Fazer um curso da Universidade de Harvard, uma das instituições de maior prestígio em todo o mundo, pode não ser tão difícil quanto você imagina. Isso porque a universidade oferece uma série de cursos online — e gratuitos — abertos a toda a sociedade.

Os cursos são em inglês e possuem temas variados, que vão desde artes e história até negócios, computação e análise de dados.

As aulas estão disponíveis na plataforma edX, que é resultado de uma parceria de Harvard com o MIT (Massachussets Institute of Technology). Para participar, é preciso apenas fazer um cadastro no site.

O conteúdo dos cursos pode ser acessado de graça, mas os alunos que desejarem obter um certificado de conclusão devem pagar uma taxa, que varia de US$ 49 a US$ 99.

O UOL selecionou 8 cursos que trazem diferentes aprendizados e que podem até ajudar a turbinar sua carreira. Alguns deles estão arquivados e têm acesso livre a todas as aulas de uma vez só, enquanto outros têm data marcada para começar (nesse caso, as aulas vão sendo liberadas aos poucos).

Veja mais informações abaixo:

Família e educação

A importância do envolvimento familiar na educação é tema do curso `Introduction to Family Engagement in Education`, que explora o porquê desse engajamento ser motivo de sucesso tanto para os alunos quanto para as escolas. Através de conversas com pesquisadores, educadores e estudantes, são analisadas também boas práticas no campo da educação.

Python para pesquisas

O curso `Using Python for Research` tem como objetivo um aprofundamento em Python 3 para que o aluno possa utilizá-lo em projetos de pesquisa. Como as aulas já começam com uma revisão básica da linguagem de programação, é ideal que o aluno possua um conhecimento prévio dela. O curso tem início no dia 29 de novembro.

História e aspectos culturais da China

Os mais de 6 mil anos de História da China são vistos no curso `ChinaX`, que é dividido em 10 partes. Além de estudar as tendências religiosas e intelectuais do país, o aluno entrará em contato com as transformações econômicas e políticas da China. Também são vistos aspectos culturais, como a produção literária chinesa.

Por trás de Shakespeare

Através de uma análise de Hamlet, uma das principais peças de Shakespeare, o curso `Shakespeare`s Ghost` promove a identificação dos contextos históricos que influenciaram as escolhas artísticas do autor. Os alunos farão uma análise de como temas como morte, luto e memória se relacionam — não só na peça, mas também em suas próprias vidas.

Descobrindo a História

Como o acervo de museus e bibliotecas é construído? Por que curadores e historiadores fazem esse trabalho? No curso `Tangible Things`, o aluno tem a oportunidade de entender como objetos ao nosso redor, sejam eles estátuas ou roupas, possuem um valor histórico. Também serão analisadas as maneiras como a sociedade constrói memórias através dos mais diferentes tipos de coleções.

Saúde e sociedade

O objetivo do curso, intitulado `Health and Society`, é discutir as principais variáveis sociais (tais como gênero, raça, classe social, pobreza, distribuição de renda, trabalho etc) que afetam a saúde da população.

Há vida lá fora?

`Super-Earths and Life` é um curso sobre a vida extraterrestre – como buscamos por ela hoje em dia e o que isso nos ensina sobre nosso lugar no universo. Durante as aulas, o aluno verá como outros planetas são descobertos e o que faz com que um planeta tenha condições favoráveis à vida. O curso tem início em 19 de outubro.

A revolução de Albert Einstein

O cientista Albert Einstein é considerado hoje um símbolo da ciência moderna. O curso `The Einstein Revolution`, que é focado em sua história, estuda a relação de Einstein com a relatividade, a mecânica quântica, o nazismo, armas nucleares, filosofia, artes e tecnologia. Além disso, ele levanta uma questão fundamental: o que significa compreender Física?

Fonte: UOL