Dando continuidade à programação do Mês de Mulher Asces-Unita, foi promovida, ontem (13), a mesa de diálogo Mulheres e Meninas na Ciência, destacando o protagonismo feminino na pesquisa e a importância da equidade de gênero nos espaços onde se fomenta a ciência. O evento foi realizado no campus I. 

Participaram do debate a profª Ivânia Porto,  e as egressas Ianne Galvão (Gerente de Formação de Gênero de PE),  a Raiane Alves (internacionalista ) e Isadora Inácio cirurgiã-dentista, participando remotamente da Coreia do Sul. 

Ambas puderam relatar como foi o despertar pela pesquisa acadêmica, trajetória profissional, além de desafios e conquistas alcançadas. Além disso, estudantes e professores presentes contribuíram com intervenções que enriqueceram o debate. 

A coordenadora de Pesquisa da Asces-Unita, professora Cláudia Mota, destaca a importância do evento para fomentar a equidade. “A Asces é uma instituição reconhecida pela formação científica dos nossos estudantes, de forma que, durante a graduação, todos têm a oportunidade de se envolver com atividades de pesquisa, com apresentação de trabalhos, conferências e apresentação de artigos. Entretanto, nós sabemos que a inserção feminina no meio da pesquisa ainda enfrenta uma série de desafios. Portanto, a proposta dessa atividade foi justamente ressaltar, trazer as oportunidades, vivências de professoras, colaboradoras, estudantes egressas que estão trilhando jornada na academia e compartilhar suas experiências”, explicou.