GRADUAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO

O Curso de Graduação em Administração está voltado à formação de mão de obra qualificada de gestores de empresas e organizações, capazes de reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, pensar e implementar projetos e introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão, com alta capacidade de comunicação e expressão, iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa. Campo de atuação: O Administrador pode atuar profissionalmente em empresas e organizações privadas, públicas e do Terceiro Setor. Está também apto a prestar serviços de consultoria em planejamento e projetos.

  • Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos
  • Situação legal: Autorizado pela Portaria n.º 603, de 28/09/18, da Reitoria do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).
  • Regime Escolar: Seriado semestral.
  • Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada)

Qualidade e Tradição

DIFERENCIAIS

Formação caracterizada por tradição humanística e forte compromisso social, buscando a excelência na formação profissionais inovadores e qualificados com visão estratégica voltados ao desenvolvimento regional.

SOBRE O CURSO

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

Coordenação do Curso: Msc. Maria Ivania Almeida Gomes Porto

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Ana Rosa Gomes Cunha http://lattes.cnpq.br/4355772220145131Mestre em Ciências Contábeis Especialização em Contabilidade e Controladoria Graduada em Ciências ContábeisParcialContabilidade Geral10 anos de experiência no ensino superior em Graduações e Pós-Graduações.5 anos de experiência na área de Auditoria Interna e em Perícias Contábeis, envolvendo cálculos trabalhistas, previdenciárias e contábeis.
Diogenes José Pereira Barbosa http://lattes.cnpq.br/0206745480197766Mestre profissional em Indústrias Criativas Especialização em Docência no Ensino Superior
Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo
HoristaMedia training e relações multiculturais.8 anosAcumula experiências
como produtor,
repórter, fotojornalista
e editor, em jornais, revistas,
portais de notícias, rádios
e assessorias de imprensa
(locais e nacionais).
Fernando Cesar de Lima http://lattes.cnpq.br/6418632005847020Mestre em Ciências Sociais, Especialização em Gestão de Cidade Graduado em Administração PúblicaParcialEconomia I; Metodologia da Pesquisa3 anosProfessor do Centro Universitário Tabosa de Almeida- ASCES UNITA e Consultor de Estratégia Política. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2019). Especialista em gestão de cidades - ASCES UNITA (2018). Possui graduação em Administração Pública pela ASCES UNITA (2013). Tem experiência na área de planejamento estratégico em Órgãos públicos(2013), e em análise espacial de dados (2014), orientação e produção de artigos (2015-atual).
Hannah Miranda Morais http://lattes.cnpq.br/3684640256536006Mestre em Administração Graduada em Design e Administração com ênfase em marketing de modaParcialGestão de Micro e Pequenas Empresas; Empreendedorismo5 anosDoutoranda na linha de pesquisa em organização e sociedade, no programa da Pós-Graduação em Administração (PROPAD), da Universidade Federal de Pernambuco. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD), da Universidade Federal de Pernambuco, na linha de MTI I em Marketing. Graduada em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Graduada em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente no Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES - UNITA.
Jeferson Mendonça Pereira Filho http://lattes.cnpq.br/7748911814071877Mestre em Administração Especializações em MBA em Gestão Empresarial e Direito Ambiental e Sustentabilidade
Graduado em Engenharia de Produção e em ADMINISTRAÇÃO
ParcialAdministração de Materiais e Logística3 anosExperiência profissional nos setores de logística, gestão da produção, gestão da qualidade e compras/licitações. Atualmente, trabalha como consultor empresarial com foco nas micro e pequenas empresas.
Karlla Lacerda Rodrigues da Silva http://lattes.cnpq.br/3826217810889133Mestre Profissional em Gestão Empresarial Especialização em Pós Graduação em Direito Público: processual civil
Graduado em DIREITO
HoristaDireito Empresarial10 anosProfessora assistente I da ASCES/UNITA. Mestre em Gestão Empresarial pela Faculdade de Boa Viagem - FBV/ DeVry Brasil. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual, Direito Civil, Direito Empresarial, Direito Tributário e Direito do Consumidor. É servidora do Tribunal de Justiça de Pernambuco.
Kenya Michelly Pereira Tabosa Lucas http://lattes.cnpq.br/6448635200994996Mestre em Educação em Ciências e Matemática Especialização em Psicologia Organizacional e Gestão de RH Graduada em PsicologiaHoristaPsicologia Organizacional10 anosPossui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2006). Especialização em Psicologia Organizacional e Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciência e Matemática da UFPE-CAA. Professora titular do Centro Universitário Tabosa de Almeida - Asces-Unita. Atuou como Professora titular da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação e Recursos Humanos.
Leonardo Augusto de Lemos Batista http://lattes.cnpq.br/5155108682802616Mestre em Educação em Ciências e Matemática Especilaização em Ensino de Matemática e Novas Tecnologias Graduado em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em MatemáticaParcialAnálise de Dados e Estatística Aplicada às Ciências Sociais12 anosPossui graduação em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Matemática - Autarquia Educacional de Belo Jardim (2008) e mestrado em Educação em Ciências e Matemática (25001019095P1) (Conceito CAPES 3) pela Universidade Federal de Pernambuco (2019). Atualmente é professor de física - Secretaria de Educação de Pernambuco, professor efetivo (assistente i) do Centro Universitário Tabosa de Almeida e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: resolução de problemas, história da matemática, ensino, demonstração matemáticas e matemática.
Lucas Tavares Galindo Filho http://lattes.cnpq.br/6532385332965132Mestre em Sociologia com ênfase em Metodologia da Pesquisa Científica Graduado em Ciências: Licenciatura PlenaParcialÉtica e Formação Cidadã12 anosÉ membro do Corpo Editorial da REALIS Revista de Estudos AntiUtilitaristas e PosColoniais no CFCH Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE Universidade Federal de Pernambuco, publicou em 2018 uma obra autoral pela Editora Universitária da UFPE. É membro do Instituto de Estudos Avançados IEA do Centro Universitário ASCES UNITA e da NetWork Mundial Social-ONE de Sociologia e Ciências Sociais, e contemporaneamente é Colaborador Permanente de New Humanity, ONG com Status Consultivo Geral no ECOSOC / ONU e partner oficial das Nações Unidas e da UNESCO.
Marcela Proença Alves Florêncio http://lattes.cnpq.br/3062745216425520Mestre profissional EM GESTÃO PUBLICA
Especialização em Especialização em Direito Público
Graduado em Direito
ParcialDireito do Trabalho11 anosProfessora assistente I e Coordenadora geral do Curso de Direito da ASCES/UNITA. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho, Direito Previdenciário, Direito Civil e Direito Administrativo. Habilitada pela Associação dos Analistas e Profissionais de investimento do Mercado de Capitais - APIMEC em assessoria jurídica para Regimes Próprios de Previdência Social - RPPS e Administração Pública Municipal, com Certificação de Gestora de Regimes Próprios de Previdência Social (CGRPPS). Advogada. Foi Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Caruaru
(CaruaruPrev).
Maria Ivania Almeida Gomes Porto http://lattes.cnpq.br/7641142794821338Mestre Profissional em Gestão Pública para Desenvolvimento do Nordeste Especializações em Didática do Ensino Superior, Marketing e Publicidade e Administração dos Serviços de Saúde Graduação em Ciências SociaisParcialLiderança e Desenvolvimento de Equipes; Gestão Pública8 anosProfessora universitária da ASCES e Consultora de Estratégia de Gestão Pública e de Política. Mestra em Gestão Pública pela UFPE. Especialista em Gerenciamento de Cidades UPE, MBA Marketing e Publicidade na UNINASSAU, Especialista em Administração dos Serviços de Saúde UNAERP. Foi consultora da CONTEXTO, Estratégias Política e de Mercado e do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau. Foi Secretária de Governo Municipal e Ação Social e Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Caruaru; Presidente do IPSEP e da FUNDAC de Caruaru. Foi também, assessora Política da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Vanuccio Medeiros Pimentel http://lattes.cnpq.br/8928155760846177Doutor em Ciência Política
Mestre em Ciência Política
Graduado em Licenciatura Plena Em Historia
Parcial-16 anosProfessor adjunto II da ASCES/UNITA. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise institucional, corte interamericana, políticas públicas, desconfiança política e jurisdição internacional. É observador internacional da Organização dos Estados Americanos.

 

VALOR DO SEMESTRE (R$)R$ 5.712,87
Nº DE PARCELAS  06
PARCELA MENSAL (R$)R$ 952,14
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 25 desc. de 5%R$ 904,54
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10%R$ 856,93
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15%R$ 809,32

 

 

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.