Os aprovados no extenso processo seletivo para as turmas das residências multiprofissionais da Asces-Unita foram recebidos hoje(01) na instituição, na ocasião as coordenadoras dos programas de Atenção Básica e Atenção ao Câncer, Fernanda Antunes e Adrya Peres, respectivamente, explicaram aos novos residentes um pouco sobre as atividades que serão desenvolvidas nos próximos 24 meses.

A aula inaugural da 9ª turma de residentes contou com a presença da reitoria da instituição e representantes dos diversos segmentos da sociedade, que são parceiros e acolhem os residentes nos serviços de saúde, como 4ªGeres, Icia e Secretaria de Saúde Municipal de Caruaru.

 “A Residência Multiprofissional traz um olhar diferente ao Sus, especialmente para Caruaru, a gente tem um pouco mais de 100 unidades de saúde, entre elas PSFs, unidades básicas de saúde e unidades especializadas e ter o residente na nossa rede, de fato, traz um diferencial. A população caruaruense é melhor assistida, os nossos servidores quando estão ao lado dos residentes são motivados para a inovação, o que o Sus sempre precisa. Quando a gente conhece uma unidade que tem residentes e uma unidade que não conseguimos levar o residente, vemos a diferença do acolhimento para nossa população, inclusive a própria população destaca essa importância, isso é muito satisfatório.” Suelen Silva, coordenadora do núcleo de educação permanente da secretaria municipal de saúde de Caruaru.

Os 56 residentes em saúde terão dedicação exclusiva aos programas nos próximos 24 meses, com carga horária semanal de 60h. Os diversos profissionais abrangidos pelos programas de Atenção Básica e Atenção ao Câncer: Biomédicos, Educadores Físicos, Enfermeiros, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Odontólogos, Psicólogos, Sanitaristas e Assistentes Sociais chegam de diversas regiões do país e trazem para Caruaru uma bagagem de conhecimentos e esperança de renovação para a saúde local.