GRADUAÇÃO

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

O bacharel em Relações Internacionais é um profissional com formação multidisciplinar, capaz de atuar como articulador, analista, consultor ou formulador de iniciativas que envolvam questões de cunho internacional, também no âmbito local. Apto a planejar, implementar e avaliar: (1) projetos de cooperação internacional junto aos setores público e privado, organizações internacionais, ONGs e movimentos sociais; (2) ações de comércio exterior, envolvendo questões aduaneiras, logísticas e de estratégias de marketing internacional para o intercâmbio de bens e serviços; (3) análise de risco e captação de investimento direto externo, no âmbito do sistema financeiro; (4) processos e estratégias de políticas, subnacionais e internacionais; (5) consultoria em segurança internacional e negociações de processos de paz junto a forças armadas e defesa; (6) iniciativas diplomáticas; (7) Contratos e assessoramento em temas jurídicos internacionais; e, (8) pesquisas acadêmicas.

Campo de Atuação
Pode atuar na área governamental, no segmento privado, bem como em organizações da sociedade civil ou não-governamentais, desempenhando atividades que tenham dimensão internacional ou que por ela sejam afetadas.

  • Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos.
  • Situação Legal: Autorizado pela Portaria nº 1617, do Ministério da Educação, publicada em 13/11/09.
  • Reconhecido através da Portaria nº 195, do Ministério da Educação, publicada em 10/05/13.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria n° 69, publicada em 18/11/2014.
  • Regime Escolar: Seriado semestral 21/24.
  • Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada).

Qualidade e Tradição

DIFERENCIAIS

Possui formação qualificada nas áreas de Antropologia Cultural, Comércio Exterior, Direito Internacional, Economia, Empreendedorismo, Geografia, Logística, Marketing e Política, combinando aspectos teóricos com atividades desempenhadas através de Laboratório de Práticas em Relações Internacionais (LAPRI), projetos de extensão universitária e pesquisa, intercâmbio e voluntariado internacional, entre outros.

SOBRE O CURSO

Em atualizações...

O Centro Universitário Tabosa de Almeida – Asces/Unita sempre foi uma referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca foi construída com muito trabalho em seis décadas de ensino, atravessando diversos momentos e tendências pedagógicas com excelência, compromisso e responsabilidade com a formação de seus estudantes.

Para tanto, a formação permanente de seus professores e a preparação para as necessidades da sociedade de profissionais habilidosos e competentes em suas áreas sempre caminharam juntas e isso se reflete nos destaques de egressos nas mais diversas profissões e áreas de atuações, sucesso reconhecido e que sempre nos tornou referência em qualidade de ensino.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces/Unita experiências com o ensino digital, na busca de ofertar e incrementar, nos perfis de egressos, competências e habilidades ligadas ao mundo digital na atuação profissional ou ainda na socialização do conhecimento por parte de estudantes e egressos.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar, a Asces/Unita procurou personalizar sua prática de ensino online, resultado de anos de experiências acumuladas desde 2007.

Assim, as disciplinas e conteúdos ofertados na experiência online da Asces/Unita são produzidos e possuem curadoria de seus professores, formados continuamente para ensinarem atentos às especificidades do ensino a distância.

Os professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Esses mesmos professores são também os tutores de suas respectivas disciplinas: não há, na instituição, a figura do professor que ministra a aula e a de um tutor que tira dúvidas. Aqui na Asces/Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e permitindo a adequação de conteúdos e atividades adequadas aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

Na Asces/Unita, o ensino online é fundamentado no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que adquire os saberes, competências e habilidades exigidas pelas diretrizes da sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho atual. Assim, as metodologias ativas aplicadas no ensino online da Asces/Unita permitem ao estudante aprender a fazer e fazer para aprender.

A avaliação do desempenho dos estudantes nas disciplinas online segue a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. No ambiente virtual, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado constantemente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento do conhecimento e de sua performance, além das avaliações finais que permitem ao estudante a percepção de seu desempenho global ao final de cada ciclo letivo.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no ensino, pacote completo de aplicativos da Microsoft e todas as ferramentas educacionais do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces/Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

 

Toda essa experiência é acompanhada e avaliada continuamente pelos nossos professores, que orientam trilhas de aprendizagens adequadas ao mais completo domínio do conhecimento por parte do estudante, estando presentes em todos os momentos de sua formação seja em sala de aula,  nos laboratórios, no seu smartphone e/ou computador e em momentos de estudos em sua casa.

A experiência de ensino online da Asces/Unita acompanha o estudante em seu dia a dia, em qualquer lugar, permitindo a construção do conhecimento em uma sala de aula sem fronteiras físicas, compreendida entre os momentos em que o estudante está fisicamente nos Campi da Instituição ou em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar.

O jeito Asces/Unita de ensinar engloba as mais diferentes e eficientes metodologias de ensino e oferece ao estudante uma experiência significativa de aprendizagem, seja qual for a modalidade e em qualquer lugar.

Bem-vindos!

 

A Faculdade do Agreste de Pernambuco / Asces possui excelente infra-estrutura, tendo climatizadas todas as salas de aula, com disponibilidade de uso de equipamentos audiovisuais, data-show, retroprojetor, entre outros. Além disso, oferece aos seus alunos, ambientes específicos para realização de pesquisas e práticas de extensão, tais como:

Biblioteca

A Biblioteca Professor Pinto Ferreira foi inaugurada por Tabosa de Almeida, em 11 de agosto de 1966, com o objetivo de atender a seus usuários de forma que facilitasse acesso e uso das informações disponíveis nos livros e periódicos.

Atualmente, são oferecidos os seguintes serviços:

- Consulta aos materiais do acervo (livros, jornais, revistas científicas e informacionais fitas de vídeo, cd-rom);
- Orientação à pesquisa no catálogo automatizado;
- Pesquisa on-line via internet;
- Empréstimo automatizado;
- Atualização do acervo;
- Alerta Bibliográfico;
- Reserva de livros para empréstimo;
- Acesso a redes de informação.

Núcleo de Pesquisa e Extensão - NPE 

Através do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NPE), desenvolvem-se atividades de iniciação científica, grupos de estudo e de monitoria e ainda se trabalha na organização de simpósios, fórum de debates e atividades de extensão universitária e de pesquisa junto à instituições públicas e privadas. Além do mais, realiza eventos que envolvam os estudantes e a comunidade em geral.

Coordenador: Vanuccio Pimentel  - Doutor

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Ana Paula Cavalcante Luna http://lattes.cnpq.br/3854663999488200Doutora em Ciências da Religião Mestre em Filosofia Especialização em coordenação pedagógica
Graduada em pedagogia
IntegralÉtica e Formação Cidadã10 anosPedagoga de Formação, além de docente no ensino superior atuando na Asces-Unita e UPE, é coordenadora pedagógica da Asces-Unita
Cristina de Lelis Ximenes Ferreira http://lattes.cnpq.br/7145526251627663Especialização em Formação de Ensino de Língua Inglesa Graduada em Letras - Português e InglêsHoristaEspanhol Técnico05 anosÉ professora do ensino regular das redes pública municipal e privada, além de ensinar línguas estrangeiras no Centro Universitário Tabosa de Almeida, ambos na cidade de Caruaru. Possui cerca de 18 nos de experiência docente na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa
Elba Ravane Alves Amorim http://lattes.cnpq.br/6495544715832267Mestre em Direitos Humanos Especialização em Segurança Pública e Cidadania Graduada em DireitoParcialOptativa- Gênero e Relações Internacionais7 anosProfessora assistente I da ASCES/UNITA. Tem experiência na área de Políticas Públicas. Desenvolve pesquisa com ênfase em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Igualdade, Gênero, Direitos da População LGBTs, Democracia e Feminismos, Violência Contra Mulher na Arena Política, Violência Doméstica, Direito de Família, Função Social da Propriedade. Integra a Coordenação Colegiada do Núcleo de Estudo de Gênero Elma Novaes. Foi Secretária da Mulher e Direitos Humanos de Caruaru e advogada do ProRural/Secretaria de Agricultura de Pernambuco.
Emerson Francisco de Assis http://lattes.cnpq.br/2636574831014244Doutor em Direito Mestre em Ciência Política Graduado em DireitoParcialDireito Internacional Privado; Optativa - Arbitragem e Mediação Internacional17 anosProfessor adjunto I da ASCES/UNITA nos cursos de Direito e Relações Internacionais. Tem experiência na área de associativismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Geral do Direito
(hermenêutica e decisão jurídica), Direito Internacional Público e Privado, Direitos Humanos (justiça de
em desenvolvimento econômico pela FAO/SUDENE.
Gustavo de Andrade Rocha http://lattes.cnpq.br/9215149930733503Doutor em Ciência Política Mestre profissional em Economia Graduado em Relações InternacionaisParcialHistória das Relações Internacionais II; Política Externa e Diplomacia Brasileira; Análise de Mercados Internacionais;Estudos Americanos;Optativa- Economia de Desenvolvimento10 anosÉ Professor Assistente III do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA), é Vice-Líder e Pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Regiões - D&R (UFPE) e Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ásia-Pacífico -GEPAP (UEPB) e professor universitário da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (desta, licenciado). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Economia Política Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política externa brasileira, análise de política externa, paradiplomacia, globalização, atores subnacionais, china e novas instituições financeiras internacionais.
Hannah Miranda Morais http://lattes.cnpq.br/3684640256536006Mestre em Administração Graduada em Design e Administração com ênfase em marketing de modaParcialInovação e Internacionalização08 anosÉ Professora da ASCES-UNITA com experiência em Marketing e Arranjos Produtivos Locais
Josinês Barbosa Rabêlo http://lattes.cnpq.br/8501041332200072Doutora em Desenvolvimento Urbano Mestre em Desenvolvimento Urbano Especialização em Associativismo
Graduada em Serviço Social
ParcialQuestão Social e Desenvolvimento Sustentável17 anosÉ Assistente Social da Prefeitura do Recife, atuando no espaço sócio-ocupacional da saúde, é coordenadora e docente do curso de Serviço Social do Centro Universitário Tabosa de Almeida - Asces-Unita. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: gênero, violência, participação, desenvolvimento e conflitos ambientais.
Leonardo Augusto de Lemos Batista http://lattes.cnpq.br/5155108682802616Mestrado em Educação em Ciências e Matemática
Especialização em Ensino de Matemática e Novas Tecnologias Graduação em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Matemática
HoristaAnálise de dados e estatística aplicada às Ciências Sociais;12 anosAtualmente é professor de física - Secretaria de Educação de Pernambuco, professor efetivo (assistente i) do Centro Universitário Tabosa de Almeida e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: resolução de problemas, história da matemática, ensino, demonstração matemáticas e matemática.
Lucas Tavares Galindo Filho http://lattes.cnpq.br/6532385332965132Mestre em Sociologia com ênfase em Metodologia da Pesquisa Científica Graduado em Ciências: Licenciatura PlenaParcialSegurança Internacional12 anosé Professor no Centro Universitário ASCES-UNITA e Membro Pesquisador de seu Instituto de Estudos Avançados IEA, e, finalmente, é cofundador e honorificamente Diretor Geral do Instituto 'Elíseos' - Educação & Cultura. Em 2018 publica o livro "O amor como paradigma", pela Editora da Universidade Federal de Pernambuco, que após acurada apreciação acolhe a obra como produção com reconhecida dignidade acadêmico-científica, parte constitutiva do patrimônio de produção intelectual da UFPE, impondo-lhe o Selo da Editora Universitária. Em 2020 se torna Membro do Corpo Editorial da REALIS Revista de Estudos AntiUtilitaristas e PosColoniais da UFPE Universidade Federal de Pernambuco. Contemporaneamente, se dedica à Colaboração Permanente com as Instituições Internacionais supracitadas, promovendo eventos culturais e acordos de cooperação com Comunidades Acadêmicas, Universidades e Organismos nacionais e internacionais, gerando produção intelectual e intervenção na realidade.
Manuella Riane Azevedo Donato http://lattes.cnpq.br/5854208871982991Mestrado em Relações Internacionais Mestrado em Ciência Política Especialização em Gênero, Desenvolvimento e Políticas Públicas
Graduação em Relações Internacionais
ParcialTeoria das Relações Internacionais I;Organizações e Regimes Internacionais;Agenda Social das relações Internacionais;Tópicos Avançados em relações Internacionais09 anosÉ Professora Assistente no Centro Universitário Tabosa de Almeida e Analista de Inovação no Núcleo de Gestão do Porto Digital. Tem experiência na área de Organizações Internacionais e Ativismo Transnacional, com ênfase nas agendas de HIV/Aids, Gênero, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, tendo coordenado e atuado em redes e organizações da sociedade civil nacionais, regionais e internacionais, como foco no monitoramento de políticas públicas e estratégias de advocacy.
Marco Luppi http://lattes.cnpq.br/4814638544524220Doutor em Storia moderna e contemporanea Graduado em Letras modernas - endereço histórico-geográficoParcialEstudos Europeus; Religião e Relações Internacionais14 anosFoi bolsista de pós-doutorado no Instituto Universitário Sophia (2012-2014), Professor de História Política Contemporânea e de Teoria Política Moderna e Contemporânea do Departamento de Estudos Políticos no Instituto Universitário Sophia. Foi Professor de História contemporânea da Faculdade de Educação, Curso de graduação em Línguas e Culturas Modernas da Universidade Kore de Enna - Itália (2008-2010) e Professor de História Contemporânea da Faculdade de Direito, Curso de graduação em Ciência Política Internacional (2008-2009). Atualmente é Professor Adjunto I no Centro Universitario Tabosa de Almeida ASCES-UNITA de Caruaru (PE).
Marconi Aurélio e Silva http://lattes.cnpq.br/9355237337761261Doutor em Ciência Política
Mestre em Ciência Política Graduado em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo
HoristaComunicação e Marketing Internacional;Geopolítica e Estudos Estratégicos16 anosÉ docente universitário desde 2004, em conteúdos multidisciplinares. Coordenou o Bacharelado em Relações Internacionais do ASCES-UNITA, entre 2015 e 2019. É Pesquisador Associado do Instituto de Estudos da Ásia (UFPE) e do Centro Internacional Chiara Lubich (Itália). É Monitor Extensionista do Programa de Qualificação à Exportação (PEIEX) da APEX BRASIL e pesquisador doutor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Tem interesse nas seguintes áreas de pesquisa: Economia Política Internacional; Inovação e Internacionalização; Estudos sobre Desenvolvimento; Teoria e Pensamento Político Contemporâneo; Planejamento Estratégico e Competitividade; Comunicação e Marketing Político. Desenvolve pesquisas sobre: (1) Teoria da Criação Relacional e suas implicações em políticas públicas para o desenvolvimento; (2) Ativos Relacionais em Redes Colaborativas de P & D, Habitats, Sistemas e Ecossistemas de Inovação; (3) Inovação e Internacionalização; (4) Ágape, Fraternidade e Uni-diversidade como Paradigmas Políticos; e, (5) Comunicação e Marketing Político.
Rossana Sarmento Persici Cola http://lattes.cnpq.br/6198712359593480Mestre em Relações Internacionais Graduada em Relações InternacionaisHoristaEconomia Política Internacional; Logística Internacional11 anosAtuou como professora do Departamento de Gemologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), das disciplinas Comércio Internacional de Gemas e Joias, Desenvolvimento Empresarial, Gemologia Econômica III e Gestão Estratégica de Cadeias Produtivas, de fevereiro de 2012 a maio de 2013. Atuou também como professora do Departamento de Gemologia da Ufes, da disciplina Desenvolvimento Empresarial, de novembro de 2013 a março de 2014. Atualmente, é professora de Administração, Economia e Transporte Internacional do Centro Universitário Vale do Ipojuca (UNIFAVIP / DEVRY) e professora do curso de Relações Internacionais, em áreas relacionadas ao Comércio Internacional e Comércio Exterior Brasileiro, na Associação Caruaruense de Ensino Superiror (ASCES), em Caruaru (PE). Áreas de Pesquisa: Economia, Economia Internacional, Comércio Internacional, Comércio Exterior Brasileiro, História das Relações Internacionais, Política Externa Brasileira, Negociações Internacionais, Gestão Estratégica, Liderança e Desenvolvimento Empresarial.
Vanuccio Medeiros Pimentel http://lattes.cnpq.br/8928155760846177Doutor em Ciência Política
Mestre em Ciência Política
Graduado em Licenciatura Plena Em Historia
ParcialPolitologia I16 anosProfessor adjunto II da ASCES/UNITA. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise institucional, corte interamericana, políticas públicas, desconfiança política e jurisdição internacional. É observador internacional da Organização dos Estados Americanos.

 

Horário de Aulas 2021.2 

Atualizado em 27/07/2021

VALOR DO SEMESTRE
(R$)
Nº DE PARCELAS MENSAIS  PARCELA MENSAL
(R$)
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 25 desc. de 5%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado
até o dia 15
desc. de 10%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de15%
R$ 6.562,0506R$1.093,67R$ 1.038,99R$ 984,31R$ 929,62

Formas de reajuste:
De acordo com a Medida Provisória nº 1.890/99

 

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support