O projeto de extensão Escola Civitas de Caruaru sediado no Centro Universitário Tabosa de Almeida, realizou visita à comunidade da Ilha de Santa Terezinha, localizada na cidade de Recife-PE. Nesta ocasião, os 30 alunos extensionistas do projeto se encontraram também com mais 36 alunos da Escola Civitas da cidade de João Pessoa-PB, que é realizada em parceria com o Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

As Escolas Civitas de Caruaru e de João Pessoa tiveram uma verdadeira aula prática ao conhecer e vivenciar a realidade de uma comunidade que antes era denominada “Ilha do Inferno", tamanha era a degradação social, na qual estava submetida. Passados alguns anos, a força comunitária emergiu com a ajuda de colaboradores da própria sociedade civil (médicos, enfermeiros, professores, engenheiros etc), de tal forma que essa situação de extrema degradação foi gradativamente sendo superada e a comunidade passou a se chamar “Ilha de Santa Terezinha”, concretizando um nova realidade de conquistas e transformação social, como a pavimentação e eletrificação de ruas, a escola, o centro de saúde e os projetos de música, cinema e dança que envolvem jovens e crianças.

A comunidade Ilha de Santa Terezinha tornou-se protagonista de seu próprio desenvolvimento social. Johnson, líder comunitário, guiou toda a visita, apresentando cada pedacinho desta nova história, ressaltando que tudo que conseguiram edificar foi com a força do diálogo mediador e da fraternidade que uniu os habitantes da comunidade. Segundo a coordenadora da escola Civitas de Caruaru, a professora Dávila Galiza, “essa foi uma experiência que extrapolou os muros da universidade e contribuiu em muito para com a formação humana dos jovens envolvidos no projeto, os quais puderam vivenciar uma experiência de transformação social que não sucumbiu à favores políticos, se erguendo com suas próprias forças, a partir da unidade fraterna e do diálogo promovido entre os moradores da comunidade”.

O estudante do curso de Direito Marcos Antônio de Sobral, relata sobre a experiência vivenciada ao longo da atividade "A comunidade é um exemplo de como as pequenas ações podem e fazem a diferença quando somadas ao todo. Mas, ao mesmo tempo em que essa experiência foi prazerosa e feliz, ela também deixou um pouquinho de tristeza por constatar toda a desigualdade que, infelizmente, nos atinge, e por ver tantas outras comunidades nas quais só precisam de um pouquinho de cada cidadão para que elas, assim como a Ilha de Santa Terezinha, se renovem e se reestruturem, a fim de que as novas gerações não sofram tudo aquilo que a desigualdade e a falta de companheirismo e fraternidade um com o outro, pode causar. Tudo o que possa ser escrito aqui se torna pouco perto de como essa visita foi importante".