BACHARELADO

EDUCAÇÃO FÍSICA

O bacharel em Educação Física é o profissional da área de saúde, especialista em atividades físicas nas suas diversas manifestações - ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais. O bacharel em Educação Física deverá estar capacitado para o pleno exercício profissional nos campos de intervenção de Avaliação e Prescrição de Exercícios (Preparação Física e Avaliação Física), Atividade Física na Promoção da Saúde (Orientação de Atividades Físicas), Gestão e Promoção do Lazer (Recreação em Atividade Física e Organização de Eventos) e Gestão e Treinamento Esportivo (Gestão Esportiva e Treinamento Esportivo).

  • Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos.
  • Situação Legal: Autorizado pela Portaria nº 3.171, do Ministério da Educação, publicada em 05/11/03.
  • Reconhecido através da Portaria nº 480, do MEC/SESu, publicada em 07/07/08.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria n° 109, publicada em 04/02/2021.
  • Regime Escolar: Seriado semestral. Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada).

Referência

DIFERENCIAIS

Referência no país para a intervenção na área da saúde, a formação do curso contempla a avaliação, prescrição e supervisão de exercícios físicos com atendimento individualizado (personal Trainer) como também a promoção da atividade física comunitária. Destacam-se também os campos do lazer e do esporte. Neles, são construídas bases sólidas para o treinamento e preparação física e técnica de atletas e equipes; iniciação esportiva; recreação e entretenimento; gestão de projetos esportivos, além do incentivo ao empreendedorismo.

SOBRE O CURSO

Educação Física é o termo usado para designar o conjunto de atividades físicas não-competitivas e esportes com fins recreativos quanto à ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos, estudando a ação humana, tanto do ponto de vista motor quanto social.

Em muitos países do mundo ocidental, incluindo o Brasil, a Educação Física também é um componente curricular no ensino fundamental e médio destinada a transmissão e re-elaboração das culturas corporais. Desde a década de 1980, principalmente, a preocupação com um estilo de vida saudável levou a Educação Física a ser requisitada de maneira mais geral; o que por sua vez provocou uma maior aproximação quanto à ciência do que antes era uma técnica de origens não-científicas, e uma maior necessidade de qualificação por parte dos profissionais da área.

Um dos principais fundamentos da profissão é quanto ao objetivo de desenvolver a motricidade geral do educando, visando o ensino e o aprimoramento de capacidades motoras de base, bem como habilidades específicas, no que concerne às técnicas de movimento. O profissional da Educação Física necessita de um curso superior, durante o qual estudará os aspectos fisiológicos, bioquímicos, genéticos, antropométricos e neuromotores da atividade física como também suas dimensões sociais e psicomotoras.

No Brasil, os profissionais da Educação Física têm no Conselho Federal de Educação Física, CONFEF, o órgão principal de organização, normatização e apoio das atividades pertinentes a sua área de atuação. A Asces-Unita pensando no desenvolvimento humano trouxe o primeiro bacharelado da área no Norte-Nordeste do Brasil, autorizado pelo MEC através da Portaria n.º 3.171, publicada em 31/10/2003. As primeiras turmas começaram a funcionar no ano de 2004.

São oferecidas 100 vagas por ano, distribuídas em duas entradas:

1º semestre50 vagas (noite)
2º semestre50 vagas (manhã)

Campo de Atuação
Atua em academias, empresas, hospitais, clínicas, centros comunitários, hotéis, associações, parques, federações, clubes, centro de treinamento esportivo, instituições públicas e privadas que promovam atividades físicas. O Profissional de Educação Física poderá atuar nos espaços onde promovam a prática da atividade física seja no âmbito da Promoção da Saúde, do Esporte e do Lazer, sendo estes: academias de ginástica e musculação, clubes e associações esportivas e de lazer, empresas públicas e privadas, parques e praças públicas, hospitais, hotéis, condomínios, centros de estética, SPA’s, asilos, centros e laboratórios de pesquisas, dentre outros. Planeja e organiza eventos esportivos, bem como presta serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizando treinamentos especializados e elaborando informes técnicos e científicos nas áreas de atividades físicas e do desporto, além de trabalhar com marketing esportivo.

Asces Unita possui o primeiro Campus Desportivo Universitário do interior do Norte-Nordeste do Brasil, com amplas instalações desportivas adequadas à prática de esportes e de atividades recreativas. Atualmente existem: piscina semi-olímpica; quadra poliesportiva coberta e quadras de futebol de salão, basquete e tênis; salas de musculação, de dança e de lutas marciais; Campo de futebol e pista de atletismo.

Os laboratórios de Saúde são também utilizados pelos alunos de Educação Física, sobretudo os de Anatomia e Fisiologia além dos laboratórios de Cineantropometria, Cineologia e Biomecânica.

PROFESSORES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 

Coordenação do Curso: Profª Roberta de Granville Barboza

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Alecsandra Gomes de Lucena Oliveira http://lattes.cnpq.br/1761859718136294Especialização em Educação Profissional na Área de Saúde Enfermagem
Especialização em saúde da familia Graduada em Enfermagem
HoristaSocorros de Urgência15 anosEnfermeira da Hospital Jesus Nazareno - SESPE
Alison Oliveira da Silva http://lattes.cnpq.br/3902931300437589Mestre em EDUCAÇÃO FÍSICA FESP - UPE - UFPB Graduado em Educação FísicaParcialEpidemiologia e Bioestatística; Metodologia Científica; Pesquisa em Educação Física I; Teoria e Metodologia das Atividades Físicas na Natureza; Optativa VI – Seminário de Aprofundamento em Treinamento e Gestão Esportiva; Teoria e Metodologia dos Esportes Adaptados05 anos
Graduado em Bacharelado em Educação Física pela Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico (ASCES) (2011-2015). Mestre em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física (PAPGEF) UPE/UFPB sob orientação do Prof. Dr. Rafael Miranda Tassitano (2015-2017). Atualmente é Doutorando no programa de Pós-graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento (Posneuro) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também é membro do Grupo de Pesquisa em Esporte e Saúde (GPESE) do Centro Universitário Tabosa de Almeida ? ASCES-UNITA e membro do grupo de pesquisa em Neurociência Comportamental da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua na área da Educação Física e seus principais temas de investigação incluem investigações sobre os efeitos da atividade física, comportamento sedentário em comportamentos de risco à saúde em diferentes grupos populacionais.
Ana Paula Rodrigues FIgueirôa http://lattes.cnpq.br/4328053836670702Doutora em Educação Mestrado em Educação
Especializações em Educação Física Escola, em Saúde Coletiva e em Coordenação Pedagógica Graduada em PEDAGOGIA e em Educação Física
ParcialFundamentos Socioantropológicos da Educação Física; Pesquisa em Educação Física II10 anosGraduada com Licenciatura Plena em Educação Física, é professora das redes estadual de PE e do município de caruaru, tendo experiência na educação Básica e no Ensino Superior
Diego Santiago Freire Sousa http://lattes.cnpq.br/8343437333113998Mestre em EDUCAÇÃO FÍSICA FESP - UPE - UFPB Graduado em Educação FísicaParcialTeoria e Metodologia dos Esportes Coletivos I; Teoria e Metodologia das Atividades Físicas na Academia; Estágio Supervisionado em Esportes; Optativa IV – Atividade Física na Terceira Idade05 anosBacharel em Educação Física e egresso da Asces-Unita. É atualmente também profissional orientador do NEA. Tem experiência em treinamento Esportivo e Personal Trainer
Eurico Solian Torres Liberalino http://lattes.cnpq.br/4425679163491302Mestre profissional em Educação para o Ensino de Graduação na Área de Saúde Especializações em Fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva, em Ciências da Educação, Desenvolvimento e Políticas e em Ergonomia Graduado em Bacharelado em FisioterapiaHoristaBiomecânica07 anosÉ Fisioterapeuta de formação atiando também na área clínica e com fisioterapia esportiva.
Fernanda de Oliveira Soares http://lattes.cnpq.br/8958331323025499Mestre em Ciências Biológicas (Fisiologia) Graduada em FisioterapiaHoristaFisiologia Humana10 anosÉ Fisioterapeuta de formação atiando também na área clínica.
Flávio Miguel Archanjo http://lattes.cnpq.br/3725930156115576Doutor em Educação
Mestre em Educação Especialização em Educação Física Escolar Graduado em Licenciatura Plena Em Educação Física
ParcialTeoria e Metodologia das Lutas; Planejamento e Organização de Eventos Esportivos e de Lazer20 anosÉ Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física, já atuou na Faculdade Saleziana do Recife e já atuou também como coordenador de Curso da Faculdade de Goiana.
Francisco de Assis da Silva Santos http://lattes.cnpq.br/4202239207519242Doutor em Saúde Pública Mestre em Saúde Pública Especializações em Saude Publica, em acupuntura e em sáude pública Graduado em FisioterapiaParcialSaúde Coletiva10 anosÉ Fisioterapeuta de formação, além de atuar como docente no ensino superior na ASCES-UNITA, atuou também na UFPE. Foi Secretário de Saúde do Município de Caruaru entre os anos de 2016 e 2020.
Humberto José Gomes da Silva http://lattes.cnpq.br/4922345197452562Mestre em Educação Físca Especialização em Avaliação da Performance Humana Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física e EsportesParcialFisiologia Humana; Avaliação, Prescrição e Supervisão de Programas de Exercícios; Optativa I – Patologia Especial; Optativa I – Patologia Especial10 anosAlém da experiência no ensino superior, tem atuação em academia. Mestre em Educação Física (UPE/UFPB). Possui graduação em Licenciatura
Plena em Educação Física e Esportes pela Universidade Federal de
Pernambuco. Especialização em Avaliação da Performance Humana, ESEF. Tem
experiência na área de Educação Física, com ênfase em Obesidade,
Bioestatística, Fisiologia do Exercício, Treinamento de força e
Avaliação Cineantropométrica.
Marcela Natália Lima de Figueiredo http://lattes.cnpq.br/4028748781963247Mestre em EDUCAÇÃO FÍSICA FESP - UPE - UFPB Graduada em Educação FísicaParcialTeoria e Metodologia da Dança; Teoria e Metodologia da Recreação e Lazer; Inglês Instrumental03 anosLicenciada em Educação Física atuando no Ensino Superior e na Educação Básica com Educação Física Escolar
Marcos Túlio de Sá http://lattes.cnpq.br/8131928325276663Mestre em Actividade Física e Saúde
Especialização em Actividade Fìsica e Saúde Graduado em Educação Física
HoristaTeoria e Metodologia dos Esportes Coletivos II; Atividade Física Adaptada I; Teoria e Metodologia dos Esportes Coletivos III09 anosAlém de ser bacharel em Educação Física egresso da Asces-Unita, é professor do Esporte badminton do Colégio Diocesano de Caruaru.
Rafaela Niels da Silva http://lattes.cnpq.br/8092765542976523Mestrado em Integrado em Saúde Coletiva
Especialização em Especialização em Saúde Pública Graduação em Educação Física
ParcialGestão e Promoção de Atividade Física e Saúde; Estágio Supervisionado em Atividade Física e Saúde; Educação em Saúde ; Optativa V - Empreendedorismo07 anosAlém de professora do Ensino Superior, tem experiência na Saúde Coletiva e no programa de Residência Multiprofissional em Saúde
Roberta de Granville Barboza http://lattes.cnpq.br/7529601152586870Mestre em Educação
Especialização m Educação Física Escolar Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física
IntegralFundamentos Filosóficos da Educação Física20 anosAlém de atuar como docente no ensino superior e na gestão cpomo coordenação de curso, foi professora de Educação Física na Educação Básica atuando em escolas públicas e privadas. Além de atuar como docente na Asces-Unita é também professora da Escola Superior de Educação Física da UPE.
Wevans Monthier de Farias http://lattes.cnpq.br/1172667302319921Mestrado em EDUCAÇÃO FÍSICA FESP - UPE - UFPB
Especialização em Fisiologia do Exercício Aplicada às Doenças Crônicas
Graduação em Educação Física
HoristaTeoria e Metodologia da Ginástica; Crescimento e Desenvolvimento Humano; Ética Profissional em Educação Física; Optativa III – Seminário de Aprofundamento em Aprofundamento em Atividade Física e Saúde; Optativa II – Metodo Pilates: Teoria e Prática; Ética Profissional em Educação Física03 anosAlém de Bacharel em Educação Física Egressa da Asces-Unita, atua como profissional orientadora da Academia escola da Asces-Unita, senddo também personal trainer em academias na cidade de caruaru.
VALOR DO SEMESTRE
(R$)
Nº DE PARCELAS MENSAIS  PARCELA MENSAL
(R$)
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 25
desc. de 5%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado
até o dia 15
desc. de 10%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 05
desc. de15%
R$ 7.058,20  06R$ 1.176,37R$ 1.117,55R$ 1.058,73R$ 999,91

* Na matrí­cula do Curso de Educação Fí­sica incluir R$ 15,00 do Diretório Acadêmico.

Formas de reajuste

De acordo com a Medida Provisória nº 1.890/99

 

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support