A Faculdade Asces, através do projeto de Extensão Faculdade Amiga da Criança e o Núcleo de Gênero (Nugen), promoveu na quarta-feira (16) um Cinedebate no auditório do Campus II, com destaque para questões diversas sobre a obstetrícia  brasileira e mundial. O evento contou com a participação de estudantes, profissionais convidados e funcionários da Instituição.

Na tela, o filme “O Renascimento do Parto”, de Érica de Paula e Eduardo Chauvet, que faz um importante levantamento sobre o aumento do número de cesarianas e partos com intervenções traumáticas. Em seguida, foi iniciado o debate sobre o tema, com a participação de Tatianne Frank, enfermeira parteira da cidade do Recife, que ampliou as informações sobre o foco abordado no filme.

Ela destacou que discutir o tema é fundamental para a transformação da questão obstétrica no país, com destaque em Pernambuco, onde o profissional terá uma outra visão que nascerá a partir da formação acadêmica: “Uma atividade como esta possibilita a formação do futuro profissional com essa nova visão”, concluiu.

De acordo com a professora Nayale Lucinda, que integra o projeto de Extensão Faculdade Amiga da Criança e o Nugen, “o evento foi um momento de despertar, de provocar para continuar um trabalho que exige persistência, responsabilidade não só na área de saúde, mas perpassa os outros cursos e consequentemente  tem uma reflexão quanto a sociedade hoje, do modo como estamos inseridos, o modelo capitalista”. 

Já a graduanda do quinto módulo de Enfermagem Carla Coutinho afirma que este tipo de ação é essencial não apenas para o curso, mas para a comunidade em geral. “A humanização do parto, não só a questão fisiológica materno-infantil, tem todo um contexto social por trás, e envolve toda a sociedade”, ressalta Coutinho.