GRADUAÇÃO

ENGENHARIA AMBIENTAL

O Engenheiro Ambiental é o profissional apto para realizar trabalhos inerentes à gestão e ao planejamento ambiental, bem como na análise e na aplicação de tecnologias utilizadas na concepção e execução de projetos ambientais. Através da avaliação de impactos ao meio ambiente, promove soluções que visem à sustentabilidade ambiental dos empreendimentos, além de atuar nas áreas de conhecimento sobre mudanças climáticas, epidemiologia ambiental e a recuperação dos recursos naturais.

  • Duração (mínima/máxima): 05 a 08 anos
  • Situação Legal: Autorizado pela Portaria nº 1617, do Ministério da Educação, publicada em 13/11/09.
  • Reconhecido através da Portaria nº 109, do MEC/SESu, publicada em 04/02/21.
  • Regime Escolar: Seriado semestral Turno: Noite (1ª. entrada) / Manhã (2ª. entrada).

Experiência Aliada a Prática

DIFERENCIAIS

Moderna dinâmica curricular com até cerca 20% da carga horária em estágio e atividades como: cursos, palestras, seminários e congressos na área, o que permitirá a avaliação de impactos ao meio ambiente, promover soluções que visem à sustentabilidade ambiental dos empreendimentos, além de atuar nas áreas de conhecimento sobre mudanças climáticas, epidemiologia ambiental e a recuperação dos recursos naturais.

SOBRE O CURSO

A Engenharia Ambiental é definida como o ramo da engenharia que se preocupa com a proteção do meio ambiente, sobretudo contra os efeitos potencialmente adversos das atividades humanas.

O curso de Engenharia Ambiental da Asces-Unita é o primeiro do interior de Pernambuco e oferece um enfoque que permitirá ao profissional egresso a capacidade de prever, solucionar e gerenciar os problemas relacionados à sustentabilidade ambiental tanto na região, como em todo o país.

Dentre as diversas disciplinas e áreas temáticas do curso, destacamos aquelas voltadas para a Ecologia, Educação Ambiental, Meteorologia e Climatologia, Gestão de Resíduos Sólidos, Tratamento de Efluentes Industriais, Direito Ambiental, Gestão de Recursos Hídricos, Estudos de Impactos Ambientais e Gerenciamento da Qualidade do Ar.

Perfil Profissional
O Engenheiro Ambiental é o profissional apto para realizar trabalhos inerentes à gestão e ao planejamento ambiental, bem como na análise e na aplicação de tecnologias utilizadas na concepção e execução de projetos ambientais. Através da avaliação de impactos ao meio ambiente, promove soluções que visem à sustentabilidade ambiental dos empreendimentos, além de atuar nas áreas de conhecimento sobre mudanças climáticas, epidemiologia ambiental e a recuperação dos recursos naturais.

Campo de Atuação

Por se tratar de uma profissão fortemente demandada, o mercado de trabalho para o Engenheiro Ambiental é bastante vasto. No cenário atual, momento em que se busca minimizar os impactos e propor soluções mais limpas, o profissional desta área pode atuar como consultor e/ou projetista autônomo, bem como em órgãos públicos de fiscalização, regulação e planejamento. Atua, também, nas empresas estatais e privadas, sobretudo em indústrias de segmentos passíveis de maior atenção ambiental, além de universidades (ensino e pesquisa) e em agências de desenvolvimento tecnológico. Diante desse quadro, estima-se a abertura de inúmeros postos de trabalho para o Engenheiro Ambiental em todo o país, onde se constata que a oferta de trabalho é maior do que aquela que o mercado atual é capaz de suprir, assegurando ao profissional a oportunidade de efetiva atuação na área do curso.

O curso de bacharelado em Engenharia Ambiental da ASCES-UNITA conta com uma rede de laboratórios de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Estes laboratórios estão distribuídos no Campus II da instituição.
Os laboratórios de ensino são equipados com toda aparelhagem moderna e devidamente informatizada, conta ainda com o apoio de uma equipe altamente especializada, tendo participação de monitores selecionados entre alunos dos cursos de graduação.

Os Laboratórios são:
Laboratório Multidisciplinar (Ensino):
- Ciência e engenharia dos materiais;
- Eletrotécnica;
- Fenômenos de transporte;
- Física experimental I, II, III e IV;
- Mecânica geral;
- Química: Ambiental, Geral e Inorgânica I e II, Orgânica;
- Resistência dos Materiais;
- Termodinâmica.

Laboratório de Engenharia I (Ensino, pesquisa e desenvolvimento);
Laboratório de Práticas e Consultoria de Engenharia da Asces-Unita;
Laboratório de Engenharia II (Ensino, pesquisa e desenvolvimento).

Coordenação Professor Jeferson Mendonça

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (Anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Deivid Sousa de Figueiroa http://lattes.cnpq.br/5534589644323777Doutor em Engenharia Química Mestre em Engenharia Química Graduado em Química IndustrialParcialProjeto Final de Curso II8 anosMestre e Doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Atualmente é Professor Adjunto I e Coordenador do Núcleo de Engenharias do Centro Universitário Tabosa de Almeida - ASCES/UNITA. Experiência industrial na área de controle de qualidade e processos químicos; Vivência acadêmica relacionada aos seguintes temas: Biocombustíveis líquidos, Catálise Heterogênea, Biotecnologia, Processos Oxidativos Avançados e Tecnologias Ambientais. Orientador de trabalhos de de Conclusão de Curso, Projetos de Iniciação Cienttífica e Extensão, na área de ciências exatas e da natureza.
Hiuquem Monteiro Lopes http://lattes.cnpq.br/8308546654941702Mestre em Engenharia Química Graduado em engenharia químicaParcialEletiva II - Indicadores e Rotulagem Verde2 anosVivência industrial em Controle de Qualidade, buscando a melhoria contínua dos processos produtivos. Experiência com consultoria industrial utilizando técnicas de modelagem e imulação, eficiência energética e otimização de processos químicos.
Jeferson Mendonça Pereira Filho http://lattes.cnpq.br/7748911814071877Mestre em Administração Especializações em MBA em Gestão Empresarial e Direito Ambiental e Sustentabilidade
Graduado em Engenharia de Produção e em ADMINISTRAÇÃO
ParcialPlanejamento e Gestão Ambeintal; Auditoria Ambiental3 anosExperiência profissional nos setores de logística, gestão da produção, gestão da qualidade e compras/licitações. Atualmente, trabalha como consultor empresarial com foco nas micro e pequenas empresas.
Luiz José Rodrigues dos Santos http://lattes.cnpq.br/3239051871599064Mestre em Biometria e Estatística Aplicada Graduado em Licenciatura Plena Em FísicaHoristaEletiva III - Gerenciamento de Riscos e Desastres Ambientais14 anos5 anos de experiência como Gerente Diretoria de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (DPMA) na Secretaria Municipal de Educação do Ipojuca/PE

Horário de Aulas 2023.2  

Atualizado em 31/07/2023

PARCELA MENSAL (R$)R$ 1.763,13
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15%R$ 1.498,66
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10%R$ 1.586,82

*Na matrícula do Curso de Engenharia Ambiental incluir R$ 15,00 do Diretório Acadêmico

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support