Na segunda-feira (13/03), no auditório do Campus II do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), farmacêuticos e técnicos da Região Agreste participaram da cerimônia de juramento e entrega das Carteiras Farmacêuticas.

A solenidade foi promovida pela diretoria do Conselho Regional de Farmácia de PE – CRF-PE e Conselhos Regionais com o apoio da coordenação do curso de Farmácia da Asces-Unita.

Para a presidente do CRF-PE, Gisêlda Castro Lemos de Freitas, a parceria com a Asces-Unita é importante para aproximar o conselho dos profissionais da região. “Essa parceria é muito importante, pois dessa maneira nos aproximamos dos profissionais da Região Agreste. Isso contribui para interiorizar ações como eventos, capacitações, palestras e cursos. Temos ótimo relacionamento com todos os coordenadores que passaram pelo curso de Farmácia da instituição e sempre fomos bem acolhidos, com isso queremos estreitar ainda mais nosso relacionamento com os profissionais do interior”, deseja a presidente Freitas.

A solenidade contou com um primeiro momento voltado para os técnicos, que foram recebidos pelos representantes do conselho e do sindicato dos farmacêuticos, onde fizeram seus juramentos e receberam o registro profissional. No segundo momento os farmacêuticos assistiram uma apresentação sobre o Perfil do Farmacêutico no Brasil, realizado em 2015 pelo Conselho Federal de Farmácia e logo depois fizeram o juramento e receberam suas carteiras definitivas. Em ambos os momentos, os profissionais obtiveram informações sobre a importância da carteira profissional, atuação do conselho e tiraram dúvidas.

A profissional farmacêutica e egressa da Asces-Unita, Alyne Almeida, recebeu a carteira definitiva em clima de uma segunda formatura. “Passamos cinco anos estudando aqui na Asces-Unita e com um desejo imenso de concluir o curso e receber a carteira profissional, é um momento de realização, é com se fosse outra formatura. Com a carteira definitiva o campo de trabalho melhora e você não é mais um recém formado no mercado de trabalho, passar a ser um profissional mais respeitado”, conclui Alyne Almeida.

A solenidade ocorre anualmente e pela primeira vez foi realizada no Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita). A Carteira Profissional Farmacêutica é um documento essencial para o exercício da profissão e de porte obrigatório, garantindo a população um atendimento de qualidade e profissional.