LICENCIATURA
PEDAGOGIA
O Curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério, de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, além da organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação, planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares, bem como a produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.
- Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos.
- Situação legal: Autorizado pela Portaria n.º 603, de 28/09/18, da Reitoria do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).
- Regime Escolar: Seriado semestral.
- Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada).
DIFERENCIAIS
Formação de profissionais comprometidos com uma educação inovadora, abertos às novas tecnologias, de caráter ético e humanístico, com foco em promover o desenvolvimento regional a partir dos diversos processos educativos.
SOBRE O CURSO
O Pedagogo está habilitado a lecionar no ensino fundamental, na educação infantil, no Magistério, na educação de jovens e adultos, em turmas com necessidades educativas especiais, além das áreas de consultoria, assessoria e gestão escolar. O profissional também está habilitado a trabalhar em empresas e instituições com foco na formação e na educação, recursos humanos, capacitação profissional, etc.
O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região.
Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade.
Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação.
Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.
O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.
Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.
Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.
Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.
As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho.
A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.
O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.
O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar.
Bem-vindos!
Em atualizações...
Coordenação: Professora Eliana Tabosa
NOME | TITULAÇÃO | REGIME | DISCIPLINAS | EXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos) | EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL |
Ana Paula Cavalcante Luna de Andrade http://lattes.cnpq.br/3854663999488200 | Doutora em Ciências da Religião Mestre em Filosofia Especialização em coordenação pedagógica Graduada em pedagogia | Integral | Educação em Direitos Humanos | 17 anos | Tem experiênica em Coordenadora Pedagógica e na área de Educação e Filosofia, com ênfase em Filosofia Política. |
Ana Paula Rodrigues Figueirôa http://lattes.cnpq.br/4328053836670702 | Doutora em Educação Mestrado em Educação Especializações em Educação Física Escola, em MBA em Gestão Escolar, em Saúde Coletiva e em Coordenação Pedagógica Graduada em PEDAGOGIA e em Educação Física | Parcial | - | 10 anos | Graduada com Licenciatura Plena em Educação Física, é professora das redes estadual de PE e do município de caruaru, tendo experiência na educação Básica e no Ensino Superior |
Eliana Wanessa Lima Tabosa http://lattes.cnpq.br/2207408750134627 | Mestre em Educação Especialização em Pós Graduação em Coordenação Pedagógica Graduada em Pedagogia | Parcial | Avaliação Educacional | 14 anos | Experiência na área de Educação Básica há 21 anos, com ênfase em Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica e Formação de Professores. Já atuou no gerenciamento de políticas públicas na Secretaria de Educação por 4 anos; Tem experiência em Avaliação de Rede. |
Kenya Michelly Pereira Tabosa Lucas http://lattes.cnpq.br/6448635200994996 | Mestre em Educação em Ciências e Matemática Especialização em Psicologia Organizacional e Gestão de RH Graduada em Psicologia | Horista | Gestão de Pessoas | 9 anos | Psicóloga organizacional, tutora de sala e pesquisa sobre metodologias ativas. |
Niedja Pereira da Silva http://lattes.cnpq.br/7844241590360821 | Mestre em Psicologia Especialização em Atendimento Educacional Especializado Graduada em Pedagogia e em Psicologia | Parcial | Inteligência Emocional; Ludicidade, Estecidade, Corporeidade e Aprendizagem; Transtonos de Aprendizagem | 24 anos | Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: relações interpessoais, família, ludicidade, afetividade e desenvolvimento infantil. |
Paulo Jorge da Silva http://lattes.cnpq.br/4351798194272677 | Especialização em PSICOPEDAGOGIA Graduado em Teologia, em Filosofia e em Pedagogia | Horista | Metodologia do Ensino em História e Geografia | 3 anos | É professor da Educação Básica há 18 anos tem experiência em programas de formação continuada em rede. |
Roberta de Granville Barboza http://lattes.cnpq.br/7529601152586870 | Mestrado em Educação Especialização em Especialização Em Educação Física Escolar Graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física | Parcial | Metodologia do Ensino da Educação Física | 19 anos | Professora de Educação Física. Licenciada em Educação Física e Especialista em Educação Física Escolar pela ESEF-UPE. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Doutoranda em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação UPE/UFPB. Professora Assistente da ESEF/UPE. Membro do Grupo de Pesquisa Ethnós da ESEF/UPE. Professora Assistente do Centro Universitário Tabosa de Almeida - ASCES/UNITA. Coordenadora dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Tabosa de Almeida - ASCES/UNITA. Membro do Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher Elma Novais - ASCES/UNITA |
Rosineide Maria Gonçalves | Mestre em Serviço Social; Especialização em Educação com foco em Associativismo; Licenciada em Estudos Sociais com Habilitação em História. | Parcial | Diversidade de Gênero e Relações Étnico Raciais | 9 anos e 6 meses | Experiência em desenvolvimento e coordenação de projetos sociais em ONGs. Experiência na gestão pública em Assistência Técnica e Extensão Rural e Planejamento de Políticas de desenvolviemnto rural sustentável no Governo de Pernambuco. Na Asces-Unita coordenou o CapacitaSUAS - programa de educação permanente da política de Assistência Social. Atua na Asces, também, como membro do Comitê Científico e da coordenação colegiada do Núcleo de Gênero e, atualmente, responde pela coordenação do curso de Licenciatura em História. |
Silvia Jussara Barbosa dos Santos Domingos http://lattes.cnpq.br/6531687901182430 | Mestre em Letras Especialização em Língua Portuguesa Graduada em Letras | Horista | Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa ; Alfabetização e Letramento | 12 anos | Tem experiência como formadora na Secretaria de Educação; em área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística; Análise de Discurso, e Literatura. Bem como no campo da Pedagogia, com ênfase na metodologia do ensino de Língua Portuguesa, Linguagem e Literatura Infanto-Juvenil. |
Thiago Gonçalves Silva http://lattes.cnpq.br/616496830760737 | Mestrado em Educação Especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica Graduação em Licenciatura em Letras- Português e em Pedagogia | Horista | Financiamento da Educação;Contemporaneidade Cultura e Meio Ambiente; Metodologia do Ensino da Arte; Prática de Ensino V; Educação do Campo | 4 anos | É professor da Educação Básica e pesquisa sobre infância, Educação Infantil, prática pedagógica e formação de professores. |
Wilson Rufino da Silva http://lattes.cnpq.br/9747035544690544 | Mestre em Educação Especialização em Pós-graduação lato sensu Gestão Escolar Graduação em Pedagogia, em Ciências sociais e em Teologia | Parcial | Prática de Ensino III ; Pesquisa em Educação II, Educação Profissional. | 21 anos | Educação básica: docência Ensino Superior: docência na graduação e pós-graduação, supervisor de estágio, orientação de TCC, coordenação de curso, procurador institucional, coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA), membro de Núcleo Docente Estruturante (NDE) e coordenação pedagógica geral. |
Atualizado em 06/02/2023
Notícias
Fique antenado nas novidades do curso de Pedagogia (Licenciatura) da Asces-Unita
- Certificados dos últimos eventos acadêmicos disponíveis
junho 10, 2022
- Primeiro dia do Congresso das Licenciaturas foi marcado por reflexões
maio 12, 2022
- Prorrogado o envio de trabalhos acadêmicos para o I Congresso Multiprofissional das Licenciaturas
maio 3, 2022
- I Congresso Multiprofissional das Licenciaturas acontece em maio, inscrições abertas!
abril 13, 2022
- Estudantes de Pedagogia tem trabalhos aprovados no Congresso Nacional de Educação
novembro 30, 2021
Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.