Nos dias 28 e 29 de maio, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) promove a oitava edição de seu workshop anual, WRNP, em Belém-PA. Este ano, o tema central do evento será o uso da tecnologia de redes ópticas para a conexão em alta velocidade de instituições brasileiras de ensino e pesquisa em âmbito metropolitano.

Outros conteúdos a serem tratados serão: o uso das tecnologias da informação e comunicação na pesquisa científica, o projeto Rede Um Computador por Aluno e os 20 anos da reunião que deu o pontapé inicial no plano de construção de uma rede Internet nacional que ligasse as universidades e centros de pesquisa.

O programa Grupos de Trabalho RNP tem o objetivo de desenvolver projetos inovadores que possam virar serviços ou aplicações a serem usados na rede Internet acadêmica, beneficiando a comunidade de ensino, pesquisa e inovação. Alguns protótipos de GTs já foram postos em uso, tais como o serviço de telefonia IP, VoIP, que hoje alcança mais de 40 instituições em 16 estados, e a Rede de Vídeo Digital, que espalhou refletores em 10 estados para facilitar o acesso dos pesquisadores a vídeos científicos e educacionais.

Alguns dos GTs que se apresentarão no WRNP também já avançaram na aplicação prática das tecnologias desenvolvidas. O GT Rede Mesh, por exemplo, além de ter construído a primeira rede universitária em malha (mesh) banda larga sem-fio, na Universidade Federal Fluminense, está coordenando os estudos para o uso da tecnologia na conexão em rede dos
laptops do Programa Um Computador por Aluno, do Governo Federal.

O Workshop RNP é um evento aberto destinado à discussão de tendências e projetos inovadores em redes avançadas. Todas as palestras serão transmitidas pela Internet.

Para assistir, acesse o endereço: www.rnp.br/servicos/transmissoes/2007/video_20070528