A pesquisa é voltada para idosos, nele será implantado um programa de exercícios voltado para idosos de Caruaru e cidades vizinhas. A proposta inclui uma ação conjunta de professores do grupo de pesquisa em saúde e esportas da Asces-Unita, do laboratório de saúde e desempenho funcional da Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), abrangendo representantes das áreas da Educação Física e Fisioterapia.

O projeto visa melhorar a autonomia funcional, reduzir e/ou prevenir os episódios de quedas dos idosos, por meio de um programa de intervenção e acompanhamento de indicadores de saúde e desempenho funcional. Atualmente a pesquisa está na fase das avaliações do grupo, composto por 80 idosos, destes 35 já participam de outros projetos de extensão da IES. O programa inicialmente tem duração de 6 meses e é totalmente gratuito, para participar o idoso precisa ter idade igual ou superior a 60 anos, de ambos os sexos. O grupo será atendido em horários específicos na academia escola da Asces-Unita, na ocasião será acompanhado durante sua atividade por profissionais e estudantes que compõem a pesquisa. Todos os exercícios e avaliações são destinados exclusivamente para o grupo de idosos participante do projeto, fundamentados nas pesquisas mais recentes, publicadas nos principais periódicos do mundo sobre a temática.