A Clínica-Escola de Odontologia está se preparando para retomar os atendimentos à comunidade. Seguindo as normas de biossegurança necessárias, foram realizadas as adaptações recomendadas, além de treinamento com a equipe que trabalha na clínica para que estejam totalmente adaptados à nova realidade frente ao cenário da pandemia.

Na última sexta-feira (24/07), foi promovida uma simulação com os professores, preceptores e colaboradores envolvidos, aplicando todas as normas, novas rotinas de insumo, preparo de equipe e ajustes de detalhes.

De acordo com o professor Daniel Saturnino, coordenador da clínica-escola, o trabalho tem sido planejado há meses e avança agora a esta etapa. “Iniciamos em abril, quando a Abeno – Associação Brasileira de Ensino Odontológico convidou todas a Instituições de Ensino Superior a participar de um documento que tratava da biossegurança no ensino odontológico no mais variados ambientes. Para elaboração, foram revisadas todas as publicações mundiais mais recentes sobre os riscos nos ambientes e construindo um consenso mediante a pandemia”, explicou.

O protocolo de biossegurança elaborado envolve todo o fluxo dentro da clínica, da chegada até a saída, com total interação de professores, preceptores, e estudantes. Está em consonância, também, com o Plano de Retorno Gradual às Atividades Práticas, que pontuou todas as adequações físicas e logísticas necessárias para atender novamente a comunidade.