+55 (81) 2103.2000 Portal Acadêmico | Atendimento Online | Ouvidoria| Setores

LICENCIATURA

EDUCAÇÃO FÍSICA

Deve estar qualificado para analisar a realidade social escolar, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, visando à formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas. O Licenciado em Educação Física deverá estar capacitado para o pleno exercício profissional no componente curricular Educação Física na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e Profissional em suas exigências gerais, tais como inserção social da escola, domínio de teorias e processos pedagógicos (ensino-aprendizagem) e de teorias do desenvolvimento dos indivíduos em idade escolar, além de atuar no Esporte Escolar e na Gestão Educacional.

  • Duração (mínima e máxima): 03 a 05 anos.
  • Situação legal: Autorizado pela Portaria nº 337, do Ministério da Educação, publicada em 04/02/12.
  • Reconhecido através da Portaria nº 274, do Ministério da Educação, publicada em 14/12/12.
  • Regime escolar: Seriado semestral. Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada).

Qualidade e Tradição

DIFERENCIAIS

É o primeiro e único Curso do Agreste de Pernambuco a formar professores de Educação Física para atuarem na Escola. Além de contemplar a atuação na disciplina Educação Física, forma ainda o professor para o cargo de gestão e atuação no esporte escolar no âmbito das instituições de ensino públicas e privadas de Educação Básica. É também o único curso de Licenciatura em Educação Física de instituição privada em todo o estado de Pernambuco a ter o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID com bolsas destinadas para estudantes e financiadas pela CAPES.

SOBRE O CURSO

Historicamente, principalmente a partir da década de 80, a área de conhecimento da Educação Física vem, com base em debates de vários grupos, se modificando. Especialmente se considerarmos o aparato legal que envolvia a área anteriormente a essa época. Estávamos fortemente marcados por uma Educação Física alienadora advinda das influências do período da Ditadura Militar.

Apontamos a década de 80 como um período de grandes transformações filosóficas como conseqüência desses debates na esfera da ciência e da política no Brasil. Em termos de Educação Física na escola estávamos regidos pelo decreto 69450/71 o qual considerava a Educação Física como Atividade Curricular obrigatória na Educação Básica. Após alguns anos com a LDB atual (9394/96) a Educação Física passa a ser considerada como Componente Curricular. Atividade é um aspecto sem uma sistematização curricular diferentemente de Componente o qual compõe o currículo. Com essas e outras transformações, os currículos, também no Ensino Superior, sofreram modificações justamente para atender e levar os futuros professores a entenderem essas mudanças. Nesse sentido, o nosso grande desafio é levar a geração de futuros Professores de Educação Física a compreender o que significa uma área de conhecimento ser considerada como componente curricular na escola.

Diante dessa afirmação, a Licenciatura forma o Professor de Educação Física que, além de atuar como professor do COMPONENTE CURRICULAR Educação Física, também pode atuar com o treinamento escolar, compreendendo a escola como lócus de sua atuação.

Sendo o primeiro Curso de Licenciatura da Faculdade ASCES-UNITA após os seus 52 anos de existência e o primeiro Curso do Agreste de Pernambuco nessa área específica, a Licenciatura em Educação Física foi autorizada pelo MEC através da Portaria n.337, publicada em 04/02/2011.

Perfil profissional

O perfil idealizado para o egresso do Curso de Licenciatura em Educação Física é de um profissional com formação generalista, humanista e crítica, cuja intervenção fundamenta-se na competência técnico-profissional, com base no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta eticamente responsável. Deve estar qualificado para analisar a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões da cultura corporal de movimento, visando à formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas.

O Licenciado em Educação Física deverá estar capacitado para o pleno exercício profissional no componente curricular Educação Física na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e Profissional em suas exigências gerais, tais como inserção social da escola, domínio de teorias e processos pedagógicos (ensino-aprendizagem) e de teorias do desenvolvimento dos indivíduos em idade escolar.

Coordenadora:
Professora: MS. Roberta de Granville Barboza

Campo de Atuação
O Licenciado de Educação Física atuará como professor do componente curricular Educação Física na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) em Instituições de Ensino público e privado, bem como na área de treinamento escolar, gestão educacional e em projetos na rede pública e privada que envolvam a perspectiva da Educação Escolarizada.

PROFESSORES, DISCIPLINAS E LATTES DO CURSO DE LICENCIATURA / 2019.1

Coordenação do Curso: Prof. Roberta de Granville Barbosa

                                   ProfessoresDsiciplinas
1.    Ana Paula Rodrigues Figueirôa

http://lattes.cnpq.br/4328053836670702

·         Didática da Educação Física– 3º P.

·         Metodologia Científica – 3º P.

·         Pesquisa em Educação Física II – 5º P.

2.    Ana Maria Sá Barreto Maciel

http://lattes.cnpq.br/8717591585501574

 

·         Optativa I – Psicologia do Esporte – 5º P.
3.    Alecsandra Gomes de Lucena

http://lattes.cnpq.br/176185971813629

·         Socorros de Urgência – 3º P.
4.    Christiane Maria da Boa Viagem Oliveira

 

·         Leitura e Produção de Textos – 1° P.
5.    Diego Santiago Freire Sousa

http://lattes.cnpq.br/8343437333113998

 

·         Teoria e Metodologia dos Esportes Coletivos II – 5º P.
6.    Flávio Miguel Archanjo

http://lattes.cnpq.br/3725930156115576

·         Planejamento e Organização de Eventos Esportivos e de Lazer – 5º P.
7.    Humberto José Gomes da Silva

http://lattes.cnpq.br/4922345197452562

·         Tecnologia da Informação Educacional – 5º P
8.    José Armando de Andrade

http://lattes.cnpq.br/4101389437733962

 

·         Metodologia do Trabalho Acadêmico – 1º P.
9.    Lucas Tavares Galindo Filho

http://lattes.cnpq.br/6532385332965132

 

·         Fundamentos Sócioantropológicos da Educação – 1º P
10. Marcelo Tavares Viana

http://lattes.cnpq.br/0606642931395879

·         Fisiologia do Esforço – 3º P.
11. Marcos Túlio de Sá

http://lattes.cnpq.br/8131928325276663

·         Treinamento em Educação Física e Esportes – 5º P.
12. Paulo Fernando Valois de Azevedo

http://lattes.cnpq.br/2382780270226014

·         Teoria e Metodologia do Atletismo – 1º P.

·         Teoria e Metodologia do Atletismo – 5º P.

13. Renata Gonçalves de Vasconcelos·         Anatomia Humana – 1º P.
14. Roberta de Granville Barboza

http://lattes.cnpq.br/7529601152586870

·         Fundamentos Filosóficos da Educação – 1º P.

·         Currículos e Programas da Educação Física II – 3º P.

15. Samantha Lopes de Sousa

http://lattes.cnpq.br/9732020209441324

·         Teoria e Metodologia do Jogo e Brinquedo da Cultura Popular – 1º P.

·         Teoria e Metodologia da Dança I – 3º P.

·         Estágio Supervisionado II – 5º P.

16. Viviane Maria Moraes de Oliveira

http://lattes.cnpq.br/6269213178761113

·         Teoria e Metodologia da Ginástica Esportiva – 3º P.
17. Wedson Bezerra da Silva

http://lattes.cnpq.br/0144815282602827

 

·         Supervisão de Estágio

·         Gestão do Núcleo Esportivo

VALOR DO SEMESTRE
(R$)
Nº DE PARCELAS MENSAIS  PARCELA MENSAL
(R$)
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 25
desc. de 5%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado
até o dia 15
desc. de 10%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 05
desc. de15%
R$ 5.642,40  06R$ 940,40R$ 893,38R$ 846,36R$ 799,34

* Na matrícula do Curso de Educação Física incluir R$ 15,00 do Diretório Acadêmico

Formas de reajuste

De acordo com a Medida Provisória nº 1.890/99

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support