BACHARELADO

NUTRIÇÃO

Profissionais capazes de garantir a segurança alimentar e a atenção dietética de indivíduos e grupos, bem como de interferir criticamente na mudança de estilos de vida pessoais e coletivo à saúde. A partir da visão integral da saúde humana, estará qualificado a propor comportamentos alimentares que promovam e preservam a saúde e o bem-estar individual e coletivo, como também previnem e tratam doenças.

Campo de Atuação
O nutricionista atuará em áreas de alimentação coletiva (restaurantes, escolas, empresas prestadoras de serviços de alimentação; nutrição clínica (hospitais, clínicas, consultórios, ambulatórios, bancos de leite humano, lactários); na saúde coletiva (políticas e programas institucionais, atenção básica e vigilância em saúde); na docência; na indústria de alimentos; em esportes e marketing na área de alimentação e nutrição.

  • Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos.
  • Situação Legal: Autorizado a funcionar pela Portaria nº 212, do Ministério da Educação, publicada em 28/03/14.
  • Regime Escolar: Seriado semestral. Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada).

Qualidade e Tradição

DIFERENCIAIS

A grade curricular está organizada de forma a permitir a integração de conteúdos técnico-científicos em todas as áreas do campo da Nutrição, com uma ampla formação ligada diretamente às necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde - SUS.

SOBRE O CURSO

O nutricionista é o profissional capaz de definir estratégias de âmbito individual e coletivo que promovam saúde e previnam doenças através da alimentação, em todas as fases de vida. O curso de nutrição da Asces-Unita, com 3.540 horas, distribuídas em 4 anos, visa contribuir para a qualidade de vida da população através da formação de profissionais com qualificação técnica, científica e humana.

Os componentes curriculares distribuídos de forma semestral estão organizados relacionando teoria e prática ao longo de todo o curso, permitindo ao aluno vivenciar a prática a partir do sexto semestre.

O egresso do curso de Nutrição terá a oportunidade de se integrar a diversos programas de extensão desenvolvidos pela faculdade, grupos de pesquisas dentro e fora da instituição e atividades dentro dos serviços de saúde aos quais estarão atuando.

A graduação da Asces-Unita possibilita o conhecimento  de Nutrição Funcional, Nutrição em Atividade Física e Esporte e Fundamentos de Fitoterapia através da inserção destas disciplinas em sua matriz curricular obrigatória.

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

Em atualizações...

PROFESSORES, DISCIPLINAS E LATTES DO CURSO DE NUTRIÇÃO 

Coordenação do Curso: Profª Alaíde Amanda da Silva

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Alaíde Amanda da Silva http://lattes.cnpq.br/9338522449702886ESPECIALIZAÇÃO EM RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO BÁSICA
Graduada em Nutrição
ParcialEpidemiologia e Bioestatística; Ética e Bioética; Educação Alimentar e Nutricional; Nutrição e Saúde Coletiva II2 anos e 7 mesesResidência em Atenção Básica/ Saúde da Família pela ASCES/UNITA (2018). Atuação em Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) (2019). Atuação na coordenação do setor de Nutrição do Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão, na cidade de Santa Cruz do Capibaribe (2021). Atualmente é coordenadora e docente do curso de Nutrição da ASCES e tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/ Saúde da Família da ASCES.
Ana Cecília Cavalcanti Albuquerque http://lattes.cnpq.br/5836815381106881Doutora em Medicina Tropical Mestre em Medicina Tropical Especialização em Virologia Graduada em Ciências BiomédicasParcialMetodologia Científica18 anosTécnica de nível superior - Banco de Sangue Santa Ana - 1 ano
Técnica de nível superior - Divisão de Virologia do Lacen-PE - 5 anos
Fabrício Andrade Martins Esteves http://lattes.cnpq.br/4226021213549098Doutor em Biologia Aplicada a Saúde
Mestre em Bioquímica e Fisiologia Graduada em Biomedicina
ParcialBiofísica18 anosExperiência em gestão de laboratório público municipal (Prefeitura do Recife, Laboratório Municipal de Saúde Pública, Diretor).
Experiência Clínica em Banco de sangue e agência transfusional (Universidade de Pernambuco- CISAM, 13 anos, Biomédico), Experiência em análises bioquímicas, hematológicas, uroanálises (Laboratório Municipal de Saúde Pública da Prefeitura de Olinda, Biomédico, 12 anos), Experiência profissional em diagnóstico molecular de doenças virais e biologia molecular de vírus respiratórios (Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Pernambuco - LACEN/PE - 1 ano). Experiência em programas de pós-graduação lato sensu (ASCES-UNITA, CCE cursos, ICOM cursos). Coordenador da Pos graduação em Hematologia e Hemoterapia. Vice-coordenador do Instituto de Estudos Avançados ASCES-UNITA.
Fernanda de Oliveira Soares http://lattes.cnpq.br/8958331323025499Mestre em Ciências Biológicas (Fisiologia) Graduada em FisioterapiaHoristaFisiologia Humana14 anosGraduada em Fisioterapia pela UFPE, Especialista em Fisiologia Humana e Mestre em Fisiologia e Farmacologia pela UFPE. Fisioterapeuta há 20 anos com Atuação em Fisioterapia Motora e Cardiorrespiratória no Real Hospital Português de Beneficência (Enfermaria e UTI pós operatório de Cirurgia Cardíaca), Unineuro Caxangá (UTI Neurológica), Unicordis -Hospital do Coração ( Enfermaria e UTI Cardiológica), Hospital Memorial São José (Enfermaria e UTI Geral), Hospital Santa Joana (Enfermaria, UTI pediátrica, UTI Geral e Cardiológica), Serviços de Home Care ( Interne, HS-Recife, Hospital Residencial, Hospital Especial). Clínica Escola da FAPE (Fisioterapia Cardiovascular e Fisioterapia Preventiva), Clínica Escola Comunitária - UniFG (Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular), e Clínica Escola de Fisioterapia Asces Uinta (Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Cardiovascular e Fisioterapia Integrada). Pesquisadora do Grupo de pesquisa em Saúde Materno Infantil- GMAI. TuTora do Programa de Residência em Atenção ao Câncer e Cuidados Paliativos da Asces-Uinta.
Fernanda Maria Bezerra de Mello Antunes http://lattes.cnpq.br/6102338120574644Doutorado em Saúde Coletiva Mestrado profissional em saúde coletiva Especialização em Processos Educacionais em Saúde. Especialização em Residência Multiprofissionais em Saúde Coletiva Especialização em Saúde Coletiva Graduação em FONOAUDIOLOGIAParcialEpidemiologia e Bioestatística10 anosExperiência na coordenação dos setores de ouvidoria, Recursos Humanos, Controle e Avaliação Ambulatorial e Núcleo de Educação Permanente na Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru. Docente e coordenadora do programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/ Saúde da Família da ASCES/UNITA.
Kenya Michelly Pereira Tabosa Lucas http://lattes.cnpq.br/6448635200994996Mestre em Educação em Ciências e Matemática Especialização em Psicologia Organizacional e Gestão de RH Graduada em PsicologiaHoristaPsicologia aplicada à Nutrição9 anosPsicóloga organizacional, tutora de sala e pesquisa sobre metodologias ativas.
Larissa dos Santos Souza Lima http://lattes.cnpq.br/6607391767957041Especialização em Residência em Nutrição Clínica Graduação em NutriçãoParcialFisiologia Humana; Fisiopatologia da Nutrição I; Nutrição Clinica I e III1 ano e 6 mesesNutricionista Clínica Hospitalar na Unimed Recife (2015). Nutricionista Clínica no Hospital dos Servidores do Estado (2019). Nutricionista Clínica no Hospital Metropolitano Sul Dom Helder Câmara (2020). Especialista em Nutrição Clínica pelo programa de Residência da UFPE. Docente e tutora da Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer e Cuidados Paliativos da ASCES/UNITA.
Lígia Maria de Oliveira Lima Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/2203297432855257Mestre em Ciências da Saúde Especializações em Ciências do Alimentos e Fisiologia Humana, em Nutrição Clínica Funcional e em Clínica e Terapêutica Nutricional Graduada em odontologia e em NutriçãoHoristaAvaliação do Estado Nutricional; Práticas Integradas em nutrição; Optativa II - Integração de Exames Laboratoriais13 anosNutricionista em Clínica privada; membro de equipe multidisciplinar em Cirurgia Bariátrica, Nutricionista da Secretaria de saúde do Estado de Pernambuco lotada no AME idoso Caruaru
Risonildo Pereira Cordeiro http://lattes.cnpq.br/5101464809103899Mestre em Ciências Farmacêuticas Especialização em Analises Clinicas
Graduado em Farmácia
IntegralFarmacologia Aplicada à Nutrição14 anosTem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Analise Biológica e Microbiológica, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde humana, Staphylococcus, resistência bacteriana, aureus e plantas medicinais.
Taís Helena Gouveia Rodrigues http://lattes.cnpq.br/9597811153534762Mestrado em PPG em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica
Especialização em Nutrição Clínica
Graduação em Nutrição
HoristaBioquímica dos Alimentos; Bromatologia e Nutrição; Técnica Dietética; Gestão em Alimentação Coletiva II; Higiene e Controle de Qualidade de Alimentos3 anos e 6 mesesDocente do Centro Técnico Macêdo de Amorim (CTMA) - 1 ano e 6 meses. Docente no Centro Universitário FACOL - 6 meses. Docente do curso de Nutrição ASCES/ UNITA. Supervisora e Orientadora de Estágios curriculares. Membro do Comitê Científico da ASCES/UNITA.

Horário de aula - 2024.1  

Atualizado em 02/01/2024

PARCELA MENSAL (R$)R$ 1.987,59
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15%R$ 1.689,45
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10%R$ 1.788,83

Taxa do diretório acadêmico R$10,00

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support