O projeto de extensão Praticando Ciência, através da ação Arte e Ciência na Praça, realizou atividades na manhã desta sexta-feira (13/09) com cerca de 80 estudantes entre 13 e 14 anos de uma escola particular de Caruaru. As ações aconteceram no Campus II da Faculdade Asces, com o objetivo de criar uma espécie de museu de ciências ao ar livre, com experiências que estimulam os cinco sentidos.

A ação também contribui para o entendimento do desenvolvimento de outros sentidos por parte de pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Estiveram presentes sete monitores do projeto que deram explicações sobre o corpo humano, trabalharam com ilusão de ótica e orientaram as crianças e adolescentes no “Túnel Sensações”, uma espécie de corredor onde os estudantes entravam com os olhos vendados e tinham contato com objetos diferenciados, estimulando o tato e a audição, por exemplo.

O bailarino Marcos Mercury fez uma apresentação de dança que tem como foco o indivíduo em sua essência de “ser eu”. Através dos movimentos, o estudante de Licenciatura em Educação Física buscou demonstrar a ideia de liberdade despida de preconceitos. O músico Carlinhos Aril foi o responsável por fazer o acompanhamento musical com diferentes instrumentos.

Para os universitários, a ação contribui para mostrar que a interação das crianças e jovens com a ciência pode acontecer diariamente, está presente no cotidiano. "Ele consegue extrapolar o que ele aprende na sala de aula", afirma a coordenada do Projeto, professora Renata Vasconcelos.

Para os adolescentes, eles percebem que as pessoas podem desenvolver os sentidos e se relacionar com o mundo, com a ciência. A estudante Maria Eduarda, do 8º ano, aprovou a iniciativa “Achei ótimo, muito bonito”, explica a jovem.

À tarde, o grupo segue para os laboratórios de farmácia e de microbiologia, para ações internas do projeto, onde farão experimentos, inclusive com a produção de perfumes e sabão.

O projeto de extensão “Praticando Ciência” está ligado aos cursos de Biomedicina e Farmácia e visa mostrar que a ciência faz parte do nosso dia-a-dia.

Confira fotos do evento clicando aqui.