A última sexta-feira, 15 de março, marcou um novo momento para a ASCES, mantenedora do Centro Universitário ASCES-UNITA. Naquele dia, a assembleia de mantenedores da entidade, até então formada pela família Tabosa de Almeida, fundadora da instituição, passou a ser administrada por membros do Movimento dos Focolares. Este fato ocorre para concretizar antigo desejo do fundador da instituição, Dr. Adalberto Tabosa de Almeida, que desde os anos de 1970 já havia externado esse interesse.

Na verdade, desde 1998, a gestão das antigas Faculdades de Direito e de Odontologia de Caruaru já é realizada por várias pessoas ligadas ao Movimento. Isto ocorreu quando Ednara Tabosa de Almeida, filha do fundador e focolarina, convidou vários membros do Movimento dos Focolares para fazer a gestão acadêmica e administrativa da entidade, a exemplo do atual Reitor, Prof. Paulo Muniz, além de José Sidrônio de Lima e Marileide Rosa, que foram Pró-Reitores da instituição. Desde então, a instituição realizou forte expansão, hoje oferecendo mais de vinte cursos de graduação, dezenas de cursos de pós-graduação lato sensu, um mestrado, dois programas de residência multiprofissional em saúde, programas de iniciação científica e seis cursos técnicos, passando a chamar-se Centro Universitário Tabosa de Almeida – ASCES-UNITA.

Estamos felizes, sem dúvida, pelo reconhecimento da família Tabosa de Almeida por todo o trabalho realizado ao longo desses mais de 26 anos em que estamos presentes na instituição, sempre ampliando e qualificando nossas atividades”, manifestou o Presidente da ASCES e Reitor da ASCES-UNITA, o Prof. Paulo Muniz, que participou da assembleia de 15 de março passado. “A chegada de novos integrantes na Assembleia da ASCES permite o surgimento de novas ideias, alargando a nossa atuação, o que, certamente, ajudará para que tudo continue evoluindo”, frisou.

Com isso, os novos membros do Movimento Focolares passam a compor a Assembleia da ASCES, trazendo contribuições e olhares plurais que, certamente, agregarão. “O trabalho consistirá em acompanhar, incentivar e avançar, sempre com o compromisso de oferecer um ensino superior que forme de maneira técnica e humanista as pessoas,”, afirmou Profª. Emília Pinheiro, Pró-Reitora Administrativa da ASCES-UNITA.

Por outro lado, de acordo com o Pró-Reitor Acadêmico da ASCES-UNITA, Prof. Darci Cintra Filho, o momento é de renovação, mas com a manutenção do que já está acontecendo e tem sido feito. “Vamos continuar desenvolvendo o mesmo trabalho de sempre, levando à frente todos os projetos e ações, além de avançarmos com a oferta de novos cursos, assim contribuindo com a transformação da sociedade”.

O Movimento dos Focolares

O Movimento dos Focolares é uma entidade leiga, nascido em 1944, em Trento, na Itália, e foi fundado por Chiara Lubich, personalidade carismática de reconhecida expressão. Nascido no âmbito da Igreja Católica, todavia, possui natureza ecumênica e hoje está presente em mais de 180 países, com milhões de membros e participantes das mais variadas idades, culturas, raças, etnias e credos. Para além da dimensão espiritual, possui atuação e forte presença na área social, economia, saúde, educação, arte, comunicação, meio ambiente, política e direito, entre outras, destacando-se por difundir a cultura de paz, da fraternidade universal e de um mundo unido.

A atuação acadêmica do Movimento dos Focolares se dá hoje através do Instituto Universitário Sophia, com sede em Florença, na Itália, instituição com a qual a ASCES-UNITA já mantém importante intercâmbio de estudantes e professores, além de pesquisas, publicações e eventos realizados em parceria e colaboração.