Os cursos de Engenharia da Asces-Unita foram aprovados no edital do Catalisa ICT, iniciativa do Sebrae. O grupo de trabalho desenvolverá estações de tratamento de efluentes despejados por empresas de confecção, especialmente lavanderias e estamparias. Isso contribuirá para a sustentabilidade do Polo de Confecções do Agreste, tendo como exemplo os rios Ipojuca e Capibaribe. 

O Catalisa ICT é uma jornada de aceleração que vai oferecer aos pesquisadores capacitação em gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial. Umas das intenções é aproximar a academia e o mercado, ajudando na geração de riqueza e bem-estar para a sociedade. O Sebrae dará todo apoio à inovação, inclusive fazendo a conexão para que empresas implantem o uso do protótipo. 

A equipe selecionada é formada pelos professores Jeferson Mendonça, Luiza Feitosa, Hiuquem Lopes e Deivid Figueiroa, que coordenará os trabalhos. Ele destaca como a participação da Asces será relevante para a região. 

“Essa iniciativa é muito importante porque vai aproximar o que desenvolvemos em nossos laboratórios com as empresas que despejam esses efluentes, fazendo o tratamento com o uso de processos oxidativos avançados. É uma ideia inovadora que só vem a somar com ganhos tecnológicos para a nossa região e à formação dos nossos estudantes”, explicou.