GRADUAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO
O Curso de Graduação em Administração está voltado à formação de mão de obra qualificada de gestores de empresas e organizações, capazes de reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, pensar e implementar projetos e introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão, com alta capacidade de comunicação e expressão, iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa. Campo de atuação: O Administrador pode atuar profissionalmente em empresas e organizações privadas, públicas e do Terceiro Setor. Está também apto a prestar serviços de consultoria em planejamento e projetos.
- Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos
- Situação legal: Autorizado pela Portaria n.º 603, de 28/09/18, da Reitoria do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).
- Regime Escolar: Seriado semestral.
- Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada)
Qualidade e Tradição
DIFERENCIAIS
Formação caracterizada por tradição humanística e forte compromisso social, buscando a excelência na formação profissionais inovadores e qualificados com visão estratégica voltados ao desenvolvimento regional.
SOBRE O CURSO
O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região.
Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade.
Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação.
Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.
O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.
Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.
Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.
Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.
As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho.
A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.
O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.
O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar.
Bem-vindos!
Coordenação do Curso: Msc. Maria Ivania Almeida Gomes Porto
NOME | TITULAÇÃO | REGIME | DISCIPLINAS | EXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos) | EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL |
Ana Rosa Gomes Cunha http://lattes.cnpq.br/4355772220145131 | Mestre em Ciências Contábeis Especialização em Contabilidade e Controladoria Graduada em Ciências Contábeis | Parcial | Contabilidade Geral | 10 anos de experiência no ensino superior em Graduações e Pós-Graduações. | 5 anos de experiência na área de Auditoria Interna e em Perícias Contábeis, envolvendo cálculos trabalhistas, previdenciárias e contábeis. |
Diogenes José Pereira Barbosa http://lattes.cnpq.br/0206745480197766 | Mestre profissional em Indústrias Criativas Especialização em Docência no Ensino Superior Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo | Horista | Media training e relações multiculturais. | 8 anos | Acumula experiências como produtor, repórter, fotojornalista e editor, em jornais, revistas, portais de notícias, rádios e assessorias de imprensa (locais e nacionais). |
Fernando Cesar de Lima http://lattes.cnpq.br/6418632005847020 | Mestre em Ciências Sociais, Especialização em Gestão de Cidade Graduado em Administração Pública | Parcial | Economia I; Metodologia da Pesquisa | 3 anos | Professor do Centro Universitário Tabosa de Almeida- ASCES UNITA e Consultor de Estratégia Política. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2019). Especialista em gestão de cidades - ASCES UNITA (2018). Possui graduação em Administração Pública pela ASCES UNITA (2013). Tem experiência na área de planejamento estratégico em Órgãos públicos(2013), e em análise espacial de dados (2014), orientação e produção de artigos (2015-atual). |
Hannah Miranda Morais http://lattes.cnpq.br/3684640256536006 | Mestre em Administração Graduada em Design e Administração com ênfase em marketing de moda | Parcial | Gestão de Micro e Pequenas Empresas; Empreendedorismo | 5 anos | Doutoranda na linha de pesquisa em organização e sociedade, no programa da Pós-Graduação em Administração (PROPAD), da Universidade Federal de Pernambuco. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD), da Universidade Federal de Pernambuco, na linha de MTI I em Marketing. Graduada em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Graduada em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente no Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES - UNITA. |
Jeferson Mendonça Pereira Filho http://lattes.cnpq.br/7748911814071877 | Mestre em Administração Especializações em MBA em Gestão Empresarial e Direito Ambiental e Sustentabilidade Graduado em Engenharia de Produção e em ADMINISTRAÇÃO | Parcial | Administração de Materiais e Logística | 3 anos | Experiência profissional nos setores de logística, gestão da produção, gestão da qualidade e compras/licitações. Atualmente, trabalha como consultor empresarial com foco nas micro e pequenas empresas. |
Karlla Lacerda Rodrigues da Silva http://lattes.cnpq.br/3826217810889133 | Mestre Profissional em Gestão Empresarial Especialização em Pós Graduação em Direito Público: processual civil Graduado em DIREITO | Horista | Direito Empresarial | 10 anos | Professora assistente I da ASCES/UNITA. Mestre em Gestão Empresarial pela Faculdade de Boa Viagem - FBV/ DeVry Brasil. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual, Direito Civil, Direito Empresarial, Direito Tributário e Direito do Consumidor. É servidora do Tribunal de Justiça de Pernambuco. |
Kenya Michelly Pereira Tabosa Lucas http://lattes.cnpq.br/6448635200994996 | Mestre em Educação em Ciências e Matemática Especialização em Psicologia Organizacional e Gestão de RH Graduada em Psicologia | Horista | Psicologia Organizacional | 10 anos | Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2006). Especialização em Psicologia Organizacional e Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciência e Matemática da UFPE-CAA. Professora titular do Centro Universitário Tabosa de Almeida - Asces-Unita. Atuou como Professora titular da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação e Recursos Humanos. |
Leonardo Augusto de Lemos Batista http://lattes.cnpq.br/5155108682802616 | Mestre em Educação em Ciências e Matemática Especilaização em Ensino de Matemática e Novas Tecnologias Graduado em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Matemática | Parcial | Análise de Dados e Estatística Aplicada às Ciências Sociais | 12 anos | Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Matemática - Autarquia Educacional de Belo Jardim (2008) e mestrado em Educação em Ciências e Matemática (25001019095P1) (Conceito CAPES 3) pela Universidade Federal de Pernambuco (2019). Atualmente é professor de física - Secretaria de Educação de Pernambuco, professor efetivo (assistente i) do Centro Universitário Tabosa de Almeida e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: resolução de problemas, história da matemática, ensino, demonstração matemáticas e matemática. |
Lucas Tavares Galindo Filho http://lattes.cnpq.br/6532385332965132 | Mestre em Sociologia com ênfase em Metodologia da Pesquisa Científica Graduado em Ciências: Licenciatura Plena | Parcial | Ética e Formação Cidadã | 12 anos | É membro do Corpo Editorial da REALIS Revista de Estudos AntiUtilitaristas e PosColoniais no CFCH Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE Universidade Federal de Pernambuco, publicou em 2018 uma obra autoral pela Editora Universitária da UFPE. É membro do Instituto de Estudos Avançados IEA do Centro Universitário ASCES UNITA e da NetWork Mundial Social-ONE de Sociologia e Ciências Sociais, e contemporaneamente é Colaborador Permanente de New Humanity, ONG com Status Consultivo Geral no ECOSOC / ONU e partner oficial das Nações Unidas e da UNESCO. |
Marcela Proença Alves Florêncio http://lattes.cnpq.br/3062745216425520 | Mestre profissional EM GESTÃO PUBLICA Especialização em Especialização em Direito Público Graduado em Direito | Parcial | Direito do Trabalho | 11 anos | Professora assistente I e Coordenadora geral do Curso de Direito da ASCES/UNITA. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho, Direito Previdenciário, Direito Civil e Direito Administrativo. Habilitada pela Associação dos Analistas e Profissionais de investimento do Mercado de Capitais - APIMEC em assessoria jurídica para Regimes Próprios de Previdência Social - RPPS e Administração Pública Municipal, com Certificação de Gestora de Regimes Próprios de Previdência Social (CGRPPS). Advogada. Foi Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Caruaru (CaruaruPrev). |
Maria Ivania Almeida Gomes Porto http://lattes.cnpq.br/7641142794821338 | Mestre Profissional em Gestão Pública para Desenvolvimento do Nordeste Especializações em Didática do Ensino Superior, Marketing e Publicidade e Administração dos Serviços de Saúde Graduação em Ciências Sociais | Parcial | Liderança e Desenvolvimento de Equipes; Gestão Pública | 8 anos | Professora universitária da ASCES e Consultora de Estratégia de Gestão Pública e de Política. Mestra em Gestão Pública pela UFPE. Especialista em Gerenciamento de Cidades UPE, MBA Marketing e Publicidade na UNINASSAU, Especialista em Administração dos Serviços de Saúde UNAERP. Foi consultora da CONTEXTO, Estratégias Política e de Mercado e do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau. Foi Secretária de Governo Municipal e Ação Social e Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Caruaru; Presidente do IPSEP e da FUNDAC de Caruaru. Foi também, assessora Política da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco. |
Vanuccio Medeiros Pimentel http://lattes.cnpq.br/8928155760846177 | Doutor em Ciência Política Mestre em Ciência Política Graduado em Licenciatura Plena Em Historia | Parcial | - | 16 anos | Professor adjunto II da ASCES/UNITA. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise institucional, corte interamericana, políticas públicas, desconfiança política e jurisdição internacional. É observador internacional da Organização dos Estados Americanos. |
- Horário de Aulas de Administração - 2023.1 Publicado em 29.05.2023
Notícias
Fique antenado nas novidades do curso de Administração da Asces-Unita
- Curso de Administração é ideal para empreendedores da Sulanca
janeiro 4, 2023
- Curso de Administração promove palestra hoje(08)
novembro 8, 2022
- Simpósio Multiprofissional foi sucesso absoluto
setembro 16, 2022
- Liberado o edital para submissão de trabalho para o I Simpósio Multiprofissional
agosto 24, 2022
- Curso de Administração recebe estudantes com palestra do empresário Luverson Ferreira
março 9, 2022
Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.