LICENCIATURA

EDUCAÇÃO FÍSICA

Deve estar qualificado para analisar a realidade social escolar, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, visando à formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas. O Licenciado em Educação Física deverá estar capacitado para o pleno exercício profissional no componente curricular Educação Física na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e Profissional em suas exigências gerais, tais como inserção social da escola, domínio de teorias e processos pedagógicos (ensino-aprendizagem) e de teorias do desenvolvimento dos indivíduos em idade escolar, além de atuar no Esporte Escolar e na Gestão Educacional.

  • Duração (mínima e máxima): 03 a 05 anos.
  • Situação legal: Autorizado pela Portaria nº 337, do Ministério da Educação, publicada em 04/02/12.
  • Reconhecido através da Portaria nº 274, do Ministério da Educação, publicada em 14/12/12.
  • Regime escolar: Seriado semestral. Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada).

Qualidade e Tradição

DIFERENCIAIS

É o primeiro e único Curso do Agreste de Pernambuco a formar professores de Educação Física para atuarem na Escola. Além de contemplar a atuação na disciplina Educação Física, forma ainda o professor para o cargo de gestão e atuação no esporte escolar no âmbito das instituições de ensino públicas e privadas de Educação Básica. É também o único curso de Licenciatura em Educação Física de instituição privada em todo o estado de Pernambuco a ter o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID com bolsas destinadas para estudantes e financiadas pela CAPES.

SOBRE O CURSO

Historicamente, principalmente a partir da década de 80, a área de conhecimento da Educação Física vem, com base em debates de vários grupos, se modificando. Especialmente se considerarmos o aparato legal que envolvia a área anteriormente a essa época. Estávamos fortemente marcados por uma Educação Física alienadora advinda das influências do período da Ditadura Militar.

Apontamos a década de 80 como um período de grandes transformações filosóficas como conseqüência desses debates na esfera da ciência e da política no Brasil. Em termos de Educação Física na escola estávamos regidos pelo decreto 69450/71 o qual considerava a Educação Física como Atividade Curricular obrigatória na Educação Básica. Após alguns anos com a LDB atual (9394/96) a Educação Física passa a ser considerada como Componente Curricular. Atividade é um aspecto sem uma sistematização curricular diferentemente de Componente o qual compõe o currículo. Com essas e outras transformações, os currículos, também no Ensino Superior, sofreram modificações justamente para atender e levar os futuros professores a entenderem essas mudanças. Nesse sentido, o nosso grande desafio é levar a geração de futuros Professores de Educação Física a compreender o que significa uma área de conhecimento ser considerada como componente curricular na escola.

Diante dessa afirmação, a Licenciatura forma o Professor de Educação Física que, além de atuar como professor do COMPONENTE CURRICULAR Educação Física, também pode atuar com o treinamento escolar, compreendendo a escola como lócus de sua atuação.

Sendo o primeiro Curso de Licenciatura da Faculdade ASCES-UNITA após os seus 52 anos de existência e o primeiro Curso do Agreste de Pernambuco nessa área específica, a Licenciatura em Educação Física foi autorizada pelo MEC através da Portaria n.337, publicada em 04/02/2011.

Perfil profissional

O perfil idealizado para o egresso do Curso de Licenciatura em Educação Física é de um profissional com formação generalista, humanista e crítica, cuja intervenção fundamenta-se na competência técnico-profissional, com base no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta eticamente responsável. Deve estar qualificado para analisar a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões da cultura corporal de movimento, visando à formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas.

O Licenciado em Educação Física deverá estar capacitado para o pleno exercício profissional no componente curricular Educação Física na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e Profissional em suas exigências gerais, tais como inserção social da escola, domínio de teorias e processos pedagógicos (ensino-aprendizagem) e de teorias do desenvolvimento dos indivíduos em idade escolar.

Coordenadora:
Professora: MS. Roberta de Granville Barboza

Campo de Atuação
O Licenciado de Educação Física atuará como professor do componente curricular Educação Física na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) em Instituições de Ensino público e privado, bem como na área de treinamento escolar, gestão educacional e em projetos na rede pública e privada que envolvam a perspectiva da Educação Escolarizada.

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA 

Coordenação do Curso: Prof. Roberta de Granville Barbosa

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (Anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Alison Oliveira da Silva http://lattes.cnpq.br/3902931300437589Mestre em EDUCAÇÃO FÍSICA FESP - UPE - UFPB Graduado em Educação FísicaParcialTeoria e Metodologia das Atividades Físicas na Natureza05 anos de experiência no ensino superior. Bacharel em Educação Física pela asces-unita atua na área de avaliação e prescrição e como docente no ensino superior
Graduado em Bacharelado em Educação Física pela Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico (ASCES) (2011-2015). Mestre em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física (PAPGEF) UPE/UFPB sob orientação do Prof. Dr. Rafael Miranda Tassitano (2015-2017). Atualmente é Doutorando no programa de Pós-graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento (Posneuro) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também é membro do Grupo de Pesquisa em Esporte e Saúde (GPESE) do Centro Universitário Tabosa de Almeida ? ASCES-UNITA e membro do grupo de pesquisa em Neurociência Comportamental da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua na área da Educação Física e seus principais temas de investigação incluem investigações sobre os efeitos da atividade física, comportamento sedentário em comportamentos de risco à saúde em diferentes grupos populacionais.
Ana Paula Cavalcante Luna http://lattes.cnpq.br/3854663999488200Doutora em Ciências da Religião Mestre em Filosofia Especialização em coordenação pedagógica
Graduada em pedagogia
IntegralLeitura e produção de Texto10 anos no ensino superiorPedagoga de Formação, além de docente no ensino superior atuando na Asces-Unita e UPE, é coordenadora pedagógica da asces-unita
Ana Paula Rodrigues FIgueirôa http://lattes.cnpq.br/4328053836670702Doutora em Educação Mestrado em Educação
Especializações em Educação Física Escola, em Saúde Coletiva e em Coordenação Pedagógica Graduada em PEDAGOGIA e em Educação Física
ParcialDidática da Educação Física; Fundamentos da Gestão Educacional10 anos no ensino superiorGraduada com Licenciatura Plena em Educação Física, é professora das redes estadual de PE e do município de caruaru, tendo experiência na educação Básica e no Ensino Superior
Diego Santiago Freire Sousa http://lattes.cnpq.br/8343437333113998Mestre em EDUCAÇÃO FÍSICA FESP - UPE - UFPB Graduado em Educação FísicaParcialTeoria e Metodologia dos Esportes Coletivos I; Teoria e Metodologia dos Esportes Aquáticos05 anos atuando no ensino superiorBacharel em Educação Física e egresso da Asces-Unita. É atualmente também profissional orientador do NEA. Tem experiência em treinamento Esportivo e Personal Trainer
Eurico Solian Torres Liberalino http://lattes.cnpq.br/4425679163491302Mestre profissional em Educação para o Ensino de Graduação na Área de Saúde Especializações em Fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva, em Ciências da Educação, Desenvolvimento e Políticas e em Ergonomia Graduado em Bacharelado em FisioterapiaHoristaBiomecânica07 anos no ensino superiorÉ Fisioterapeuta de formação atiando também na área clínica e com fisioterapia esportiva.
Flávio Miguel Archanjo http://lattes.cnpq.br/3725930156115576Doutor em Educação
Mestre em Educação Especialização em Educação Física Escolar Graduado em Licenciatura Plena Em Educação Física
ParcialEstágio Supervisionado I; Teoria e Metodologia da Luta II; Estágio Supervisionado III20 anos de ensino superiorÉ Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física, já atuou na Faculdade Saleziana do Recife e já atuou também como coordenador de Curso da Faculdade de Goiana.
Humberto José Gomes da Silva http://lattes.cnpq.br/4922345197452562Mestre em Educação Físca Especialização em Avaliação da Performance Humana Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física e EsportesParcialTecnologia da Informação Educacional e Medidas e Avaliação em Educação Física10 anos no ensino SuperiorAlém da experiência no ensino superior, tem atuação em academia. Mestre em Educação Física (UPE/UFPB). Possui graduação em Licenciatura
Plena em Educação Física e Esportes pela Universidade Federal de
Pernambuco. Especialização em Avaliação da Performance Humana, ESEF. Tem
experiência na área de Educação Física, com ênfase em Obesidade,
Bioestatística, Fisiologia do Exercício, Treinamento de força e
Avaliação Cineantropométrica.
Marcela Natália Lima de Figueiredo http://lattes.cnpq.br/4028748781963247Mestre em EDUCAÇÃO FÍSICA FESP - UPE - UFPB Graduada em Educação FísicaParcialTeoria e Metodologia da ecreação e lazer, Teoria e metodologia dos Jogos e Brinquedos da Cultura Popular03 anos no ensino superiorLicenciada em Educação Física atuando no Ensino Superior e na Educação Básica com Educação Física Escolar
Marcos Túlio de Sá http://lattes.cnpq.br/8131928325276663Mestre em Actividade Física e Saúde
Especialização em Actividade Fìsica e Saúde Graduado em Educação Física
HoristaTeoria e Metodologia dos Esportes Coletivos III; Educação Física Especial09 anos no ensino superiorAlém de ser bacharel em Educação Física egresso da Asces-Unita, é professor do Esporte badminton do Colégio Diocesano de Caruaru.
Rafaela Niels da Silva http://lattes.cnpq.br/8092765542976523Mestre em Integrado em Saúde Coletiva
Especialização em Especialização em Saúde Pública Graduada em Educação Física
ParcialTeoria e Metodologia da Dança I07 anos no ensino superiorAlém de professora do Ensino Superior, tem experiência na Saúde Coletiva e no programa de Residência Multiprofissional em Saúde
Roberta de Granville Barboza http://lattes.cnpq.br/7529601152586870Mestre em Educação
Especialização m Educação Física Escolar Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física
IntegralCurrículos e Programas da Educação Física I20 anos no ensino superiorAlém de atuar como docente no ensino superior e na gestão cpomo coordenação de curso, foi professora de Educação Física na Educação Básica atuando em escolas públicas e privadas. Além de atuar como docente na Asces-Unita é também professora da Escola Superior de Educação Física da UPE.

 

 

Atualizado em 30/07/2021

VALOR DO SEMESTRE
(R$)
Nº DE PARCELAS MENSAIS  PARCELA MENSAL
(R$)
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 25
desc. de 5%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado
até o dia 15
desc. de 10%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 05
desc. de15%
R$ 5.856,78  06R$ 976,13R$ 927,32R$ 878,52R$ 829,71

* Na matrícula do Curso de Educação Física incluir R$ 15,00 do Diretório Acadêmico

Formas de reajuste

De acordo com a Medida Provisória nº 1.890/99

 

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