Atuando na Faculdade Asces desde 1998, quando recebeu um convite da família Tabosa de Almeida, fundadora da Instituição, Paulo Muniz já passou pelos cargos de Assessor Jurídico e Professor das disciplinas de Direito do Trabalho e de Direito Processual do Trabalho, até ser eleito, em 1999, diretor presidente da Associação Caruaruense de Ensino Superior, uma das mais importantes de Pernambuco. Hoje, Muniz é, em nossa região, um dos profissionais mais respeitados de sua área e sua administração de vanguarda contribuiu para conduzir o cenário educacional de Caruaru a patamares mais elevados.
 
Qual o maior desafio de dirigir uma instituição de ensino superior, atualmente?
 
Dirigir uma instituição de ensino com o tamanho e a tradição da Faculdade Asces é, de fato, um grande desafio. O maior deles é o de continuar crescendo e reafirmando a sua qualidade no presente e para o futuro. Assim, devemos estar permanentemente atentos às demandas da sociedade, identificando novas e potenciais carreiras profissionais, todavia sem deixar-se seduzir pela possibilidade de ofertar educação e formação em condições minimistas e restritas, o que pode ser uma tendência em uma economia de escala.
 
Quais foram as suas principais ações dentro da Faculdade Asces, desde quando passou a dirigi-la?
 
A primeira e principal ação foi a de constituir e capacitar a equipe de trabalho. Em educação isto é quase tudo. Todos – sejam gestores, coordenadores, professores, corpo técnico e administrativo – devem estar cientes e conscientes de que todos somos educadores e, portanto, comprometidos com a formação e com os projetos dos nossos estudantes. Aliado a isto, a permanente atenção à atualização do nosso projeto pedagógico e a ampliação, harmônica e racional, da nossa estrutura física, dotando a nossa instituição de modernos laboratórios e de instalações sempre mais adequadas e humanizantes.
 
Os cursos da área de saúde e de humanas da Faculdade Asces fazem diversas ações pelo interior do Estado. Quais são as principais?
 
Dentre tantas eu destacaria as atividades do Projeto Asa Branca, de prevenção ao câncer bucal, que já atendeu mais de 200.000 pessoas em dezenas de cidades do interior de Pernambuco e da Paraíba; o Programa Segundo Tempo, realizado em parceria com o Ministério do Esporte, que é voltado para a oferta de atividades esportivas, educacionais e de lazer para estudantes da rede pública e que está presente em 13 municípios pernambucanos; do Projeto Águas do Agreste, que já analisou e orientou quanto a qualidade da água consumida em mais de 100 escolas, em 23 municípios; e o Projeto de Adoção Jurídica do Cidadão Preso, que está presente em 12 cidades da região assistindo a centenas de encarcerados que ainda estão sem julgamento e, portanto, em situação irregular.
 
De que forma essas atividades beneficiam os acadêmicos e a população?
 
Esses e outros projetos e programas complementam e aperfeiçoam a formação dos nossos estudantes, além de permitir-lhes um contato mais próximo com as carências de nossas comunidades e com o contexto social que nos cerca. Por outro lado, levamos à população que necessita muitos serviços dos quais eles estariam privados se não fosse a nossa atuação.
 
Como funcionam, hoje, os projetos de intercâmbio da Faculdade Asces? Com qual frequência? Como os alunos são selecionados?
 
Desde 2005 nós estamos investindo em oportunizar aos nossos estudantes as condições para que possam participar de projetos de intercâmbio com universidades estrangeiras, bem como divulgar e estimular a participação em eventos acadêmicos e científicos internacionais. Em 2008, quando constituímos o Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI), passamos a atuar também na captação de bolsas e de outros incentivos no exterior para a participação de professores e de estudantes em cursos de verão oferecidos em universidades européias. Em 2011, acreditamos que os Estados Unidos também passarão a fazer parte da nossa rota. Semestralmente lançamos editais internos para que os interessados verifiquem as áreas e oportunidades existentes, bem como as providências necessárias para a participação nos programas de intercâmbio.
 
Com relação ao conceito dos cursos junto ao MEC. Existe algum trabalho específico para manter os cursos num bom nível?
 
A atenção e o trabalho são permanentes. Tão difícil quanto obter os bons conceitos que hoje possuímos, de acordo com o sistema de avaliação do Ministério da Educação, é mantê-los. Para isso possuímos uma equipe de profissionais e de consultores que atualizam permanentemente nosso projeto pedagógico, bem como nos esforçamos para estamos sempre voltados para oferecer aos nossos estudantes as mais adequadas condições para o seu desenvolvimento intelectual.
 
Como estão os projetos para a instalação do curso de medicina na Faculdade Asces?

 
Por enquanto, arquivados. Neste momento, estamos voltados para colaborarmos com o Centro Acadêmico do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco, para a implantação do seu curso de medicina. Para tanto estamos disponibilizando nossas instalações e laboratórios específicos que atendem os nossos cursos da área de saúde. Temos muita clareza de que o curso de medicina é mais importante para Caruaru e região, que para a Faculdade Asces.
 
Quais os novos projetos que a Faculdade Asces pretende iniciar neste segundo semestre ou para 2012?
 
Neste semestre nós demos início ao nosso Núcleo Esportivo, o qual foi possível graças a algumas importantes parcerias firmadas. Com isto queremos incentivar a prática esportiva dos nossos estudantes, bem como participar de competições esportivas universitárias. Tudo com o intuito de oferecermos uma formação sempre mais completa, a qual, como sabemos, passa por mente e corpo sãos. Para o segundo semestre de 2011, realizaremos diversos eventos de cunho acadêmico e social, a exemplos do Programa Férias no Campus (Julho), Congresso de Direito e de Administração Pública (setembro), bem como da criação do Núcleo de Comércio Exterior do curso de Relações Internacionais. Além disso, pretendemos consolidar nossos 12 cursos, bem como passarmos a oferecer, em breve, dois novos cursos, tendo em vista que pretendemos adquirir a condição de Centro Universitário nos próximos anos.