Estar em boa forma exige disciplina e foco, essa máxima é uma fala comum e com certeza você já se cobrou em algum momento da sua vida sobre isso. Mas estar em boa forma é uma realidade desafiadora para muitos, dietas, treinos, procedimentos estéticos tudo em nome da saúde e bem estar, estar atento aos profissionais que prestam estes serviços é uma maneira de garantir a sua segurança.

O exercício físico, quando bem executado, tem resultados além da percepção física, como os benefícios emocionais, por exemplo. Dessa maneira, é preciso seguir um planejamento que começa nas escolhas, o treinamento precisa ser orientado por um profissional formado em Educação Física e credenciado pelo conselho de classe, em Pernambuco o Cref12 fiscaliza a profissão.

O curso de Educação Física da Asces-Unita é referência na região na formação de profissionais da área.

Para orientar o curioso e principalmente, o aluno mais experiente em academia de musculação, conversamos com o professor e coordenador da Academia Escola do curso de Educação Física da instituição, Humberto Gomes, que fez importantes observações para quem busca diariamente pela tão sonhada boa forma.

• O treino que faz tanto bem ao coleguinha pode ser a sua perdição;

O professor Gomes orienta: “precisamos analisar o usuário de diferentes perspectivas, se ele está iniciando uma prática esportiva pela primeira vez ou se já realizou atividades anteriormente e está retornando para uma rotina de exercícios, então é realizada uma entrevista ainda na fase de pré-matrícula na qual será avaliada se existe alguma queixa na saúde desse usuário, como dor lombar por exemplo. Neste caso, existe um encaminhamento ao médico clínico que fará uma avaliação do usuário atestando sua capacidade ou não para a atividade física proposta, finalmente o usuário tem o seu planejamento prescrito pelo profissional de Educação Física.”

• Existe limite de idade para musculação?

Esse é um mito, existem estudos que comprovam que a prática da musculação pode e deve ser realizada por pessoas de qualquer idade, com benefícios acentuados para o público idoso, que conquista maior resistência e mobilidade após as práticas de fortalecimento muscular, afirma o professor Gomes.

• Sou experiente em musculação, dispenso a orientação do profissional!

Erro grave, treinar por muitos anos pode dar uma falsa sensação de segurança e aí os problemas podem iniciar, seguir as orientações de quem estuda diariamente as novas técnicas pode impedir que lesões ocorram com o usuário, ouvir o professor sempre é a melhor alternativa.

• Evite acidentes!

Trave sempre o seu equipamento após terminar o exercício, evite descansar nos intervalos sob equipamentos, prefira usar um banco ou colchonete. Ao usar fones de ouvido fique atento ao seu redor, finalmente nunca ultrapasse seus limites com cargas extremas.

• Questione sempre!

Sua academia precisa estar autorizada para funcionar pelo Conselho Regional de Educação Física, como obviamente, o profissional deve ter formação e ser credenciado ao conselho de classe.