Após uma semana do anúncio feito pela Fundação Path, pertencente ao empresário Bill Gates, em produzir juntamente com o Instituto Butantã e o Governo do Estado de São Paulo, a primeira vacina nacional contra a dengue, o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, se reuniu nesta quinta-feira, 25, com um grupo de pesquisadores norte-americanos para firmar o acordo sobre os primeiros testes da nova imunização.

A vacina, desenvolvida nos Estados Unidos, já foi usada com sucesso em macacos. Segundo os cientistas, nos animais a eficácia é de 100%. Os testes em seres humanos devem começar em janeiro do ano que vem.

Segundo o Ministério da Saúde, o governo federal se mostrou interessado no assunto, já que os estudos estariam bastante adiantados. O Butantã já havia selado a parceria com o Instituto dos EUA no início do ano para o desenvolver uma vacina contra os quatro tipos de dengue existentes atualmente. Já foi identificado que a tecnologia necessária na produção é similar à aplicada nas vacinas contra raiva e rotavírus, que já são produzidas pelo instituto paulista.

Como medida preventiva, em Pernambuco, está sendo finalizando um plano para o controle e erradicação do mosquito aedes aegipty, causador da dengue. A medida tem por objetivo barrar o avanço da doença na forma clássica, que este ano já fez mais de 8.800 vítimas no estado, contra 6.900 no mesmo período do ano passado.

De acordo com a Vigilância em Saúde da Secretaria estadual de Saúde a maior incidência da dengue em Recife e Caruaru, devido a maior concentração de população e ocupação desordenada do solo.