Estudantes do 10º período do curso de Direito realizam diversas atividades ligadas a disciplina do “Direitos da Criança e do Adolescente” e ajudaram instituições de Caruaru e região que atendem crianças e adolescentes em situação de risco.

Com o objetivo de fazer com que os estudantes tenham ao coloque em prática o sistema de direitos e garantias relacionados aos Direitos da Criança e do Adolescente, a professora Kézia Lyra, que ministra a disciplina, realizou uma série de atividades relacionadas ao tema para mostrar na prática como funciona a lei para esse grupo da sociedade.

Divididos em três grupos os estudantes escolheram cinco diferentes instituições de Caruaru e região que trabalham com crianças e adolescentes em situação de risco e desenvolveram na prática o que estudaram em sala de aula.

O estudante Valdemir Souza Filho compreende que a atividade o fez refletir sobre sua responsabilidade social enquanto Advogado. “Ao longo desses 5 anos no curso de Direito tive o prazer de aprender muito mais do que códigos, leis e doutrinas. Isso ficou mais evidente com a disciplina de Direito da Criança e do Adolescente, na qual tive a oportunidade de realizar atividades práticas com crianças institucionalizadas. Na referida ocasião, pude concluir que sairei dos bancos da Faculdade com a responsabilidade muito maior do que a de apenas defender o interesse de um cliente em uma ação judicial, saio com a responsabilidade de ser um agente que pode promover mudança social, principalmente na vida dos mais carentes. Concluí que precisamos ter um olhar mais humano, respeitar e aplicar as leis, mas sempre levando em consideração as particularidades da realidade social”, analisa Filho.

Essas atividades levaram os estudantes a trabalharem com ações de cultura e lazer, solidariedade, denúncia, informação e arte. O que culminou em uma gincana solidária, onde os grupos de estudantes colheram brinquedos para serem doados nas entidades trabalhadas.

A doação dos brinquedos será realizada nesta quinta-feira (02/06), no Campus I da Asces, às 19h, na Sala C004, aos representantes de cada instituição. Durante a entrega, como parte das atividades realizadas pelos estudantes, serão exibidos vídeos, exposição de fotos e mostra de poesias.