Entre 17 e 20 de setembro a Asces-Unita sediou o I Congresso Multiprofissional em Saúde, organizado pela IES o evento foi um marco pois reuniu todos os cursos de saúde da instituição, que anteriormente realizavam congressos independentes. A programação foi cuidadosamente planejada para atender as demandas mais recentes dos profissionais que atuam na saúde, sob o tema “Inovação e Tecnologia-Desafios para o Futuro” a palestra de abertura foi realizada no Centro de Convenções do Senac, na terça-feira(17) e contou com o Dr. Bruno Severo, que palestrou sobre o tema “Felicidade e Saúde Emocional”. O professor relatou sobre a experiência de participar da programação “ é uma alegria voltar a Caruaru para falar sobre felicidade para um público de estudantes e profissionais de saúde que atualmente tem sido um dos principais públicos vitimados pelos problemas emocionais como depressão e ansiedade, por exemplo

A programação seguiu no campus II da Asces-Unita, ao todo mais de 500 trabalhos científicos foram apresentados ao longo do evento, com mais de mil congressistas confirmados. Dentre eles algumas pesquisas obtiveram destaque como àquelas voltadas para gastos hospitalares, qualidade de medicamentos, câncer, infecções, mortalidade dentre outros.

A programação contou com conferências, mesas redondas e apresentação de trabalhos, com palestrantes de renome nacional, como o Dr. Roberto Martins Figueiredo – “Dr. Bactéria”, e os professores Carlos Danilo Cardoso Matos Silva e Marcus Vinicius Cardoso Matos Silva, os “gêmeos da Biomedicina”.

Para o presidente do evento, professor Dr.Franklin Barbalho o evento “oportuna aos profissionais terem acesso ao que existe de mais moderno em procedimentos e tratativas aos pacientes, como também aos estudantes o contato direto com relatos e conferências sobre temas como empreendedorismo e inovações terapêuticas”. 

O reitor da Asces-Unita Paulo Muniz ressaltou a importância e ineditismo do Congresso “esse congresso foi pensado e construído há mais de um ano e é uma responsabilidade para nós da Asces-Unita estarmos à frente de mais esse projeto, reunimos mais de 100 palestrantes em uma maratona de atividades que corrobora nosso compromisso com a qualidade do ensino e o fomento ao questionamento e pesquisas, não poderíamos comemorar os 60 anos da Asces-Unita de outra forma