No último dia de visita técnica ao Vale do São Francisco, o grupo de estudantes e professores do curso de Relações Internacionais conheceu o terminal de logística de carga do Aeroporto Senador Nilo Coelho, área especial voltada para a exportação de produtos, sendo recebido pelo gerente comercial e de logística George Torres, que explicou os processos do setor.

À tarde, a visita aconteceu na empresa Valexport,  instituição sem fins lucrativos que tem foco no fortalecimento da exportação, incremento à pesquisa de fruticultura,  adequação da infraestrutura portuária e aeroportuária (aeroporto indústria). No local, o gerente executivo Tássio Lustoza explicou a divisão das câmaras setoriais da entidade, que incluem a Pesquisa de uvas sem sementes, Câmara do vinho, Produção integrada (uva e manga), Laboratório de solos e plantas e Programa exportação mangas (EUA e Japão).

Ele explicou ainda que a Valexport está em busca de novos mercados, entre eles os da China e do Leste Europeu. Por fim, o grupo visitou a Fazenda Grand Valle, que trabalha com a produção e exportação de uvas e mangas, e também de sucos. Na ocasião, além das plantações, foi possível ter acesso à fábrica de sucos e degustar os produtos da empresa. Veja fotos da visita.

O Vale do São Francisco conseguiu em 2009 uma Indicação Geográfica de frutas em natura, a primeira do país na área e que reúne produtores de dois estados, Pernambuco e Bahia. O título é de grande importância uma vez que a fruticultura tem grande impacto na geração de emprego e distribuição de renda na região. A cidade de Petrolina, em especial, possui uma localização estratégica, com um escoamento da produção de frutas também através dos portos, estando a uma distância de 780 km do Porto de Suape, 930 km do de Pecém e  500 km do de Salvador.

“Observamos que a região do Vale do São Francisco soube empreender um sinergia importante entre a iniciativa privada (VALEXPORT e produtores), poder público  (Receita Federal, INFRAERO, prefeituras etc.) e instituições  de pesquisa cientifica e tecnológica. Isso explica o sucesso de sua inserção internacional. A presença de um Terminal Internacional de Cargas refrigeradas no aeroporto de Petrolina é exemplo claro disso, assim como da unidade da Embrapa Semiárido”, destaca o coordenador do curso de Relações Internacionais, Marconi Aurélio. O professor conclui “ A Asces, única instituição de ensino superior do interior do Nordeste a oferecer o curso de Relações Internacionais, contribui no desenvolvimento desse e de novos mercados ao formar profissionais que atuem e contribuam ao progresso de nossa região”.