caruaru-PE. Professora Orientadora de Trabalho Monográfico, na Conclusão de Curso de Graduação de Direito da Faculdade ASCES. Professora da POLITEC NOVO RUMO, disciplina de Legislação Tributária, Direito Civil e Consumidor. Atuou como Profissional Orientadora no Curso de Direito, no Escritório de Práticas Jurídicas da ASCES- Associação Caruaruense de Ensino Superior. Atuou como Membro da Câmara de Mediação da Faculdade ASCES, exercendo a atividade de Mediadora, com cadastro no Tribunal de Justiça de Pernambuco. Mestranda da Turma 11 no Curso de Mestrado Profissional de Gestão Empresarial (Faculdade de Boa Viagem - FBV/ DeryBrasil. Tem experiência docente na área de Direito, com ênfase em Direito Processual; Civil; Empresarial, Tributário e Consumidor.
Kenya Michelly Pereira Tabosa Lucas http://lattes.cnpq.br/6448635200994996Mestre em Educação em Ciências e Matemática Especialização em Psicologia Organizacional e Gestão de RH Graduada em PsicologiaHoristaPsicologia Organizacional; Liderança e Desenvolvimento de Equipes10 anosPossui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2006). Especialização em Psicologia Organizacional e Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciência e Matemática da UFPE-CAA. Professora titular do Centro Universitário Tabosa de Almeida - Asces-Unita. Atuou como Professora titular da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação e Recursos Humanos.
Leonardo Augusto de Lemos Batista http://lattes.cnpq.br/5155108682802616Mestre em Educação em Ciências e Matemática Especilaização em Ensino de Matemática e Novas Tecnologias Graduado em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em MatemáticaHoristaAnálise de Dados e Estatística Aplicada às Ciências Sociais12 anosPossui graduação em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Matemática - Autarquia Educacional de Belo Jardim (2008) e mestrado em Educação em Ciências e Matemática (25001019095P1) (Conceito CAPES 3) pela Universidade Federal de Pernambuco (2019). Atualmente é professor de física - Secretaria de Educação de Pernambuco, professor efetivo (assistente i) do Centro Universitário Tabosa de Almeida e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: resolução de problemas, história da matemática, ensino, demonstração matemáticas e matemática.
Marcela Proença Alves Florêncio http://lattes.cnpq.br/3062745216425520Mestre Profissional em Gestão Pública Especialização em Gestão Pública Graduada em DireitoParcialDireito do Trabalho11 anosGraduada em Direito pela Associação Caruaruense de Ensino Superior - ASCES (2006), Pós-Graduada em Direito Público pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco - ESMAPE (2008) e Mestre em Gestão Pública pelo curso de Mestrado em Gestão Pública da Universidade Federal de Pernambuco UFPE (2012), com atuação profissional da área Trabalhista, Cível, Previdenciária e Administrativa, com destaque em assessoria jurídica para Regimes Próprios de Previdência Social - RPPS e Administração Pública Municipal, com Certificação de Gestora de Regimes Próprios de Previdência Social (CGRPPS), habilitada pela Associação dos Analistas e Profissionais de investimento do Mercado de Capitais - APIMEC. Possui vinculo empregatício no Centro Universitário Tabosa de Almeida - ASCES-UNITA, exercendo cargo administrativo de Coordenadora do Curso de Direito e ministrando aulas de graduação e pós-graduação nas disciplinas de Direito Previdenciário e Direito do Trabalho. Coordenadora do curso de extensão Conhecendo a Previdência.
Maria Ivania Almeida Gomes Porto http://lattes.cnpq.br/7641142794821338Mestre Profissional em Gestão Pública para Desenvolvimento do Nordeste Especializações em Didática do Ensino Superior, Marketing e Publicidade e Administração dos Serviços de Saúde Graduação em Ciências SociaisParcial-8 anosProfessora universitária da ASCES e Consultora de Estratégia de Gestão Pública e de Política. Mestra em Gestão Pública pela UFPE. Especialista em Gerenciamento de Cidades UPE, MBA Marketing e Publicidade na UNINASSAU, Especialista em Administração dos Serviços de Saúde UNAERP. Foi consultora da CONTEXTO, Estratégias Política e de Mercado e do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau. Foi Secretária de Governo Municipal e Ação Social e Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Caruaru; Presidente do IPSEP e da FUNDAC de Caruaru. Foi também, assessora Política da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Atualizado em 30/07/2021

 

VALOR DO SEMESTRE
(R$)
 Nº DE PARCELAS MENSAIS PARCELA MENSAL
(R$)
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 25
desc. de 5%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado
até o dia 15
desc. de 10%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 05
desc. de 15%
R$ 5.360,17  06R$ 893,36R$ 848,69R$ 804,03R$ 759,36

 

Formas de reajuste

De acordo com a Medida Provisória nº 1.890/99

 

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support