GRADUAÇÃO

ENGENHARIA AMBIENTAL

O Engenheiro Ambiental é o profissional apto para realizar trabalhos inerentes à gestão e ao planejamento ambiental, bem como na análise e na aplicação de tecnologias utilizadas na concepção e execução de projetos ambientais. Através da avaliação de impactos ao meio ambiente, promove soluções que visem à sustentabilidade ambiental dos empreendimentos, além de atuar nas áreas de conhecimento sobre mudanças climáticas, epidemiologia ambiental e a recuperação dos recursos naturais.

  • Duração (mínima/máxima): 05 a 08 anos
  • Situação Legal: Autorizado pela Portaria nº 1617, do Ministério da Educação, publicada em 13/11/09.
  • Reconhecido através da Portaria nº 109, do MEC/SESu, publicada em 04/02/21.
  • Regime Escolar: Seriado semestral Turno: Noite (1ª. entrada) / Manhã (2ª. entrada).

Experiência Aliada a Prática

DIFERENCIAIS

Moderna dinâmica curricular com até cerca 20% da carga horária em estágio e atividades como: cursos, palestras, seminários e congressos na área, o que permitirá a avaliação de impactos ao meio ambiente, promover soluções que visem à sustentabilidade ambiental dos empreendimentos, além de atuar nas áreas de conhecimento sobre mudanças climáticas, epidemiologia ambiental e a recuperação dos recursos naturais.

SOBRE O CURSO

A Engenharia Ambiental é definida como o ramo da engenharia que se preocupa com a proteção do meio ambiente, sobretudo contra os efeitos potencialmente adversos das atividades humanas.

O curso de Engenharia Ambiental da Asces-Unita é o primeiro do interior de Pernambuco e oferece um enfoque que permitirá ao profissional egresso a capacidade de prever, solucionar e gerenciar os problemas relacionados à sustentabilidade ambiental tanto na região, como em todo o país.

Dentre as diversas disciplinas e áreas temáticas do curso, destacamos aquelas voltadas para a Ecologia, Educação Ambiental, Meteorologia e Climatologia, Gestão de Resíduos Sólidos, Tratamento de Efluentes Industriais, Direito Ambiental, Gestão de Recursos Hídricos, Estudos de Impactos Ambientais e Gerenciamento da Qualidade do Ar.

Perfil Profissional
O Engenheiro Ambiental é o profissional apto para realizar trabalhos inerentes à gestão e ao planejamento ambiental, bem como na análise e na aplicação de tecnologias utilizadas na concepção e execução de projetos ambientais. Através da avaliação de impactos ao meio ambiente, promove soluções que visem à sustentabilidade ambiental dos empreendimentos, além de atuar nas áreas de conhecimento sobre mudanças climáticas, epidemiologia ambiental e a recuperação dos recursos naturais.

Campo de Atuação

Por se tratar de uma profissão fortemente demandada, o mercado de trabalho para o Engenheiro Ambiental é bastante vasto. No cenário atual, momento em que se busca minimizar os impactos e propor soluções mais limpas, o profissional desta área pode atuar como consultor e/ou projetista autônomo, bem como em órgãos públicos de fiscalização, regulação e planejamento. Atua, também, nas empresas estatais e privadas, sobretudo em indústrias de segmentos passíveis de maior atenção ambiental, além de universidades (ensino e pesquisa) e em agências de desenvolvimento tecnológico. Diante desse quadro, estima-se a abertura de inúmeros postos de trabalho para o Engenheiro Ambiental em todo o país, onde se constata que a oferta de trabalho é maior do que aquela que o mercado atual é capaz de suprir, assegurando ao profissional a oportunidade de efetiva atuação na área do curso.

O curso de bacharelado em Engenharia Ambiental da ASCES-UNITA conta com uma rede de laboratórios de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Estes laboratórios estão distribuídos no Campus II da instituição.
Os laboratórios de ensino são equipados com toda aparelhagem moderna e devidamente informatizada, conta ainda com o apoio de uma equipe altamente especializada, tendo participação de monitores selecionados entre alunos dos cursos de graduação.

Os Laboratórios são:
Laboratório Multidisciplinar (Ensino):
- Ciência e engenharia dos materiais;
- Eletrotécnica;
- Fenômenos de transporte;
- Física experimental I, II, III e IV;
- Mecânica geral;
- Química: Ambiental, Geral e Inorgânica I e II, Orgânica;
- Resistência dos Materiais;
- Termodinâmica.

Laboratório de Engenharia I (Ensino, pesquisa e desenvolvimento);
Laboratório de Práticas e Consultoria de Engenharia da Asces-Unita;
Laboratório de Engenharia II (Ensino, pesquisa e desenvolvimento).

Coordenação Professor Deivid Figueiroa

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (Anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Deivid Sousa de Figueiroa http://lattes.cnpq.br/5534589644323777Doutor em Engenharia Química Mestre em Engenharia Química Graduado em Química IndustrialParcialProjeto Final de Curso II8 anosMestre e Doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Atualmente é Professor Adjunto I e Coordenador do Núcleo de Engenharias do Centro Universitário Tabosa de Almeida - ASCES/UNITA. Experiência industrial na área de controle de qualidade e processos químicos; Vivência acadêmica relacionada aos seguintes temas: Biocombustíveis líquidos, Catálise Heterogênea, Biotecnologia, Processos Oxidativos Avançados e Tecnologias Ambientais. Orientador de trabalhos de de Conclusão de Curso, Projetos de Iniciação Cienttífica e Extensão, na área de ciências exatas e da natureza.
Hiuquem Monteiro Lopes http://lattes.cnpq.br/8308546654941702Mestre em Engenharia Química Graduado em engenharia químicaParcialEletiva II - Indicadores e Rotulagem Verde2 anosVivência industrial em Controle de Qualidade, buscando a melhoria contínua dos processos produtivos. Experiência com consultoria industrial utilizando técnicas de modelagem e imulação, eficiência energética e otimização de processos químicos.
Jeferson Mendonça Pereira Filho http://lattes.cnpq.br/7748911814071877Mestre em Administração Especializações em MBA em Gestão Empresarial e Direito Ambiental e Sustentabilidade
Graduado em Engenharia de Produção e em ADMINISTRAÇÃO
ParcialPlanejamento e Gestão Ambeintal; Auditoria Ambiental3 anosExperiência profissional nos setores de logística, gestão da produção, gestão da qualidade e compras/licitações. Atualmente, trabalha como consultor empresarial com foco nas micro e pequenas empresas.
Luiz José Rodrigues dos Santos http://lattes.cnpq.br/3239051871599064Mestre em Biometria e Estatística Aplicada Graduado em Licenciatura Plena Em FísicaHoristaEletiva III - Gerenciamento de Riscos e Desastres Ambientais14 anos5 anos de experiência como Gerente Diretoria de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (DPMA) na Secretaria Municipal de Educação do Ipojuca/PE

Horário de Aulas 2022.2 

Atualizado em 29/07/2022

VALOR DO SEMESTRE (R$)R$ 8.961,83
Nº DE PARCELAS  06
PARCELA MENSAL (R$)R$ 1.493,64
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 25 desc. de 5%R$ 1.418,96
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10%R$ 1.344,27
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15%R$ 1.269,59

*Na matrícula do Curso de Engenharia Ambiental incluir R$ 15,00 do Diretório Acadêmico

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.