A Asces-Unita promoveu, nessa terça-feira (24), o Seminário Juventudes, Direitos Humanos e Administração Pública. Na ocasião, docentes do curso de Administração Pública da IES e a Gerente de Políticas de Juventudes de Pernambuco, Adriana Correia da Luz, debateram sobre políticas públicas voltadas aos direitos da juventude.

Ao tratar sobre o assunto, Adriana falou a respeito da importância de conhecer os direitos humanos em linha gerais, as possíveis limitações dos mesmos e as vias para obter uma reparação por tais limitações. “Os direitos humanos e as liberdades fundamentais aplicam-se em igual medida para todos”, frisou.

Durante o debate, alunos e participantes de movimentos pela juventude de Caruaru abordaram que os princípios dos direitos de liberdade e igualdade na sociedade incluem o respeito pelos direitos e liberdades dos jovens, sejam eles LGBT, negros, e mulheres ou qualquer minoria. Destacaram também a necessidade de haver medidas mais condizentes ao espaço desses jovens na sociedade, principalmente nas escolas.

Adriana Correia destacou ainda que, para a sociedade atual, há o desafio de driblar os entraves causados nas políticas voltadas às juventudes devido à complexidade nessas políticas. “Deve haver um direcionamento, investir diretamente no jovem, porque ele é o presente e o futuro. Deve haver menor vulnerabilidade” ressaltou.