Um relatório está causando preocupação com pessoas ligadas ao aquecimento global. De acordo com um estudo realizado pela Agência Espacial Americana (NASA), em uma década, o aquecimento global causou um aumento de 75% no derretimento anual da calota polar da Antártica.

Os cientistas usaram imagens de satélite para calcular a velocidade do derretimento. Somente no ano de 2006, cerca de 192 bilhões de toneladas de gelo foram despejadas no mar, calculam os pesquisadores.

De acordo com o relatório, a parte ocidental da calota foi a que mais perdeu, aproximadamente, 132 bilhões de toneladas. Já as geleiras na parte leste ainda estão estáveis, mas os cientistas dizem que, mesmo nesta região do continente, existem sinais de que o frágil equilíbrio pode estar ameaçado.

As geleiras da Antártica concentram cerca de 70% da água potável do planeta.

"Vamos precisar mais deste tipo de estudo, quantificando as mudanças, e mais pesquisas sobre o gelo, para determinar porque as mudanças estão ocorrendo", declarou o cientista David Vaughan, integrante da equipe britânica de pesquisas na Antártica.