GRADUAÇÃO

ENGENHARIA CIVIL

O Curso de Engenharia Civil tem como objetivo a formação de engenheiros capazes de exercer suas funções baseados nas seguintes competências e habilidades gerais: aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia; projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados; conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos; planejar, supervisionar, elaborar, coordenar e resolver problemas em projetos e serviços de engenharia; desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas; supervisionar a operação e a manutenção de sistemas, avaliando criativamente.

  • Duração (mínima/máxima): 05 a 10 anos.
  • Situação legal: Autorizado pela Portaria n.º 603, de 28/09/18, da Reitoria do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).
  • Regime Escolar: Seriado semestral.
  • Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada).

Foco na Formação Humanística

DIFERENCIAIS

A qualificação com foco na formação humanística, ética e comprometida com o desenvolvimento regional sustentável, tendo sua formação integrada com outras áreas da engenharia, assim ampliando a gama de habilidades dos egressos do curso.

SOBRE O CURSO

Mantidos os aspectos que orientam a formação para a possibilidade de carreira acadêmica com programas de recuperação de déficits de formação do ensino médio e participação em Iniciação Científica. Estímulos à pós-graduação com oferta de Engenharia de Segurança do Trabalho, com diploma do CREA. Disciplinas de formação profissional a partir do primeiro período. Estágios a partir do quinto período e indo até o décimo. Perfil profissional para liderança, proatividade, utilização do ciclo PDCA como rotina já na graduação. Experimentação contemporânea em Física, Mecânica, Resistência dos Materiais, Fenômenos de Transporte, Termodinâmica, Ciência dos Materiais, Hidráulica, Hidrologia, Eletrotécnica, Metrologia, Simulação, Segurança do Trabalho, Instalações Hidráulicas e Sanitárias, Solos, Concreto, Estabilidade e Estruturas, Processos Construtivos e Utilização de Tecnologias Especiais (madeira, aço, argamassa, gesso). Utilização de softwares: MAT CAD, AUTOCAD, SOLIDWORDS (impressão em 3D), PROMODEL, MSPROJECT). Disciplinas específicas para elaboração, acompanhamento e encerramento de projetos e sistemas de produção Lean, Blackbelt, Engenharia 4.0 e Engenharia Criativa. Utilização de Metodologias Ativas, em que o aluno é protagonista de seu aprendizado, com apoio de meios eletrônicos (Google Classroom e Moodle). Trabalhos de Conclusão de Curso fundamentados na prática profissional dos estágios. Visitas técnicas desde o primeiro período comprometidas com prática profissional e experimentação na formação específica. Projetos de Extensão em Energia, Produção e Sustentabilidade, Economia de Comunhão, Energia Solar. 65 % do corpo Docente com Doutoramento e Mestrado com experiência profissional. Participação de especialistas com experiência em consultoria e empreendedorismo. Coordenação acessível e tutoria de percurso acadêmico. . É nossa obrigação fornecer o estágio em convênio com mais de 90 empresas regionais. 17 Disciplinas diferenciadas em relação ao curso de Engenharia de Produção. O aluno graduado em Produção poderá obter diploma de engenharia Civil com mais três semestres. Interdisciplinaridade com os cursos de Engenharia de Produção, Ambiental e Química proporcionando prática profissional de trabalho em equipe multiprofissional, um requisito da maioria das empresas. Formação para atuar no espectro amplo de atribuições do CREA.

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

Horário de Aulas 2022.2 

Atualizado em 29/07/2022

 

VALOR DO SEMESTRE (R$)R$ 8.961,84
Nº DE PARCELAS  06
PARCELA MENSAL (R$)R$ 1.493,64
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 25 desc. de 5%R$ 1.418,96
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10%R$ 1.344,28
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15%R$ 1.269,59

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.