Em comemoração do Dia do Pedagogo, o curso de Pedagogia promoverá, nesta quarta-feira (20), o webnário com o tema: O uso das tecnologias e as competências socioemocionais: interfaces do trabalho do (a) pedagogo (a). O evento será transmitido pelo Google Meet, a partir das 19h, com a participação dos professores Paulo Jorge Silva e Niedja Silva.

Quem vai mediar o debate é a coordenadora Eliana Wanessa. Ela acredita que neste momento desafiador é muito propício para falar sobre como a tecnologia pode contribuir com as práticas pedagógicas. “Discutir sobre a utilização das tecnologias e o trabalho com as competências socioemocionais torna-se importante, sobretudo, no contexto dessa pandemia que enfrentamos. Os professores foram desafiados a agregar em suas práticas os recursos tecnológicos, e, de acordo com pesquisas, 83% nunca tinha dado aula remotamente”, afirma.

Considera, também, que o desenvolvimento do autocontrole emocional tem sido fundamental e o profissional da pedagogia tem papel importante nisso. “Os professores também são chamados a desenvolver o autocontrole emocional, seja no desenvolvimento de suas práticas com alunos ou no acompanhamento e orientação de sua equipe escolar. Vemos então que o Pedagogo pode, de forma significativa, contribuir no processo de discussão, reflexão e ressignificação das práticas pedagógicas exercidas de forma remota”, explica.