O Grupo de Gestão Ambiental Avançada – GAMA do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, irá promover a XI Semana do Meio Ambiente do Agreste. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Municipal de Caruaru, através da Serviços Públicos e Sustentabilidade, além da ACIC, IFPE-Caruaru, IFPE-Belo Jardim, IFPE-Pesqueira, Asces-Unita, Unifavip Wyden, Conselho de Defesa do Meio Ambiente – CONDEMA, Associação SOS Rio Ipojuca, Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH, Associação de Catadores de Caruaru, Associação Conhecer e Preservar, Rotary Club Caruaru, EcoMemorial, CREA-PE e Instituto Ambiental – IMOA.

O evento acontecerá no período de 03 à 07 de junho, celebrando a Semana Mundial do Meio Ambiente, com diversas atividades abertas ao público. O Evento este ano terá como Tema: Mudanças Climáticas (Reflexões, Perspectivas e Ações). Visando criar uma consciência ambiental na população, haverá práticas sustentáveis por meio de apresentações culturais, palestras, mesas redondas, workshop e gincanas.
A pré-abertura ocorrerá nos dias 03 e 04, no dia 03 às 8h Gincana coleta de material reciclável, entre turmas do Colégio Sagrado Coração. Sobre orientação do Professor e Biólogo Alexandre Nunes. No dia 04 terá um Tour pelo Rio Ipojuca, com uma aula ao céu aberto. Contando um relato histórico e trazendo pontos relevantes sobre o meio ambiente. Sobre orientação do
Professor e Biólogo Alexandre Nunes. No dia 05 durante o dia ocorrerá algumas atividades nas instituições: IFPE-Caruaru, IFPE-Pesqueira. Das 9h às 20h em frente ao Grande Hotel, haverá doações de 300 mudas e 2.000 sementes organizado pela Secretária de Serviços Públicos e Sustentabilidade e Ecomemorial. Das 17h às 18h45 Workshop Caruaru 2030, no auditório
de Medicina do Campus UFPE-CAA. Idealizado pelo IMOA – Instituto do Meio Ambiente de Pernambuco, por meio da sua Presidenta Gilvaneide Silva.

A abertura Oficial das atividades tem início no dia 05/06, a partir das 19h, onde se dará o credenciamento e abertura oficial do evento no auditório de Medicina no campus UFPE-CAA. Este momento contará com a presença da direção da UFPE-CAA, Secretário de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco: Prof. Almir Cirilo, Prof. Dr. Gilson Lima da Silva; Supervisor Geral do projeto AMA José William de M. Silva, a presidência da ACIC; Adriano Lucena Presidente do CREA-PE, Presidenta Gilvaneide Silva do IMOA, a diretora geral do campus IFPE Caruaru, Profa. Elaine Rocha; e o Coordenador de Cursos de Engenharia da Asces-Unita, Prof. Deivid Figueiroa.

Entre os dias de 03/06 a 07/06 acontecerão palestras e mesas redondas e eventos culturais. No dia 06/06, a partir das 9h, em frente ao prédio da prefeitura municipal de Caruaru. Será realizado pela CPRH um acolhimento aos animais levados pela população. Às 14h no auditório da Unifavip. Contará com a presença das Empresas Júniores (Unifavip, Asces-Unita, IFPE e UFPE). Será uma mesa redonda, para discutir sobre o Tema: Mudanças Climáticas, englobando o olhar de suas respectivas áreas de atuações. Sobre orientação do Prof. Evandro Queiroz. A mediação será do CREA (Engª Luana Karoline), Caruaru-PE. Também no turno da tarde haverá uma Oficina Renascer: Revitalização do jardim comunitário do IFPE campus Caruaru. No mesmo dia 06 haverá eventos simultâneos fazendo a população ser acolhido o mais próximo possível, no IFPE-Pesqueira haverá às 15h Mostra de Meio Ambiente com Parceiros, local: Pátio da Cantina do Campus.
No dia 06 partir das 19h, no auditório da Asces-Unita, Campus II, o Coordenador de Cursos de Engenharia, Professor Deivid Figueiroa realizará um Painel com o Tema: Mudanças Climáticas e Impactos Gerados no Agreste Pernambucano. Com a participação de especialistas na área.
No dia 07/06, às 8h30, no campus UFPE, ocorrerá o plantio de 50 mudas. Às 9h30 teremos Minicursos e Oficinas no Auditório do Campus IFPE-Pesqueira. Ainda no turno da manhã ocorrerá Oficina horta em casa, IFPE/Caruaru (Retomada das atividades na Horta Escolar do Campus), com 20 vagas disponíveis. No dia 07/06 às 14h, no Parque Municipal Ambientalista Severino Montenegro, será realizada uma Aula Aberta sobre as Mudanças Climáticas trazendo Reflexões, Perspectivas e Ações, com o Sr. Severino Montenegro, que dá nome ao parque. Também haverá atividades culturais e lúdicas com as crianças e público do local.

Para mais informações: INSTAGRAM – @gamaufpe

Inscrições gratuitas aqui.

Fonte: UFPE