Debater os diálogos necessários na retomada do futuro é o objetivo do III Fórum de Metodologias Ativas Asces-Unita, que será realizado nos dias 24 e 25 de novembro. Entre os palestrantes, está o professor e pesquisador José Moran, referência quando o assunto é metodologias ativas, modelos flexíveis e tecnologias digitais na educação. O evento será realizado em parceria com o Sebrae. Os interessados podem se inscrever aqui.  

Em sua palestra, Moran abordará os desafios que o ensino híbrido, uma realidade durante a pandemia, traz na educação básica. “A escola precisa ser redesenhada em um mundo muito mais complexo e desafiador. O híbrido é um modo de vida que foi incorporado pela sociedade em todos os campos e que impacta também profundamente a reconfiguração da escola. Os modelos híbridos ainda são recentes na educação básica brasileira. As experiências durante a pandemia foram e ainda estão acontecendo num contexto excepcional, não por decisão pedagógica”, destaca. 

O professor também traz um panorama sobre o que há de vir na educação com esse modelo consolidado. “Veremos, a partir de agora, mais escolas com propostas diferentes de ensinar e de aprender híbridas, mais flexíveis, personalizadas e participativas, de acordo com a situação, necessidades e possibilidades de cada aprendiz. As arquiteturas pedagógicas serão mais abertas, personalizadas, ativas e colaborativas, com diferentes combinações, arranjos, adaptações num país com realidades muito desiguais”, frisa. 

De acordo com a coordenadora pedagógica da Asces-Unita, Ana Paula Luna, o Fórum será uma oportunidade para que os participantes reflitam sobre o protagonismo do estudante no aprendizado. “As metodologias ativas procuram transmitir o conhecimento através de processos críticos, ativos e reflexivos. Essas estratégias permitem uma leitura e intervenção consciente sobre a realidade, valorizando os diversos sujeitos participantes, concebendo o estudante como protagonista de seu processo de aprendizagem.

Sobre José Moran

É professor, pesquisador e designer de projetos inovadores na educação com ênfase em valores, metodologias ativas, modelos flexíveis e tecnologias digitais. Foi professor de Comunicação na USP e um dos fundadores do Projeto Escola do Futuro da USP. Implantou e gerenciou programas de Ensino Híbrido e de Educação a Distância. É autor dos livros “A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá” (Papirus), “Metodologias Ativas de Bolso” (Editora do Brasil) e coautor dos livros “Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora” (Penso), “Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica”. (Papirus), e “Educação a Distância: Pontos e Contrapontos” (Summus).