GRADUAÇÃO

PSICOLOGIA

A formação em Psicologia possibilita que o futuro profissional esteja apto para compreender como o bem-estar e a qualidade de vida dos sujeitos se relaciona com as demandas sociais contemporâneas, levando em consideração uma análise sócio-política, cultural e econômica do país. Desta forma sua formação contribuirá para uma atuação condizente com a pluralidade de realidades, capacitando o futuro profissional a prestar serviços à comunidade e nas diversas instâncias sociais.

O psicólogo em exercício de sua profissão está apto para atuar em diversos segmentos tais como: Educação, Desenvolvimento Humano, nas organizações, gestão de pessoas e recursos humanos, no âmbito clínico e hospitalar, jurídico, nas Políticas Públicas, Avaliação e Diagnóstico Psicológico, entre outros campos de atuação.

  • Duração (mínima/máxima): 5 anos (10 semestres)
  • Situação legal: Autorizado pela Portaria nº 862, do Ministério da Educação, publicada em 29 de agosto de 2022.
  • Regime Escolar: Seriado semestral.
  • Turno: Noturno

Qualidade e Tradição

DIFERENCIAIS

Estrutura curricular inovadora; atividades de ensino-aprendizagem interdisciplinares; atividades teórico-práticas

A proposta do curso da Asces-Unita se respalda em um modelo curricular inovador, que dialogue com as demandas sociais, integrando a teoria com a prática desde os primeiros semestres através de atividades de extensão e práticas interdisciplinares. Para tanto, o curso de Psicologia da Asces-Unita, tem como foco oferecer uma formação sólida generalista e pluralista para compreensão do bem-estar biopsicossocial dos indivíduos. Proporcionando aos seus discentes conhecimentos necessários ao exercício de competências e habilidades gerais.

SOBRE O CURSO

 

O(a) psicólogo (o) é o profissional responsável pelo cuidado integral da saúde mental dos sujeitos, esse cuidado integral leva em consideração a compreensão das demandas de ordem social e das questões de ordem subjetivas que podem ocasionar o sofrimento e adoecimento psíquico, alterações comportamentais, dificuldades e rupturas na convivência dos sujeitos em sociedade. O trabalho do profissional psicólogo(a) visa a prevenção ao adoecimento, bem como o acompanhamento em situações onde esse adoecimento já se apresenta. A inserção desse profissional no mercado de trabalho se dá em diversas abordagens a exemplo da prática clínica na avaliação, acompanhamento e diagnóstico; na prática escolar, jurídica, hospitalar, em políticas públicas, em organizações e empresas, entre outras possibilidades.

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

O curso de Psicologia da Asces-Unita para o amplo desenvolvimento das competências e habilidades dos nossos discentes conta com laboratórios modernos, para aulas práticas de Neuroanatomofisiologia, Psicologia Experimental, Genética Humana, visando fomentar a intersecção entre o conhecimento teórico e prático. Contamos também com o laboratório de práticas grupais para o desenvolvimento de atividades coletivas. Este laboratório visa

contribuir para os professores e alunos simular situações da prática profissional que permitam o desenvolvimento de habilidades e competências técnicas do psicólogo(a).

 

Coordenação: M.E. Danila Aciole

DOCENTES DO CURSO DE PSICOLOGIA
NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Ana Claúdia Florêncio Neves http://lattes.cnpq.br/9532292379728303Mestre em Inovação Terapêutica Especialização EM GESTAO DA CLINICA NAS REGIOES, em saude Coletiva e Aperfeiçoamento em bioquimica Graduada em FARMÁCIAHoristabioestatistica19 anosExperiência em capacitações de profissionais da área laboratorial, nas subáreas de Controle de Qualidade em Análises Clínicas (RDC/Anvisa 302 e 306) e Biossegurança. Experiência Acadêmico-Pedagógica: participante de processos de autorização e reconhecimentos dos cursos de Nutrição e Enfermagem da UniFavip/WYDEN e de Farmácia e Biomedicina da Asces-Unita, além da construção dos Projetos dos Cursos Técnicos dos Cursos de Farmácia e Estética da Asces-Unita (2013), pelo Pronatec. Experiência como parecerista nas áreas de Farmácia e Fisioterapia, da avaliação dos Cursos Superiores realizada pelo Guia do Estudante (2013). Experiência nas Comissões de Ensino e de Análises Clínicas no Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE)(2012).
Ana Paula Cavalcante Luna de Andrade http://lattes.cnpq.br/3854663999488200Doutora em Ciências da Religião Mestre em Filosofia Especialização em coordenação pedagógica
Graduada em pedagogia
IntegralFilosofia Geral19 anosProfessora assistente II e coordenadora pedagógica na ASCES/UNITA. Tem experiência na área de
Educação e Filosofia, com ênfase em Filosofia Política.
Danila Cristiny de Araujo Moura Aciole http://lattes.cnpq.br/4213138543217064Mestrado em Psicologia da Saúde Especialização em Residência Multip. Saúde da Família/Saúde do Campo
Graduação em Psicologia
ParcialPsicologia, Ciência e Profissão; Psicologia Social; Atividades Interdisciplinares de Extensão I; Atividades Interdisciplinares de Extensão II6 anosProfessora Assistente I e coordenadora do curso de Psicologia na ASCES/UNITA. Experiência na área de Educação, no enfrentamento a violência de gênero, Psicologia Hospitalar, Social e Saúde.
Ellison Neves de Lima http://lattes.cnpq.br/6834752040793862Doutor em Ciências Farmacêuticas Mestre em Ciências Farmacêuticas Especialização em Inovação Tecnológica e Farma-biotec (Uninovartis) e em Cosmetologia Graduado em Ciências FarmacêuticasParcialBioestatistica9 anosProfessor Assistente III Possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (2006), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (2013) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Atualmente é professor da Associação Caruaruense de Ensino Superior. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacotécnica e tecnologia farmacêutica.
José Veridiano dos Santos http://lattes.cnpq.br/0037904542742074Mestre em História Especialização em Sociologia Graduado em Ciências SociaisHoristaSocioantropologia16 AnosCoordenador de Ciências Humanas no Colégio Diocesano de Caruaru
Kenya Michelly Pereira Tabosa Lucas http://lattes.cnpq.br/6448635200994996Mestre em Educação em Ciências e Matemática Especialização em Psicologia Organizacional e Gestão de RH Graduada em PsicologiaHoristaPsicologia perinatal e Desenvolvimento Infantil; Psicologia, adolescência e juventude9 anosPsicóloga organizacional, tutora de sala e pesquisa sobre metodologias ativas.
Lícia Vasconcelos Carvalho da Silva http://lattes.cnpq.br/9634764714260061Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente Mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento Especialização em Fisioterapia Neurofunciona Graduada em FisioterapiaIntegralNeuroanatomofisiologia18 anosProfessora Adujanta II. Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestrado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento, com área de concentração em Neurociências. Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente. Atua como Coordenadora de Ensino dos cursos de graduação no Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), Gestora do Núcleo de Educação On-line (Neon) e docente dos cursos de Fisioterapia e de Psicologia na mesma Instituição. Tem experiência profissional e acadêmica em Fisioterapia Neurofuncional (adulto e infantil) e Fisioterapia Aquática, Gestão Acadêmica de curso de graduação e Gestão de Equipe Multidisciplinar.
Michel Gomes de Melo http://lattes.cnpq.br/4492098003238266Doutor em Ciências Biológicas Mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento Especialização em andamento em Saúde Mental e Desenvolvimento Humano e Especialização em Gestão em Enfermagem Graduado em Bacharelado em EnfermagemHoristaNeuropsicologia e Processos da aprendizagem7 anosExperiência hospitalar por meio da Residência
Milena Edite Casé de Oliveira http://lattes.cnpq.br/4276999376489252Doutorada em NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO e Mestre em Saúde Pública Especialização em PSICOLOGIA EDUCACIONAL Graduada em PsicologiaHoristaProcessos Psicológicos Básicos, Psicologia: Fenômenos e Processos, Neuropsicologia e Análise Experimental do Comportamento1 anoProfessora Auxiliar. Doutorado em Neurociência Cognitiva e Comportamento pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Campina Grande - PB. Atuou como vice coordenadora do projeto de extensão intitulado "Projeto Violeta: Avaliação da Cognição Social e Percepção Visual em Mulheres com Câncer de Mama". Tem experiência nas áreas de terapia cognitivo comportamental, neurociências, epidemiologia, saúde pública e oncologia. Foi integrante do Laboratório de Percepção, Neurociências e Comportamento (LPNeC), onde realizou pesquisas relacionadas à avaliação neuropsicológica e avaliação do processamento visual (visão de cores, sensibilidade ao contraste e campo visual) em seres humanos. Trabalhou com estudos relacionados à avaliação do processamento visual em mulheres com câncer de mama que receberam tratamentos antineoplásicos (quimioterapia e hormonioterapia).
Niedja Pereira da Silva http://lattes.cnpq.br/7844241590360821Mestre em Psicologia Especialização em Atendimento Educacional Especializado Graduada em Pedagogia e em PsicologiaParcialTeorias da Personalidade; Tópicos Especiais em Psicologia25 anosProfessora Assistente I,Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: ludicidade, afetividade, transtornos de aprendizagem, desenvolvimento infantil, educação especial e inclusiva, suicídio.
Silvia Jussara Barbosa dos Santos Domingos http://lattes.cnpq.br/6531687901182430Doutora em Literatura e Interculturalidade Mestre em Letras Especialização em Língua Portuguesa
Graduada em Letras
HoristaLíngua e Linguagem12 anosTem experiência como formadora na Secretaria de Educação; em área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística; Análise de Discurso, e Literatura. Bem como no campo da Pedagogia, com ênfase na metodologia do ensino de Língua Portuguesa, Linguagem e Literatura Infanto-Juvenil.
Tamara de Carli da C. Lima http://lattes.cnpq.br/5368808460177920Doutor em Genética Mestre em Genética Especialização em andamento em Fitoterapia Graduada em Farmácia e em Ciências BiomédicasParcialGenética Humana12 anosPesquisadora Visitante do Instituto Aggeu Magalhães Fiocruz/PE, Pesquisadora Lider do grupo de Pesquisa em Biotecnologia da Asces Unita, Pesquisadora Colaboradora do Grupo de Pesquisas em Plantas Medicinais da Asces Unita, Supervisora de estágio em Análises Clínicas, Banco de Sangue e Biotecnologia

Horários de aula 2024.1  

Atualizado em 07.03.2024

PARCELA MENSAL (R$)            R$ 1.387,99

PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15%                                        R$ 1.179,79

PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10%                                        R$ 1.249,19

 

Notícias

Fique antenado nas novidades do curso de Psicologia da Asces-Unita

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support