A Faculdade Asces oferece neste semestre, sete cursos técnicos através do Pronatec e um desses cursos é o técnico em Citopatologia. A coordenadora do curso de Biomedicina da Asces, professora Sibele Ribeiro, comentou sobre esse profissional especializado na área, as responsabilidades, mercado de trabalho, a importância e o dia a dia. 

O profissional em Citopatologia planeja e organiza o processo de trabalho nesta área, que abrange os campos da citologia (células) e histologia (tecidos orgânicos) e envolve o estudo das patologias celulares. Mantém os padrões de qualidade e biossegurança, realiza procedimentos pertinentes aos exames citopatológicos e operações fundamentais das técnicas histopatológicas.

O mercado de trabalho ainda é carente na região do Agreste Pernambucano, caracterizando os profissionais citotécnicos, atualmente escassos, como bastante importantes. Os ambientes onde estes exercem suas atividades são geralmente os laboratórios de análises.

A rotina se baseia no trabalho em equipe, desenvolvendo as habilidades nos centros de diagnóstico laboratorial, cooperando com as demandas sociais de saúde dos indivíduos, mantendo a organização e eficácia das práticas de saúde relacionada com responsabilidade e comprometimento.

Os principais desafios do cotidiano que o técnico em Citopatologia pode enfrentar estão ligados, principalmente, a falhas relacionadas à obtenção e preservação de amostras utilizadas para o diagnóstico dos diferentes processos patológicos, sendo um desafio constante a manutenção da qualidade das amostras para um diagnóstico dentro dos padrões necessários.

A coordenadora do curso de Biomedicina, Sibele Ribeiro, reforça o compromisso
da Asces nesta nova fase da Instituição, afirmando que a faculdade está comprometida a oferecer este curso com o máximo de competência em todas as etapas do desenvolvimento mantendo seu padrão de qualidade no ensino.

“O objetivo é capacitar com qualidade os profissionais técnicos para atuar no mercado de trabalho contribuindo para a saúde pública da região, tanto na prevenção, como no diagnóstico das patologias benignas e malignas. O curso técnico em Citopatologia com certeza será diferente em todos os aspectos acadêmicos e tecnológicos”, afirma a professora.

Saiba mais sobre como concorrer a uma vaga no curso Técnico de Citopatologia oferecida pela Faculdade Asces aqui.