O educador, advogado e político Tabosa de Almeida recebeu o título de patrono da interiorização da educação superior em Pernambuco. O reconhecimento foi oficializado por meio de uma lei de autoria do deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB), publicada no Diário Oficial. Após visitar as famosas Universidades de Harvard, nos Estados Unidos, e Sorbonne, na França, Tabosa idealizou e criou, de maneira pioneira, em 1959, as Faculdades de Direito e Odontologia de Caruaru, os primeiros cursos universitários do interior pernambucano, que viriam se tornar a Asces-Unita.

Em seus mais de 60 anos de atividades e com milhares de alunos formados, a Asces transformou Caruaru e região em um polo de produção acadêmica, científica e cultural, de contributos significativos para toda a sociedade pernambucana. Atualmente, oferece 23 cursos de graduação, 30 especializações Lato Sensu, mais de 40 projetos de extensão e de pesquisa, além de formações na área técnica.

Adalberto Tabosa de Almeida é caruaruense. Nasceu no distrito de Terra Vermelha, em 17 de abril de 1917. Filho de agricultores, ele demonstrou, desde jovem, dedicação aos estudos e à cultura, como as grandes forças capazes de transformação. “O legado de Tabosa de Almeida confunde-se com a própria história do desenvolvimento do ensino universitário nas últimas seis décadas, na medida em que, graças ao educador, o Estado passou a experimentar a interiorização e a democratização do conhecimento de nível universitário”, justifica o deputado Clodoaldo Magalhães, autor da proposta.

O reitor da Asces-Unita, Paulo Muniz Lopes, conta que foi com alegria que a instituição recebeu esta importante notícia, que faz justiça com a história e com a trajetória de um homem público que sempre se ocupou das grandes causas para o bem da sociedade. “A educação superior hoje está presente na maioria dos municípios de Pernambuco e tudo se deve à iniciativa desbravadora do Dr. Tabosa de Almeida. O seu pioneirismo constituiu-se, sem dúvida, em fato histórico e determinante para estas regiões”, observa.

Visionariamente, aponta o reitor, ciente da importância de fixar os jovens do interior próximos às suas raízes familiares e culturais, Tabosa de Almeida apontou para a necessidade de que a educação superior deixasse de ser privilégio de quem mora nas capitais. “As instituições de ensino superior, públicas, privadas ou comunitárias, espalhadas por todo o Estado, testemunham esse fato. Para além disso, a formação universitária agrega, ainda, desenvolvimento econômico e social, crescimento científico e tecnológico, evolução humana e do pensamento”, enfatiza.

Tabosa de Almeida diplomou-se em ciências jurídicas e sociais pela Universidade de Alagoas, em 1943, e, no ano seguinte, em ciências contábeis e econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Nesse período, foi aprovado no concurso para agente fiscal do imposto de consumo. Sua atividade política teve início em 1946, quando se elegeu deputado para a Assembleia Constituinte de Pernambuco. Nos anos 1950, tornou-se, por meio de aprovação em concurso, titular do 2º Cartório de Registro de Imóveis do Recife, mas licenciou-se do serviço notarial devido à sua atividade política. Conquistou, pelo voto, três mandatos de deputado estadual e dois de deputado federal. Doutor em direito pela UFPE, atuou como advogado em 16 comarcas do interior pernambucano. Morreu em 26 de fevereiro de 2005, aos 87 anos.