LICENCIATURA
EDUCAÇÃO FÍSICA
Deve estar qualificado para analisar a realidade social escolar, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, visando à formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas. O Licenciado em Educação Física deverá estar capacitado para o pleno exercício profissional no componente curricular Educação Física na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e Profissional em suas exigências gerais, tais como inserção social da escola, domínio de teorias e processos pedagógicos (ensino-aprendizagem) e de teorias do desenvolvimento dos indivíduos em idade escolar, além de atuar no Esporte Escolar e na Gestão Educacional.
- Duração (mínima e máxima): 03 a 05 anos.
- Situação legal: Autorizado pela Portaria nº 337, do Ministério da Educação, publicada em 04/02/12.
- Reconhecido através da Portaria nº 274, do Ministério da Educação, publicada em 14/12/12.
- Regime escolar: Seriado semestral. Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada).
Qualidade e Tradição
DIFERENCIAIS
É o primeiro e único Curso do Agreste de Pernambuco a formar professores de Educação Física para atuarem na Escola. Além de contemplar a atuação na disciplina Educação Física, forma ainda o professor para o cargo de gestão e atuação no esporte escolar no âmbito das instituições de ensino públicas e privadas de Educação Básica. É também o único curso de Licenciatura em Educação Física de instituição privada em todo o estado de Pernambuco a ter o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID com bolsas destinadas para estudantes e financiadas pela CAPES.
SOBRE O CURSO
Historicamente, principalmente a partir da década de 80, a área de conhecimento da Educação Física vem, com base em debates de vários grupos, se modificando. Especialmente se considerarmos o aparato legal que envolvia a área anteriormente a essa época. Estávamos fortemente marcados por uma Educação Física alienadora advinda das influências do período da Ditadura Militar.
Apontamos a década de 80 como um período de grandes transformações filosóficas como conseqüência desses debates na esfera da ciência e da política no Brasil. Em termos de Educação Física na escola estávamos regidos pelo decreto 69450/71 o qual considerava a Educação Física como Atividade Curricular obrigatória na Educação Básica. Após alguns anos com a LDB atual (9394/96) a Educação Física passa a ser considerada como Componente Curricular. Atividade é um aspecto sem uma sistematização curricular diferentemente de Componente o qual compõe o currículo. Com essas e outras transformações, os currículos, também no Ensino Superior, sofreram modificações justamente para atender e levar os futuros professores a entenderem essas mudanças. Nesse sentido, o nosso grande desafio é levar a geração de futuros Professores de Educação Física a compreender o que significa uma área de conhecimento ser considerada como componente curricular na escola.
Diante dessa afirmação, a Licenciatura forma o Professor de Educação Física que, além de atuar como professor do COMPONENTE CURRICULAR Educação Física, também pode atuar com o treinamento escolar, compreendendo a escola como lócus de sua atuação.
Sendo o primeiro Curso de Licenciatura da Faculdade ASCES-UNITA após os seus 52 anos de existência e o primeiro Curso do Agreste de Pernambuco nessa área específica, a Licenciatura em Educação Física foi autorizada pelo MEC através da Portaria n.337, publicada em 04/02/2011.
Perfil profissional
O perfil idealizado para o egresso do Curso de Licenciatura em Educação Física é de um profissional com formação generalista, humanista e crítica, cuja intervenção fundamenta-se na competência técnico-profissional, com base no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta eticamente responsável. Deve estar qualificado para analisar a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões da cultura corporal de movimento, visando à formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas.
O Licenciado em Educação Física deverá estar capacitado para o pleno exercício profissional no componente curricular Educação Física na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e Profissional em suas exigências gerais, tais como inserção social da escola, domínio de teorias e processos pedagógicos (ensino-aprendizagem) e de teorias do desenvolvimento dos indivíduos em idade escolar.
Coordenadora:
Professora: MS. Roberta de Granville Barboza
Campo de Atuação
O Licenciado de Educação Física atuará como professor do componente curricular Educação Física na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) em Instituições de Ensino público e privado, bem como na área de treinamento escolar, gestão educacional e em projetos na rede pública e privada que envolvam a perspectiva da Educação Escolarizada.
- Estrutura Curricular
Atualizado em 21/09/2017
PROFESSORES, DISCIPLINAS E LATTES DO CURSO DE LICENCIATURA / 2019.1
Coordenação do Curso: Prof. Roberta de Granville Barbosa
Professores | Dsiciplinas |
1. Ana Paula Rodrigues Figueirôa http://lattes.cnpq.br/4328053836670702 | · Didática da Educação Física– 3º P. · Metodologia Científica – 3º P. · Pesquisa em Educação Física II – 5º P. |
2. Ana Maria Sá Barreto Maciel http://lattes.cnpq.br/8717591585501574
| · Optativa I – Psicologia do Esporte – 5º P. |
3. Alecsandra Gomes de Lucena http://lattes.cnpq.br/176185971813629 | · Socorros de Urgência – 3º P. |
4. Christiane Maria da Boa Viagem Oliveira
| · Leitura e Produção de Textos – 1° P. |
5. Diego Santiago Freire Sousa http://lattes.cnpq.br/8343437333113998
| · Teoria e Metodologia dos Esportes Coletivos II – 5º P. |
6. Flávio Miguel Archanjo http://lattes.cnpq.br/3725930156115576 | · Planejamento e Organização de Eventos Esportivos e de Lazer – 5º P. |
7. Humberto José Gomes da Silva http://lattes.cnpq.br/4922345197452562 | · Tecnologia da Informação Educacional – 5º P |
8. José Armando de Andrade http://lattes.cnpq.br/4101389437733962
| · Metodologia do Trabalho Acadêmico – 1º P. |
9. Lucas Tavares Galindo Filho http://lattes.cnpq.br/6532385332965132
| · Fundamentos Sócioantropológicos da Educação – 1º P |
10. Marcelo Tavares Viana http://lattes.cnpq.br/0606642931395879 | · Fisiologia do Esforço – 3º P. |
11. Marcos Túlio de Sá http://lattes.cnpq.br/8131928325276663 | · Treinamento em Educação Física e Esportes – 5º P. |
12. Paulo Fernando Valois de Azevedo http://lattes.cnpq.br/2382780270226014 | · Teoria e Metodologia do Atletismo – 1º P. · Teoria e Metodologia do Atletismo – 5º P. | |
13. Renata Gonçalves de Vasconcelos | · Anatomia Humana – 1º P. | |
14. Roberta de Granville Barboza http://lattes.cnpq.br/7529601152586870 | · Fundamentos Filosóficos da Educação – 1º P. · Currículos e Programas da Educação Física II – 3º P. | |
15. Samantha Lopes de Sousa http://lattes.cnpq.br/9732020209441324 | · Teoria e Metodologia do Jogo e Brinquedo da Cultura Popular – 1º P. · Teoria e Metodologia da Dança I – 3º P. · Estágio Supervisionado II – 5º P. | |
16. Viviane Maria Moraes de Oliveira http://lattes.cnpq.br/6269213178761113 | · Teoria e Metodologia da Ginástica Esportiva – 3º P. | |
17. Wedson Bezerra da Silva http://lattes.cnpq.br/0144815282602827
| · Supervisão de Estágio · Gestão do Núcleo Esportivo |
Atualizado em 12/08/2020
VALOR DO SEMESTRE (R$) | Nº DE PARCELAS MENSAIS | PARCELA MENSAL (R$) | PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 25 desc. de 5% | PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10% | PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de15% |
R$ 5.856,78 | 06 | R$ 976,13 | R$ 927,32 | R$ 878,52 | R$ 829,71 |
* Na matrícula do Curso de Educação Física incluir R$ 15,00 do Diretório Acadêmico
Formas de reajuste
De acordo com a Medida Provisória nº 1.890/99
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