LICENCIATURA

PEDAGOGIA

O Curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério, de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, além da organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação, planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares, bem como a produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

  • Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos.
  • Situação legal: Autorizado pela Portaria n.º 603, de 28/09/18, da Reitoria do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).
  • Regime Escolar: Seriado semestral.
  • Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada).

DIFERENCIAIS

Formação de profissionais comprometidos com uma educação inovadora, abertos às novas tecnologias, de caráter ético e humanístico, com foco em promover o desenvolvimento regional a partir dos diversos processos educativos.

SOBRE O CURSO

O Pedagogo está habilitado a lecionar no ensino fundamental, na educação infantil, no Magistério, na educação de jovens e adultos, em turmas com necessidades educativas especiais, além das áreas de consultoria, assessoria e gestão escolar. O profissional também está habilitado a trabalhar em empresas e instituições com foco na formação e na educação, recursos humanos, capacitação profissional, etc.

O Centro Universitário Tabosa de Almeida – Asces/Unita sempre foi uma referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca foi construída com muito trabalho em seis décadas de ensino, atravessando diversos momentos e tendências pedagógicas com excelência, compromisso e responsabilidade com a formação de seus estudantes.

Para tanto, a formação permanente de seus professores e a preparação para as necessidades da sociedade de profissionais habilidosos e competentes em suas áreas sempre caminharam juntas e isso se reflete nos destaques de egressos nas mais diversas profissões e áreas de atuações, sucesso reconhecido e que sempre nos tornou referência em qualidade de ensino.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces/Unita experiências com o ensino digital, na busca de ofertar e incrementar, nos perfis de egressos, competências e habilidades ligadas ao mundo digital na atuação profissional ou ainda na socialização do conhecimento por parte de estudantes e egressos.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar, a Asces/Unita procurou personalizar sua prática de ensino online, resultado de anos de experiências acumuladas desde 2007.

Assim, as disciplinas e conteúdos ofertados na experiência online da Asces/Unita são produzidos e possuem curadoria de seus professores, formados continuamente para ensinarem atentos às especificidades do ensino a distância.

Os professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Esses mesmos professores são também os tutores de suas respectivas disciplinas: não há, na instituição, a figura do professor que ministra a aula e a de um tutor que tira dúvidas. Aqui na Asces/Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e permitindo a adequação de conteúdos e atividades adequadas aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

Na Asces/Unita, o ensino online é fundamentado no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que adquire os saberes, competências e habilidades exigidas pelas diretrizes da sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho atual. Assim, as metodologias ativas aplicadas no ensino online da Asces/Unita permitem ao estudante aprender a fazer e fazer para aprender.

A avaliação do desempenho dos estudantes nas disciplinas online segue a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. No ambiente virtual, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado constantemente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento do conhecimento e de sua performance, além das avaliações finais que permitem ao estudante a percepção de seu desempenho global ao final de cada ciclo letivo.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no ensino, pacote completo de aplicativos da Microsoft e todas as ferramentas educacionais do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces/Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

 

Toda essa experiência é acompanhada e avaliada continuamente pelos nossos professores, que orientam trilhas de aprendizagens adequadas ao mais completo domínio do conhecimento por parte do estudante, estando presentes em todos os momentos de sua formação seja em sala de aula,  nos laboratórios, no seu smartphone e/ou computador e em momentos de estudos em sua casa.

A experiência de ensino online da Asces/Unita acompanha o estudante em seu dia a dia, em qualquer lugar, permitindo a construção do conhecimento em uma sala de aula sem fronteiras físicas, compreendida entre os momentos em que o estudante está fisicamente nos Campi da Instituição ou em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar.

O jeito Asces/Unita de ensinar engloba as mais diferentes e eficientes metodologias de ensino e oferece ao estudante uma experiência significativa de aprendizagem, seja qual for a modalidade e em qualquer lugar.

Bem-vindos!

 

Em atualizações...

Coordenação: Professora Eliana Tabosa

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Ana Paula Cavalcante Luna http://lattes.cnpq.br/3854663999488200Doutora em Ciências da Religião Mestre em Filosofia Especialização em coordenação pedagógica
Graduada em pedagogia
IntegralMetodolgoia da Pesquisa Educacional17 anosTem experiênica em Coordenadora Pedagógica e na área de
Educação e Filosofia, com ênfase em Filosofia Política.
Ana Paula Rodrigues FIgueirôa http://lattes.cnpq.br/4328053836670702Doutora em Educação Mestrado em Educação
Especializações em Educação Física Escola, em Saúde Coletiva e em Coordenação Pedagógica Graduada em PEDAGOGIA e em Educação Física
ParcialMetodologia da Pesquisa em Educação II10 anosTem experiência na Educação Básica e desenvolve estudos voltados paras as áreas de História da Educação; História da Educação Física Escolar; História das Disciplinas Escolares, da Cultura Escolar e da Formação dos Professores; História das Instituições Escolares; Metodologia do Ensino e Prática Pedagógica/ Didática da Educação Física escolar, fundamentos da educação; e metodologia científica (com as normas da ABNT) ;atuando principalmente nos seguintes temas: Mulher; corpo; professoras; escola; ensino e aprendizagem; didática; e estudos em fundamentos da história da educação brasileira e da Educação Física
Eliana Wanessa Lima Tabosa http://lattes.cnpq.br/2207408750134627Mestre em Educação Especialização em Pós Graduação em Coordenação Pedagógica
Graduada em Pedagogia
ParcialPrática de Ensino V; Financiamento da Educação14 anosExperiência na área de Educação Básica há 21 anos, com ênfase em Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica e Formação de Professores. Já atuou no gerenciamento de políticas públicas na Secretaria de Educação por 4 anos; Tem experiência em Avaliação de Rede.
Josinês Barbosa Rabêlo http://lattes.cnpq.br/8501041332200072Doutora em Desenvolvimento Urbano Mestre em Desenvolvimento Urbano Especialização em Associativismo
Graduada em Serviço Social
ParcialContemporaneidade, Cultura e Meio Ambiente;17 anosÉ Assistente Social , atuando no espaço socio-ocupacional da saúde e desenvolve pesquisas nos seguintes temas: gênero, violência, participação, desenvolvimento e conflitos ambientais.
Kenya Michelly Pereira Tabosa Lucas http://lattes.cnpq.br/6448635200994996Mestre em Educação em Ciências e Matemática Especialização em Psicologia Organizacional e Gestão de RH Graduada em PsicologiaHoristaFundamentos Psicológicos da Educação; Gestão de Pessoas9 anosPsicóloga organizacional, tutora de sala e pesquisa sobre metodologias ativas.
Lucielma Karla de Vasconcelos Rego http://lattes.cnpq.br/5338400642919824Especializações em Lingua Brasileira de Sinais e Educação Especial e em Saúde Pública Graduada em Letras Libras da UFPB Virtual e em Licenciatura em Ciências - BiologiaHoristaLibras9 anosAtua há 7 anos como interprete e como instrutora de Libras, é integrante do NACE, (núcleo de acessibilidade da ASCES) e professora de Libras .
Niedja Pereira da Silva http://lattes.cnpq.br/7844241590360821Mestre em Psicologia Especialização em Atendimento Educacional Especializado Graduada em Pedagogia e em PsicologiaParcialInteligência Emocional;Ludicidade, Estecidade, Corporeidade e Aprendizagem24 anosTem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: relações interpessoais, família, ludicidade, afetividade e desenvolvimento infantil.
Paulo Jorge da Silva http://lattes.cnpq.br/4351798194272677Especialização em PSICOPEDAGOGIA
Graduado em Teologia, em Filosofia e em Pedagogia
HoristaFilosofia na Infância; Metodologia do Ensino em História e Geografia II3 anosÉ professor da Educação Básica há 18 anos tem experiência em programas de formação continuada em rede.
Rosineide Maria Gonçalves http://lattes.cnpq.br/8616799828970787Mestre em Serviço Social Especialização em Especialização em Associativismo e Cooperativismo
Graduada em Licenciatura Plena em Estudos Sociais - habilitação História
ParcialPolítica Educacional;Diversidade, Gênero e Relações Étnico-Raciais8 anosExperiência em desenvolvimento e coordenação de projetos sociais em Organizações Não Governamentais. Gestão de programas e políticas sociais de desenvolvimento rural e desenvolvimento sustentável no Governo de Pernambuco. Coordenação de programas de formação na área da assistência social. Na educação superior atua no Comitê Científico e de Ética em pesquisa da Asces Unita e compõe a coordenação colegiada do Núcleo de Gênero.
Silvia Jussara Barbosa dos Santos Domingos http://lattes.cnpq.br/6531687901182430Mestre em Letras Especialização em Língua Portuguesa
Graduada em Letras
HoristaÉtica e Educação; Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa II12 anosTem experiência como formadora na Secretaria de Educação; em área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística; Análise de Discurso, e Literatura. Bem como no campo da Pedagogia, com ênfase na metodologia do ensino de Língua Portuguesa, Linguagem e Literatura Infanto-Juvenil.
Thiago Gonçalves Silva http://lattes.cnpq.br/616496830760737Mestrado em Educação Especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica
Graduação em Licenciatura em Letras- Português e em Pedagogia
ParcialEstatística Educacional;
Pratica de Ensino III;
Metodologia do Ensino de Matemática II;
Metodologia do Ensino de Ciências II.
4 anosÉ professor da Educação Básica e pesquisa sobre infância, Educação Infantil, prática pedagógica e formação de professores.
Wilson Rufino da Silva http://lattes.cnpq.br/9747035544690544MestreParcialAvaliação Educacional;
OPTATIVA – Introdução à Educação a Distância;
Prática de Ensino VII
21 anosEducação básica: docência
Ensino Superior: docência na graduação e pós-graduação, supervisor de estágio, orientação de TCC, coordenação de curso, procurador institucional, coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA), membro de Núcleo Docente Estruturante (NDE) e coordenação pedagógica geral.

Atualizado em 28/07/2021

VALOR DO SEMESTRE
(R$)
Nº DE PARCELAS MENSAISPARCELA MENSAL
(R$)
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 25
desc. de 5%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado
até o dia 15
desc. de 10%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 05
desc. de 15%
R$ 4.376,41  06R$ 729,40R$ 692,93R$ 656,46R$ 619,99

Formas de reajuste
De acordo com a Medida Provisória nº 1.890/99

 

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support