LICENCIATURA

PEDAGOGIA

O Curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério, de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, além da organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação, planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares, bem como a produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

  • Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos.
  • Situação legal: Autorizado pela Portaria n.º 603, de 28/09/18, da Reitoria do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).
  • Regime Escolar: Seriado semestral.
  • Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada).

DIFERENCIAIS

Formação de profissionais comprometidos com uma educação inovadora, abertos às novas tecnologias, de caráter ético e humanístico, com foco em promover o desenvolvimento regional a partir dos diversos processos educativos.

SOBRE O CURSO

O Pedagogo está habilitado a lecionar no ensino fundamental, na educação infantil, no Magistério, na educação de jovens e adultos, em turmas com necessidades educativas especiais, além das áreas de consultoria, assessoria e gestão escolar. O profissional também está habilitado a trabalhar em empresas e instituições com foco na formação e na educação, recursos humanos, capacitação profissional, etc.

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

Em atualizações...

Coordenação: Professora Eliana Tabosa

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Ana Paula Cavalcante Luna de Andrade http://lattes.cnpq.br/3854663999488200Doutora em Ciências da Religião Mestre em Filosofia Especialização em coordenação pedagógica
Graduada em pedagogia
IntegralMetodolgoia da Pesquisa Educacional17 anosTem experiênica em Coordenadora Pedagógica e na área de
Educação e Filosofia, com ênfase em Filosofia Política.
Ana Paula Rodrigues FIgueirôa http://lattes.cnpq.br/4328053836670702Doutora em Educação Mestrado em Educação
Especializações em Educação Física Escola, em MBA em Gestão Escolar, em Saúde Coletiva e em Coordenação Pedagógica Graduada em PEDAGOGIA e em Educação Física
ParcialMetodologia da Pesquisa em Educação II10 anosTem experiência na Educação Básica e desenvolve estudos voltados paras as áreas de História da Educação; História da Educação Física Escolar; História das Disciplinas Escolares, da Cultura Escolar e da Formação dos Professores; História das Instituições Escolares; Metodologia do Ensino e Prática Pedagógica/ Didática da Educação Física escolar, fundamentos da educação; e metodologia científica (com as normas da ABNT) ;atuando principalmente nos seguintes temas: Mulher; corpo; professoras; escola; ensino e aprendizagem; didática; e estudos em fundamentos da história da educação brasileira e da Educação Física
Eliana Wanessa Lima Tabosa http://lattes.cnpq.br/2207408750134627Mestre em Educação Especialização em Pós Graduação em Coordenação Pedagógica
Graduada em Pedagogia
ParcialPrática de Ensino V; Financiamento da Educação14 anosExperiência na área de Educação Básica há 21 anos, com ênfase em Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica e Formação de Professores. Já atuou no gerenciamento de políticas públicas na Secretaria de Educação por 4 anos; Tem experiência em Avaliação de Rede.
Kenya Michelly Pereira Tabosa Lucas http://lattes.cnpq.br/6448635200994996Mestre em Educação em Ciências e Matemática Especialização em Psicologia Organizacional e Gestão de RH Graduada em PsicologiaHoristaFundamentos Psicológicos da Educação; Gestão de Pessoas9 anosPsicóloga organizacional, tutora de sala e pesquisa sobre metodologias ativas.
Lucielma Karla de Vasconcelos Rego http://lattes.cnpq.br/5338400642919824Especializações em Lingua Brasileira de Sinais e Educação Especial e em Saúde Pública Graduada em Letras Libras da UFPB Virtual e em Licenciatura em Ciências - BiologiaHoristaLibras9 anosAtua há 7 anos como interprete e como instrutora de Libras, é integrante do NACE, (núcleo de acessibilidade da ASCES) e professora de Libras .
Niedja Pereira da Silva http://lattes.cnpq.br/7844241590360821Mestre em Psicologia Especialização em Atendimento Educacional Especializado Graduada em Pedagogia e em PsicologiaParcialInteligência Emocional;Ludicidade, Estecidade, Corporeidade e Aprendizagem24 anosTem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: relações interpessoais, família, ludicidade, afetividade e desenvolvimento infantil.
Paulo Jorge da Silva http://lattes.cnpq.br/4351798194272677Especialização em PSICOPEDAGOGIA
Graduado em Teologia, em Filosofia e em Pedagogia
HoristaFilosofia na Infância; Metodologia do Ensino em História e Geografia II3 anosÉ professor da Educação Básica há 18 anos tem experiência em programas de formação continuada em rede.
Silvia Jussara Barbosa dos Santos Domingos http://lattes.cnpq.br/6531687901182430Mestre em Letras Especialização em Língua Portuguesa
Graduada em Letras
HoristaÉtica e Educação; Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa II12 anosTem experiência como formadora na Secretaria de Educação; em área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística; Análise de Discurso, e Literatura. Bem como no campo da Pedagogia, com ênfase na metodologia do ensino de Língua Portuguesa, Linguagem e Literatura Infanto-Juvenil.
Thiago Gonçalves Silva http://lattes.cnpq.br/616496830760737Mestrado em Educação Especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica
Graduação em Licenciatura em Letras- Português e em Pedagogia
ParcialEstatística Educacional;
Pratica de Ensino III;
Metodologia do Ensino de Matemática II;
Metodologia do Ensino de Ciências II.
4 anosÉ professor da Educação Básica e pesquisa sobre infância, Educação Infantil, prática pedagógica e formação de professores.
Wilson Rufino da Silva http://lattes.cnpq.br/9747035544690544Mestre em Educação Especialização em Pós-graduação lato sensu Gestão Escolar Graduação em Pedagogia, em Ciências sociais e em TeologiaParcialAvaliação Educacional;
OPTATIVA – Introdução à Educação a Distância;
Prática de Ensino VII
21 anosEducação básica: docência
Ensino Superior: docência na graduação e pós-graduação, supervisor de estágio, orientação de TCC, coordenação de curso, procurador institucional, coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA), membro de Núcleo Docente Estruturante (NDE) e coordenação pedagógica geral.

Atualizado em 03/08/2022

 

VALOR DO SEMESTRE (R$)R$ 4.726,52
Nº DE PARCELAS  06
PARCELA MENSAL (R$)R$ 787,75
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 25 desc. de 5%R$ 748,37
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10%R$ 708,98
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15%R$ 669,59


Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.