Foi reinaugurada, nesta quarta (27), a Unidade de Saúde Escola Dr. Antônio Vieira, que agora faz parte do novo Complexo Municipal de Saúde do Salgado. Ela se junta a mais três serviços da rede municipal de saúde: Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Salgado, Farmácia e Atendimento Multiprofissional Especializado (AME).

Além de participar da requalificação do espaço, a Asces-Unita segue contribuindo com os serviços prestados pelos profissionais que estão vinculados ao programa de Residência Multiprofissional, além de estudantes e tutores dos cursos de saúde. Também passou a ser oferecido um novo espaço específico para o tratamento de Fisioterapia dos pacientes e uma sala de estudo para os profissionais.

A Prefeitura de Caruaru estima que, com os serviços que já existiam e a chegada dos novos, a previsão é realizar em torno de 12 mil atendimentos por mês.

Para o pró-reitor Acadêmico, Darci Cintra Filho, é motivo de alegria para a IES seguir prestando esse importante serviço. “Ficamos muito felizes com a reinauguração do espaço, pois tanto os residentes como os estudantes de graduação podem atender a população e prestar um serviço que é tão importante para essa comunidade. Ter esse espaço requalificado e ampliado é fundamental. A Asces-Unita fica feliz de seguir colaborando com o município e fazendo aquilo que é tão relevante pra gente: formando profissionais, mas contribuindo para mudar a vida das pessoas, especialmente com os serviços de saúde neste espaço”, disse.

Uma história de parceria

Em abril de 2016, começou a ser desenhado um projeto que se tornaria um modelo para a integração ensino-serviço no município de Caruaru: a implantação da Unidade Saúde Escola do Salgado, composta por três equipes de saúde da família, cujo convênio foi assinado em julho de 2016. O projeto consistia na articulação das três instituições: UFPE, Asces-Unita e Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde, cada uma com atribuições definidas.

A UBS foi a primeira a materializar uma ação interdisciplinar e interinstitucional no município de Caruaru. Os estudantes de graduação de todos os cursos de saúde da Asces-Unita e da medicina da UFPE passaram a ter um cenário de prática real e ao mesmo tempo ideal, com ações conjuntas permanentemente realizadas, capazes de criar um ambiente fraterno e engajado de melhoria na qualidade de vida da população.