Foi aprovado nos Estados Unidos a primeira Lei Federal que proíbe a discriminação contra gays, lésbicas e bissexuais no ambiente de trabalho. Com 235 votos a favor e 184 contra, o Congresso americano aprovou O Ato Contra Discriminação, apesar dos protestos de transgêneros que queriam a inclusão deles também no projeto.

A votação superou a maioria de dois terços necessária para superar um possível veto do presidente George W. Bush. O Congresso citou a Constituição como base para a aprovação da proposta. Agora, o projeto segue para o Senado para análise e votação.

A medida vai tornar ilegal por parte dos empregadores decisões baseadas na orientação sexual. Isso vale para demissão, promoção e pagamento de comissão e ainda no momento de decidir quem ocupa a vaga do emprego. As novas regras só não valem para igrejas e o serviço militar.

Os democratas haviam inicialmente previsto também a proteção daqueles que mudaram de sexo, no entanto, muitos deram depois um passo atrás ao perceber que não teriam os votos necessários e temendo que a tutela dos transexuais pudesse bloquear a lei por completo.

Os especialistas consideram a aprovação do projeto um dos maiores passos já dados na garantia dos direitos civis dos homossexuais. "Intolerância e homofobia são sentimentos que nunca deveriam ser permitidos no local de trabalho das empresas Americanas", disse um dos defensores da proposta, o deputado James Clyburn.