A professora do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), Mariana Yante, foi selecionada para fazer parte da delegação brasileira do BRICS Youth Summit, iniciativa do governo chinês que será realizada de 24 a 28 de julho, em Beijing, capital da China. O evento tem como objetivo engajar jovens do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – os cinco países que compõem o grupo – em torno de questões relacionadas a governança global e cooperação internacional, visando o fortalecimento do bloco. O encontro serve como evento preliminar à Cúpula dos BRICS, que está marcada para setembro, em Xiamen.

A participação brasileira está sendo coordenada pelo programa Diplomacia Civil, do Instituto Global Attitude, organização da sociedade civil que atua na promoção de experiências internacionais a jovens de todo o país. Além da hospedagem e de acesso completo aos paineis do fórum, o programa inclui uma série de visitas culturais e atividades paralelas ao evento. Ao final da conferência, será assinado um Plano de Ação que ratificará as diretrizes de implementação da cooperação entre os países, reforçando o papel da juventude para o futuro do bloco.

Para o coordenador do curso de Relações Internacionais, Marconi Aurélio Silva, a participação reforça a trajetória de internacionalização da Instituição. "É uma conquista extraordinária e que traz muita alegria para toda a comunidade de Relações Internacionais da Asces-Unita e do interior do Nordeste, já que somos o único curso existente nesse contexto. Em 2017, apoiado pelo Global Attitude e pela ONG Diplomacia Civil, já tínhamos participado do European Development Days 2017, em Bruxelas (Bélgica), através da estudante do curso Camila Barros. Agora, com mais essa representatividade, coroamos a exitosa trajetória de internacionalização de nossa Instituição, reconhecendo também a excelência de nossa equipe", destaca.