De 16 a 21 de Junho na Universidade de Salamanca na Espanha, o professor e cientista político, Vanuccio Pimentel, participará do curso de Formação Internacional, na Escola Internacional de Observação Eleitoral, da Organização dos Estados Americanos (OEA), o docente foi um dos três brasileiros selecionados pela Escola.

Foram selecionados 70 observadores de toda América Latina que serão capacitados para missões de observação mais complexas. Na Escola Internacional os observadores passarão por uma intensa formação sobre a importância da Observação Eleitoral e quais são as ferramentas básicas para o êxito de uma Missão.

Apoiado pelo Centro Carter nos Estados Unidos essas instituições capacitam os observadores internacionais em intensos seminários com profissionais internacionalmente reconhecidos na área da Observação Eleitoral e por acadêmicos europeus e latino-americanos que irão abordar os desafios da observação eleitoral nas Américas com ênfase nos países da América Latina.

“Embarco para Espanha no dia 14 de junho, serão cinco dias de cursos sobre os sistemas eleitorais latino-americanos com pessoas de várias partes do mundo, uma experiência importante, pois a Escola recebeu um número elevado de interessados em fazer o seminário de formação e consegui ser um dos selecionados. Também será uma experiência relevante que irei trazer para o curso de Relações Internacionais da Faculdade Asces”, comenta o professor Pimentel.

Conheça um pouco mais sobre a OEA http://www.oas.org/pt/

Participação do professor em missões

2009:

Vanuccio Pimentel teve sua primeira experiência em observação eleitoral pela OEA. Participou da observação dos processos de eleições presidenciais na Bolívia, onde ficou como observador do distrito 7 da capital La Paz. O distrito compreendia a parte norte da capital boliviana composta por bairros de classe média e eram em sua maioria opositores ao candidato Evo Morales que terminou sendo eleito para um mandato até 2015.

2010:

Participou das eleições municipais gerais no Paraguai. Nesta missão foi responsável pela observação no município de Caazapá, no interior do País. Além desta cidade também percorreu outros municípios vizinhos, especialmente as áreas rurais o que permitiu compreender o processo fora da capital Assunção.