O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) se posicionou entre as principais instituições de ensino de Pernambuco a partir do seu resultado no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC). Com uma nota 4, a Asces-Unita demonstra sua posição de destaque no cenário educacional brasileiro.

O IGC, que varia de 1 a 5, é um indicador abrangente que considera diversos critérios, incluindo desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), qualidade do corpo docente, infraestrutura, oportunidades acadêmicas e outros fatores relevantes ao longo dos últimos três anos.

Outro aspecto avaliado no IGC é o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD), que compara o desempenho dos estudantes na entrada e na saída do ensino superior, considerando as notas do ENEM e ENADE. O desempenho da Asces-Unita neste indicador demonstra seu papel fundamental no desenvolvimento acadêmico e pessoal de seus alunos.

De acordo com o pró-reitor Acadêmico da Asces-Unita, prof. Darci Cintra Filho, esse resultado é fruto do aprimoramento contínuo da instituição. “A divulgação do IGC 4, que coloca a Asces-Unita entre as melhores universidades de Pernambuco, foi recebida por nós com muita alegria porque é o reconhecimento do compromisso que temos com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão universitária. Esse reconhecimento da qualidade e do diferencial da Asces-Unita pelo MEC , consolida todo o esforço de nossa instituição em desenvolver uma educação que verdadeiramente transforme a vida das pessoas”, avalia.

Para o Procurador Institucional da Asces-Unita, prof. Saulo Miranda, a nota 4 também demonstra a relevância da excelência oferecida pela Instituição. “A importância se dá pelo reconhecimento da qualidade da nossa instituição,  um reconhecimento complexo, porque leva em consideração insumos que dão conta de tudo que a instituição oferece, tudo aquilo que ela tem. É muito válido porque reflete em vários aspectos a qualidade institucional, depois porque nos posiciona entre as melhores instituições do Estado, como já sabemos, mas agora oficialmente do país também”, diz.