Os profissionais de Direito formados no Agreste pernambucano, nas últimas décadas, que optaram por cursar um mestrado, tiveram sempre que recorrer às universidades de Recife e de outras capitais para continuarem os estudos. Há um ano, essa tradição de distanciamento foi superada, com a parceria firmada entre a Asces-Unita e a Universidade Católica de Pernambuco, para oferecerem juntas o Minter, um Mestrado Interinstitucional.

A primeira turma, com 12 estudantes, está em formação há um ano, pesquisando temas relacionados aos Direitos Fundamentais e à Teoria do Processo. As aulas são ministradas na Asces-Unita, por um corpo de professores doutores das duas instituições. O professor Fernando Andrade, coordenador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Asces, afirmou que é totalmente positivo o balanço das atividades do curso neste primeiro ano, período dedicado ao cumprimento dos créditos, ou seja, das aulas e entrega dos primeiros trabalhos acadêmicos.

Dois estudantes da turma de mestrado tiveram recentemente uma experiência internacional, participando de atividades na Universidade de Pisa (Itália), “desenvolvendo com excelência suas investigações”, explicou. Fernando Andrade ressaltou que a suspensão das aulas presenciais durante a pandemia não atrapalhou a continuidade da formação. “A única alteração na dinâmica das aulas foi a troca da presencialidade física pela remota. Não houve prejuízo no aproveitamento, pois as duas IES estavam preparadas e ofereceram ensino ao vivo e remoto”.

Jovens advogados e veteranos na área jurídica participam desta turma pioneira, entre eles o juiz e professor da Asces-Unita Marupiraja Ramos. “Eu resolvi cursar o mestrado para me completar academicamente, pois apesar de juiz de direito há 27 anos e professor universitário há 31 anos, percebi a necessidade de ter esta experiência no mundo acadêmico”, explicou. “O curso está sendo desenvolvido de forma muito exitosa, com as aulas e todas as atividades que estamos desenvolvendo, muitas delas online”, avaliou.

O mestrado tem duração de 24 meses, prorrogáveis por mais seis meses, se houver necessidade. A previsão é de que até o final de 2021 os mestrandos concluam o curso com a defesa de suas dissertações. “A Asces, como Instituição Comunitária de Ensino Superior, confirma seu compromisso com a inovação ao oferecer de forma inédita este mestrado juntamente com a Unicap”, avaliou Fernando Andrade, coordenador setorial do mestrado. Ele garantiu que o curso se firmará na instituição. “Este é apenas o primeiro passo para a continuidade deste curso, haja vista a necessidade na formação dos novos docentes e pesquisadores da ciência do direito em nossa região”, enfatizou.