O Programa  “Adoção Jurídica de Cidadãos Presos”, vinculado ao Escritório de Práticas Jurídicas – EPJ – da Asces-Unita, realizou nesta quinta-feira (20) cerimônia comemorativa aos dezessete (17) anos do projeto.

O programa tem como objetivo principal acompanhar o desenvolvimento do modelo de execução promovido com os reeducandos da Penitenciária Juiz Plácido de Souza e Cadeias Públicas devidamente adotados pelo Programa, com suas implicações na efetivação dos direitos fundamentais dos indivíduos encarcerados, ao longo dos últimos 17 anos mais de 2 mil cidadãos já foram atendidos pelo projeto. Além, da formação humanística dos estudantes do curso de Bacharelado em Direito da Asces-Unita.

No evento estiveram presentes o reitor da instituição, Professor Paulo Muniz, coordenação do curso de Direito, autoridades da área jurídica, alunos participantes do projeto e reeducandos. A cerimônia também marca a transição de coordenação do Escritório de Práticas Jurídicas, que era coordenado pela professora Perpétua Dantas, a partir de então a coordenação passa para o professor Adrielmo Moura. O Professor Saulo Amazonas será o novo coordenador do projeto.

Arthur Ramos, egresso da instituição, destaca a contribuição do projeto para sua formação profissional, "O projeto ajudou de forma fundamental, o projeto me humanizou, eu iniciei na Asces no ano de 2003 e saí no de 2007, durante os cinco anos fiz parte do projeto. Terminei a faculdade com 77 júris. As visitas aos presídios, as reuniões, tanto em aspecto pedagógico, quanto em aspecto humano, foi unida a teoria e prática, e essa união me fez hoje um profissional completo. Isso eu tenho a agradecer a contribuição desse projeto para minha formação profissional", disse.