A comunidade científica dos Estados Unidos está intrigada com uma suposta habilidade de um gato. Ele consegue prever qual paciente de uma clinica para idosos está perto da morte.
O gato Oscar tem o hábito de se aninhar perto de pacientes em Providence, no Estado de Rhode Island (nordeste do país), em suas últimas horas de vida.

Segundo o autor do estudo sobre ele, publicado na revista de medicina New England Journal of Medicine, o gato de dois anos teria acertado suas previsões de morte em mais de 25 casos até o momento. Os funcionários da clínica afirmam que o gato costuma fazer sua própria ronda no local, da mesma forma que os médicos. O gato chamado Oscar foi adotado quando ainda era filhote no Centro de Reabilitação e Casa de Repouso Steere House.

"Gatos geralmente podem sentir quando seus donos estão doentes ou quando outro animal está doente", disse Thomas Graves, especialista em felinos da Universidade do Illinois. "Eles podem sentir quando o clima vai mudar, são famosos por serem sensíveis a premonições de terremotos", acrescentou.