GRADUAÇÃO

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

O bacharel em Relações Internacionais é um profissional com formação multidisciplinar, capaz de atuar como articulador, analista, consultor ou formulador de iniciativas que envolvam questões de cunho internacional, também no âmbito local. Apto a planejar, implementar e avaliar: (1) projetos de cooperação internacional junto aos setores público e privado, organizações internacionais, ONGs e movimentos sociais; (2) ações de comércio exterior, envolvendo questões aduaneiras, logísticas e de estratégias de marketing internacional para o intercâmbio de bens e serviços; (3) análise de risco e captação de investimento direto externo, no âmbito do sistema financeiro; (4) processos e estratégias de políticas, subnacionais e internacionais; (5) consultoria em segurança internacional e negociações de processos de paz junto a forças armadas e defesa; (6) iniciativas diplomáticas; (7) Contratos e assessoramento em temas jurídicos internacionais; e, (8) pesquisas acadêmicas.

Campo de Atuação
Pode atuar na área governamental, no segmento privado, bem como em organizações da sociedade civil ou não-governamentais, desempenhando atividades que tenham dimensão internacional ou que por ela sejam afetadas.

  • Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos.
  • Situação Legal: Autorizado pela Portaria nº 1617, do Ministério da Educação, publicada em 13/11/09.
  • Reconhecido através da Portaria nº 195, do Ministério da Educação, publicada em 10/05/13.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria n° 69, publicada em 18/11/2014.
  • Regime Escolar: Seriado semestral 21/24.
  • Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada).

Qualidade e Tradição

DIFERENCIAIS

Possui formação qualificada nas áreas de Antropologia Cultural, Comércio Exterior, Direito Internacional, Economia, Empreendedorismo, Geografia, Logística, Marketing e Política, combinando aspectos teóricos com atividades desempenhadas através de Laboratório de Práticas em Relações Internacionais (LAPRI), projetos de extensão universitária e pesquisa, intercâmbio e voluntariado internacional, entre outros.

SOBRE O CURSO

Em atualizações...

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

No Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces - Unita), o LAPRI é um espaço de referência na produção do conhecimento científico, disponibilizando à sociedade serviços de assessoria, consultoria, pesquisa, formação, capacitação profissional e outros serviços.Além de atuar na preparação dos graduandos do Bacharelado em Relações Internacionais (Asces - Unita), propiciando o desenvolvimento de competências e habilidades que facilitem a inserção dos futuros egressos no mercado de trabalho.
Acompanhe as atualizações e todas as produções do LAPRI aqui

Coordenador: Vanuccio Pimentel  - Doutor

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Ana Paula Cavalcante Luna de Andrade http://lattes.cnpq.br/3854663999488200Doutora em Ciências da Religião Mestre em Filosofia Especialização em coordenação pedagógica
Graduada em pedagogia
IntegralÉtica e Formação Cidadã11 anosPedagoga de Formação, além de docente no ensino superior atuando na Asces-Unita e UPE, é coordenadora pedagógica da Asces-Unita
Cristina de Lelis Ximenes Ferreira http://lattes.cnpq.br/7145526251627663Especialização em Formação de Ensino de Língua Inglesa Graduada em Letras - Português e InglêsHoristaEspanhol Técnico06 anosÉ professora do ensino regular das redes pública municipal e privada, além de ensinar línguas estrangeiras no Centro Universitário Tabosa de Almeida, ambos na cidade de Caruaru. Possui cerca de 18 nos de experiência docente na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa
Emerson Francisco de Assis http://lattes.cnpq.br/2636574831014244Doutor em Direito Mestre em Ciência Política Graduado em DireitoParcialDireito Internacional Privado; Optativa - Arbitragem e Mediação Internacional18 anosProfessor adjunto I da ASCES/UNITA nos cursos de Direito e Relações Internacionais. Tem experiência na área de associativismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Geral do Direito
(hermenêutica e decisão jurídica), Direito Internacional Público e Privado, Direitos Humanos (justiça de
em desenvolvimento econômico pela FAO/SUDENE.
Fernando Cesar de Lima http://lattes.cnpq.br/6418632005847020Mestre em Ciências Sociais, Especialização em Gestão de Cidade Graduado em Administração PúblicaParcialIntrsoução à Economia; Economia Brasileira3 anosProfessor do Centro Universitário Tabosa de Almeida- ASCES UNITA e Consultor de Estratégia Política. Mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2019). Especialista em gestão de cidades - ASCES UNITA (2018). Possui graduação em Administração Pública pela ASCES UNITA (2013). Tem experiência na área de planejamento estratégico em Órgãos públicos(2013), e em análise espacial de dados (2014), orientação e produção de artigos (2015-2018).
Gustavo de Andrade Rocha http://lattes.cnpq.br/9215149930733503Doutor em Ciência Política Mestre profissional em Economia Graduado em Relações InternacionaisHoristaHistória das Relações Internacionais II; Política Externa e Diplomacia Brasileira; Análise de Mercados Internacionais;Estudos Americanos;Optativa- Economia de Desenvolvimento11 anosÉ Professor Assistente III do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA), é Vice-Líder e Pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Regiões - D&R (UFPE) e Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ásia-Pacífico -GEPAP (UEPB) e professor universitário da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (desta, licenciado). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Economia Política Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política externa brasileira, análise de política externa, paradiplomacia, globalização, atores subnacionais, china e novas instituições financeiras internacionais.
Lucas Tavares Galindo Filho http://lattes.cnpq.br/6532385332965132Mestre em Sociologia com ênfase em Metodologia da Pesquisa Científica Graduado em Ciências: Licenciatura PlenaParcialSegurança Internacional13 anosé Professor no Centro Universitário ASCES-UNITA e Membro Pesquisador de seu Instituto de Estudos Avançados IEA, e, finalmente, é cofundador e honorificamente Diretor Geral do Instituto 'Elíseos' - Educação & Cultura. Em 2018 publica o livro "O amor como paradigma", pela Editora da Universidade Federal de Pernambuco, que após acurada apreciação acolhe a obra como produção com reconhecida dignidade acadêmico-científica, parte constitutiva do patrimônio de produção intelectual da UFPE, impondo-lhe o Selo da Editora Universitária. Em 2020 se torna Membro do Corpo Editorial da REALIS Revista de Estudos AntiUtilitaristas e PosColoniais da UFPE Universidade Federal de Pernambuco. Contemporaneamente, se dedica à Colaboração Permanente com as Instituições Internacionais supracitadas, promovendo eventos culturais e acordos de cooperação com Comunidades Acadêmicas, Universidades e Organismos nacionais e internacionais, gerando produção intelectual e intervenção na realidade.
Manuella Riane Azevedo Donato http://lattes.cnpq.br/5854208871982991Mestrado em Relações Internacionais Mestrado em Ciência Política Especialização em Gênero, Desenvolvimento e Políticas Públicas
Graduação em Relações Internacionais
ParcialTeoria das Relações Internacionais I;Organizações e Regimes Internacionais;Agenda Social das relações Internacionais;Tópicos Avançados em relações Internacionais10 anosÉ Professora Assistente no Centro Universitário Tabosa de Almeida e Analista de Inovação no Núcleo de Gestão do Porto Digital. Tem experiência na área de Organizações Internacionais e Ativismo Transnacional, com ênfase nas agendas de HIV/Aids, Gênero, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, tendo coordenado e atuado em redes e organizações da sociedade civil nacionais, regionais e internacionais, como foco no monitoramento de políticas públicas e estratégias de advocacy.
Marco Luppi http://lattes.cnpq.br/4814638544524220Doutor em Storia moderna e contemporanea Graduado em Letras modernas - endereço histórico-geográficoParcialEstudos Europeus; Religião e Relações Internacionais15 anosFoi bolsista de pós-doutorado no Instituto Universitário Sophia (2012-2014), Professor de História Política Contemporânea e de Teoria Política Moderna e Contemporânea do Departamento de Estudos Políticos no Instituto Universitário Sophia. Foi Professor de História contemporânea da Faculdade de Educação, Curso de graduação em Línguas e Culturas Modernas da Universidade Kore de Enna - Itália (2008-2010) e Professor de História Contemporânea da Faculdade de Direito, Curso de graduação em Ciência Política Internacional (2008-2009). Atualmente é Professor Adjunto I no Centro Universitario Tabosa de Almeida ASCES-UNITA de Caruaru (PE).
Osório Chalegre de Oliveira http://lattes.cnpq.br/9519351141640973Mestre Profissional em Gestão Pública
Especialização em Gerenciamento de Cidades Graduado em Direito e em História
HoristaDireito Administrativo I;
Direito Previdenciário
12 anosProfessor assistente I da ASCES/UNITA. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo, Previdenciário e Eleitoral. É membro do Conselho Superior Consultivo da Associação Pernambucana de Entidades de Previdência Pública (APEPP). É diretor da Pólis Consultoria e do Instituto de Gestão Pública (IGPÚBLICA). Advogado. Foi Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Caruaru (CaruaruPrev) e Procurador- Geral de Caruaru.
Rossana Sarmento Persici Cola http://lattes.cnpq.br/6198712359593480Mestre em Relações Internacionais Graduada em Relações InternacionaisHoristaEconomia Política Internacional; Logística Internacional12 anosAtuou como professora do Departamento de Gemologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), das disciplinas Comércio Internacional de Gemas e Joias, Desenvolvimento Empresarial, Gemologia Econômica III e Gestão Estratégica de Cadeias Produtivas, de fevereiro de 2012 a maio de 2013. Atuou também como professora do Departamento de Gemologia da Ufes, da disciplina Desenvolvimento Empresarial, de novembro de 2013 a março de 2014. Atualmente, é professora de Administração, Economia e Transporte Internacional do Centro Universitário Vale do Ipojuca (UNIFAVIP / DEVRY) e professora do curso de Relações Internacionais, em áreas relacionadas ao Comércio Internacional e Comércio Exterior Brasileiro, na Associação Caruaruense de Ensino Superiror (ASCES), em Caruaru (PE). Áreas de Pesquisa: Economia, Economia Internacional, Comércio Internacional, Comércio Exterior Brasileiro, História das Relações Internacionais, Política Externa Brasileira, Negociações Internacionais, Gestão Estratégica, Liderança e Desenvolvimento Empresarial.
Vanuccio Medeiros Pimentel http://lattes.cnpq.br/8928155760846177Doutor em Ciência Política
Mestre em Ciência Política
Graduado em Licenciatura Plena Em Historia
ParcialPolitologia I17 anosProfessor adjunto II da ASCES/UNITA. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise institucional, corte interamericana, políticas públicas, desconfiança política e jurisdição internacional. É observador internacional da Organização dos Estados Americanos.

Horário de Aulas 2022.1  

Atualizado em 31/01/2021

 

VALOR DO SEMESTRE (R$)R$ 6.985,30
Nº DE PARCELAS  06
PARCELA MENSAL (R$)R$ 1.164,22
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 25 desc. de 5%R$ 1.106,01
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10%R$ 1.047,80
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15%R$ 989,58

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